Por Cristopher Morais, 09 de novembro de 2020
Tempo de leitura: 7 minutos

Como ensinar e praticar a cidadania com as crianças?

Ensinar cidadania às crianças é muito importante, tanto na Educação Básica quanto na Educação Infantil. Saiba como fazer isso de maneira correta e eficiente.

Como ensinar e praticar a cidadania com crianças | Sponte

A cidadania é uma das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é determinante para a educação das crianças e jovens.

Se levarmos em conta a sociedade atual, é de extrema importância que os alunos consigam se enxergar como parte dela e como agentes transformadores. 

A premissa é trabalhar a ideia de que, independente da idade, cada indivíduo pode exercitar hábitos que causam um impacto positivo na sociedade, por meio de valores como solidariedade, compaixão, empatia, cooperação e respeito.

Tendo como um dos principais objetivos a formação de adultos conscientes, com plena capacidade de conviver e gerir a sociedade de modo sustentável, ensinar e praticar a cidadania em sala de aula é essencial. Principalmente na Educação Básica.

Por isso, acaba se tornando um dever das instituições de ensino que cumpram plenamente o seu papel social — ensinando e praticando a cidadania. 

Porém, como trazer esses conceitos para a sala de aula? E principalmente, como aplicá-los na prática com os alunos? 

Entenda neste post como a equipe pedagógica e o gestor podem trazer a cidadania para dentro da escola, contribuindo para uma formação mais completa dos estudantes.

O que você vai encontrar neste artigo:

Como aplicar a cidadania no cotidiano escolar?
Como trabalhar a cidadania com os alunos?
1. Propor rodas de conversa
2. Realizar feiras de empreendedorismo
3. Ajudar na criação de normas e regras em sala de aula
4. Trazer exemplos da comunidade
5. Incentivar projetos comunitários
6. Ensinar os alunos a reconhecer e aprender com os próprios erros
7. Trabalhar a cidadania digital

Como aplicar a cidadania no cotidiano escolar?

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Segundo a BNCC, a cidadania envolve a execução de atividades pessoais e coletivas por parte do indivíduo com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação. 

O que isso quer dizer? Significa que a criança precisa aprender a desenvolver habilidades sociais e valores para ser um bom cidadão em sociedade.

Por isso, esse assunto deve estar incluído no Projeto Político Pedagógico de sua escola. 

Para o amadurecimento e desenvolvimento das crianças e jovens, esses ensinamentos devem ser trabalhados e desenvolvidos na escola e com a família.

Portanto, a gestão escolar possui também a tarefa de incentivar toda a comunidade escolar a trazer assuntos relacionados à cidadania para o seu cotidiano.

Dentro do contexto escolar, a cidadania pode ser praticada em simples atitudes.

Seja em um projeto sobre a produção de lixo na sociedade ou em uma ação mais extensa que envolve toda a comunidade ao redor da escola.

Construa uma proposta pedagógica alinhada com os professores

Outro fator importante para construir uma proposta pedagógica, que preze pela cidadania, é fazer com que o tema seja abordado de alguma maneira em todas as disciplinas. 

Dessa maneira, cada professor poderá transmitir a sua visão desse conceito e como ele pode ser aplicado na rotina das crianças. 

A sala de professores é um bom local para promover a discussão entre o corpo docente e alinhar suas ações e abordagens sobre o assunto. 

Os professores precisam auxiliar os alunos para que se tornem cidadãos críticos, engajados e atentos ao que acontece no mundo ao seu redor. 

Aplicar o conteúdo associado à cidadania no cotidiano dos alunos é a chave para que eles possam assimilar todas as ideias. Apenas a partir disso eles irão colocá-las em prática em suas vidas de forma efetiva.

É fundamental que os alunos compreendam que ser um cidadão está relacionado à participação ativa na vida em comunidade e que, como membros ativos da sociedade, suas ações devem ter um impacto positivo na esfera coletiva. 

Dentro do universo do Ensino Infantil, alguns dos exemplos mais fáceis de serem assimilados são: 

  • Economizar água
  • Respeitar o próximo
  • Doar brinquedos
  • Ajudar os mais necessitados
  • Saber perdoar
  • Reconhecer seus próprios erros e ser solidário

Família e escola devem trabalhar juntas

Além do papel fundamental da escola, a família também precisa estar ativa nessa causa. 

Por mais que em sala sejam trabalhados os conceitos e atividades em prol da consciência cidadã do aluno, é necessário estender o ensino para o dia a dia. Afinal, o objetivo é que o aluno leve isso para a sociedade.

Por isso, a parceria entre escola e família se torna peça-chave para consolidar o ensino da postura cidadã. 

É com a família que os conceitos serão aplicados na prática e novos exemplos surgirão, na perspectiva de que as crianças assimilem tudo o que foi aprendido e incorporem as práticas como parte de seus hábitos e valores.

Assim sendo, o ensino e a prática da cidadania são importantes para que as escolas ajudem na construção de uma sociedade melhor, buscando sempre trabalhar esse conceito com os seus alunos durante as aulas e atividades. 

É preciso que os jovens saiam das escolas conscientes de seus deveres como cidadãos.

Como trabalhar a cidadania com os alunos?

Além de inserir práticas cidadãs em todo o contexto da comunidade escolar, existem maneiras de ensinar a cidadania aos alunos de forma mais ativa: por meio de atividades em sala de aula. 

Cada professor, ao preparar suas aulas, deve ter em mente as práticas cidadãs no contexto de sua disciplina.

A seguir, traremos algumas ideias e sugestões de atividades para serem realizadas com os alunos, a fim de trabalhar os conceitos que são englobados pela cidadania.

Acompanhe:

1. Propor rodas de conversa

O diálogo e o debate são ferramentas muito eficazes para que os alunos tenham contato com opiniões e vivências diferentes. 

Dessa maneira, eles aprendem a expor seus pontos de vista e a colocar em prática conceitos como respeito e empatia, além de desenvolver seu senso crítico. 

Essa atividade pode ser realizada a partir de diversos pontos de partida. O professor pode levar, para a sala de aula, um tema central a ser abordado ou ainda apresentar diversas notícias. 

Isso contextualiza os conceitos abordados em sala no cotidiano do aluno, possibilitando o desenvolvimento do debate com eles. 

A discussão ocorre para que digam se o tema abordado está de acordo com as características que englobam a cidadania e o que poderia ser feito para melhorar a vida dos indivíduos envolvidos. 

Afinal, a formulação de ideias que cooperam com a sociedade de forma positiva é uma das características de um cidadão ativo.

2. Realizar feiras de empreendedorismo

Atualmente, características empreendedoras são extremamente valorizadas. 

Associá-las às práticas cidadãs é muito interessante para a formação dos alunos, já que ideias inovadoras, que transformam a sociedade para melhor, são sempre muito bem-vindas.

Portanto, a realização de feiras de empreendedorismo, que incentivam a criação de ideias sustentáveis, são uma ótima forma de abrir espaço para que os alunos identifiquem, por conta própria, necessidades e pontos a serem melhorados na sociedade. 

Como resultado, pode ser requisitado que eles apresentem soluções viáveis para os problemas, mais uma vez levando à prática os conceitos explorados em sala de aula.

3. Ajudar na criação de normas e regras em sala de aula

Ser questionador faz parte das qualidades de um cidadão ativo, sendo uma postura que deve ser incentivada nos alunos. 

Ao simplesmente impor regras de conduta em sala de aula, tira-se do aluno a oportunidade de refletir sobre sua necessidade. Com os adolescentes essa atividade pode se tornar um conflito, pois estão em uma fase de muitos questionamentos. 

Sendo assim, é muito interessante que, desde crianças, os alunos possam participar do processo de criação de regras da sala e da turma, e discutir os direitos de cada pessoa como cidadão e o que isso representa na prática. 

O professor entra nesse cenário como orientador e mediador, sempre questionando os alunos e trazendo à tona pontos contraditórios que por ventura apareçam durante as discussões. 

Ele também exaltará condutas que estejam corretas do ponto de vista da cidadania, tendo em mente os valores de igualdade, respeito, solidariedade e cooperação. 

Afinal, os alunos ainda estão aprendendo e suas vivências por vezes são incompletas, fazendo com que eles possam ignorar pontos importantes que devem ser levados em consideração para uma convivência harmônica. 

O resultado é um aprendizado coletivo construído a partir da perspectiva de todos e um exercício de como é participar ativamente da comunidade.

4. Trazer exemplos da comunidade

Uma outra forma de aplicar na prática os conceitos de cidadania é com exemplos. 

É muito interessante pedir aos alunos que tragam exemplos observados fora da escola para as discussões em sala. 

Desse modo, além de contextualizar a cidadania, a criança poderá apurar seu olhar para bons modelos a serem compartilhados e exaltados.

5. Incentivar projetos comunitários

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Além de trazer os conceitos de cidadania para dentro da escola, é importante que eles sejam colocados em prática no meio em que está inserida. 

A gestão escolar deve incentivar e apoiar projetos locais de cunho social, marcando uma postura consciente por parte da instituição, evidenciando sua presença e importância na comunidade, além de servir como exemplo para seus próprios alunos.

6. Ensinar os alunos a reconhecer e aprender com os próprios erros

Uma das principais lições a serem aprendidas na infância é que todas as pessoas estão sujeitas a erros. 

Nesse caso, o que deve ser feito é saber reconhecê-los e aprender com eles para que não se repitam no futuro. Esse conceito é fundamental para que as crianças se tornem adultos conscientes das suas decisões e dispostos a sempre evoluir. 

Abrir mão do ego, da vaidade e do preciosismo são características que já estão sendo discutidas por diversos estudiosos como parte de uma sociedade mais justa e igualitária.

7. Trabalhar a cidadania digital

Sendo os alunos, sobretudo os mais jovens, nativos-digitais, a cidadania digital é um tópico que não pode ficar de fora. 

Ela engloba compreender o contexto tecnológico no qual estamos inseridos, saber como operá-lo e como usá-lo de forma consciente, respeitando limites sociais e focando em um desenvolvimento conjunto entre indivíduo e sociedade. 

Para os adolescentes ainda, assuntos como cyberbullying e respeito ao próximo nas redes sociais tem muito espaço nos dias de hoje.

Uma escola mais digital é capaz de abordar este assunto de maneira mais natural, aumentando as chances de ensinar aos seus alunos como ter um convívio mais saudável no ambiente online. E o primeiro passo para fazer isso acontecer, é através do ensino híbrido.

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