Por Mateus Saldanha, 12 de agosto de 2021

A comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?

Saiba como melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos com ferramentas tecnológicas, como o Portal do Aluno do Sponte.

Tecnologia para a comunicação entre pais e escola | Sponte

Quando a internet ganhou espaço na maioria dos lares, no início do novo milênio, as relações interpessoais e a maneira de se comunicar mudaram profundamente

Mais tarde, especificamente na segunda metade da década de 2010, com a popularização das redes sociais e das correspondências eletrônicas, como o e-mail, a comunicação se tornou ainda mais ágil e eficiente. 

Atualmente, existem muitas mídias que aproximam as pessoas. Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Telegram, e tantas outras redes sociais, funcionam como ótimos canais de comunicação, inclusive entre as escolas e a comunidade escolar

Além disso, existem canais especificamente criados para a comunicação entre escola, pais, alunos e responsáveis, como é o caso do aplicativo Sponte Agenda e do Portal do Aluno do Sponte. 

Tecnologias como essas são fundamentais para garantir o engajamento das famílias, não só em períodos de ensino remoto, mas também na educação presencial.

Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o potencial da tecnologia na comunicação escolar

Tecnologia digital aplicada à comunicação escolar
A importância de uma boa comunicação com pais e responsáveis
O que a escola pode fazer para melhorar esse relacionamento?
Como a tecnologia promove um bom canal comunicativo?
Ferramentas do Sponte para ajudar na comunicação da escola com a comunidade escolar

Tecnologia digital aplicada à comunicação escolar

Tecnologia para a comunicação entre pais e escola | Sponte

Algumas instituições ainda têm um pouco de receio em contar com a internet e outras tecnologias digitais para se comunicarem com sua comunidade. 

Porém, é válido voltar um pouco na história e mencionar que a primeira rede social, criada em 1995, chamava-se “Classmates” e tinha o objetivo de conectar estudantes de faculdades nos EUA e no Canadá. 

Isso mostra que o uso da tecnologia na comunicação escolar não é recente! Pelo contrário: é um caminho válido, já testado inúmeras vezes, que se provou muito eficiente para melhorar o engajamento nas escolas. 

Como permitem a aproximação entre a escola e a sociedade, os meios tecnológicos impulsionam o alcance da educação e a satisfação da comunidade escolar com a sua instituição de ensino.

Diante desse cenário, o relacionamento entre escola, pais e responsáveis é essencial, tanto para a própria instituição, quanto para a comunidade. Facilitar essa comunicação deve ser prioridade e a tecnologia é imprescindível para essa missão.  

A importância de uma boa comunicação com pais e responsáveis

A educação é um processo de construção que depende da família e da escola. Quando ambas estão em contato e em sintonia, o processo de aprendizagem do aluno acontece de maneira muito mais eficiente. 

De tal forma, a harmonia entre o discurso da família e da escola é essencial para que o aluno desenvolva seus conhecimentos com confiança durante todo o período em que ele estiver conectado à instituição de ensino. 

Ainda, é importante destacar que quando a escola possui o apoio dos pais, ela consegue desenvolver ações mais eficientes. Isso dá destaque para a instituição em relação à concorrência. 

Além do mais, a comunicação gera relacionamento, e quando isso vai bem, o aluno tem uma experiência de ensino-aprendizagem muito mais positiva.

Sendo assim, eliminar qualquer ruído que impeça o fluxo comunicativo entre escola e família é primordial para que as atividades educacionais sejam desenvolvidas da forma como devem.

Pense no modelo tradicional de se comunicar com pais, alunos e responsáveis: bilhetes de papel que podem ser rasurados, telefonemas frequentemente mal executados e com atraso nas respostas, além de atendimentos e agendamentos que são perdidos.

Tudo isso cria ruídos na comunicação e impedem o bom relacionamento entre escola e família, tão necessário para o desenvolvimento de cada aluno.

Então, como agir para promover uma comunicação engajada, responsiva e agradável?  

O que a escola pode fazer para melhorar esse relacionamento?

Tecnologia para a comunicação entre pais e escola | Sponte

Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, as empresas que tinham uma postura mais tradicional, quando o assunto era tecnologia, sofreram para se adaptar ao digital.

Por outro lado, as companhias que já estavam empregando meios digitais em suas operações e relações, apenas aceleraram esse processo de adaptação, e não pensam em voltar atrás.

Contar com ferramentas digitais que promovam a comunicação remota, de forma ágil e eficiente, é algo benéfico demais para ser deixado de lado

Isso se torna ainda mais verdadeiro para as escolas. Quando o isolamento social se tornou necessário, a tecnologia das salas de aula online passou a ser essencial para que as aulas acontecessem. 

Além disso, os canais digitais tornaram-se os únicos modos de manter a comunicação da escola com pais, alunos e responsáveis.

Nesse sentido, o sistema de gestão escolar Sponte, pensado justamente para promover essa troca de informações, contribui diretamente para que a comunicação seja sempre constante, pois:

  • Permite que alunos, pais e responsáveis tenham acesso às consultas pedagógicas e às informações do estudante por meio do aplicativo Sponte Agenda e do Portal do Aluno.
  • Promove uma comunicação escolar mais eficaz com o envio digital de comunicados, avisos e eventos, com o aplicativo Sponte Agenda.
  • Simplifica os registros pedagógicos, com lançamento otimizado de presenças, faltas, notas e boletim, tornando essas informações visíveis aos alunos, pais e responsáveis.
  • Disponibiliza matrículas e rematrículas diretamente no sistema*, o que facilita o processo aos pais e responsáveis e colabora para que a escola tenha essa cultura de simplificar processos demorados e eliminar esperas indesejadas.
  • Torna possível que solicitações de documentos, já assinados eletronicamente, sejam feitas de modo direto e autônomo pelo sistema.

*Disponível para os segmentos de educação básica, cursos profissionalizantes, cursos técnicos e cursos livres.

Assim, com o Sponte, a equipe escolar ganha mais tempo e consegue estabelecer uma relação responsiva, com a automatização de processos.

Além de otimizar o trabalho da equipe escolar, a tecnologia torna a experiência de pais, alunos e responsáveis mais positiva.

Como a tecnologia promove um bom canal comunicativo?

A tecnologia carrega consigo muitas vantagens, como agilidade, eficiência e produtividade. 

No que diz respeito à comunicação, quando ferramentas tecnológicas são utilizadas para tanto, a longevidade do relacionamento entre escola, pais e responsáveis é mais forte e duradoura.

As relações sociais se descomplicam em canais digitais. Desde que o período conhecido como Quarta Revolução Industrial iniciou-se (o termo foi empregado pela primeira vez em 2013), a rotina dos indivíduos está cada vez mais imersa em meios virtuais.

Se essa é a nova forma de se comunicar, a escola precisa se adaptar. As instituições de ensino, reconhecidas pelo seu papel na formação de cidadãos, não podem ignorar os meios tecnológicos e perder a oportunidade de facilitar a comunicação com a sociedade.

A tecnologia promove uma boa comunicação pois funciona como uma linha direta entre a escola e alunos, pais e responsáveis. Bilhetes não podem mais desempenhar um papel tão importante.

Com o uso de e-mails e mensagens instantâneas, a tecnologia facilita a troca de informações, o que é indispensável no ambiente escolar.

Sem falar que um sistema de gestão, como o Sponte, pode ser ainda mais incisivo para a comunicação, uma vez que, virtualmente, todos os recados e informações relevantes ficarão disponíveis para consulta a qualquer hora do dia. 

Isso é ter um canal responsivo de comunicação. Todas as partes envolvidas se mantêm conectadas e informadas o tempo todo, e quem é beneficiado com isso é o aluno.

Ferramentas do Sponte para ajudar na comunicação da escola com a comunidade escolar

O Sponte é um sistema cheio de ferramentas que podem promover uma gestão muito efetiva de todos os setores da sua escola, de maneira integrada. 

O sistema conta com canais de comunicação direta entre a escola, alunos, pais e responsáveis, por meio, principalmente, do Portal do Aluno e do aplicativo Sponte Agenda.  

Portal do Aluno

O Portal do Aluno é um espaço digital em que o professor pode disponibilizar atividades para que o aluno desenvolva em casa, além de manter uma comunicação direta, divulgar notas, boletins e outras informações.

Assim, fica mais fácil tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais dinâmico e interessante para seus alunos. 

Além do mais, no Portal do Aluno, os pais ou responsáveis podem acompanhar as notas do estudante, as faltas e até mesmo enviar mensagens para a escola.

 Aplicativo Sponte Agenda

Com o Sponte Agenda, aplicativo de agenda escolar com fácil usabilidade, o gestor consegue fortalecer o relacionamento com alunos, pais e responsáveis. Nele, é possível acessar informações como: 

  • Calendário de aulas e eventos.
  • Acompanhamento de faltas.
  • Informações financeiras.
  • Comunicados e troca de mensagens.

Assim, os pais e responsáveis conseguem acompanhar a rotina escolar de seus filhos e entrar em contato com a escola muito facilmente, em casos de dúvidas e urgências.

O primeiro passo para uma comunicação responsiva é a facilitação da troca de informações, e é exatamente essa a proposta do aplicativo Sponte Agenda.

Comunicação para captar e reter alunos

Manter uma comunicação direta e clara entre sua escola e a comunidade é algo que também pode gerar captação e retenção de alunos, diminuindo suas taxas de evasão escolar.

Algumas estratégias específicas colocadas em prática, junto disso, resultarão em uma alta taxa de alunos captados e fidelizados. 

Seu time pedagógico e administrativo ganha mais de 16 horas semanais com o envio digital de comunicações para os alunos, pais e responsáveis.

Engajamento de pais e alunos na rotina escolar

Sua equipe escolar tem dificuldades em se comunicar com pais, alunos e responsáveis, que alegam não conseguir acompanhar o dia a dia da escola? 

Essa questão pode ser resolvida com a ajuda da tecnologia. Acompanhar o desempenho escolar em tempo real e participar ativamente do processo de aprendizagem, por meio de canais digitais, com o aplicativo Sponte Agenda e o Portal do Aluno, irá aumentar o engajamento da comunidade com a escola.

Além disso, há a garantia de que a mensagem chegará ao seu destino, o que costuma caracterizar um grande desafio para as escolas que não contam com ferramentas como essa.

Estabelecer uma comunicação responsiva e engajada com a comunidade é uma prioridade escolar que jamais pode ser negligenciada. 

Conte com a tecnologia do sistema Sponte para que sua escola seja referência em ensino e em atendimento

Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o nosso eBook, deixe comentários no artigo e entre em contato com a Sponte!

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de T.I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *