Por Michelle Terres, 25 de março de 2021

Cobrança recorrente via cartão de crédito: conheça os benefícios dessa solução

Entenda como usar a cobrança recorrente no cartão de crédito na sua escola para ter menos inadimplência e mais eficiência na gestão financeira escolar.

Você já ouviu falar em cobrança recorrente no cartão de crédito? Esse meio de pagamento tem vários benefícios para as escolas, mas é preciso conhecê-lo bem e saber como aproveitá-lo em sua gestão financeira.

Esse meio de pagamento rápido e prático nasceu fora das escolas e cresceu muito em serviços de streaming e clubes de assinatura. Mas, hoje, ele já alcançou empresas dos mais variados segmentos.

Podemos ver isso na maioria das empresas de telefonia que utilizam a cobrança recorrente por meio do cartão de crédito para aqueles que contratam os serviços mensalmente.

Esse crescimento se deve ao fato de que o modelo de cobrança recorrente é extremamente efetivo para situações em que o pagamento do serviço deve acontecer todo o mês. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, a área da educação também vem revolucionando seu modelo de cobrança, com objetivo de diminuir a inadimplência e aumentar a taxa de retenção.

É aí que entra o potencial da cobrança recorrente, pois ela é uma facilidade tanto para a sua escola e equipe administrativa quanto para pais e responsáveis que pagam a mensalidade todo mês.

Pensando em adotar a cobrança recorrente em sua escola? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto, garantindo que esta seja uma boa escolha para o setor financeiro da sua instituição

Como funciona a cobrança recorrente?
Como a cobrança recorrente pode ser utilizada em escolas?
Por que contar com o pagamento recorrente em sua escola? Os principais benefícios
Gestão financeira escolar facilitada com o pagamento recorrente
A cobrança recorrente como estratégia para evitar a inadimplência
Saiba como contratar um sistema de gestão escolar que oferece a cobrança recorrente

Como funciona a cobrança recorrente? 

Na prática, a cobrança recorrente no cartão de crédito é uma espécie de recebimento automático. Você cadastra o cartão do seu cliente no sistema, o qual faz a cobrança automaticamente na data combinada.

É importante lembrar que isso não é o parcelamento das mensalidades. Pelo contrário: o cliente ainda vai pagá-las em sua totalidade.

Isso significa que o pagamento das mensalidades é feito na data do contrato, com o valor combinado, mas sem precisar de qualquer ação da sua equipe administrativa ou do cliente. O próprio sistema realiza todo o processo e o dinheiro cai na sua conta.

Como a cobrança recorrente pode ser utilizada em escolas?

Desafios que os professores enfrentam em meio a uma pandemia | Sponte

Quando as pessoas estão à procura de uma instituição de ensino, elas levam em conta uma série de situações, como a formação dos professores, a reputação da escola, o ambiente físico das salas, entre outras.

Considerando a concorrência do mercado educacional hoje em dia, sua instituição deve oferecer ainda mais soluções para facilitar a situação do seu cliente e aumentar a captação de alunos, como o pagamento por recorrência.

Com a cobrança recorrente, o pagamento da mensalidade se torna mais prático tanto para escola quanto para o aluno, além de ser um excelente argumento de vendas e possuir outras vantagens consideráveis.

Para disponibilizar esse benefício às escolas, o Sponte oferece o recurso Sponte Pay, que tem todas as certificações exigidas pelas maiores operadoras do mercado, além de todas as funcionalidades para facilitar o dia a dia das escolas.

Por que contar com o pagamento recorrente em sua escola? Conheça os principais benefícios

A cobrança recorrente é uma ótima opção para as mensalidades da sua instituição. Confira as principais vantagens:

Redução da inadimplência

Contar com bons métodos de cobrança é uma excelente forma de lidar com a inadimplência, e a cobrança recorrente é uma das melhores opções. Afinal, ela acaba com a falta de pagamento por esquecimento. Falaremos mais disso na sequência.

Mais praticidade para a equipe financeira

Com o Sponte Pay, não é necessário ter um processo de homologação de cobrança bancária. O método evita gastos com emissão de boletos, aliás, reduz o uso de papel.

Sem maquininha de cartão

A solução é totalmente digital e automática. Ou seja: sua escola não precisa se preocupar em oferecer a máquina de cartões (a não ser que você ofereça também o método de pagamento presencial com cartão de crédito ou débito).

Captação e retenção de alunos

A facilidade desse método de pagamento é um excelente argumento de venda para a sua escola, o que vai gerar mais matrículas. Além disso, a cobrança facilitada aumenta a satisfação dos pais e responsáveis e facilita a rematrícula.

Milhas e bônus

Além de ter tanta facilidade no pagamento, o aluno ou responsável acumula pontos, milhas e bônus em premiações do cartão.

Segurança total nas transações

Cada recebimento digital é realizado em um ambiente seguro, com criptografia confiável, que garante a proteção em todas as transações financeiras de sua escola. E mais: tudo isso é muito prático, pois o cliente fará o preenchimento dos dados de seu cartão por meio de um link de pagamento que será enviado via SMS, e-mail ou WhatsApp, sem a necessidade de compartilhar os dados de seu cartão com a escola.

Economia

O Sponte Pay não tem mensalidade ou burocracia. Além disso, ele apresenta a melhor taxa do mercado: apenas 0,99%* para cobranças de mensalidades no modelo recorrente!

*Taxa válida apenas para as bandeiras Visa e Mastercard em transações do tipo recorrente.

Flexibilidade e autonomia para a escola

No Sponte Pay, é fácil cancelar pagamentos ou até editar os valores, em caso de descontos.

Possibilidades para aulas online e o ensino híbrido

A cobrança recorrente é perfeita para os alunos que têm aula online! Com ela, não é preciso se deslocar até a escola para efetuar os pagamentos.

Gestão financeira escolar facilitada com o pagamento recorrente

Entenda qual é a função do Conselho Escolar | Sponte

Um dos grandes destaques da cobrança recorrente é a maneira como ela facilita o trabalho dos profissionais da gestão financeira de sua escola. Isso tem dois motivos:

  1. Não é preciso emitir e organizar boletos, receber clientes ou mesmo enviar algum tipo de cobrança. Tudo acontece de forma totalmente automática, realizada pelo seu sistema de gestão! O único trabalho é registrar o cartão do cliente no momento da matrícula (ou mais tarde, caso ele queira mudar para essa forma de pagamento). 
  2. Quando o cliente paga, sua equipe não precisa registrar esse recebimento. Ele cai direto no sistema, o que te oferece um controle maior do seu financeiro, sem exigir o trabalho da sua equipe administrativa. Isso sem falar que o processo automatizado evita o risco de erros manuais.

A cobrança recorrente como estratégia para evitar a inadimplência

Muitos casos de inadimplência em escolas acontecem devido ao fato de que os pais, responsáveis e alunos se esquecem de pagar o boleto antes da data de vencimento.

Essa situação de esquecimento, de fato, costuma ser o principal motivo de inadimplência em escolas, algo que acaba prejudicando seriamente o financeiro de sua instituição.

Afinal, é necessário receber os pagamentos em dia para que as contas da escola sejam pagas sem atraso. Quando isso não acontece, problemas financeiros vêm à tona.

Assim, fica claro que encontrar maneiras de evitar a inadimplência é essencial em todo tipo de negócio, e não é diferente no segmento educacional. 

Uma vez que o esquecimento é uma das principais razões da inadimplência, a automatização da cobrança se torna uma ótima solução para sua escola. A cobrança recorrente via cartão de crédito é uma dessas opções, mas ainda temos outras.

Saiba como contratar um sistema de gestão escolar que oferece a cobrança recorrente

Com o sistema de gestão escolar Sponte, você conta com o Sponte Pay, meio de pagamento por recorrência que não compromete o limite do cartão de crédito de seus alunos.

Você tem alguma dúvida sobre esse meio de pagamento? Se você já nosso cliente, contate o time de Atendimento Sponte por meio dos nossos canais: chat online, e-mail suporte@www.sponte.com.br ou telefone (46) 3309-2370.

Caso ainda não seja nosso cliente e queira se beneficiar com todas essas soluções desenvolvidas especialmente para auxiliar sua gestão escolar, solicite nosso contato clicando aqui.

Todas essas opções são apenas algumas das maneiras de como o Sponte pode dar mais lucro para sua escola. Um bom sistema de gestão reduz os gastos de administração, aumenta a captação de alunos, reduz a evasão escolar, melhora o relacionamento com a comunidade escolar e muito mais!

Com destaque, inclusive, para a redução da inadimplência, com funcionalidades que vão além do pagamento automatizado. O sistema conta com uma régua de cobrança inteligente, com notificações via e-mail e SMS para seus clientes. 

Se você quer conhecer todas essas vantagens e a importância de contar com um sistema de gestão para escolas, confira nosso eBook sobre o assunto:

Negociação de rematrículas idiomas e cursos livres | Sponte

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente Comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *