Por Carla Helena Lange, 10 de maio de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Gestão administrativa escolar: o que é e como fazer

Saiba como obter uma gestão administrativa escolar de sucesso e alcançar os melhores resultados dentro da instituição.

Gestão administrativa escolar: o que é e como fazer | Sponte

Papeladas burocráticas, transações financeiras, emissão de notas e documentos e uma série de outros processos administrativos. Todos eles se fazem necessários para que o processo de ensino-aprendizagem siga ocorrendo dentro das salas de aula. 

No fim das contas, existe toda uma equipe para gerenciar uma série de processos diferentes. Tudo interligado e essencial para que a escola tenha bons resultados. 

Sendo uma importante área da escola, a gestão administrativa escolar faz o gerenciamento de processos, recursos e pessoas. Para que esse setor tenha um bom desempenho durante o ano letivo escolar, é fundamental que se utilizem as práticas ideais.

Por essa razão, é necessário contar com a utilização da tecnologia e seguir as diretrizes da escola.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais sobre o que é gestão administrativa escolar e como é possível implementá-la em sua escola. Confira!


O que é gestão administrativa escolar?

Gestão administrativa escolar: o que é e como fazer | Sponte

Gestão administrativa escolar é a área responsável por verificar como estão sendo utilizados os recursos financeiros e físicos na instituição, além de cuidar da manutenção da escola.

Esse setor também está altamente engajado na definição de estratégias para diminuir a evasão escolar e aumentar a captação de alunos, além de trabalhar o engajamento com a comunidade escolar

Além disso, essa é a área da escola que faz a gestão de processos e de pessoas. É o setor que busca maneiras de otimizar os fluxos de demandas internas e fazer uma boa gestão de pessoas. 

Por isso, para garantir uma gestão escolar administrativa de sucesso, o setor responsável por essa atividade na instituição precisa estar alinhado com as outras áreas da escola, em especial com o administrativo. Pois assim, conseguirá alcançar um bom desempenho.

Compete a gestão escolar:

“Garantir o acesso dos alunos à escola.
Criar medidas para assegurar a permanência de alunos e professores na instituição.
Criar um canal de comunicação entre escola e comunidade escolar. 
Adequar o conteúdo pedagógico à realidade local. 
Organizar disciplinas, professores, turmas e espaços para garantir a qualidade das aulas.”

Urânia, programa que gera quadro de horários de instituições de ensino de maneira automatizada .

Sendo assim, a gestão administrativa escolar deve contar com ferramentas que auxiliem no desenvolvimento da escola. Uma boa alternativa pode ser a implementação de um sistema de gestão escolar e até mesmo práticas relacionadas com as metodologias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula.

Administração escolar: o que é e como funciona?

Ao contrário da gestão escolar, a administração escolar é responsável pelo planejamento do uso dos recursos na instituição e pelo funcionamento não só da parte financeira como pedagógica e de marketing da escola. 

Sendo assim, cabe ao setor supervisionar onde e como todos recursos são aplicados, sempre com a intenção de garantir que o planejamento escolar estratégico seja cumprido. Isso porque uma escola possui um propósito muito bonito: promover o aprendizado de jovens e adolescentes. 

Contudo, isso só é possível quando seus resultados administrativos são bons e quando a escola conta com profissionais capacitados, seja na secretaria, no financeiro, no atendimento ou na gestão financeira, que também deve ser eficaz. 

Sem isso, não haverá dinheiro suficiente para arcar com as contas e manter a instituição de portas abertas. Por isso, é importante garantir uma boa gestão financeira dentro da escola. 

Gestão administrativa e gestão pedagógica: qual a diferença? 

Enquanto o setor de gestão administrativa foca seus esforços em garantir o pleno funcionamento de todas as áreas da escola, ou seja, assegurar que os recursos sejam aplicados da melhor maneira possível, a gestão pedagógica está diretamente ligada à educação dos estudantes e à atuação dos professores.

É ela que faz o planejamento e a fiscalização da aplicação do plano pedagógico na escola. Além disso, define os métodos de ensino que serão aplicados no dia a dia da instituição. 


Leia mais: Sobrevivência financeira: a importância da gestão para as escolas

5 passos para implementar uma gestão administrativa eficiente em sua escola

É fundamental que todas as escolas tenham uma gestão administrativa eficiente para que possam se desenvolver e oferecer serviços de qualidade para seus estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar. 

Para isso, existem algumas práticas que são essenciais. Continue sua leitura e confira quais ações podem promover uma gestão administrativa escolar mais eficiente:

1. Fique atento às burocracias

A gestão administrativa é responsável por lidar com as burocracias que envolvem a instituição de ensino. Ou seja, o profissional envolvido na administração da escola precisa garantir que as leis e diretrizes sejam cumpridas da maneira correta, evitando inclusive multas e problemas com a justiça.

Para isso, desenvolva um cronograma para verificar, com uma determinada frequência, se essas demandas estão sendo desempenhadas de acordo. Procure também treinar sua equipe para que saibam como lidar com essas questões burocráticas que envolvem documentos e processos legais. 

2. Cuide da manutenção dos espaços da escola

Faz parte do escopo da gestão administrativa assegurar que a escola esteja sempre com seus ambientes limpos, organizados e que seja um local acolhedor para os estudantes e colaboradores. 

Por isso mesmo, cuide da manutenção dos espaços físicos da escola e saiba como administrar outros recursos, como materiais escolares. Essa prática faz com que a escola seja um ambiente receptivo para todos os que a frequentam.

Procure especificar para toda a equipe quais práticas podem ajudar a manter o espaço da escola sempre agradável, e deixe claro que é importante ter cuidados com os equipamentos e espaços! 

3. Envolva os membros da comunidade escolar

Como a gestão administrativa escolar também envolve a gestão de pessoas, é fundamental que os profissionais dessa área utilizem práticas que envolvam os membros da comunidade escolar. 

Isso ajuda a tornar sua escola um ambiente participativo e demonstra que a sua gestão se preocupa com os profissionais, estudantes e familiares.

Lembre-se também de manter uma comunicação muito clara com todos, demonstrando o lado humano da escola sempre! 

4. Esteja presente nas demais áreas da escola

É importante que a gestão administrativa esteja integrada com as demais áreas da escola, como secretaria, financeiro e pedagógico. 

Estando presente nesses setores, há como verificar o andamento das demandas da escola e colaborar na definição de estratégias de melhorias, como em relação à captação de alunos, ao relacionamento entre a equipe e também aos investimentos na estrutura.

Como gestor, é importante saber ouvir e motivar sua equipe escolar e seus alunos. Essa também é uma maneira de participar dos processos e se fazer presente nas diferentes áreas que compõem a escola. 

5. Acrescente mais tecnologia no dia a dia

Gestão administrativa escolar: o que é e como fazer | Sponte

Uma escola pode ter um desempenho aprimorado contando com a tecnologia presente em seu dia a dia. Com as ferramentas ideais, é possível otimizar processos e tarefas, de modo que o trabalho dos profissionais administrativos seja facilitado. 

Além disso, ao utilizar a tecnologia ideal para sua realidade, a escola acaba combatendo a evasão e o abandono escolar

Por isso, conte com ferramentas digitais que tornam o ensino mais dinâmico. Procure por sistemas de gestão educacional que possuam funcionalidades verdadeiramente úteis para sua escola e lembre-se de mostrar para toda a sua equipe como tirar proveito dessas ferramentas! 

Uma maneira de acrescentar tecnologia na rotina de sua escola é com o uso de sistemas de gestão, como o Software de Gestão Escolar Sponte

Conte com um sistema de gestão! 

Um sistema de gestão traz uma série de benefícios para a gestão administrativa de uma escola. Confira as principais vantagens:

  • Mais agilidade nas tarefas;
  • Menos erros;
  • Menos retrabalho em cada etapa dos processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Dados para análise na tomada de decisão;
  • Mais controle nos processos de gestão;
  • Integração entre os setores;
  • Comunicação mais clara e efetiva na sua equipe. 

Com o Sponte, sua gestão administrativa escolar conta com diversas funcionalidades que garantem uma experiência de gestão escolar completa com integração entre todos os setores. 

Sua escola também terá muitos aplicativos pensados para melhorar seus processos. Como o app Sponte Agenda e o Portal do aluno.

Como a sua escola está realizando a gestão administrativa? Você utiliza um sistema de gestão? Imagina todos os benefícios que as dicas acima podem trazer para sua escola?

Uma gestão administrativa efetiva é capaz de promover a fidelização de seus alunos, além de auxiliar na captação de novos. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso eBook:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.