6 formas de manter o relacionamento com pais e alunos

Confira 6 maneiras de manter uma comunicação e um relacionamento de confiança entre escola, pais, alunos e responsáveis em todos os momentos.

Por Cristopher Morais em 26 de junho de 2020.

A educação é um processo que deve acontecer com a escola e a família dos alunos, de maneira conjunta. Dessa forma, é possível aumentar a garantia de que o processo de aprendizado do aluno será eficiente. 

Para tanto, é necessário desenvolver um relacionamento entre a escola e os pais ou responsáveis do aluno. Portanto, é preciso contar com as ferramentas certas para se comunicar com sua comunidade escolar.

Algumas dessas ferramentas são:

  • SMS on demand;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • WhatsApp;
  • Chats internos.

Essas ferramentas tecnológicas podem ser muito úteis. Mas a verdade é que se uma escola quer manter um bom relacionamento com pais e alunos, é preciso integrar a comunidade escolar nas atividades da instituição. 

Confira 6 maneiras de fazer isso: 

1. Apresente o plano de ensino do aluno para os pais ou responsáveis

6 formas de manter o relacionamento com pais e alunos | Sponte

Quando pais e responsáveis percebem que a escola, junto de sua equipe pedagógica, está desenvolvendo um trabalho sério e focado, eles percebem o profissionalismo no trabalho. Isso também irá refletir em mais segurança no que diz respeito à escolha pela instituição. 

Portanto, apresente a eles os assuntos e atividades que deverão ser desenvolvidos ao longo do ano. Lembre-se de destacar a importância de cada um deles e os conceitos inovadores que serão implementados na metodologia das aulas.

Isso pode acontecer de diversas maneiras. Uma delas é convidando pais, responsáveis e alunos para um grande evento de apresentação no início do ano letivo. Essas informações também podem ser enviadas por e-mail. 

De toda forma, estimule os pais e responsáveis a acompanhar e a interagir com o programa proposto pela escola, auxiliando e apoiando o aprendizado dos alunos.

Procure ser bastante transparente em relação às atividades que serão desenvolvidas e esclareça todas as dúvidas em relação à metodologia aplicada na escola. Assim, será mais fácil contar com o apoio das famílias que compõem sua comunidade escolar.

2. Cumpra os planos propostos no plano de aulas apresentado

Depois de apresentar o plano de aulas, as atividades propostas e a metodologia que será aplicada, é preciso cumprir suas promessas!

Lembre-se de que a apresentação afirma a razão pela qual sua escola foi escolhida pelos alunos e suas famílias. Afirma a confiança que foi depositada em sua instituição! 

É claro que situações adversas podem acontecer. Durante a pandemia do coronavírus, as metodologias das aulas e a maneira como elas são desenvolvidas sofreram mudanças devido ao distanciamento social requerido. 

Caso sua escola lide com algum cenário complexo que atrapalhe o andamento das aulas da maneira planejada inicialmente, realize um novo planejamento e avise os alunos, pais e responsáveis sobre as mudanças. 

3. Garanta que a equipe da escola esteja à disposição dos alunos, pais e responsáveis

Frente à escola existem três cargos muito importantes: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor. Por vezes, pais e responsáveis, ou até mesmo alunos, não conseguem ter uma comunicação direta com essas pessoas. 

Conversar com os professores costuma ser mais fácil. Afinal, alunos possuem contato com eles semanalmente. Contudo, como destacamos anteriormente, todo o processo de ensino na escola deve acontecer junto das famílias dos alunos. 

Portanto, quando alunos ou algum de seus familiares precisam conversar com o diretor, coordenador pedagógico ou supervisor da sua escola, garanta que isso aconteça. 

Assim, a escola cria uma relação de confiança entre todas as partes envolvidas da educação de um aluno. 

4. Traga a família para a escola através de reuniões e atividades

6 formas de manter o relacionamento com pais e alunos | Sponte

Envolver a comunidade acadêmica nas programações escolares ajuda a criar um ambiente em que todos se sentem confortáveis e acolhidos pela escola. Mobilizar as famílias para reuniões e outras atividades pode ser um grande desafio, mas, no final das contas, vale muito a pena.

Existem muitas formas de promover essa aproximação, como palestras, reuniões, eventos sociais, festas escolares e muitos outros tipos de evento. 

Contudo, nem todos os pais, alunos ou responsáveis terão a disponibilidade de comparecer a cada evento da escola, e é preciso pensar nessas pessoas também.

Portanto, caso se trate de uma reunião com pais e responsáveis, envie posteriormente um e-mail para todos, falando sobre os pontos discutidos e o que foi decidido junto da  comunidade escolar

Confira algumas dicas e ideias para te ajudar a elaborar eventos escolares originais e atrativos, atraindo seus alunos e familiares para dentro da escola:

  • Comissão dos pais (para representar a opinião dos pais nas atividades desenvolvidas na escola);
  • Mutirões (para mudar a pintura das salas ou redecorar o pátio e até mesmo para lidar com questões sociais);
  • Ciclo de palestras para alunos e pais;
  • Shows de música, dança ou peças teatrais exclusivas para as famílias;
  • Feira de ciências;
  • Exposições de trabalhos feitos pelos alunos e shows de talentos.

5. Deixe as portas abertas

Vale lembrar que alguns pais ou responsáveis não têm facilidade para lidar com tecnologias, ou preferem, de maneira geral, um contato presencial com a escola. Procure oferecer maneiras de manter essa pessoa atualizada sobre as atividades da escola, e também em relação à evolução do aluno. 

Promova mais maneiras de realizar encontros entre a equipe da escola e os familiares do aluno. Isso pode acontecer, por exemplo, durante a entrega dos boletins dos alunos. 

Também é possível optar por breves ligações de acompanhamento. O importante é deixar as portas abertas para a comunidade e trabalhar de maneira transparente com todos. 

6. Ajude o responsável pelo aluno a entender qual é o seu papel na educação dele

Iniciamos este post falando sobre como é importante manter a aliança entre a escola e os pais e responsáveis do aluno, unidos no processo de aprendizado. 

É bastante comum ouvir que as famílias “terceirizam” a educação de seus filhos para a escola e seus professores. Para evitar que isso seja uma realidade em sua escola, é preciso modificar esse cenário.

Faça isso mostrando para pais, mães e responsáveis a importância de seus papéis na educação de jovens e crianças. Procure ajudá-los nessa tarefa. Isso pode acabar se tornando um bom assunto para palestras e reuniões com essas pessoas. 

Essa comunicação, troca de conhecimentos e experiências, será muito positiva tanto para a escola em si, quanto para sua comunidade acadêmica.

Quer conferir mais dicas de como promover uma comunicação efetiva e clara entre a escola, o aluno e seus familiares? Então confira este material:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.