Com o surgimento do novo coronavírus, o mundo sofreu um baque histórico. A sociedade precisou se reorganizar e hoje funciona em um modelo que nunca vimos antes. Com as escolas não podia ser diferente.
As instituições de ensino seguem a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando aglomerações e, com isso, os alunos e funcionários estão isolados em casa.
Por essa razão, novos desafios surgiram para as escolas e seus educadores. As questões vão além de como serão as aulas, as atividades e avaliações. Estamos falando de como fazer para que esse processo pedagógico seja efetivo.
Nessa caminhada a presença e apoio dos pais e responsáveis são essenciais. Uma vez que o aluno perde sua referência de rotina dos horários escolares, cabe aos pais criarem uma rotina de estudos em casa, com o auxílio da escola, e garantir que ela se cumpra.
No post de hoje falaremos sobre como estreitar os vínculos dos pais e responsáveis com a escola, para que essas duas pontas trabalhem em conjunto em prol da educação dos alunos.
O lugar dos pais no processo educacional
Antes de tomar qualquer decisão, é importante entender qual o papel social da família dentro da educação dos jovens, e também saber como alinhá-los com suas expectativas enquanto gestor e educador.
De modo geral, os pais possuem uma infinidade de responsabilidades, sendo os filhos a mais importante. O bem-estar deles é a prioridade para os pais, que se ocupam em dar o melhor que podem a eles.
Mas engana-se quem pensa que isso se limita ao material. A participação dos pais ou responsáveis é fundamental no processo de construção da percepção que a criança tem de si mesma enquanto parte da comunidade.
É papel da família auxiliar a criança no seu desenvolvimento emocional, afetivo e cognitivo, bem como educá-la para garantir seu bom convívio em sociedade.
É com a família que conhecemos nossas primeiras perspectivas de mundo e as possibilidades que temos de futuro.
São nossos pais que nos incentivam a correr atrás dos nossos sonhos para o futuro e mostram que a escola é o caminho para chegar lá.
Sob a perspectiva de educadores, temos que nos atentar para a possibilidade dos alunos deixarem seu papel e responsabilidades na escola, se não forem incentivados da forma correta. O ideal é que a escola agregue ao aluno e que ele a leve consigo, e não que a deixe para trás ao final de cada aula.
Por isso, é importante que os pais sejam incluídos, e entendam que também é da parte deles o incentivo ao estudo, bem como a participação ativa no processo de aprendizado de seus filhos.
Portanto é fundamental que a família compreenda o papel do aluno na escola e entenda que ele possui deveres, responsabilidades e os deixem assumir esses compromissos.
Como já falamos, família e instituição devem trabalhar juntos, porém a partir do momento que os pais interferem no processo que se concentra entre escola e aluno, novos problemas tendem a surgir e o mais prejudicado é o próprio aluno.
Sendo assim, é necessário que a atribuição de cada um esteja bem clara, caso contrário a tríplice aluno-escola-família se desequilibra e todo o processo pedagógico se compromete.
Aproximando os pais e a escola
Após entender qual o papel dos pais e sua importância dentro da sua proposta educacional, é hora levar toda essa informação até eles.
Então vamos ver a seguir como trabalhar nossa comunicação para que família e instituição atuem lado a lado no processo pedagógico. Confira:
Conheça seu público:
Cada família possui seus próprios hábitos e horários, e quando se fala em implementar a metodologia de ensino a distância, detalhes como esse fazem diferença.
É improdutivo tentar aplicar ideias mirabolantes, se os pais não estão dispostos ou simplesmente não conseguem colaborar. Então estude a demanda de trabalho que virá pela frente e tente ajustar com o contexto de cada família.
Lembre-se que a escola deve ajudar os pais nesse momento de adaptação a se adequarem a essa nova realidade.
Princípios transparentes:
Deixe claro o propósito da sua instituição, como ela trabalha, e seus objetivos relativos à formação dos alunos.
A partir do momento que os pais compreenderem isso, será muito mais fácil alinhar as ações e o papel de cada um dentro do que a escola está propondo.
Pais cientes do seu papel:
Muitos responsáveis não entendem o impacto que possuem nos filhos enquanto alunos, tampouco sabem do seu lugar dentro do sistema de ensino que a escola propõe.
Então esclareça aos pais a importância deles no processo educacional, sobretudo agora, quando o aluno passa mais tempo com eles do que em contato com a escola. Estas pessoas atuam como auxiliares diretos do trabalho que a escola está fazendo e garantirão que ele funcione como planejado.
Ensine os pais a ensinar:
Para muitos adultos ensinar é um verdadeiro obstáculo. Não são todas as pessoas que possuem um talento para passar conhecimentos. E mesmo que assim seja, provavelmente a referência de ensino que os pais têm são de seus próprios tempos de escola.
O problema é que os tempos mudam, as técnicas pedagógicas evoluem e poucos adultos fora do meio educacional acompanham de fato essa evolução.
Por isso, dedique-se a ensinar os pais sobre como são os métodos utilizados na sua escola, o porquê de terem optado por essa metodologia e os instrua também a como garantir que essa proposta se cumpra na casa deles, com as aulas a distância.
Além disso, auxilie-os a construir uma rotina que seja efetiva para os alunos. Assim os estudantes terão um plano de aula estruturado e eficiente, que se afetará o mínimo possível pelas diferenças que existem entre a rotina de uma família e outra.
Comunicação eficiente:
Além de escolher a plataforma ideal para as suas necessidades, é importante planejar sua forma de conversar. Adote uma comunicação dinâmica e que seja de fácil compreensão através de ferramentas digitais.
Lembre-se de quando falamos em manter os pais alinhados com os objetivos da instituição. Eles precisam compreender de forma clara cada passo que a escola dá, para então ajudá-la.
Estimule o diálogo:
A comunicação deve ir além de aplicar atividades e pedir que os pais supervisionem.
Abra espaço para que as famílias conversem com a escola e deem suas opiniões sobre tudo que está sendo feito. Esse feedback é de extrema importância para aprimorar essa metodologia de aulas a distância, que até então era pouco explorada pelas escolas, sobretudo nos níveis de ensino básico, médio e ensino infantil.
A família dentro da escola:
O cenário de pandemia é um impeditivo para a implementação dessa prática atualmente, mas fica como uma dica para o futuro.
A tecnologia nos ajuda a manter contato frequente, mas procure também estreitar os laços da instituição com a família convidando-a para dentro da escola. Seja para uma reunião, evento, mostra de trabalhos escolares, são diversas as opções.
Trazer os pais para dentro da escola, literalmente, aumenta o sentimento de comunidade e os faz sentir parte do que de fato é a comunidade escolar. Além disso, é uma forma de gerar um impacto positivo no aluno, ao ver sua família integrada a um lugar que tem um peso tão importante na sua formação e crescimento.
Escolha o melhor canal de comunicação e conte com a ajuda de ferramentas inteligentes
Hoje em dia existem uma infinidade de formas de se comunicar com pais e alunos. Pode ser via e-mail, WhatsApp, ou algum aplicativo ou plataforma própria.
Seja como for, o ideal é que se escolha apenas um canal de comunicação para fazer contato com os pais, alunos e inclusive enviar materiais. Isso evita que alguma mensagem ou informação importante se perca, ou alguém não saiba o que está acontecendo devido ao excesso de lugares por onde ela está recebendo os materiais e comunicados enviados pela escola.
Com o software da Sponte, você tem acesso ao recurso da Agenda Digital. Com ela é possível criar uma comunicação direta com pais e alunos, trabalhando em um canal prático e confiável.
Use também o Portal do Aluno da plataforma Sponte para manter os responsáveis atualizados sobre os conteúdos e atividades trabalhadas em aula. Através do nosso sistema de gestão você também pode gerenciar atividades, avaliações e notas dentro de uma única plataforma.
Você pode ainda utilizar o quadro on-line de horários e compartilhá-lo com os professores para organizar o cronograma de aulas a distância. E, se precisar enviar conteúdos via e-mail ou SMS, conte com nossa ferramenta de campanhas de marketing.
Agora você sabe qual a importância dos pais dentro do processo pedagógico, que vai muito além de escola e aluno, e aprendeu dicas práticas de como tirar o melhor proveito dessa relação, que vai beneficiar sua instituição, seus alunos e famílias.
Como está o relacionamento entre sua escola e os pais dos seus alunos? Quais práticas você considera certas e quais você ainda pretende aprimorar? A crise do coronavírus impactou no seu relacionamento com os pais e responsáveis?
Para saber como lidar com esta questão, acompanhe nosso eBook gratuito sobre o assunto: