Por Cristopher Morais, 22 de novembro de 2021

A importância de um planejamento de horário escolar bem estruturado na Educação Básica

Entenda a diferença que um bom planejamento do horário escolar causa nas instituição de ensino de Educação Básica, desde a melhora no desempenho dos alunos até a redução de custos.

A importância do planejamento do horário escolar | Sponte

Um dos processos que geram mais estresse na gestão pedagógica é o planejamento do horário escolar de maneira efetiva na Educação Básica. Isso porque muitos fatores devem ser levados em consideração, como a agenda dos professores que trabalham em mais de uma escola e a qualidade de ensino para os alunos.

Tais razões podem tornar a criação de um quadro de horários demorada e cansativa. Porém, é essencial otimizar esse processo para garantir uma gestão de rápida e eficiente, a fim de começar o ano letivo com organização e com todos os benefícios que um horário escolar bem feito pode oferecer. 

Desde a melhora no aprendizado dos alunos até a qualidade de vida dos docentes, uma grade de horários bem estruturada apresenta muitas vantagens que devem ser levadas em conta na Educação Básica.

Com isso em mente, você encontrará neste artigo alguns desses benefícios para compreender a importância de planejar um horário escolar eficiente. Boa leitura!

Como o planejamento do horário escolar afeta sua instituição de ensino?

O planejamento do horário escolar pode ser visto, muitas vezes, apenas como um organizador da rotina de alunos e professores. Porém, quando não levado a sério, ele pode afetar negativamente a qualidade de ensino, a saúde mental de docentes e muitas outras variáveis em sua escola.

Leia mais: Educação 4.0: quais são as mudanças da nova educação?

Uma grade feita sem o devido cuidado pode, de fato, prejudicar todo o ano escolar, com situações desfavoráveis ao ensino e para a própria gestão, como:

  • Ocorrência de janelas entre as aulas
  • Surgimento de problemas pessoais para professores
  • Falta de controle de ambientes
  • Prejuízos financeiros à escola
  • Desgaste de alunos e professores

Para evitar esse problemas, deve-se realizar um planejamento de horário escolar adequado e eficiente com antecedência. Além disso, a formulação da grade pode ocorrer de maneira muito mais prática e fácil com o uso de um programa próprio para isso, como o Urânia, integrado com o sistema de gestão escolar Sponte.

Com essa parceria, torna-se fácil montar o horário levando em conta as diferentes variáveis necessárias para garantir a melhor experiência no aprendizado, tanto para alunos e professores quanto para a gestão escolar.

A gestão de horários e a qualidade de ensino

A gestão pedagógica tem, como uma de suas obrigações, garantir a organização da escola para que o aprendizado aconteça com qualidade.

O planejamento do horário escolar é essencial nesse processo, tanto para  motivar o ensino-aprendizado quanto para controlar os espaços de uso coletivos em atividades extracurriculares

A importância do planejamento do horário escolar | Sponte

Para os alunos e professores, o horário escolar é uma importante ferramenta de motivação e engajamento, que, se for mal planejado, torna o aprendizado cansativo e desgastante. 

É papel da escola, também, definir não somente a distribuição das aulas para cada turma durante a semana, mas também o horário de início e fim das atividades para diferentes faixas etárias. Principalmente para permitir as horas de sono necessárias para um bom aprendizado.

Outras estratégias a serem tomadas para melhorar o desempenho de alunos e professores são:

  • Utilizar aulas geminadas para disciplinas com alta carga horária: isso permite que professores façam atividades mais elaboradas, além de fazer com que os docentes mantenham-se focados no ensino, por não precisarem realizar mais de uma chamada. A estratégia também diminui o tempo que o professor perde no deslocamento entre diferentes salas de aula.
  • Incluir aulas em dias alternados: disciplinas que contém poucas horas-aula semanais devem ser distribuídas em dias alternados durante a semana. Isso deve acontecer para não gerar um espaço muito grande entre uma aula e outra, o que dificultaria o ensino-aprendizado, e também para que, no caso de recessos e feriados, as matérias não sejam prejudicadas.
  • Colocar aulas em horários alternados durante a semana: horários como da primeira aula, após o intervalo e depois das aulas de educação física, podem ser mais desafiadores que o restante. Isso acontece por conta de atrasos, alunos agitados e outras situações inconvenientes que podem ocorrer nesses horários.

Por conta disso, é viável não repetir as mesmas disciplinas nesses horários durante a semana, pois isso contribui para o desgaste de professores, atrapalha o desenvolvimento das aulas e também do planejamento do docente.

Você ainda pode incluir outras estratégias, como variar as classes entre disciplinas de humanas e exatas para evitar o desgaste e a perda de atenção dos alunos. O importante é incluí-las em seu planejamento para procurar manter e disponibilizar um ambiente adequado e propício à aprendizagem. 

O horário escolar com compatibilidade nas agendas dos professores

Um dos maiores problemas para o planejamento é a compatibilidade de horários dos docentes, que muitas vezes trabalham em mais de uma escola e tem seu tempo limitado em cada instituição. 

Essa dificuldade na gestão de horários pode causar muito estresse e conflitos entre gestores e professores pela insatisfação com a grade. É importante utilizar medidas para que os docentes não fiquem com janelas em seus horários e, preferencialmente, não tenham de ir à escola em horários quebrados.

Em primeiro momento, para que isso ocorra, é necessário realizar o planejamento do horário escolar com antecedência, procurando deixar pré-estabelecidos os dias que cada professor pode trabalhar na escola e se algumas preferências podem ser atendidas. 

Esse cuidado oferece muitas vantagens à jornada de trabalho dos docentes, como:

  • Mais tempo de lazer na vida pessoal
  • Menos estresse no trabalho 
  • Melhor produtividade no horário de trabalho 
  • Menos gastos com deslocamento 
  • Mais motivação para lecionar

Além disso, o quadro deve oferecer aos professores tempo para planejamento, reuniões e cursos de formação continuada, a fim de garantir a qualidade de ensino de sua instituição.

Leia mais: Professores mais produtivos na sua gestão escolar

A organização dos espaços e a redução de custos pelo planejamento do horário escolar

A organização dos espaços coletivos, como quadras, ginásios, auditórios, salas de informática, laboratórios e bibliotecas, está diretamente ligada à qualidade do ensino. A má gestão de horários desses lugares pode afetar o planejamento dos docentes e gerar grande estresse e desmotivação nas salas de aula.

A importância do planejamento do horário escolar | Sponte

Esses espaços são muito importantes para o ensino-aprendizado, seja para o incentivo à leitura, a prática de exercícios físicos ou a realização de pesquisas: todas atividades essenciais na Educação Básica

A gestão de horários deve garantir uma organização eficiente para a economia de tempo e também de recursos. É importante que a instituição tenha controle nesses espaços escolares, garantindo a limpeza e organização necessária para o ensino de qualidade.

Realizar o planejamento de maneira antecipada faz a instituição reduzir o número de janelas da carga horária dos docentes e, consequentemente, o gasto com o pagamento dessas horas não trabalhadas.

Leia mais: Reduza custos e combata a inadimplência

Além disso, um planejamento antecipado permite às escolas se prevenir de diferentes situações como a falta de professores, licenças e atestados, o que requer estratégias de substituição que evitem afetar o horário escolar. 

A escola protegida pelo planejamento do horário escolar com o corpo docente

A definição de um horário escolar também é de grande importância, judicialmente, pois apresenta a carga horária dos professores colaboradores e seus respectivos horários de trabalho.

A importância do planejamento do horário escolar | Sponte

Isso torna-se necessário para evitar conflitos judiciais motivados por uma má gestão da grade e erros na jornada de trabalho dos docentes. 

O horário escolar também ajuda a garantir que o expediente seja cumprido de forma adequada, ou seja, que os colaboradores estejam trabalhando no horário correto, consequentemente, facilitando o acompanhamento de faltas, atrasos, adicionais, bonificações etc. 

Isso tudo leva uma maior segurança à gestão escolar e também ao corpo docente, que tem seus horários definidos e respeitados, o que reflete na qualidade de ensino e também na satisfação dos professores com o local de trabalho.

O planejamento de horários no modelo híbrido de ensino 

Com a implementação do modelo híbrido de ensino em muitas escolas, por causa da pandemia do novo coronavírus, o planejamento de horários nesse meio pode ser ainda mais desafiador. 

Leia mais: Volta às aulas presenciais: como a gestão escolar deve lidar?

Muitas variáveis devem ser levadas em consideração para a formulação de um horário híbrido nas escolas, como:

  • Disponibilidade dos docentes
  • Carga horária das disciplinas
  • Quantidade de espaço que a escola dispõe
  • Capacidade de alunos em cada espaço
  • Quantidade de alunos nas aulas presenciais
  • Quantidade de alunos nas aulas remotas
  • Matriz curricular para o sistema híbrido de ensino
  • Disciplinas que exigem aulas presenciais
  • Variáveis específicas de cada instituição

Levando tudo isso em consideração, é necessário elaborar grades das turmas presenciais, remotas e semipresenciais sem prejudicar o processo de ensino e aprendizado. 

Lembrando que, um dos principais benefícios de contar com uma gestão de horários com o Urânia, e o Sponte, é poder realizar um planejamento de maneira mais fácil e eficiente, o que poupa tempo de sua gestão pedagógica e deixa espaço para focar em outras atividades.

Quer saber ainda mais sobre como desenvolver estratégias e realizar um melhor planejamento para a nova educação, que surgiu da necessidade de transformações tecnológicas e pelas medidas sanitárias contra a propagação do coronavírus? Então, acesse nosso eBook gratuito:

CTA

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *