As metodologias ativas de ensino têm se mostrado cada vez mais importantes dentro das salas de aula. Em um mundo que valoriza a proatividade, há pouco espaço para métodos de ensino expositivos, onde o aluno é um mero expectador.
Além disso, crianças e adolescentes são hoje nativos digitais. Ou seja, se desenvolvem em uma realidade mais conectada a diferentes tipos de conteúdos de mídia, sobretudo por meio da internet.
Nesse contexto, ganhar a atenção e conquistar o engajamento dos alunos é um desafio cada vez maior para professores, diretores e até mesmo para os pais.
Em linhas gerais, as metodologias ativas colocam o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Ele é o protagonista de seu próprio aprendizado, cabendo ao professor o papel do mentor que o conduzirá ao longo do seu desenvolvimento.
Essa proposta de ensino traz várias vantagens não só para o desenvolvimento do aluno, mas também para o trabalho de toda a equipe pedagógica e até mesmo para a gestão da escola.
Neste artigo você saberá mais sobre a importância da aprendizagem ativa na escola e quais suas vantagens e seus desafios. Confira:
- Por que utilizar metodologias ativas de ensino?
- Quais as vantagens da aprendizagem ativa?
- Desafios na aplicação das metodologias ativas
- Quais escolas podem adotar metodologias ativas?
Por que utilizar metodologias ativas de ensino?
As metodologias ativas de ensino são um conjunto de práticas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Nesta proposta, é o aluno que determina o seu tempo de aprendizado e as formas que prefere absorver conteúdo.
A aprendizagem ativa também realiza outras formas de avaliação, que consideram as características de cada aluno e valorizam suas habilidades, conhecimentos pregressos e contexto social.
É possível dizer que as metodologias ativas de aprendizado favorecem uma formação mais completa do aluno. Ao invés de ser um mero expectador, que absorve e reproduz passivamente o conteúdo, o estudante é estimulado a participar, a criar soluções.
Há várias estratégias para promover uma proposta de ensino mais ativa nas escolas. Veja algumas delas:
- Aprendizagem estruturada em projetos
- Aprendizagem estruturada em problemas
- Projetos de equipe
- Sala de aula invertida
- Estudos de caso
- Gamificação
- Ensino híbrido
Mas, de modo geral, todas promovem um maior engajamento, senso de participação, responsabilidade, pensamento crítico, e outras características fundamentais para o convívio do indivíduo na sociedade como um todo.
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Quais as vantagens desta proposta de aprendizagem?
As metodologias ativas trazem benefícios para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizado. A seguir confira as principais vantagens desse tipo de ensino para alunos, professores e para a escola.
Para os alunos
Aulas mais interessantes: a exploração de recursos são uma forte característica deste tipo de ensino. De acordo com a proposta e o planejamento de ensino da escola, o professor pode utilizar recursos como:
- Vídeos
- Músicas
- Jogos
- Atividades de campo
- Investigações
- Debates
Além de outras possibilidades e ferramentas, o ensino também pode ser promovido por meio de demandas propostas pelos alunos, a partir das suas realidades e vivências.
Com isso, as aulas serão muito mais dinâmicas, interessantes, participativas, satisfatórias e, ainda, garantem um maior engajamento dos alunos.
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Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: promover o empoderamento do aluno também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
As atividades desenvolvidas em uma metodologia de ensino ativa promovem noções de autonomia, autoconfiança, disciplina, flexibilidade, entre várias outras.
A autonomia e as demais habilidades socioemocionais são características valorizadas no mercado de trabalho, por exemplo.
Ou seja, além de se tornar um cidadão pleno, o aluno exposto a este tipo de metodologia também desenvolve diferenciais que podem contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
Estímulo a resolução de problemas: a proposta ativa de aprendizado exige que o aluno seja capaz de realizar análises. Isso significa: observar uma situação ou uma dificuldade, pensar a respeito do assunto, buscar soluções e aplicá-las.
Com isso o estudante trabalhará dificuldades, saberá entender a importância dos erros e acertos e conseguirá resolver problemas de forma mais efetiva. Em resumo, será um indivíduo mais proativo.
Pensamento crítico: a capacidade de análise também faz com o aluno observe a sua realidade de forma mais atenta, consiga ter uma capacidade de julgamento mais apurada e consequentemente tenha um pensamento mais crítico.
Esta habilidade também é favorecida pela maior troca de experiência permitida pelas metodologias ativas, que pressupõe a diversidade de ideias e vivências como um de seus elementos fundamentais.
Promove a colaboração: O trabalho em equipe é uma premissa de praticamente todas as abordagens ativas de aprendizado.
Em uma aula mais participativa os alunos entenderão conceitos como limites, solidariedade, respeito ao espaço do outro e ao seu próprio espaço, e a importância da colaboração e da soma de esforços para alcançar um determinado resultado ou solução de problema.
A colaboração e o trabalho de equipe são características cada vez mais valorizadas na sociedade contemporânea, sendo grandes diferenciais no mercado de trabalho.
Leia mais: dinâmicas em grupo favorecem o aprendizado
Para os professores
Contribui para o engajamento: despertar o interesse da turma e conquistar o engajamento dos alunos é um dos grande objetivos do trabalho do professor.
Com a aprendizagem ativa, os alunos se tornam mais participativos e interagem de forma efetiva com o conteúdo e as atividades, tornando o cotidiano do professor mais estimulante e mais produtivo.
Novos formatos de aula: o modelo de ensino passivo é menos estimulante até mesmo para os professores. As metodologias ativas permitem uma maior variedade de atividades, formatos de avaliação e de propostas de aula, ampliando as possibilidades de atuação do corpo docente.
O professor encontra um ambiente favorável à inovação, podendo até mesmo experimentar com maior liberdade novas formas de ensinar.
Importante: ainda que propicie um ambiente mais dinâmico, a aprendizagem ativa também exige planejamento, ação, acompanhamento e avaliação de desempenho.
Por isso, é fundamental que o projeto seja bem estruturado, desenvolvido de preferência com a participação de toda equipe pedagógica. Além disso, é preciso manter um canal de comunicação eficaz com as famílias.
Para a escola
Integração da comunidade escolar: uma das primeiras consequências da adoção de propostas mais ativas de ensino é a integração da comunidade escolar.
Alunos satisfeitos mantêm relações mais saudáveis e estimulantes com colegas, professores e demais colaboradores da escola.
Além disso, a família reforça seus vínculos com a instituição de ensino, o que contribui para que a escola encontre suporte para a aplicação de sua proposta de ensino.
Leia mais: Saiba qual é a importância de realizar uma reunião com a comunidade escolar no fim do ano
Relacionamento com a comunidade: as metodologias ativas também são grandes ferramentas para estreitar o relacionamento com a comunidade.
Por meio de propostas investigativas, os alunos podem encontrar objetos de estudo nos arredores da escola, por exemplo, fazendo com que a comunidade seja integrada ainda mais ao contexto escolar.
Redução da evasão escolar: se alunos e pais estão satisfeitos, a evasão escolar diminui. Uma educação mais estimulante e desafiadora gera estudantes mais comprometidos e aumentam a sensação de pertencimento com a escola.
Isso ajuda a reduzir os índices de evasão escolar, este que é um item de grande preocupação nos processos de gestão da escola.
Reconhecimento de mercado: escolas que adotam metodologias inovadoras costumam se destacar no mercado de educação. O entendimento é que a escola oferece métodos atualizados de trabalho, e que está em sintonia com as necessidades da sociedade atual.
Desafios na aplicação das metodologias ativas
Ainda que não seja necessariamente uma novidade, a proposta de aprendizagem ativa reserva alguns desafios para a comunidade escolar.
Implementar essas metodologias envolve a quebra de paradigmas, pois boa parte da sociedade foi educada no método tradicional expositivo, e algumas práticas podem encontrar resistência.
A seguir, listamos alguns dos principais desafios para as escolas.
Investimento em tecnologia
Práticas ativas podem ser feitas com poucos recursos tecnológicos. Porém, equipamentos como computadores, óculos de realidade virtual, de laboratório, tablets, entre outros, contribuem muito com a realização de aulas mais participativas e dinâmicas.
Isso envolve custos, o que pode ser uma dificuldade para a gestão da escola. Uma alternativa é diluir o investimento ao longo do tempo, pois a implantação de metodologias ativas não acontece de uma hora para outra.
O projeto da escola pode considerar práticas que exigem tecnologias mais sofisticadas no longo prazo, permitindo que os equipamentos sejam adquiridos de forma gradativa.
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Capacitação
Boa parte dos professores ainda está acostumada com modelos expositivos de educação. Por isso, mesmo que haja engajamento da equipe em adotar novas metodologias, será necessário investir em treinamento e capacitação.
Isso também exigirá tempo, pois além do aspecto técnico será preciso uma mudança de cultura. Por falta de entendimento do que são metodologias ativas, muitas equipes acabam apenas transpondo o modelo tradicional para as ferramentas digitais, dando aulas expositivas por meio da internet, por exemplo.
Muitas equipes encontram dificuldades em adequar as aulas e realizam uma transposição do modelo tradicional para as ferramentas digitais.
Aulas que seguem expositivas, porém online, são um exemplo do que pode acontecer caso não ocorra uma mudança de comportamento.
Quais escolas podem adotar metodologias ativas?
Metodologias ativas podem ser aplicadas em qualquer instituição de ensino, e para todos os níveis de educação. Escolas profissionalizantes, de idiomas, de educação básica, de nível técnico, instituições de ensino superior podem utilizar aprendizagem ativa no seu cotidiano.
Porém, é necessário avaliar fatores como o projeto político pedagógico, a realidade da comunidade escolar e outros fatores que influenciam diretamente a criação de um projeto de educação ativa.
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