Ensino híbrido: o que é e por que sua escola já devia estar colocando em prática

Descubra o que é o ensino híbrido, por que e como implantar esta prática em sua escola para alinhar as aulas presenciais e as ferramentas online.

Por Cristopher Morais em 21 de setembro de 2020.

Você já deve ter percebido que cada vez mais a tecnologia faz parte do nosso dia a dia. Também deve ter percebido o quanto as novas gerações estão antenadas às novidades e mudanças que o mundo tecnológico vem trazendo. 

Essas mudanças chegam não só às pessoas, mas também às empresas de todas as áreas – e as instituições de ensino não ficam de fora dessa. Como a gestão da educação básica e da educação infantil na sua escola tem lidado com esse assunto?

A tecnologia educacional vem sendo uma importante ferramenta utilizada por diferentes instituições ao redor do mundo, criando novos conceitos e métodos de ensino, entre eles o ensino híbrido

Esse formato de ensino-aprendizagem se faz essencial na gestão educacional, principalmente a partir da geração Y, mais conhecida como geração dos millennials.

As novas gerações na educação

Os millennials nasceram entre os anos 80 e 2000. Essas pessoas presenciaram uma das maiores revoluções vividas na história da humanidade: a Internet.

A geração Y viveu a evolução dessa tecnologia e sentiu os impactos positivos da internet em suas vidas. 

Todas as gerações nascidas a partir de 2000, chamadas Z e Alpha, vieram a um mundo em que a internet estava se tornando essencial para tudo. Muitas nunca tiveram de utilizar livros para fazer pesquisas, bastou contar com um site de buscas. 

Essa facilidade no acesso à informação fez com que as novas gerações se sentissem muito à vontade utilizando as ferramentas que podem ser encontradas na internet. 

Quando se leva esse cenário em consideração, fica claro por que a tecnologia deve ser uma das ferramentas utilizadas em escolas. É por isso também que o ensino híbrido se tornou uma forte tendência de educação, desde a educação infantil até a educação básica. 

Afinal, o que é o ensino híbrido?

O ensino híbrido é um método educacional que engloba dois métodos em um só: o presencial e o online. 

Por acreditar que o processo de aprendizagem não acontece de um só modo, em um só tempo e lugar, o ensino híbrido visa englobar a sala de aula e a casa do aluno. A tecnologia funciona como a ponte entre ambas para promover o melhor desenvolvimento dos estudantes durante a educação infantil e básica.

Apesar de ser o mais convencional e o mais adotado até os dias de hoje, o ensino presencial conta com muitas dificuldades, como a lotação das salas de aula, a dificuldade dos professores no atendimento individualizado dos alunos, pouca flexibilidade de horários e aulas padronizadas. A verdade é que esse formato não atende completamente às diferentes formas de aprendizado. 

O ensino híbrido, portanto, surgiu para que essas limitações sejam supridas com o auxílio de outras ferramentas e métodos educacionais. Ele também é uma maneira de implementar as metodologias ativas que podem fazer toda a diferença em sua gestão educacional. 

Você pode conhecer mais sobre o assunto lendo o post: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola

Como funciona o método?

Visando o uso dos diferentes métodos de ensino, o presencial e o online, o ensino híbrido usa as vantagens das duas formas de aprendizagem para otimizar o processo educacional. Isso beneficia tanto os educadores quanto os estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem.

Embora o ensino presencial conte com algumas limitações, ele também é parte essencial do método híbrido, pois dispõe de vantagens que o ensino a distância não consegue dar conta. 

Um dos grandes benefícios é proporcionar uma melhora nas relações humanas entre professor e aluno, com o gerenciamento de imprevistos e a troca de informações através de discussões e debates.

Já o ensino a distância, através das ferramentas tecnológicas, também é parte essencial do ensino híbrido. 

Esse método inovador faz da tecnologia um importante instrumento para o processo de aprendizagem, fazendo com que o estudante não veja a sala de aula (e a aula em si) como único local e meio possível de se aprender algo. Portanto, os horizontes do estudante são ampliados. 

Por fazer parte do dia a dia do aluno, a tecnologia entra na área educacional no sentido de proporcionar um melhor aprendizado por meio de diversas formas de estudo que se adaptem às diferentes inteligências dos alunos, fazendo uso de imagens, vídeos, textos, músicas, etc.

Por meio do ensino híbrido, se torna muito mais fácil para o educador realizar uma série de atividades, tais como:

  • Mapear as facilidades e as dificuldades da turma e dos alunos de forma individual;
  • Dar espaço a diferentes formas de ensinar;
  • Dar maior autonomia aos estudantes por meio da autoaprendizagem, tornando o aluno protagonista do próprio aprendizado.

Uma gestão educacional que aplica essas atividades alcança melhores resultados na evolução do aluno. Além do mais, esses são alguns dos fatores que irão auxiliar o trabalho do educador dentro e fora da sala de aula.

Por que adotar o ensino híbrido?

Além de ajudar professores e alunos a desenvolverem de maneira mais eficaz suas tarefas, esse método contribui para uma educação mais assertiva, compreendendo as múltiplas formas de apreender de cada aluno, levando em conta suas diferentes inteligências e habilidades.

Com isso, o professor se torna apto a desenvolver diversas abordagens sobre um mesmo assunto e a desenvolver diferentes maneiras de aplicá-lo dentro e fora da sala de aula. 

Englobar essas duas formas de ensino, de maneira que suas vantagens sejam bem exploradas pelo educador e pelos estudantes, ajuda o gestor a saber lidar com as diferenças e obstáculos.

Outra grande vantagem de contar com o ensino a distância é que isso dá ao aluno, principalmente destas novas gerações, uma experiência mais positiva no seu aprendizado. Isso aumenta a fidelização de alunos, pais e responsáveis em relação ao trabalho realizado pela escola.

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.