Uma educação plena depende de uma comunidade envolvida. Professores, colaboradores, pais e alunos precisam abraçar a rotina da escola e participar de seu dia a dia, partilhando a gestão e criando um ambiente acolhedor para todos. Ou seja: sua instituição deve buscar o engajamento escolar.
Escolas que alinham seus objetivos com as expectativas da comunidade escolar motivam seus alunos a estudarem, fazem os professores se sentirem valorizados e se tornam mais interessantes para pais e responsáveis na hora de fechar uma matrícula.
Além disso, por meio dessa gestão participativa e engajada, elas se tornam mais capazes de formar cidadãos realmente envolvidos na sociedade e preparados para o futuro.
Vamos falar um pouco mais sobre essas vantagens e sobre como sua gestão pedagógica pode melhorar o engajamento da comunidade escolar. Continue a leitura e confira:
- O que é o engajamento escolar?
- Qual é a importância da participação da comunidade na rotina e na gestão da escola?
- Como engajar a comunidade escolar?
O que é o engajamento escolar?
Pais e responsáveis acompanham o dia a dia em sua escola? Há um conselho escolar ativo? Os estudantes compartilham coisas da instituição em suas redes sociais? Quando sua gestão vai realizar algum evento, a comunidade escolar busca participar voluntariamente?
Esses são exemplos de como funciona uma comunidade escolar engajada. Quando a escola consegue conquistar esse engajamento, alunos, pais, responsáveis, professores e colaboradores passam a participar ativamente da instituição — com dedicação e até prazer de estar fazendo parte.
Isso envolve muitas atividades diferentes, desde a realização de eventos até a própria gestão pedagógica.
Qual é a importância da participação da comunidade na rotina e na gestão da escola?
Uma escola que engaja sua comunidade é gerida de forma mais democrática e atenta às necessidades de todos.
Essa importância ficou extremamente destacada quando foi preciso realizar a comunicação escolar com pais e alunos em tempos de pandemia.
As escolas, fechadas, tiveram de otimizar suas estratégias e contar com tecnologia e apoio online para manter o interesse dos alunos no aprendizado, incentivar a participação dos pais no processo e até motivar os professores a darem boas aulas.
E mesmo agora, depois do reinício das aulas presenciais, a importância desse engajamento continua muito grande.
Os principais benefícios de uma comunidade engajada são:
- Alinhar as expectativas de responsáveis, pais e alunos
Qualquer escola deve buscar atender as expectativas de sua comunidade escolar para criar um ambiente educacional mais produtivo. Contudo, essa importância é ainda maior no ensino particular — seja na educação básica, em cursos de idiomas ou em cursos profissionalizantes.
Afinal, escolas privadas que não correspondem às expectativas acabam perdendo matrículas e tendo mais dificuldades para captar novos alunos.
Por outro lado, instituições alinhadas com sua comunidade escolar não apenas conquistam os estudantes, mas também melhoram o ensino e podem evoluir de acordo com as necessidades de alunos, pais, responsáveis, professores e colaboradores.
- Tornar a aprendizagem mais interessante para os estudantes
Uma das principais transformações no ensino contemporâneo se deu ao perceber que os alunos se tornam muito mais eficientes e interessados no próprio aprendizado quando podem participar ativamente dele.
Foi essa percepção que deu origem às metodologias ativas. Mas é possível ir ainda mais longe com uma gestão participativa.
A partir do momento em que os alunos estão engajados na escola como um todo, o interesse aumenta e a educação se torna mais proveitosa para todos — e menos desafiadora para professores e para a gestão pedagógica.
Além disso, com alunos engajados, a equipe pedagógica pode entender suas expectativas e aumentar o repertório das aulas, com conteúdos instigantes, que incentivem ainda mais a aprendizagem.
- Incentivar os professores
Já sabemos que a valorização de professores é o futuro para uma educação de qualidade. Quando a escola consegue engajá-los de verdade na educação, eles passam a se sentir motivados a oferecer aulas cada vez melhores.
Isso também aumenta o interesse por formação continuada e a participação dos educadores no dia a dia da escola, e não apenas em suas próprias aulas.
- Aumentar a inclusão e diminuir o bullying
Se estão engajados com a escola, os alunos passam a confiar mais na equipe pedagógica. Isso ajuda sua gestão a lidar com problemas como bullying, preconceito e isolamento de estudantes.
Além disso, com essa participação dos alunos, a escola também pode agir para promover a diversidade e a educação inclusiva.
- Melhorar os resultados do ensino
A combinação entre a participação dos alunos e a motivação dos professores leva a excelentes resultados na aprendizagem — e não apenas nas disciplinas básicas!
O engajamento dos alunos na escola melhora sua educação socioemocional, os vínculos com colegas e professores e até sua formação cidadã.
- Incentivar alunos, pais e responsáveis na rematrícula
Quando estão engajados na escola, os alunos ficam muito mais motivados para a volta às aulas. Os pais e responsáveis (ou mesmo os próprios alunos, em cursos profissionalizantes ou de idiomas), por sua vez, sentem-se confortáveis em confiar nessa instituição, que já mostrou que valoriza sua participação e suas necessidades.
Por isso, uma das grandes vantagens do engajamento escolar é a retenção de alunos, algo fundamental no ensino privado.
- Tornar-se mais interessante para novas matrículas
O engajamento da comunidade escolar também tem um enorme potencial na captação de novos alunos. Afinal, uma escola que conquista sua comunidade se torna bem referenciada no segmento e é recomendada por alunos, pais e responsáveis.
Como engajar a comunidade escolar?
Há alguns passos essenciais para melhorar o engajamento com a comunidade escolar, conquistando a participação e o interesse de pais, responsáveis, alunos e equipe pedagógica.
Veja o que você precisa fazer para alcançar esse objetivo em sua escola:
Transformar sua gestão escolar
O primeiro passo para engajar sua comunidade tem a ver com a gestão da escola. Uma instituição interessada deve abrir espaços de participação para professores, equipe pedagógica, pais, alunos e responsáveis.
Isso não envolve apenas a organização de eventos ou as tradicionais reuniões de pais e mestres. É essencial ir além e criar uma verdadeira gestão participativa.
Para tanto, é fundamental trabalhar com o conceito de gestão democrática na escola. Esse modelo prioriza a tomada de decisões de forma coletiva, descentralizando a responsabilidade do diretor e do gestor escolar.
Essas figuras continuam sendo muito importantes, mas compartilham suas decisões com o restante da comunidade, abrindo espaço para opiniões divergentes e construtivas.
Leia mais: Como ter uma gestão democrática dentro das escolas?
Além disso, para ter essa participação, busque criar um conselho escolar que reúna membros de todos os diferentes grupos que fazem parte de sua comunidade. Além disso, dê a esse conselho uma verdadeira importância na gestão, ajude-o a manter reuniões frequentes e trabalhe em conjunto com ele para as melhorias da escola.
Atualizar as metodologia de ensino
O engajamento da comunidade também passa pela sala de aula. Com um ensino mais dinâmico, que realmente torne seu aluno o protagonista do próprio aprendizado, você incentiva a participação dos estudantes em todo o ambiente escolar.
Há várias transformações metodológicas que podem ajudar a manter alunos engajados. Por isso, recebemos a consultora educacional da UNESCO, Lana Paula Crivelaro, em uma palestra sobre o assunto. Você pode conferir clicando aqui embaixo:
A mudança metodológica também requer o engajamento dos professores, que precisam abraçar a causa e buscar formação continuada para entregar os conteúdos por meio dessas novas fórmulas.
Para chegar lá, é fundamental valorizar o trabalho deles e oferecer o material necessário para seu trabalho. Tecnologias aplicadas na sala de aula e ferramentas de gestão pedagógica são exemplos de funcionalidades essenciais para isso.
Leia mais: Como ter professores engajados, que contribuem para a retenção e captação de alunos?
Para completar, sua escola pode também colocar em prática o ensino híbrido. Essa estratégia faz a educação transcender o espaço da escola, chegando às casas e ao dia a dia dos alunos.
Feito de forma estratégica, o ensino híbrido potencializa o engajamento não apenas dos estudantes, mas também dos pais e responsáveis, que poderão acompanhar a aprendizagem mais de perto.
Os desafios de manter alunos engajados em atividades online
As atividades híbridas podem potencializar muito o aprendizado, mas, ao implantá-las, é preciso ter boas técnicas para manter o engajamento dos alunos com aulas online.
Essas técnicas envolvem a capacitação do professor, a apresentação de conteúdos interessantes e, principalmente, o uso de um recurso de apoio online realmente eficiente, como o disponível no Sistema Sponte.
Confira: Apoio online integrado ao sistema de gestão escolar Sponte.
Melhorar a comunicação com a comunidade escolar
É impossível ter uma comunidade realmente engajada se a comunicação escolar não for eficiente. Por isso, busque maneiras de otimizar esse processo e aproximar a escola de seus alunos, pais e responsáveis.
Um passo importante é construir um bom canal de diálogo que permita manter esse contato mesmo fora da escola, com envios de avisos automáticos, acompanhamento de agenda e abertura para troca de mensagens.
É o caso do Portal do Aluno do Sponte, que sua comunidade escolar pode acessar diretamente no celular. Além dos benefícios de comunicação, ele permite um acompanhamento de notas, tarefas de casa, frequência e até ficha financeira.
Leia mais: A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?
Também é fundamental marcar presença em outros espaços, principalmente nas redes sociais. Isso porque seus alunos vivem conectados e a escola pode aproveitar para publicar fotos e interagir com a comunidade, aumentando ainda mais o engajamento.
Realizar pesquisas de satisfação é outra boa ideia dentro da escola. Questione como alunos, pais, responsáveis e professores estão se sentindo em relação à gestão escolar e busque melhorar a partir dessas ideias.
Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil ter uma comunidade realmente engajada. Mas, se quiser conhecer ainda mais técnicas, você pode conferir nosso eBook sobre o assunto:
2 respostas
Muito bom esse material. só não sou gestor!
Sou professor Pedagogo e trabalho na biblioteca da escola, gosto muito de ler esse tipo de informação!
Olá, Edson!
Que bom que gostou do conteúdo 😊
Mesmo não sendo gestor, você pode continuar acompanhando nosso blog para ficar por dentro dos assuntos relacionados è educação e à gestão escolar.
Um abraço!