Como será a escola do futuro?

Conheça a todos os fatores que constituem a escola do futuro e como levar isso para sua gestão escolar em qualquer momento!

Por Cristopher Morais em 29 de julho de 2020.

O processo de ensino-aprendizagem que acontece nas escolas mudou muito nos últimos anos. E a tendência é que continuem surgindo novidades na área da educação.

Por isso, é tão importante falar sobre a escola do futuro! E esse futuro nem está tão longe assim. 

Os  métodos alternativos de educação já são aplicados por várias instituições de ensino no Brasil, sobretudo da rede privada. O que significa que principalmente escolas particulares devem estar atentas às novidades, para seguir à frente no mercado. 

Segundo especialistas, de modo geral, a escola do futuro será mais interativa, participativa, colaborativa, altamente tecnológica e muito influenciada por redes e mídias sociais. Esses conceitos, inclusive, poderão influenciar até o espaço onde o conhecimento é disseminado.

Algumas instituições estimulam a colaboração aliada ao empreendedorismo, com foco em resultados, semelhante ao funcionamento de uma empresa. 

Outra tendência é a digitalização. Aos poucos o papel está sendo substituído pelas telas e o conteúdo, além de mais interativo, é móvel e pode ser acessado de qualquer lugar via internet.

Isso apresenta diversas vantagens tanto para alunos quanto para professores, principalmente aplicando metodologias ativas, tecnologias digitais e muitas outras técnicas. Dessa maneira, acontece a escola do futuro!

Quer entender quais práticas e ferramentas são tendências da escola do futuro? Continue sua leitura: 

A Escola do Futuro terá um ensino personalizado

Entenda mais como será a escola do futuro | Sponte

Ao analisar como aconteciam as aulas em escolas há 15 anos – o que não é muito tempo – já percebemos algumas mudanças bastante significativas, não é mesmo? 

A verdade é que, assim como as pessoas foram mudando, a maneira como tudo era feito teve muitas alterações. Em sala de aula, a tecnologia foi aparecendo cada vez mais. Principalmente com a internet e o acesso fácil a milhões de conteúdos em poucos cliques.

As pessoas passaram a ter experiências diferentes. Como resultado, metodologias antigas se tornaram praticamente obsoletas. Novas técnicas surgiram para prender a atenção do aluno nas aulas, tornando o ensino mais personalizado para as novas gerações. 

Cada aluno de uma turma é diferente e possui suas próprias necessidades. Alguns têm mais facilidade com as ciências exatas, outros com as humanas. A escola do futuro, irá levar isso em conta na hora de ensinar seus alunos de maneira global. 

Elas contarão com ferramentas que podem ajudar os alunos a desenvolverem suas aptidões de maneira flexível. 

Ensino híbrido

O ensino híbrido combina aulas presenciais com aulas online. Esse modelo de ensino tem como objetivo unir os benefícios de ambas as modalidades, tanto para a escola, quanto para os alunos! 

Quando a escola opta por aplicar o ensino híbrido, o estudante se torna protagonista do seu aprendizado. Fazendo com que a aula do professor fique muito mais dinâmica! 

Existem muitas metodologias ativas EAD que podem ser aplicadas a fim de garantir que esse processo seja efetivo.

O educador, durante as aulas, se torna responsável por estimular o aluno a buscar o conhecimento, aprofundar seus conceitos e ideias e a desenvolver suas opiniões.  

Assim, o professor consegue apoiar os alunos e avaliar a aprendizagem de maneira mais específica. Detectando possíveis problemas de aprendizagem que cada um venha a ter.

Gamificação

A gamificação se trata da utilização de elementos de jogos (games) para manter as aulas mais dinâmicas e interativas. Ou seja, explorar a ideia de cumprir objetivos e missões, e coletar pontos, como nos jogos, mas em atividades escolares.

Mas é possível ir além disso e utilizar jogos de verdade em algumas de suas aulas. Os estudantes amam utilizar esse tipo de práticas de aprendizagem!

Estamos falando da utilização de cartas, de tabuleiros e até mesmo de jogos eletrônicos. Essas ferramentas pode ser um verdadeiro trunfo na mão do educador! Pois captam a atenção do aluno facilmente. 

O principal objetivo da gamificação é desenvolver nos alunos habilidades para resolução de problemas, de maneira lúdica. Isso acontece porque os games sugerem uma série de situações e desafios diferentes para o aluno, colaborando com o aumento do nível de atenção e a capacidade de pensar e solucionar problemas.

Software de gestão escolar

Entenda mais como será a escola do futuro | Sponte

Até o presente momento falamos apenas da parte pedagógica da escola do futuro. A verdade é que sua gestão administrativa também ganha fortes aliados neste novo cenário.

O gestor de uma escola deve procurar dar atenção às necessidades de toda a comunidade escolar. Existe a comunicação com pais e responsáveis, com os próprios alunos e até mesmo com a sua equipe. 

O setor financeiro e todos os processos que o compõem possuem muitas questões administrativas e bastante burocráticas. 

No fim das contas, a tecnologia pode facilitar e muito a vida do gestor. Como? Contando com um software de gestão totalmente online. 

Dentre muitas outras, as principais vantagens de se adotar um software de gestão escolar online são:

  • Diminuição de custos com papel, ao evitar a impressão de comunicados e atividades pedagógicas, que podem ser feitos no ambiente online;
  • Menos tempo investido na emissão de documentos, como histórico e boletim escolar, uma vez que isso tudo pode ser gerado e disponibilizado em canais digitais;
  • Facilidade no contato com sua comunidade escolar em multicanais, melhorando o relacionamento da escola com alunos, pais e responsáveis, professores e outros membros na equipe da instituição;
  • Otimização do tempo de trabalho da equipe no desenvolvimento de tarefas;
  • Acesso digital a conteúdos de aulas e tarefas disponibilizadas pelo professor;

Como o Sponte se fará presente na escola do futuro?

As duas décadas de existência da Sponte e nossa paixão por tecnologia fazem com que a empresa esteja sempre inovando para ajudar sua escola a ir muito mais longe.

O sistema Sponte possui uma série de ferramentas que tornam sua escola mais digital, deixando-a preparada para a realidade da educação do futuro. Além de todos os módulos para sua gestão financeira e administrativa, também existem ferramentas que tornam a gestão pedagógica mais efetiva.

Com o APP Sponte Agenda e o Portal do Aluno, é possível disponibilizar atividades para o acesso do aluno, além de links para que ele acompanhe as aulas em forma EAD. 
Essas ferramentas se tornaram ainda mais essenciais durante a pandemia da COVID-19. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como sua escola pode superar os desafios do novo coronavírus? Então acompanhe este eBook:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.