Funil de marketing para escolas: mais captação de alunos e matrículas!

Descubra como utilizar estratégias do funil de marketing para ter mais captação de alunos e matrículas no ano letivo de sua escola de educação básica.

Por Cristopher Morais em 02 de fevereiro de 2021.

Todo gestor escolar sabe que para ter bons resultados financeiros é importante ter um número alto de matrículas para o ano escolar. A busca por ações que ajudem a alcançar esse propósito é grande e contínua. E a resposta está na construção de estratégias para o funil de marketing

Você já ouviu falar nessa ferramenta? 

O funil de marketing, também conhecido como funil de vendas, representa o caminho que um cliente percorre desde a descoberta de uma empresa, passando pela decisão de compra e seguindo para o relacionamento pós-venda. 

Essa ferramenta é poderosa, pois ajuda empresas a traçar e planejar ações que tenham como objetivo a venda. 

Dentro de uma escola, o funil de marketing é a estratégia que pode tornar o processo de matrícula escolar um verdadeiro sucesso, resultando em um grande aumento na captação de alunos! Mas, para que isso aconteça, é preciso entender como o funil funciona dentro do universo da gestão escolar.

Com isso, você vai entender o processo de matrícula desde a descoberta da sua escola até as etapas do funil que levam o aluno à conversão, ou seja, à matrícula. 

Mesmo que esse seja o objetivo de uma campanha de captação de alunos, vale destacar que o funil de vendas não termina aqui. Ele ainda segue para a fidelização de seus estudantes, uma etapa importante que resulta em uma boa taxa de rematrículas! 

Ao longo deste artigo vamos falar sobre cada etapa do funil de marketing, deixando claro como ela acontece na gestão educacional e dando dicas de quais estratégias usar para que sua escola tenha mais captação de alunos e matrículas para o ano letivo. 

Descoberta – O primeiro estágio do funil de marketing
Lead – Análise do público que está visitando seu perfil online ou site
Qualificação do Lead – Identificando possíveis alunos
Matrícula – Etapa da conversão no funil de marketing digital
Pós-Venda – Fidelização de alunos
Conclusão

Continue sua leitura e compreenda melhor cada etapa: 

Descoberta – O primeiro estágio do funil de marketing 

Tudo começa no primeiro contato que sua escola tem com seu público-alvo. Ou seja, com os familiares ou com o aluno que está procurando por uma boa escola, seja de educação básica, cursos livres ou profissionalizantes. 

Dentro do universo digital essa descoberta poderá acontecer a partir de canais como as redes sociais (Facebook e Instagram), ou pelo seu site. 

Caso sua escola esteja investindo também em mídias offline, o rádio, a TV, e até mesmo o jornal podem ser o canal de comunicação onde sua instituição de ensino será descoberta. 

Há também a possibilidade do marketing boca a boca, no qual seus alunos recomendam a escola para amigos e familiares.

Lead – Análise do público que está visitando seu perfil online ou site

Funil de marketing para captação de alunos

Um lead é um contato que pode vir a se tornar um cliente. Como uma mãe que descobre sua escola e pode vir a matricular seu filho. 

Para acompanhar todo o processo de matrícula de forma eficiente, é preciso analisar esses leads, em uma etapa que fica clara dentro do universo digital. 

Uma vez que sua escola possui um perfil nas redes sociais e um site, sua gestão educacional deve buscar compreender quem são seus visitantes nesses canais. Para esse passo é possível:

  1. Conferir as mensagens enviadas para seu Instagram e Facebook a respeito de matrículas;
  2. Verificar quem está deixando seus dados nos formulários de conversão no site (nome, e-mail, telefone para contato);
  3. Analisar o perfil dos seus seguidores (se são pessoas que já fazem parte da sua comunidade escolar ou um público-alvo da sua campanha atual). 

Neste momento sua equipe irá organizar os dados, preparando-se para o contato com seu público. 

Qualificação do Lead – Identificando possíveis alunos 

Suas campanhas de captação de alunos já estão no ar e sua equipe começou a receber mensagens e dados dos formulários de conversão. Agora é hora de qualificar esses contatos para saber se eles irão resultar em matrículas. 

Para quem deixou informações para contato nos formulários do site, é possível aplicar estratégias de e-mail marketing. Assim, você pode verificar se esse lead é um aluno ou um familiar à procura de uma escola, e também saberá o que esta pessoa está procurando. Por exemplo: que tipo de idioma ela quer aprender, ou que etapa da escolaridade ele está buscando (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).  

No que diz respeito à qualificação de leads nas redes sociais, é possível conversar com as pessoas que enviam mensagens para compreender melhor o que cada uma delas está buscando. 

Também é importante destacar quais os diferenciais da sua escola perante as outras instituições de ensino locais. Afinal, nesta etapa sua equipe já deve estar trabalhando para o próximo passo da captação de alunos pela funil de marketing: a matrícula 

Aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto com o artigo: Tenha mais alunos com marketing digital em sua escola

Matrícula – Etapa da conversão no funil de marketing digital

Funil de marketing para captação de alunos

Nesta etapa o lead é qualificado e a conversão de fato acontece, resultando na matrícula de um novo aluno. É importante que sua equipe esteja preparada para atender pais e alunos para que o processo seja fácil e rápido, visando uma boa experiência para eles. 

Para isso, sua gestão educacional pode contar com as matrículas online do sistema Sponte. As vantagens dessa ferramenta são: 

Automatização do processo: dando liberdade para que o aluno ou seu familiar realizem o processo de matrícula de forma digital, facilmente, precisando apenas estar conectado a internet. 

Pagamento facilitado: com a ferramenta, o pagamento pode ser realizado através do cartão de crédito, com a cobrança recorrente das mensalidades ao longo do ano letivo. 

Emissão online do contrato: com a matrícula online do Sponte o contrato é emitido online, e a assinatura eletrônica permite a validação de forma fácil e ágil. Vale destacar que isso também torna o processo menos burocrático! 

Menos espera para seu cliente, mais tempo para sua equipe: o aluno ou seu familiar consegue realizar a matrícula facilmente e sem longas esperas, o que torna sua experiência com a escola muito positiva. 

Já sua equipe, não precisará utilizar seu tempo para atender as pessoas, podendo se dedicar a outras tarefas importantes para a gestão educacional.  

Conheça mais ferramentas do Sponte e saiba como o sistema pode ajudar sua gestão escolar. 

Pós-Venda – Fidelização de alunos 

Depois que um novo aluno é matriculado, é hora de focar na fidelização para garantir sua rematrícula no ano seguinte e para evitar a evasão de alunos em sua escola

Para isso procure a ajuda da sua equipe pedagógica para garantir que o aluno terá aulas dinâmicas e um bom atendimento de toda a equipe. Além disso, criar uma rede de apoio é bem importante para lidar com problemas que podem ocorrer futuramente, e também para que esse aluno se sinta acolhido dentro da instituição de ensino. 

Utilizar metodologias ativas de aprendizagem é um bom começo no caminho de melhorar a qualidade das aulas e, por consequência, a experiência do aluno. 

As metodologias ativas de aprendizagem se tornam uma realidade em sala de aula quando o aluno interage com o tema em estudo de maneira mais independente. Assim, o estudante se torna o protagonista do próprio aprendizado.

Para aplicar este tipo de metodologia em sua escola, é possível utilizar as seguintes técnicas: 

Sala de aula invertida: o assunto da aula é disponibilizado anteriormente para que o aluno vá mais preparado para a troca de conhecimentos em grupo. 

Atividades lúdicas: uma ótima maneira de deixar as aulas mais dinâmicas e divertidas.

Debates e atividades em grupo: promovem maior interação entre os colegas de sala, incentivando a busca pelo conhecimento de maneira independente. 

Utilização de tecnologias: existem muitas ferramentas digitais que podem ser usadas em escolas tanto dentro quanto fora da sala de aula. Isto é essencial para fidelizar alunos desta geração, que é tão dependente do universo online. 

Entenda mais sobre o assunto no artigo: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola

Também é importante que exista uma boa comunicação com pais e outros familiares, pois a educação é um processo que depende tanto da escola quanto da família.  

Pesquisas de satisfação podem ser feitas ao longo do ano com toda a sua comunidade escolar. Assim, sua instituição de ensino saberá o que está sendo feito da forma correta e o que pode ser melhorado. 

A fidelização durante todo o período do ano letivo resulta no sucesso da sua campanha de rematrículas

Conclusão

Para preparar sua escola para 3x mais matrículas, é necessário analisar todas as etapas do funil e adequar o processo com as demandas da sua equipe. Dessa maneira, a captação de alunos trará bons resultados. 

Se existe uma dificuldade em realizar esse processo internamente, podemos ajudar sua gestão educacional. 

A equipe da Sponte criou uma planilha estratégica para que sua escola tenha mais matrículas para o seu ano letivo. 

Nesta planilha você vai encontrar instruções de uso, dicas para criar formulários de conversão, as etapas do funil de marketing e um espaço onde gráficos de análise serão gerados. Assim, o gestor pode acompanhar o desempenho de suas campanhas e ações em tempo real! 

Confira a planilha completa no eBook:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.

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