Matrículas Web, o novo recurso do sistema Sponte

Confira como funciona e como pode ser aplicada de forma assertiva em sua gestão escolar e como tambem o sistema Sponte pode te ajudar com isso

Por Sponte em 19 de novembro de 2015.

Em um mundo multitarefas é cada vez mais difícil gerenciar a rotina. Do trabalho ao cuidado com os filhos, passando por assuntos domésticos e cuidados pessoais, as obrigações se multiplicam e com isso o espaço na agenda fica mais apertado.

A partir dessa nova realidade surgiram ferramentas online que ajudam as pessoas a ganhar tempo, como os serviços de internet banking, compras pela internet, softwares de gestão entre outros, e isso é só o começo. Para a coordenadora e programadora do software online Sponte, Adriana Mackievicz, os recursos web são uma tendência, e foi pensando em oferecer mais comodidade aos alunos, responsáveis e instituições de ensino que a Sponte desenvolveu o Matrículas Web.

A nova ferramenta, disponível para os segmentos Ensino Infantil, Regular, Profissionalizante, Técnico, Ensino Superior e Pós-graduação, permite que o aluno, ou interessado, realize matrículas e rematrículas pela internet, sem a necessidade de contato telefônico ou presencial.

Segundo Adriana, a instituição que optar por essa ferramenta pode oferecer um link em seu site oficial que permite realizar todas as etapas da matrícula ou rematrícula, como a seleção de curso, turma, opções de parcelamento de pagamento (via boleto apenas), aceite de contrato, e a opção por receber boletos por e-mail. Em algumas situações, poderá ser encaminhado via e-mail para um grupo específico de alunos o link com curso e turma pré-definidos, por exemplo.

Outras possibilidades

A instituição também pode determinar o período de matrículas/rematrículas, que são feitas de acordo com a disponibilidade das vagas oferecidas por turma. Adriana explica ainda, que além de gerar o plano financeiro, também é possível enviar ficha de matrícula ou contrato via e-mail em formato PDF.

“Caso seja uma rematrícula, as informações cadastrais do aluno serão preservadas, por exemplo, para uma possível bolsa de desconto. O aluno ficará com o status de pré-matrícula até que seja confirmado o recebimento do boleto. Ao receber o pagamento o contrato passa a ser vigente e o aluno poderá frequentar as aulas ao iniciar a turma”, detalha a programadora.

Benefícios

O Matrículas Web permite que responsáveis e alunos realizem matrículas e rematrículas sem o intermédio de funcionários, o que reduz a necessidade de contratações extras em períodos de matrículas. Além disso, o recurso cria todos os cadastros necessários, bem como as tarefas para a criação de contrato. “Isso diminui consideravelmente o trabalho da secretaria/tesouraria, que poderão focar seus esforços em outras tarefas”, explica Adriana.

Para os alunos e responsáveis, a principal vantagem é a comodidade de poder contratar um curso de forma prática e rápida, sem sair de casa. “Acredito que muitos pais, como eu, trabalham em horário comercial, e não dispõe de tempo para ir até o local da matrícula, então nada mais prático que poder matricular ou renovar a matrícula do seu filho pela internet, sem a necessidade de agendar horário, ou enfrentar filas”, completa.

Solicite uma demonstração, e saiba mais sobre o sistema Sponte.

Sponte /