Em tempos de inovações na educação, diversas escolas do mundo todo estão implementando em suas rotinas algumas das principais metodologias de ensino que estão surgindo com base na tecnologia e na mudança em relação ao aprendizado dos estudantes. Uma dessas metodologias é o STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics –, conceito que está mudando a maneira que as crianças e os jovens aprendem.
O termo STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) existe desde meados do século passado e foi desenvolvido por pesquisadores e estudiosos norte-americanos no intuito de formar pessoas com variadas capacidades para executarem as novas demandas do mercado de trabalho. Com a diferença de não abordar a Arte – e por esse motivo não conta com o A em sua sigla – o STEM já foi implementado em escolas e faculdades de diversos países.
Mais recentemente, nas últimas décadas, o conceito STEAM surgiu com a diferença de que, agora, contempla a área de Arte a fim de trazer uma nova abordagem para o pensamento cientifico, já que nesse conceito a Arte engloba a linguagem, o design, a arquitetura, a música, entre outras áreas que permitem a expressão criativa.
O que é STEAM
STEAM é uma inovadora metodologia que mistura conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática para trabalhar essas diferentes áreas de uma maneira conjunta no desenvolvimento de um mesmo projeto. O STEAM está bastante presente na Educação 4.0 por ser uma maneira de colocar o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado.
Um dos objetivos desse conceito é formar indivíduos que possuam conhecimentos de diversas áreas de Exatas e de Humanas, além de prepará-los para se tornarem cidadãos capacitados para os desafios do futuro e para estarem de acordo com as competências exigidas pelo século XXI, como criatividade, autonomia, responsabilidade, pensamento crítico, habilidade para trabalhar em equipe e estrutura emocional para tomar decisões.
Através da aplicação do STEAM, os alunos podem colocar a mão na massa e aprender fazendo, ajudando-os a lidar com erros e acertos. É uma maneira de propor que trabalhem em equipe na resolução de problemas envolvendo as áreas identificadas por esse conceito. O aluno tem a oportunidade de aprender de forma autônoma ao ter a liberdade de construir protótipos e realizar outras criações.
Além disso, é uma forma de viver na prática o pensamento científico, porém analisando os problemas de uma forma reflexiva e criativa. Assim, os estudantes reconhecem a importância do aprendizado, já que estão fazendo algo de que gostam em vez de apenas assistir uma aula expositiva tradicional.
Como aplicar esse conceito em sua escola
O gestor e a equipe pedagógica de uma escola podem aplicar o STEAM de diferentes maneiras e em conjunto com as práticas tradicionais de ensino. Confira a seguir quais são as principais formas de trabalhar esse conceito em sua escola.
– Jogos educativos podem estimular a tomada de decisões responsáveis ao fazer com que um aluno precise solucionar problemas para avançar de fases e resolver o jogo;
– A inclusão de aulas de Robótica no currículo escolar é uma maneira de possibilitar que os estudantes tenham uma aula dedicada para executar a criação de protótipos ao unirem aprendizados de diferentes disciplinas;
– Feiras de ciências permitem que os alunos se dediquem no desenvolvimento de projetos criativos e os apresentem para suas famílias e para a comunidade escolar. Além disso, é uma maneira de estimular os estudantes a trabalharem em conjunto, participando de novas experiências escolares;
– Ao desenvolver um conteúdo curricular mais flexível, a equipe pedagógica possibilita o ensino interdisciplinar, menos segmentado e mais completo.
-Contar com uma infraestrutura com tecnologia é o ideal para aplicar a metodologia STEAM em sua escola, já que é uma maneira de melhorar o ensino dos alunos.
Você, gestor, já conhecia o conceito STEAM? Como essa questão é trabalhada em sua escola? Conte para nós nos comentários abaixo.
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