Sua escola precisa melhorar a infraestrutura? O que fazer?

A importância da infraestrutura escolar para o desenvolvimento dos alunos e saiba por que organizar investimentos estruturais em sua gestão educacional.

Por Suellen Bosse em 27 de janeiro de 2021.

A infraestrutura de uma escola é de grande importância para o seu bom funcionamento por diversos motivos. Além de ser fundamental para promover a educação dos alunos, ela funciona como um chamariz para quem deseja se matricular, ou matricular seus filhos na instituição.

Além disso, é preciso pensar que a infraestrutura escolar é também espaço de trabalho. Diversos funcionários se empenham todos os dias para que a escola cumpra seu papel com excelência, então o espaço físico da escola deve contemplar também suas necessidades.

Por tudo isso, a estrutura física escolar é geralmente uma das primeiras coisas a se pensar na hora do planejamento em uma instituição de ensino. Será que sua estrutura contempla todas as necessidades de sua comunidade escolar? Há alguma área que requer investimento? Será que há algo que pode se tornar ainda melhor?

Acompanhe este post para saber em que pé sua escola está quando o assunto é infraestrutura e como aprimorá-la para melhorar ainda mais o ensino e o trabalho em sua instituição.

Infraestrutura escolar e o desenvolvimento dos alunos
Minha escola precisa melhorar sua infraestrutura?
Como melhorar a infraestrutura educacional?
Conclusão: uma estrutura mais dinâmica e interessante

Infraestrutura escolar e o desenvolvimento dos alunos

A infraestrutura escolar é essencial para a realização correta das atividades escolares, bem como para o perfeito desenvolvimento dos alunos. Afinal, uma infraestrutura deficiente resulta em um subdesenvolvimento das capacidades dos alunos. 

Boa parte dos problemas ligados a essa questão passam pela falta de espaços dedicados exclusivamente a atividades específicas, como laboratórios, quadras, pátios, bibliotecas, entre outros. Sem contar áreas em que falta acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência.

A importância da infraestrutura no desenvolvimento escolar ficou provada em um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizado com quase 200 mil alunos, em 16 países americanos.

A pesquisa comprovou que o desempenho escolar dos estudantes em escolas que oferecem uma infraestrutura mais completa é superior ao dos alunos que não contam com esses recursos. 

Esse é um argumento sólido para afirmar o quanto espaços adequados voltados ao aprendizado são importantes para o processo pedagógico.

Além disso, uma boa infraestrutura afeta consideravelmente a experiência do aluno na escola, contribuindo para o desenvolvimento da sua criatividade e capacidade de socialização. 

Um ambiente apropriado fará com que os estudantes se sintam confortáveis e atraídos pela escola. Isso, por sua vez, melhora o engajamento entre alunos e instituição, diminuindo o número de estudantes que abandonam o curso.

Minha escola precisa melhorar sua infraestrutura?

Primeiramente é necessário entender se a infraestrutura oferecida por sua escola vai além da básica. Por infraestrutura básica, queremos dizer salas de aula, espaço para administração, biblioteca, cozinha, banheiros, sala dos professores e uma área destinada ao lazer e socialização dos alunos.

Se sua instituição já conta com espaços além dos citados, ela está mais próxima de oferecer um ambiente mais completo para o trabalho e aprendizado. Lembre que quanto mais completa sua instituição for, mais isso pode ser explorado como um diferencial em relação às escolas concorrentes. 

Salas distintas, como laboratório de química, computação e até um anfiteatro são diferenciais que devem ser destacados pela sua escola.

Também é importante que a gestão escolar esteja sempre atenta se seus espaços ainda estão produtivos e interessantes. Caso contrário, vale atualizá-los, seja adquirindo novos livros para a biblioteca ou modernizando os computadores do laboratório de informática, por exemplo.

A partir disso, podemos concluir que, independente das instalações da sua escola atualmente, é sempre uma boa ideia pensar e se planejar, inclusive financeiramente, para oferecer sempre o melhor para seus alunos.

Como melhorar a infraestrutura educacional?

Neste tópico abordaremos a importância de alguns espaços e ainda como aprimorá-los. Acompanhe:

Ofereça espaços confortáveis

O Sponte ajuda sua escola de idiomas na retenção de alunos? | Sponte

Uma sala de aula fria e sem vida certamente será desmotivadora para os alunos, que não irão querer permanecer nela. Uma recepção mal decorada e pouco acolhedora também não irá despertar o interesse de pais e responsáveis para matricular seus filhos.

Portanto, não basta ter o básico, é preciso que as salas sejam convidativas e confortáveis para os alunos e professores. Que o espaço reservado para a administração e secretaria sejam receptivos e funcionais. 

E assim por diante, para que toda a escola seja um ambiente agradável e, claro, eficiente. Dessa forma, tanto alunos quanto colaboradores se sentirão atraídos a passar boa parte de seu tempo na instituição, melhorando seu desempenho durante esse período.

Ofereça acessibilidade

A escola é um lugar de pluralidade, onde todos precisam se sentir bem-vindos e acolhidos. Para isso, é necessário garantir que todos os alunos possam frequentar as aulas. Esse raciocínio se estende também aos funcionários da instituição.

Contudo, sabemos que, infelizmente, boa parte dos prédios escolares não contam com itens básicos de acessibilidade, como rampas e corrimãos. Ainda por cima, eles nem sempre possuem portas e portões projetados para serem de fácil acesso para portadores de deficiência.

Basta se colocar no lugar do outro e imaginar o quão frustrante é ser uma pessoa com deficiência e frequentar ambientes que não te ajudam. Muito pelo contrário, que dificultam sua entrada e saída, além de sua permanência. 

O sentimento é de não-pertencimento, como se aquele lugar não fosse para você. O nome disso é exclusão e sabemos que nem sempre é feito com má intenção, mas mesmo assim acontece, sobretudo por não pensarmos nas necessidades dessas pessoas.

Por tudo o que foi dito, fica a lição da importância de se investir em ambientes e equipamentos que auxiliem pessoas com deficiência na hora de frequentar a instituição. 

Já citamos corrimãos e rampas de acesso, mas podemos também ressaltar a adaptação de banheiros, inclusive com cabines mais espaçosas para pessoas que usam cadeira de rodas, por exemplo.

Dê atenção à biblioteca

Sendo a escola um ambiente dedicado ao aprendizado, podemos dizer que na biblioteca está o coração da instituição. Lá ficam armazenados os livros, enciclopédias e todos os materiais essenciais e complementares à educação completa dos estudantes.

Podemos presumir que praticamente todas as escolas possuem uma biblioteca, por menor que seja. Ainda assim, esse espaço pode acabar sendo deixado de lado em meio às outras prioridades do gestor, facilmente tornando-se obsoleto. Portanto, salienta-se a importância de manter o acervo da biblioteca sempre atualizado.

Além disso, é interessante investir no visual e no conforto desse espaço para que, além de funcional, ele possa ser atrativo e acolhedor, estimulando os alunos a permanecerem nele confortavelmente. A organização dos materiais também é essencial, por isso escolher o método de arquivamento ideal é muito importante.

Desenvolva um projeto pedagógico e administrativo que contemple a infraestrutura

Hoje em dia muito se fala em metodologias ativas, como a sala de aula invertida e muitos outros métodos de ensino que visam tornar as aulas mais dinâmicas e práticas. Mas de nada adianta um projeto pedagógico desse tipo se a escola não oferecer uma infraestrutura adequada para essas práticas.

Se o objetivo da instituição é poder oferecer aulas e atividades mais dinâmicas, é necessário que o planejamento escolar contemple mudanças de infraestrutura.

Priorize a tecnologia

Retorno às aulas presenciais Os cuidados necessários Sponte

Com todas as mudanças que a educação anda sofrendo nos últimos anos, entre novas metodologias e a necessidade de usar o ensino remoto, já ficou claro que as escolas devem investir na tecnologia.

Um laboratório de computação hoje em dia já não é visto como um diferencial, mas sim um espaço básico, sobretudo para escolas particulares. Portanto, além de boas máquinas, vale a pena investir em programas educativos, jogos e softwares que permitam a educação de forma remota, complementando o conteúdo visto em sala de aula.

Invista em laboratórios

No tópico anterior falamos sobre laboratórios de computação e informática, mas o investimento em laboratórios pode ir muito além disso. Um laboratório de ciências, de química, de física, são diferenciais da sua escola do ponto de vista de mercado, e principalmente do ponto de vista pedagógico para os alunos.

Com um espaço voltado para a experimentação e realização de atividades práticas, as aulas se tornarão muito mais interativas e interessantes para os alunos, otimizando o processo de aprendizado. 

Um laboratório de artes, como um ateliê, também é muito interessante para o desenvolvimento da educação artística e da criatividade dos alunos.

Aposte nos ambientes de socialização

A escola também é lugar de aprender a socializar, conviver e respeitar as diferenças, resolver conflitos de forma pacífica e compreender sua responsabilidade enquanto cidadão em sociedade. 

Para isso, é fundamental que os alunos tenham um tempo e espaço voltado para o desenvolvimento de suas relações interpessoais para além da sala de aula.

Um playground divertido e seguro para as crianças irá estimular suas interações e seu desenvolvimento físico e motor. Um pátio para os alunos mais velhos também é essencial para que possam descansar entre as aulas e socializar, criando laços e trabalhando suas capacidades socioemocionais.

Conclusão: uma estrutura mais dinâmica e interessante

A rotina escolar pode ser muito maçante sobretudo para as crianças, que precisam de estímulo quase constante para se manter interessadas. Sabendo disso, apostar na qualidade e na diversidade dos ambientes da escola pode ser uma excelente ferramenta para tornar o dia a dia dos alunos mais dinâmico e interessante.

As aulas se tornam mais variadas e atrativas, saindo do modelo tradicional de ensino, onde o aluno fica por horas dentro de sala apenas ouvindo o que o professor tem a dizer. Investir na infraestrutura, sem dúvidas, é investir na qualidade do ensino oferecido por sua instituição.

Quais ambientes da sua escola você acredita que precisam de melhorias e gostaria de investir? Compartilhe conosco nos comentários!

E lembre-se: uma boa infraestrutura é essencial para a retenção de alunos. Mas há ainda outras estratégias que podem te ajudar nesse objetivo. Veja no nosso eBook:

Suellen Bosse / Gerente de Marketing

Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *