Por Mateus Saldanha, 14 de janeiro de 2021

Como capacitar professores para aulas online em 2021?

Estamos em uma era de transformações, então é preciso capacitar seus professores e sua gestão escolar para as aulas mais digitais e as mudanças de 2021.

Como capacitar professores para aulas online em 2021? | Sponte

A pandemia de coronavírus em 2020 forçou a educação a migrar para o ambiente online. Aulas por videochamada se tornaram a regra e as escolas passaram por uma espécie de modernização às pressas, para conseguir atender as necessidades de seus alunos em uma realidade de isolamento social.

No entanto, a dificuldade de adaptação de professores e alunos durante o ensino remoto provou que estar no mundo digital não é o suficiente. Para realmente podermos ter uma escola do futuro, preparada para as demandas da nova geração, é preciso ir mais longe: é necessário capacitar professores para darem aulas mais digitais.

A tecnologia já está aí. Temos excelentes salas de aula online, aplicativos para comunicação com a comunidade escolar e compartilhamento de atividades, e inúmeras outras ferramentas para realmente modernizar a educação. Além disso, por causa da pandemia, alunos e professores já passaram pelo primeiro passo, com uma experiência semi-improvisada de aulas digitais.

Por isso, agora é a hora certa para a gestão escolar dar o salto que falta, abraçar a renovação, romper barreiras e ensinar com eficiência e inovação. Tudo para aprimorar o aprendizado e levar sua escola muito mais longe.

Mas, para começar com isso, é preciso capacitar seus professores e deixá-los prontos para dar aulas que não são apenas mais digitais. Elas precisam ser, também, mais humanas.

Continue sua leitura e acompanhe nossas orientações feitas para te ajudar a ter professores mais digitais:

Prepare seus professores para o ensino híbrido;
Aplique metodologias ativas no ensino a distância;
Veja como engajar seus alunos nas aulas digitais;
Traga o planejamento escolar para um contexto mais digital;

Prepare seus professores para o ensino híbrido;

Como manter sua escola ativa com o coronavírus? | Sponte

Uma importante tendência que está se apresentando para o ano letivo de 2021 é a continuidade do ensino remoto. O Conselho Nacional da Educação inclusive prevê esse método de ensino ao menos até o fim do ano.

No entanto, mesmo depois que as aulas presenciais voltarem, muitas escolas vão manter alguns elementos da educação a distância, como uma forma de complementar o aprendizado de seus alunos, de forma mais digital. Afinal, o futuro da educação envolve o ensino híbrido!

O ensino híbrido é um método educacional que combina o melhor dos dois mundos. Com ele, os alunos têm aulas presenciais, mas elas são complementadas por atividades digitais, videoaulas e outras possibilidades tecnológicas que transformam profundamente o aprendizado, dão mais protagonismo ao aluno e atraem a atenção das novas gerações.

Mas, para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso capacitar seus professores para o novo método de ensino. E o primeiro passo para isso é superar uma das principais dificuldades encontradas em 2020: a dificuldade para se adaptar às ferramentas de aulas online.

Busque vídeos, tutoriais e outras lições sobre como utilizar todos os recursos da ferramenta que sua escola está utilizando. Caso sua opção seja a Sala de Aula Online do Sponte, você pode contar inclusive com a nossa equipe para tirar dúvidas e ajudar seus professores a explorarem a ferramenta ao máximo.

Mas para um ensino mais digital, é preciso conhecer também outras ferramentas e possibilidades que a internet apresenta. Por isso, nós preparamos um vídeo que dá as primeiras indicações para seus professores utilizarem a Sala de Aula Online e ainda apresenta algumas ferramentas muito interessantes que estão presentes na internet. Confira: Vídeo: Sala de Aula Online Sponte.

Depois disso, também é interessante investir em treinamentos para seus professores levarem o mundo digital para dentro de suas aulas presenciais. Por fim, realize reuniões com seu corpo docente, para que os educadores possam compartilhar experiências e aprendizados, para que todos cresçam juntos e ofereçam o melhor ensino para os alunos de sua escola.

Aplique metodologias ativas no ensino a distância

Um ensino híbrido que tenha resultados reais não depende apenas da capacitação dos professores para dar aulas virtuais. Pelo contrário, é preciso integrar o mundo digital com a realidade dos alunos, transformando o paradigma da educação e tornando o estudante protagonista do próprio aprendizado.

Por isso, a capacitação de seus professores precisa contar também com o aprendizado de metodologias ativas para serem aplicadas nessa nova forma de ensino. 

Uma excelente opção de metodologia ativa é a sala de aula invertida, em que o professor disponibiliza previamente materiais sobre o tema a ser tratado. A ideia é tirar o professor da posição de “explicador”, promovendo debates e o compartilhamento do conhecimento por parte dos próprios alunos. 

Assim, o educador se torna um orientador de seus estudantes, que se sentirão incentivados a buscar o conhecimento por si mesmos.

Combinando as vantagens de um ensino mais digital e tecnológico com as transformações das metodologias ativas, seus professores conseguirão:

  • Dar mais protagonismo e autonomia para o aluno;
  • Aumentar o interesse da turma nas lições;
  • Melhorar a qualidade do aprendizado;
  • Modernizar a educação em sua escola;
  • Desenvolver maior senso crítico e senso de responsabilidade em seus alunos;
  • Aumentar a colaboração e o senso de aprendizado compartilhado;
  • Oferecer aulas mais dinâmicas e interessantes.

Para capacitar seus professores para essas novas metodologias, é interessante buscar cursos e oferecer treinamentos. Mas, para começar, nós preparamos um conteúdo interessante com um resumo das metodologias que podem ser levadas para as aulas online: Metodologias ativas no EAD: como aplicar?

Também temos um conteúdo mais amplo, para que seus professores se habituem às novas metodologias também nas aulas presenciais. Afinal, é preciso combinar os dois ambientes para um ensino realmente completo: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola.

Veja como engajar seus alunos nas aulas digitais

Rematrícula e COVID-19: Como pensar nessa estratégia? | Sponte

Professores capacitados de verdade têm muito mais chances de apresentar aulas interessantes e cativantes. Contudo, nós sabemos que mesmo os educadores mais preparados muitas vezes têm dificuldades para conquistar a total atenção de seus alunos, não é?

Essa situação é ainda pior em aulas online. Muitos alunos nem sequer ligam suas câmeras durante a videochamada e vários acabam se distraindo com muita frequência.

Por isso, além da capacitação de professores e a aplicação de metodologias ativas, preparamos algumas outras orientações para realmente manter o engajamento de seus alunos durante as aulas online. 

O primeiro passo é conhecer seus alunos. O professor tem que saber o que eles esperam das aulas e como apresentar lições de forma a alcançar essa expectativa. Para isso, vale a pena realizar pesquisas ou mesmo estimular conversas, perguntando o que eles mais gostaram de uma aula, o que eles gostariam de ver com mais frequência, etc.

Além disso, é essencial que o professor mude o foco da aula. Ao invés de ficar explicando o tempo todo, ele deve fazer perguntas para os alunos, estimular debates e dar espaço para eles compartilharem o conhecimento (aqui a aplicação de metodologias ativas pode ajudar muito).

Também é válido buscar conectar a lição com o dia a dia do aluno e com outras mídias. O educador pode apresentar vídeos e jogos, e comentar séries e filmes que tenham a ver com o tema. Assim você alcança muito mais o interesse dos estudantes.

Por fim, é essencial sempre dar um feedback para eles, mostrando reconhecimento pelo esforço de cada um. Dessa forma, o professor os motiva a se esforçarem cada vez mais.

Quer mais orientações? Então confira nosso artigo: Como manter o engajamento dos alunos com as aulas online?

Traga o planejamento escolar para um contexto mais digital

Capacitar professores e engajar alunos para o ensino híbrido não vai servir para muita coisa se a sua escola e sua gestão educacional não estiverem preparadas para a nova realidade digital.

Seja uma escola de educação básica, uma escola de idiomas, cursos profissionalizantes ou mesmo cursos técnicos, não faz diferença! Sua escola precisa abraçar as novas possibilidades com um planejamento que prevê as transformações digitais e as torna parte do seu dia a dia.

Para isso, seu currículo escolar deve levar em conta as transformações do digital e as novas metodologias ativas. Seu quadro de horários deve considerar a distribuição de salas de acordo com as possibilidades do ensino híbrido. Os projetos e programas da escola devem ser focados em levar mais tecnologia para o dia a dia escolar.

Assim, alunos e professores sentirão essa mudança e o processo de modernização será muito mais natural e fluido para todos. Essa é a responsabilidade da gestão escolar para criar um ecossistema de inovação em sua escola, abrindo as portas para uma educação do futuro.

Mas lembre-se: essa transformação não pode acontecer por meio de decisões tomadas verticalmente, por alguns poucos membros da gestão escolar, e depois passadas para o restante da comunidade escolar.

Pelo contrário: a comunidade precisa fazer parte da mudança! Reúna seus professores, pedagogos, colaboradores, alunos, pais e responsáveis e compartilhe com eles os novos objetivos da escola. 

Busque sugestões, debata as possibilidades e construa uma educação conjunta, com o planejamento participativo de uma gestão escolar mais democrática.

Nós também preparamos um artigo para te ajudar a planejar 2021, já pensando nas possibilidades de um ensino do futuro. Confira: Planejamento escolar para 2021: como elaborar um planejamento estratégico?

Mas, para conseguir isso tudo na sua gestão pedagógica, a escola precisa contar com ferramentas digitais preparadas para as novidades da educação do futuro. É essencial ter um sistema de gestão escolar como o Sponte, que agiliza o trabalho de administração, oferece informações sobre os alunos e possibilita aulas digitais com muito mais eficiência.

Se você quiser saber mais sobre o futuro da educação e as possibilidades para a sua escola em 2021, confira o eBook gratuito que a equipe Sponte preparou para você:

Baixar eBook: Ensino Híbrido - Guia completo para sua gestão escolar

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de T.I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *