Dicas para estimular o interesse por matemática

Matemática é uma das matérias importantes a todo momento, estimular alunos pode ser a vantagem ideal para essa matéria entenda como:

Por Sponte em 28 de janeiro de 2016.

Quem trabalha com educação sabe que o Brasil não anda lá muito bem nos índices de aprendizado em matemática. De modo geral, e por vários motivos, boa parte dos estudantes já ingressam na vida escolar achando que a disciplina é um bicho de sete cabeças, criando um desafio extra para os professores.

Resolver esse cenário é algo que depende de vários fatores, que vão além dos muros da escola, principalmente quando falamos de educação pública. Algumas ferramentas, porém, podem ajudar a estimular os alunos a enxergarem essa fantástica ciência com outros olhos.

Aplicações

A matemática está por toda parte, e saber disso pode estimular os alunos a se interessar pelo assunto. O professor pode abusar de exemplos cotidianos para ilustrar os conteúdos, mas se o trabalho for em conjunto com a família, a tarefa será ainda mais eficaz. Pais e familiares também podem mostrar a matemática do cotidiano fora da escola.

Tecnologia

Utilize vídeos e outros recursos que apresentem a matemática de forma lúdica. Celulares, tablets e computadores também podem ajudar. Hoje em dia existem vários aplicativos que estimulam o interesse para a matemática em públicos de várias idades.

Trabalho

Várias carreiras profissionais usam a matemática como ferramenta, e até mesmo dependem dela para existir. É importante apresentar isso para os estudantes, quem sabe até mesmo mostrando a aplicação da matemática em distintas carreiras.

Sponte /