Por Suellen Bosse, 03 de junho de 2021

Rematrículas mais fáceis com o Sponte Pay

O pagamento recorrente no cartão de crédito facilita a retenção de alunos, reduz o trabalho da sua equipe e melhora o faturamento da escola.

Mais rematrículas: cobrança recorrente Sponte Pay

Um momento muito esperado pelos gestores de escolas e centros de ensino é o da rematrícula. Isso porque ter um alto número de alunos que desejam dar sequência aos estudos é uma prova de que o trabalho executado pela equipe escolar está dando bons resultados. 

Quando a rematrícula acontece, o gestor interpreta que a qualidade de ensino em sua instituição atendeu às expectativas de pais e alunos, e isso o incentiva a dar continuidade no trabalho que está sendo feito.

É importante mencionar, contudo, que a não opção pela rematrícula não significa, necessariamente, a perda na qualidade de ensino. Isso pode ser causado, também, pela condição financeira do cliente, por exemplo.

Portanto, é preciso ter possibilidades de negociação para evitar a perda de alunos. E, nesses momentos, os meios de pagamento oferecidos pela escola podem ser fundamentais.

Contar com um meio de pagamento recorrente, por exemplo, é um excelente atrativo para conquistar pais e alunos na hora de mantê-los na escola. 

Continue sua leitura e entenda mais sobre o processo de rematrícula e sobre as vantagens da recorrência em escolas e centros de ensino.

Por que as rematrículas são importantes na gestão escolar?
Quais são as vantagens do pagamento recorrente?
Sponte Pay, a ferramenta para pagamentos recorrentes no cartão de crédito do Sponte
Como fazer a negociação de rematrícula?

Por que as rematrículas são importantes na gestão escolar?

Por que as rematrículas são importantes na gestão escolar?

Tão fundamental quanto captar novos alunos é manter aqueles que já confiam em sua instituição de ensino. 

Assim, a rematrícula funciona como a confirmação do voto de confiança estabelecido entre gestor e aluno ou responsável no momento da primeira matrícula.

Com uma taxa elevada de rematrículas, a certeza de um fluxo de caixa constante é confirmada, o que permite que a escola realize investimentos para melhorar sua infraestrutura e comprar novos equipamentos para a rotina escolar.

Então, para assegurar que os recebimentos aconteçam mensalmente, o gestor precisa estabelecer uma estratégia adequada para o período de rematrículas, especialmente quando há uma crise econômica que aumenta a evasão de alunos das escolas particulares e centros de ensino.

Além dos professores e da equipe pedagógica, é essencial engajar os alunos para que eles fiquem animados em dar continuidade no curso por mais um semestre ou ano letivo. 

Mostrar o progresso desse aluno durante os últimos meses e apresentar aos pais os resultados obtidos, por meio de uma conversa formal, costumam estar entre as estratégias mais utilizadas para oficializar rematrículas.

Mas a questão econômica também é fundamental nesse momento. Explique novamente quais são os meios de pagamento que sua escola oferece e estabeleça, junto com o aluno (ou seus pais e responsáveis) qual é o ideal para ele. 

Aproveite essa oportunidade para apresentar a forma de pagamento recorrente por cartão de crédito. Esse é o meio mais seguro, confortável e eficiente para as duas partes envolvidas e, por isso, um excelente argumento para conquistar uma rematrícula.

Vejamos, a seguir, quais as vantagens desse método de pagamento.

Quais são as vantagens do pagamento recorrente?

A cobrança recorrente via cartão de crédito é uma forma de pagamento que foi popularizada pelos serviços de streaming, como Netflix e Spotify, e que gera benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Esse método de pagamento é saudável para as empresas, reduzindo consideravelmente a inadimplência. Afinal, ele previne esquecimentos, pois a cobrança acontece de forma programada na data estabelecida no momento de negociação.

Ele também é ideal para o cliente, uma vez que a cobrança é realizada automaticamente, sem que ele precise enfrentar filas em bancos e lotéricas, depender de aplicativos ou lembrar de fazer um depósito ou transferência e, ainda, ter que enviar o comprovante de pagamento.

Além disso, essa forma de pagamento também aumenta a segurança do seu cliente, principalmente quando seus alunos são crianças e adolescentes. Afinal, com a cobrança automatizada, o pai ou responsável não precisa enviar dinheiro ou cartão com seu filho para que ele pague a mensalidade. Tampouco sua escola precisará de um caixa para armazenar dinheiro em espécie e cheques.

Sem falar que, com uma ferramenta como o Sponte Pay em sua escola, o processo é ainda mais seguro!

Ao realizar a matrícula (ou a alteração da forma de pagamento), o responsável recebe um link para preencher os dados do seu cartão. Esse link é absolutamente seguro, protegido pela tecnologia da Stone, empresa parceira da Sponte e especialista em meios de pagamento e segurança de dados, com certificação que garante a integridade das informações e o risco de fraude. 

Dessa forma, todas as informações do seu clientes estão seguras e protegidas pela empresa responsável pelas cobranças, que também garante a segurança do seu recebimento.

Além disso, com o Sponte Pay também não há cobrança de juros ou comprometimento do limite do cartão do aluno ou de seu responsável. 

É assim que o pagamento recorrente ajuda nas suas rematrículas. Com todas essas vantagens, fica muito mais fácil convencer o aluno a continuar estudando em sua escola.

É importante lembrar, contudo, que muitos alunos e pais podem ainda não conhecer essa possibilidade. Então, aproveite a temporada de rematrículas para apresentar esse método de pagamento e mostrar como o próprio cliente pode se beneficiar dele. 

Para o gestor, é extremamente importante que o método de pagamento escolhido seja o pagamento recorrente, pois essa escolha:

  • Reduz drasticamente os níveis de inadimplência.
  • Torna a gestão e a administração escolar mais práticas.
  • Ajuda na negociação do processo de rematrícula.
  • É uma forma totalmente segura de pagamento.

Além de tudo isso, a cobrança recorrente elimina a necessidade das maquininhas de cartão, o que torna as transações financeiras ainda mais baratas. 

  • O Sponte Pay tem a melhor taxa para pagamentos recorrentes no cartão de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard.

Assim, o Sponte Pay se mostra como uma excelente possibilidade para promover operações financeiras mais facilitadas e, inclusive, ser o grande diferencial para que o aluno escolha a sua instituição ou opte por dar continuidade ao trabalho que já está em desenvolvimento a partir da rematrícula.

Sponte Pay, a ferramenta para pagamentos recorrentes no cartão de crédito do Sponte

Sponte Pay, a ferramenta para pagamentos recorrentes no cartão de crédito do Sponte

Agora que você já está familiarizado com o Sponte Pay, vamos entender como ele funciona na prática:

  • O primeiro passo é oferecer esse método ao cliente e convencê-lo de que essa é a melhor forma de manter a mensalidade em dia, pois evita que ele enfrente filas ou se esqueça de realizar o pagamento.
  • Para autorizar a cobrança recorrente, o cliente deve, então, cadastrar os dados de seu cartão de crédito no sistema. Isso precisa ser feito apenas uma vez e é totalmente seguro.
  • Nesse momento, também é essencial definir o canal de comunicação no qual o link de pagamento será enviado. Isso pode ser feito via SMS, e-mail ou WhatsApp. A escolha do canal depende das preferências da escola e do aluno ou seu responsável.
  • A próxima etapa consiste em estabelecer uma data para a cobrança. Essa data pode ser alterada mais tarde, se necessário.
  • Com o cadastro feito, o cliente recebe o link de pagamento uma única vez e, depois disso, a cobrança acontece sempre de forma automática, sem que sua equipe precise se preocupar com isso.
  • Quando a cobrança acontece, o valor vai para a conta da escola de maneira segura, em um processo automático.

Por meio desse método de pagamento, as mensalidades serão cobradas automaticamente, sem atrasos. O recebimento é garantido, o que afasta o grande problema da inadimplência da gestão financeira.

Diante de tantos benefícios para a saúde financeira da escola, é importante convencer os clientes a aceitarem esse método de pagamento. Explique os benefícios práticos a eles, mencionando que:

  • Além de ter o conforto de realizar o pagamento sem sair de casa, o responsável pelo pagamento acumula pontos, milhas e bônus em premiações do cartão (caso tenha esse serviço disponível em seu cartão).
  • A cobrança recorrente pelo Sponte Pay nunca vai comprometer o limite de crédito. Caso o cliente tenha estourado o limite do cartão de crédito em determinado mês, são feitas duas tentativas de cobrança no dia do vencimento e, caso não dê certo, o sistema avisa sua escola para que você possa fazer a cobrança de forma manual. 
  • É um dos métodos de pagamento mais seguros da atualidade, utilizado por diversas marcas, como: Netflix, HBO e Spotify; pacotes de serviços e programas da Apple, Google, Microsoft; plataformas de cursos como o Hotmart; entre outras.

Provavelmente, os alunos de sua escola e seus familiares consomem esses serviços. Então, eles poderão verificar o quanto a cobrança recorrente é prática e segura.

Como fazer a negociação de rematrícula?

Durante o processo de rematrícula, há três grupos de alunos e responsáveis que o gestor precisa considerar:

  • Os que estão satisfeitos com o ensino e desejam dar continuidade ao processo de aprendizagem na sua escola ou centro de ensino.
  • Os que estão satisfeitos com o ensino, mas, no momento, estão na dúvida se querem manter o investimento financeiro.
  • Os que não desejam dar continuidade ao ensino por razões pessoais diversas.

É no segundo grupo que o gestor precisa prestar mais atenção. Esses indivíduos precisam de certa flexibilidade no momento de negociação e, também, precisam continuar vendo as vantagens que sua escola oferece. 

Como gestor da escola, se preocupe em entender o problema ou a situação que esse cliente está enfrentando e busque, junto com ele, as condições ideais para manter o aluno na escola.

É essencial considerar que, em temporada de rematrícula, o seu repertório de soluções deve estar cheio e diversificado. A importância da negociação de matrículas é muito grande, principalmente em escolas de idiomas e cursos livres, que muitos alunos e responsáveis, erroneamente, não veem como prioridade.

Quanto ao terceiro grupo (os que não querem continuar), procure entender o problema que interrompeu a sua jornada e aproveite o feedback para melhorar a equipe e a infraestrutura da escola.

Finalmente, não se esqueça de mencionar todas as qualidades que seu estabelecimento apresenta e o que o aluno rematriculado pode usufruir se todas as etapas do cronograma de estudo forem cumpridas.

Para concluir, lembre-se de que essa temporada simboliza a transferência de um semestre ou ano para outro ainda mais promissor. Então, garanta a qualidade de ensino na sua escola que a rematrícula virá como consequência. 

Quer saber sobre o pagamento recorrente? Então acesse nosso eBook:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *