A importância de uma boa gestão financeira em escolas

Garanta que sua escola seja rentável através de uma gestão financeira efetiva. Confira algumas dicas de como utilizar em sua escola:

Por Marketing em 30 de março de 2020.

Uma gestão financeira eficiente é o que fortalece um negócio, se tornando o principal pilar para alcançar o sucesso de uma instituição de ensino.

Para que o processo de gestão financeira alcance resultados positivos é importante que esteja acompanhado de um planejamento muito bem estruturado. 

Mas não se trata apenas de planejamento, também é preciso manter a organização e o controle de todo o setor financeiro. 

Desta forma é possível ter a previsibilidade acerca das diversas situações que ocorrem na rotina da instituição, e controle de todas as movimentações financeiras.

Existem custos de funcionamento que envolvem equipamentos, material didático, material de trabalho, pagamentos de funcionários, entre muitas outras atividades.

Cada uma dessas saídas e entradas deve estar registrada no fluxo do seu caixa. 

Procurando mais dicas práticas de como manter a gestão financeira de sua escola rentável e eficiente? Então continue sua leitura e aprenda:

Captação e retenção de alunos para manter o fluxo de caixa positivo

O fluxo de caixa é composto pelas saídas e pelas entradas no financeiro. As saídas são as contas a pagar, e todos os custos relacionados ao funcionamento de sua escola. Já as entradas, estão ligadas ao pagamento das mensalidades.

O valor de entradas deve ser maior que o de saídas, para garantir a rentabilidade da instituição. E para que isso seja possível é preciso captar um bom número de alunos, e reter sua grande maioria. 

Assim, estratégias para retenção e captação de alunos devem ser colocadas em prática, a fim de garantir que a sua escola seja rentável. 

Entenda mais sobre o assunto com nosso post sobre retenção e captação de alunos

Controle e combate à inadimplência

A inadimplência é um fator que pode impedir que sua instituição seja verdadeiramente rentável. Mesmo porque se trata de valores que seu caixa precisa receber para pagar as contas e ter sua margem de liquidez. 

Por isso, é preciso controlar e evitar a inadimplência, colocando em prática ações que impeçam que ela aconteça. Algumas estratégias para isso são:

  • Capacitar sua equipe para lidar com o problema;
  • Ter organização nas contas a receber e a pagar;
  • Acompanhar o número de inadimplentes;
  • Descobrir a causa da inadimplência dos alunos;
  • Fazer acordos financeiros que sejam bons para ambas as partes. 

Os perigos de não promover uma gestão financeira efetiva

Como já destacamos, uma gestão educacional efetiva promove formas de manter o setor financeiro sempre organizado e lucrativo. Caso contrário uma série de gargalos vem a tona.

O problema com as finanças causa dor de cabeça. Afinal, existem muitas contas a pagar. Mas não é só isso, sempre que se empreende, existe uma vontade de ver este negócio crescer, e isso demanda investimentos.

Investimento requer dinheiro, e se sua instituição de ensino fica na estaca zero e não cresce, isso se torna impossível. 

Ferramentas que promovem uma gestão financeira efetiva

Através de um sistema de gestão educacional é possível fazer a combinação de lançamentos financeiros, possibilitando uma visão ampla do fechamento de caixa diário, geração de receita e aplicação dos recursos e despesas. 

O Sponte oferece aos setores da escola mais autonomia e responsabilidade, além de proporcionar confiança ao setor financeiro na visualização dos resultados.

Descubra mais sobre o que um sistema de gestão pode fazer pela sua escola: 

Combate à inadimplência através de notificações e cobrança recorrente

Para minimizar o descumprimento do pagamento das mensalidades, existem mecanismos inteligente que enviam notificações automáticas através de e-mail e SMS. Assim, os alunos, pais e responsáveis recebem o alerta sobre o vencimento das mensalidades. 

Outro recurso é a cobrança recorrente através do cartão de crédito. Uma tecnologia muito usada por streamings como Spotify e Netflix, em que a mensalidade escolar é debitada automaticamente no cartão de crédito mensalmente, evitando esquecimentos e garantindo a receita da escola.

Relatórios financeiros

Contar com a análise de dados auxilia na identificação de fatores que precisam ser melhorados e na tomada de decisão.

Ela também permite que o gestor acompanhe se todas as contas estão em dia e se as margens de lucro e os gastos estão em equilíbrio.

Controlar e analisar a situação das finanças é a melhor maneira de evitar que problemas maiores atrapalhem o sucesso do financeiro da instituição. 

Contar com um sistema que entregue todos os relatórios é importantíssimo, principalmente porque uma vez que os dados são calculados automaticamente, os relatórios se tornam seguros e confiáveis. 

Redução de custos bancários

Há recursos disponíveis no mercado que não só ajudam no controle da inadimplência como também reduzem os custos bancários e otimizam a rotina da equipe financeira. 

Um exemplo disso é o boleto automatizado, em que a emissão e baixa do pagamento é feita de forma automática, sem a necessidade de geração de arquivos CNAB para comunicação com o banco e com pagamento de apenas uma tarifa bancária, na quitação do boleto.

Existem sistemas de gestão, como o Sponte, que permitem que isso tudo seja feito diretamente no software. 

Conte com o sistema de gestão escolar Sponte!

A prática de uma boa gestão financeira em uma instituição de ensino requer um software de gestão que auxilie no gerenciamento dos procedimentos e demandas da área.

 O Software de Gestão Educacional Sponte dispõe de recursos desenvolvidos para oferecer a inovação que a sua instituição de ensino merece. Tenha a seu alcance as principais ferramentas e módulos para garantir a eficiência na sua gestão financeira.

Marketing / Analista de Marketing

Atualmente é Analista de Marketing, com mais de 04 anos de experiência na área da comunicação, faz parte do time da Sponte há 1 ano.