Evasão de alunos: você tem se atentado a essa questão?

Confira as estratégias mais assertivas de captação e retenção de alunos para combater a evasão escolar em sua instituição de ensino:

Por Luiz Fernando França em 30 de março de 2020.

A evasão escolar é um problema bastante comum e grave que atinge boa parte das escolas brasileiras. 

São muitas as variáveis que podem impactar a decisão do aluno, de seus pais ou responsáveis, de deixar a escola. 

Para que uma instituição de ensino esteja preparada para lidar com a evasão escolar, ela deve identificar potenciais desistentes e traçar estratégias para reter o aluno na instituição.

As estratégias para combater a evasão são baseadas na captação e na retenção de alunos

Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando este artigo e confira quais são as razões mais comuns da evasão de alunos e como é possível reverter esse quadro.

Quais as razões da evasão de alunos?

No que diz respeito a escolas de ensino básico, a evasão costuma acontecer devido a transferência do aluno para outra instituição de ensino.

Por outro lado, os cursos profissionalizantes ou escolas de idiomas costumam lidar com a desistência de alunos em cursos por outras razões, como: dificuldades financeiras, inserção no mercado de trabalho ou até mesmo problemas com a metodologia da instituição. 

De toda forma, os contextos que podem levar um aluno a desistir ou trocar de instituição são inúmeros. Confira as causas mais comuns:

  • Crises familiares podem acontecer e elas acabam modificando a vida do aluno. O que significa que essas situações podem causar a evasão do aluno.
  • Problemas financeiros também causam a evasão escolar. Geralmente o aluno, ou mesmo seus pais ou responsáveis, acaba lidando com alguma surpresa nas finanças, e isso o afasta da escola. 
  • Bullying também é um dos grandes causadores desse problema. Quando um aluno não se sente acolhido na instituição, ele tende a desistir dos estudos. 
  • Dificuldades em aprender com a metodologia na instituição é outra questão que deve ser observada. Muitos alunos desistem de cursos por esta razão, e acabam pedindo transferência para outra instituição. 
  •  A iniciação no mercado de trabalho também faz com que o aluno desista do curso. Esse tipo de situação é extremamente comum em muitos centros de ensino. 

É importante destacar: Faça uma análise da sua instituição. Implantar a estratégia só é possível quando se sabe qual a causa da evasão em cada caso! 

Evasão escolar: saídas para solucionar essa questão

A evasão escolar é a última etapa de um processo de desajuste do aluno, que já demonstrou diversos sinais de desmotivação ao longo do tempo. Faltas frequentes, indisciplina, falta de interesse em realizar tarefas e trabalhos, entre muitos outros fatores, acabam por culminar na desistência do estudante.

Dessa forma, a escola precisa se antecipar e planejar ações antes do início das aulas e discuti-las ao longo do ano. Engajar o aluno para que prossiga com sua atividade escolar envolve, principalmente, tornar o conteúdo mais atraente e conectado com a realidade dos jovens.

Para tanto é necessário estabelecer estratégias de retenção e captação de alunos.

Procure inserir recursos tecnológicos no processo de aprendizagem, estimulando a busca autônoma pelo conhecimento, disponibilizar atenção para o aluno de forma personalizada, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades na aprendizagem. 

Estratégias de captação de alunos

Utilizar técnicas eficientes para a captação de alunos é uma maneira de conseguir fazer com que pessoas interessadas na sua escola se transformem em estudantes matriculados.

Algumas estratégias efetivas para captar alunos são:

  1. Investimento em marketing online e offline
  2. Uma comunicação efetiva na instituição com seu público (desde pais e responsáveis até os próprios alunos);
  3. Tenha diferenciais em relação ao mercado.

Conheça mais técnicas para captação de alunos no nosso blog! 

Estratégias de retenção de alunos

As estratégias de retenção de alunos são o segundo passo de todo o processo. Pois é preciso captar alunos e tê-los matriculados, para que você possa iniciar ações que o fidelizem a sua instituição.

Para reter os alunos em sua escola, coloque em prática ações como:

  1. Soluções financeiras que facilitem o pagamento das mensalidades;
  2. Procure atender as necessidades dos seus alunos;
  3. Implante metodologias dinâmicas em sala de aula;
  4. Procure desenvolver um relacionamento saudável entre a instituição, o aluno e seus pais ou responsáveis;
  5. Esteja bem localizado na cidade em que você está atuando. 

Quer mais dicas sobre como reter alunos? Confira estas estratégias para garantir a retenção de alunos!

Descubra como o Sponte pode ajudar a combater a evasão de alunos em sua instituição de ensino

Você sabia que o Sponte pode te ajudar na retenção e captação de alunos

O sistema Sponte conta com uma funcionalidade que permite o controle de retenção de alunos em sua escola.  A funcionalidade apresenta algumas importantes vantagens para o gestor de uma escola de idiomas ou curso profissionalizante. Por isso mesmo, acaba sendo uma ferramenta essencial para evitar a perda de alunos já matriculados. 

O principal benefício é o de ter uma maior visibilidade e controle de quais alunos indicam sinais de estarem propícios à evasão, como excesso de faltas e inadimplência.

Através deste recurso, sua escola ganha mais flexibilidade para administrar os indicadores e o que considera como “bom” ou “inadequado” em relação aos critérios utilizados nos cálculos. 

Além do mais, é uma funcionalidade que permite que as áreas da escola se comuniquem dentro de um mesmo sistema. Professores, administração, alunos, pais e responsáveis, possuem um canal de comunicação facilitado. 

O Controle de Retenção do Sponte possibilita que o setor pedagógico acrescente as informações pertinentes de sua área, enquanto o setor financeiro faz o mesmo. Isso permite que o gestor verifique todas essas informações consolidadas e, com o cruzamento de dados realizado, crie estratégias para reter seus alunos. 

Quer aprender mais sobre captação e retenção de alunos? Confira nosso eBook e fique por dentro das melhores estratégias para combater a evasão de alunos em sua instituição: 

Luiz Fernando França / Analista de Marketing

Atualmente é Analista de Marketing, com mais de 04 anos de experiência na área da comunicação, faz parte do time da Sponte há 1 ano.