Por Suellen Bosse, 04 de fevereiro de 2021

Captação de alunos: conheça as melhores técnicas

Saiba como conquistar mais matrículas escolares aplicando excelentes técnicas de captação e retenção de alunos na sua gestão escolar.

Captação de alunos: conheça as melhores técnicas

Captar novos alunos e conseguir mais matrículas precisam estar entre os principais objetivos de qualquer gestão escolar. Afinal, é isso que dará segurança financeira para a escola e possibilitará o seu crescimento.

Contudo, a instabilidade do país e a crescente competitividade no setor da educação complicam esse processo. Tanto que hoje muitas escolas estão enfrentando sérias dificuldades na captação de alunos.

Essa falta de matrículas já é grande na escola básica, mas fica ainda mais complicada em centros de ensino de idiomas, cursos profissionalizantes e cursos livres, cujo ensino não é obrigatório.

Por isso, é essencial que sua escola – seja qual for seu segmento – esteja por dentro das melhores estratégias de captação para obter mais matrículas, manter sua saúde financeira e buscar o crescimento na gestão educacional.

Confira as 6 principais técnicas que nós preparamos para você aumentar as matrículas em sua escola:

1. Definir seus públicos-alvo e adaptar suas estratégias para eles
2. Contar com o marketing digital para escolas
3. Aplicar o funil de marketing nas suas matrículas
4. Ofereça promoções, bolsas de estudos e descontos
5. Facilite o processo de matrículas escolares
6. Conte com um CRM para ter até 3x mais matrículas
Dica extra: melhore sua retenção de alunos

1. Definir seus públicos-alvo e adaptar suas estratégias para eles

Uma boa estratégia de captação precisa começar na definição dos perfis de alunos que você busca atender em sua escola. Isso vai ajudar sua gestão escolar a estabelecer o tom das suas campanhas de matrículas e aproximá-las mais da realidade e das demandas desse público.

Para isso, o primeiro passo é definir qual a faixa etária prioritária na sua escola. Nas escolas de ensino básico esse processo é mais simples, já que a definição fica de acordo com as séries lecionadas.

Já em cursos livres, profissionalizantes ou de idiomas, a delimitação de faixa etária vai envolver um estudo de quem é seu público prioritário hoje e quais as principais especialidades da sua escola.

Lembre-se que você não precisa ter apenas um público. Uma escola de inglês, por exemplo, pode atender crianças e adultos. Nesse caso, no entanto, é preciso organizar uma campanha de captação adequada para cada faixa etária.

Depois da idade, é essencial conhecer os principais canais de comunicação e redes sociais utilizados pelo seu público. Assim seu contato com eles pode ser mais ágil e positivo.

Também é importante conhecer mais detalhes, como os interesses, os gostos musicais, os principais hobbies e até a classe social e a distância de sua moradia até a escola. Tudo isso ajuda na sua comunicação com eles e permite uma captação mais eficiente.

Além disso, uma definição de público-alvo adequada também ajuda os gestores a terem um ensino mais interessante e satisfatório para os alunos. Afinal, conhecendo seus interesses e demandas, você pode se comunicar com eles com mais precisão e até avaliar se é válido ter possibilidades de EAD ou de ensino híbrido em sua escola.

2. Contar com o marketing digital para escolas

O que mudou em sua gestão escolar com os estudos em casa? | Sponte

Quanto tempo do seu dia você passa na internet? Hoje em dia é difícil até de calcular, não é? Afinal, passamos quase o dia inteiro conectados, seja a trabalho ou para dar aquela rápida olhadinha nas redes sociais.

Nossa rotina está intrinsecamente ligada à internet, e a de seus alunos também! Mais de 140 milhões de brasileiros estão conectados às redes e passam uma média de 9 horas e 17 minutos usando a internet todos os dias (dados da pesquisa Digital 2020, da Datareportal).

Isso significa que o melhor lugar para entrar em contato com o seu público alvo e conquistar mais matrículas é a internet. E é aí que entram as estratégias de marketing digital para escolas.

É indispensável marcar presença nos canais mais usados pelo seu público, principalmente o Facebook e o Instagram, e ter um bom planejamento de posts, para manter suas redes sempre atualizadas. O ideal é postar pelo menos duas vezes por semana.

Também vale a pena aproveitar todas as ferramentas de cada rede. No Instagram, por exemplo, é interessante ir além do feed, postando stories com frequência e com várias interações com o seu público, como enquetes e perguntas. Lembrando que você pode salvar stories importantes nos seus destaques. Aproveita para postar também vídeos rápidos no Reels ou vídeos mais longos no IGTV.

Além disso, sempre busque oferecer conteúdos interessantes para o seu público para ganhar curtidas, compartilhamentos, comentários e mais seguidores. Afinal, uma rede social que só faz propaganda da sua escola dificilmente vai gerar esse tipo de engajamento.

Avalie também fazer investimentos no marketing digital, para conquistar resultados mais rápidos e completos.

No entanto, para que seus investimentos em marketing digital realmente tenham um retorno positivo, é essencial controlar sua captação de alunos com um bom funil de vendas para escolas

3. Aplicar o funil de marketing nas suas matrículas

Você já ouviu falar sobre o marketing de atração? Essa é uma das mais poderosas estratégias do digital e pode fazer toda a diferença nas suas técnicas de captação de alunos.

O principal elemento dessa estratégia é o funil de marketing, também conhecido como funil de vendas. Através dele, você pode acompanhar o passo a passo da conquista de um novo estudante. 

Dessa forma sua gestão tem total controle do processo desde o momento em que o novo aluno tem o primeiro contato com a escola até a hora da matrícula e até o pós-venda.

Com esse controle, você consegue estar presente da forma mais eficiente possível em cada etapa da venda. Assim sua gestão educacional consegue muito mais matrículas.

Continue sua leitura que ao final deste conteúdo você vai encontrar tudo o que você precisa para contar com um excelente funil de vendas para sua escola.

4. Ofereça promoções, bolsas de estudos e descontos

Outra excelente técnica para despertar o interesse de novos alunos é o oferecimento de benefícios na hora da matrícula. Afinal, todo mundo gosta de uma oportunidade de economizar, não é?

Então crie sorteios, promoções ou campanhas com bolsas de estudo parciais ou descontos. Isso certamente vai chamar a atenção de muitas pessoas. 

Também vale a pena divulgar descontos para todos que fizerem a matrícula até determinada data. Com isso você provoca no seu público uma sensação de urgência que facilita muito na hora de conquistar matrículas.

Mas essa estratégia precisa ser cuidadosa! Calcule muito bem os descontos e bolsas para não colocar o seu financeiro em risco. 

5. Facilite o processo de matrículas escolares

Com o avanço da tecnologia e do mundo digital, a otimização do tempo está se tornando uma parte cada vez maior dos nossos dias. Seu aluno quer dinamismo, agilidade e eficiência em todos os momentos, porque a rotina dele está cheia e ele não pode perder tempo.

Por isso, ter um processo burocrático, demorado e enrolado na hora da matrícula é o caminho mais rápido para perder novos alunos! Você precisa de um processo de matrículas realmente eficiente.

Para alcançar esse objetivo, o primeiro passo é contar com um sistema de gestão escolar que ofereça matrículas online. Isso otimiza muito o processo tanto para seus alunos quanto para a sua equipe!

Além disso, também vale a pena ter um sistema de assinatura eletrônica, que vai possibilitar que todo o procedimento de matrícula seja feito de forma eficiente, rápida e digital.

Assim, oferecendo uma matrícula ágil e organizada, você facilita muito a sua captação de novos alunos.

6. Conte com um CRM para ter até 3x mais matrículas

Você sabe o que é um CRM e como ele pode transformar a sua captação de alunos? Se você nunca ouviu falar disso, é hora de conhecer uma das ferramentas mais poderosas para sua escola conquistar cada vez mais matrículas.

A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”, um conceito em inglês para Gestão do Relacionamento com o Cliente. 

Na prática, ele serve para organizar e impulsionar suas estratégias de captação de alunos, de forma totalmente focada na satisfação deles. Para isso, a ferramenta antecipa as necessidades do seu público e organiza seus resultados, com dados e muito mais inteligência. Dessa forma, ele ajuda muito a complementar suas estratégias de marketing digital e funil de vendas.

Quer saber mais? Então entenda como os recursos de CRM do Sponte podem transformar os seus processos de captação de alunos: Prepare sua gestão educacional para 3x mais matrículas.

Dica extra: melhore sua retenção de alunos

Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são | Sponte

A captação de estudantes não anda sozinha! Junto com ela você também precisa se preocupar com a retenção de alunos. Afinal, para manter suas salas de aula cheias e seu financeiro sempre positivo, é essencial contar com bons índices de rematrícula.

Com uma comunicação aberta e eficiente com a comunidade escolar, um ensino de qualidade, o uso de tecnologias educacionais e uma verdadeira atenção dedicada às necessidades do aluno, você terá muito mais facilidade na fidelização desses estudantes.

E o que é melhor: alunos fidelizados também ajudam na captação! Afinal, eles vão falar bem da escola, engajar nas suas redes sociais e recomendar seu ensino para amigos e familiares.

Assim, uma estratégia que combine a captação e a retenção de alunos é o segredo para o sucesso da sua escola.

Mas para sua gestão educacional ser bem-sucedida nessa estratégia, é essencial investir em eficiência! E o caminho para uma escola mais eficiente, que ajude na sua captação e retenção, passa pela implementação de um bom sistema de gestão escolar

Entre em contato com o Sponte e descubra tudo o que nosso software para gestão escolar pode fazer por você.

E, como prometemos, trouxemos aqui a planilha de captação que vai te ajudar a acompanhar o funil de vendas na sua escola! Confira:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *