Marketing digital para escolas: tudo que você precisa saber

Descubra agora como alcançar melhores resultados usando de forma correta o marketing digital em sua escola com estas dicas:

Por Suellen Bosse em 23 de setembro de 2020.

Fazer a captação de clientes, promover a fidelização, ganhar espaço no mercado perante a concorrência. Todo negócio busca por esses fatores para ter sucesso, e a melhor maneira de fazer isso é investindo em marketing. 

Quando se quer aumentar as chances de assertividade em suas campanhas, é preciso traçar uma estratégia criativa e inteligente. E, para isso, contar com o marketing digital é mais que importante. 

O marketing digital é uma ótima ferramenta para diversas empresas, e as escolas não são exceções. Uma parte dos investimentos deve ser direcionada a ele, de forma a auxiliar no aperfeiçoamento de sua imagem para atrair novos estudantes e gerar lembrança da marca da escola.

No entanto, mesmo sendo um recurso extremamente importante, o marketing digital nas escolas ainda é deixado de lado ou feito de forma pouco eficaz, já que nem todos os gestores escolares e suas equipes conhecem o verdadeiro potencial dessa ferramenta.

Neste artigo, vamos apresentar o que envolve o conceito e a prática de marketing digital para escolas, e de quais maneiras ele pode ser implementado com o objetivo de aprimorar as estratégias de captação de alunos e o relacionamento entre a comunidade escolar.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam se comunicar da melhor maneira com seu público-alvo por meio da internet e de outros meios digitais. 

Baseando-se em desenvolver um relacionamento através de conteúdos diversos (texto, vídeo, imagens, etc) o marketing digital utiliza várias técnicas de comunicação para garantir bons resultados no relacionamento entre uma marca e o público.

Sua escola conversa com pessoas diferentes o tempo todo: alunos, pais, profissionais e prospects. Lembre-se que sua concorrência possui públicos com os mesmos perfis que os seus. 

Então, para fidelizar os seus alunos, pais e responsáveis e captar novos clientes, você precisa mostrar seus diferenciais. Portanto, uma boa estratégia de marketing digital aplicada nas escolas é um importante diferencial.

Para começar, conheça os meios de comunicação que você tem à disposição: as redes sociais, site, blog, o e-mail marketing, entre outros meios digitais. 

Com essas ferramentas você pode mostrar e falar sobre as melhores características da sua escola de forma adequada. É possível destacar informações como:

  • A sua estrutura física;
  • O excelente corpo docente;
  • As metodologias utilizadas;
  • Diferenciais da sua escola.

O marketing digital também pode ser usado para promover campanhas de matrículas ou promoções de sua escola, como descontos ou brindes para indicações de novos alunos.

Faça com que o seu público conheça seu espaço, o nível de estudo dos seus educadores, sua equipe de profissionais e os bons resultados que seus alunos alcançaram. 

Esse tipo de abordagem é capaz de trazer ótimos resultados para as escolas que investem em marketing digital e estratégias de comunicação.

Quais são as principais ferramentas do marketing digital?

Tudo sobre marketing digital para escolas | Sponte

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que são mais eficazes do que utilizar comunicação offline, como panfletos, banners, outdoors, jornais e outros meios. 

Entre essas ferramentas estão as redes sociais, dando destaque para o Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, além do site da escola e o e-mail marketing.

Implementar estratégias que estejam estruturadas de acordo com os recursos que cada uma dessas ferramentas digitais oferece é uma técnica bastante comum no marketing digital para que, por meio da internet, a comunicação com o consumidor seja aprimorada e de relevância.

Conheça o marketing de conteúdo e a sua relevância para as escolas

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada na internet, já que envolve técnicas de produção e postagem de conteúdos que apresentam relevância para as pessoas definidas como o público de sua escola.

Dessa maneira, o marketing de conteúdo é ideal para ser implementado em estratégias de captação de estudantes, já que apresenta diversas vantagens, como aumentar a visibilidade e o reconhecimento da escola em questão, aprimorar o relacionamento com o público e muito mais.

Para colocar essa estratégia em prática é preciso seguir algumas etapas fundamentais: definir o público-alvo e a persona de sua escola, escolher em qual meio digital o conteúdo será divulgado, planejar e criar o conteúdo e, por fim, publicá-lo.

Público-alvo: utilize as métricas das redes sociais para conhecer seu verdadeiro público e verifique também as idades dos seus alunos nos documentos da escola. Faça um banco de dados com essas informações e pronto: você tem um relatório completo de seu público-alvo. 

Persona: é um perfil fictício criado a partir das informações reais do seu público-alvo. Para criar sua persona é preciso ter dados como idade, gênero e ocupação. 

Quais serão os resultados do marketing digital?

Tudo sobre marketing digital para escolas | Sponte

Com a implementação do marketing digital em sua escola, o principal resultado será a melhora da captação de alunos. 

Seu público-alvo conhecerá sua marca e sua infraestrutura, ficando interessado em, no mínimo, conhecer a sua escola. Além disso, a comunicação será mais eficaz e aprimorará o relacionamento com os membros da comunidade escolar.

A evasão escolar diminuirá, já que os estudantes serão mais engajados na participação das aulas e atividades extras e os pais vão se sentir seguros em matricular e manter os filhos na sua escola. Todo esse conjunto aprimora ainda mais a aceitação da marca no mercado, fortalecendo o nome e a imagem da sua escola.

Checklist para bons resultados no marketing digital

Para que suas ações realizadas com o marketing digital sejam eficazes, confira nosso checklist:

  • Conheça o público-alvo para que seu discurso esteja de acordo com quem terá acesso ao seu conteúdo;
  • Realize um planejamento de posts para evitar contratempos;
  • Mantenha a frequência em suas publicações. O ideal é postar ao menos 2 vezes por semana;
  • Tire proveito de todas as ferramentas e das possibilidades que cada rede social apresenta (stories, feed, IGTV, etc);  
  • Seja criativo nos posts e procure variar os conteúdos para torná-los atrativos.

Coloque todas as dicas deste post em prática e veja seu conteúdo aumentando o engajamento nas redes! 

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Suellen Bosse / Gerente de Marketing

Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.