Por Cristopher Morais, 21 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Como investir em Transformação Digital na educação sem sair no prejuízo? 

Aprenda a investir de maneira correta na Transformação Digital na educação e leve tecnologia para melhorar do ensino a sua gestão escolar.

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte

A necessidade de investir em Transformação Digital na educação vem muito antes da pandemia, porém, intensificou-se ainda mais por conta dela. 

Enquanto solução para manter o vínculo com os alunos e as aulas ocorrendo, a educação digital entrou como uma alternativa e como uma tendência para a melhoria do ensino.

Porém, apenas levar essas ferramentas para a sala de aula e para a gestão escolar não é o suficiente para melhorar a educação. É preciso escolher as tecnologias certas para alcançar os potenciais benefícios.

Se usadas de maneira correta, a Transformação Digital promove a aprendizagem ativa dos alunos, fazendo com que participem e engajem mais durante o processo educacional.

Além disso, a gestão escolar e o restante da escola também podem melhorar seus resultados por meio da tecnologia, como aumentar o número de matrículas, diminuir a inadimplência e melhorar a comunicação com a comunidade escolar

Diante disso, ao longo deste texto você vai aprender como investir na Transformação Digital na educação de maneira correta, seja para o ensino ou para a gestão escolar, a fim de obter bons resultados. Boa leitura!

Qual a importância de investir em Transformação Digital na educação?

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte
Segundo uma pesquisa do INEP, na educação infantil a internet banda larga está presente em 85% das escolas particulares

Como você já sabe, o investimento em tecnologia pode ser uma grande contribuição para a melhoria do ensino. Quando utilizadas de maneira correta, as ferramentas aproximam o aluno do conteúdo e o ajudam a facilitar o entendimento.

Leia mais: Tendências da educação para 2022 no ensino e na gestão 

Para entender melhor como a Transformação Digital na educação pode levar benefícios em sua instituição, vejamos alguns deles:

Benefícios de investir em tecnologia para o ensino

  • Oferece novos ambientes de aprendizagem: com o ensino remoto e o ensino híbrido, a tecnologia permite que professores e alunos transitem em um novo ambiente de aprendizagem na educação básica. 

As salas de aula online possibilitam a gravação de aulas, permitindo ao estudante acessá-las quando quiser. Sendo assim, o ambiente virtual pode ser utilizado como complementação das aulas presenciais ou em muitas outras estratégias de ensino.

CTA
  • Melhora a interatividade entre professores e alunos: se a escola conta com um ambiente virtual interativo que permite disponibilizar conteúdos, a comunicação entre professor e alunos tende a melhorar muito. 

Quando os discentes possuem esse canal de interação eles tendem a se comunicar melhor, tirando mais dúvidas, dando sugestões etc. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de ensino.

  • Aumenta a acessibilidade: por meio da tecnologia na educação também é possível ter um ambiente mais inclusivo para aqueles que necessitam. Seja pelo uso de softwares específicos de aprendizagem, games, aplicativos, leituras de conteúdo online, entre outros. 
  • Aproxima a educação da realidade do estudante: é fato que os alunos nos dias de hoje já nasceram cercados pela tecnologia. Seja para comunicação, matar a saudade, entretenimento etc. 

Quando a escola adota recursos tecnológicos em sala de aula, a aprendizagem se torna muito mais atrativa e mais próxima da rotina do estudante.

  • Aumenta a atenção e a motivação dos estudantes: investir em tecnologia na educação também é um grande motivador dentro da sala de aula, já que despertam a atenção dos alunos e aumentam a produtividade.

Benefícios de investir em tecnologia para a gestão escolar

Além de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, a tecnologia na gestão escolar também apresenta grandes resultados de melhora. As ferramentas possibilitam uma melhor organização de dados e a otimização de tarefas, além de diminuir a quantidade de erros. Acompanhe algumas vantagens desse investimento:

  • Automatiza e agiliza processos: por mais que a burocracia faça parte de toda instituição, ela acaba tomando muito tempo das gestão escolar e da gestão pedagógica com tarefas que podem ser automatizadas por softwares de gestão escolar
  • Melhora a produtividade dos setores: desde a secretaria até os professores, a produtividade dos colaboradores também aumenta com um investimento certo em tecnologia na gestão escolar. 

Além de tornar mais rápida a correção de provas e do planejamento, essas ferramentas também mudam processos que antes eram manuais e demorados, como as matrículas, tornando-os automáticos e otimizados.

Com o uso de ferramentas específicas para isso, como o aplicativo Sponte Agenda, é possível que pais e responsáveis acessem dados financeiros e pedagógicos, além de receber notificações da escola em tempo real. 

  • Diminui gastos na instituição: os grandes gastos que uma escola que não se apoia na Transformação Digital tem com impressões podem fazer a diferença no final do mês. Muitas redes de ensino já limitam a impressão por professor devido aos grandes gastos com tinta de impressora e papel.

Leia mais: Gestão escolar digital: processos sem o uso de papéis 

Quando a tecnologia certa é adotada esse custo não existe mais, já que tudo pode ser feito e armazenado online, otimizando o uso de recursos.

  • Acompanhamento de métricas e resultados: a análise de dados se torna mais profunda com o uso de tecnologias em que o acompanhamento de indicadores de performance se torna rápido e fácil. 

Por meio de um bom sistema, é possível mensurar rendimentos e identificar como a escola pode melhorar, quais estratégias deram ou não certo, como evoluir ainda mais o aprendizado, entre outros pontos. 

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte

Como começar a investir em Transformação Digital na educação?

Investir em educação é uma solução necessária para melhorar o ensino, garantindo maior interatividade e engajamento dos estudantes. 

Leia mais: Gestão escolar do futuro: saiba como preparar sua escola!

Nos dias de hoje, muitos softwares e aplicativos são utilizados para melhorar as atividades escolares. Além de melhorar o desempenho em sala de aula, essas ferramentas também atendem às demandas da gestão escolar e do restante da comunidade.

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas sobre como investir na Transformação Digital na educação, acompanhe:

Descubra as necessidades tecnológicas de sua instituição

Quando se decide adotar a Transformação Digital em sua escola, é preciso que, acima de tudo, o gestor escolar compreenda quais são as necessidades mais urgentes e se possui condições para isso. 

Um exemplo é se a direção pretende investir em uma determinada tecnologia e se os professores estarão devidamente preparados para utilizá-la. Caso contrário, com certeza levaria a uma recepção negativa dessa ferramenta tecnológica dentro da comunidade escolar.

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte

Realize um planejamento de Transformação Digital na escola

A gestão escolar e a gestão pedagógica devem realizar um planejamento completo para a implementação das ferramentas tecnológicas dentro da instituição. 

Em primeiro lugar, é necessário investir na qualificação docente e do restante dos colaboradores nas tecnologias que afetarão seus respectivos trabalhos. Além disso, manter um contato com a comunidade escolar sobre essas mudanças também é necessário em uma gestão democrática

A escola também pode contar com uma prestadora de serviços para ajudar na implementação dessas tecnologias, principalmente ambientes virtuais de aprendizagem. 

Por fim, para que tudo isso se concretize, é necessário um bom planejamento de sua gestão financeira e dos recursos necessários para implementar a tecnologia.

Pense em ambientes virtuais de aprendizagem 

Uma das principais tendências tecnológicas atuais na educação, ambientes virtuais de aprendizagem como o Portal do Aluno permitem que os discentes acessem materiais didáticos, atividades e aulas gravadas.

Além disso, também é possível que pais e responsáveis acompanhem o desempenho dos estudantes e participem mais do processo de aprendizagem dos alunos, que também se tornam mais ativos em seu próprio aprendizado. 

Essa plataforma também é um recurso que pode ser utilizado pela gestão escolar, ao possibilitar o uso de indicadores para mensurar o desempenho escolar. 

Dessa maneira, a gestão pedagógica também vê se o espaço está sendo bem utilizado para fins educacionais e se o investimento valeu a pena. 

Como investir em Transformação Digital na educação? | Sponte

Facilite o trabalho dentro da escola com tecnologia na gestão escolar 

É inútil investir em grandes tecnologias educacionais se seus docentes e outros colaboradores não possuem qualificação para utilizar essas ferramentas, isso vai acabar apenas atrapalhando o trabalho de suas equipes.

Leia mais: Valorização de professores: o futuro para uma educação melhor 

Por conta disso, como você já sabe, é importante priorizar a formação continuada dos professores com a tecnologia. É importante que eles saibam como usar, o motivo de usar e como essas plataformas e ferramentas permitem melhores resultados.

Uma grande aquisição que sua escola pode contar é o Sistema para Educação Básica Sponte. Com ele sua escola não tem mais problemas de produtividade, inadimplência, secretaria lotada de papel, matrícula feita a mão ou pagamentos apenas em boletos.

Além disso, você conta com plataformas que auxiliam na melhoria do ensino e da aprendizagem, desde o planejamento até as tarefas de casa. Conheça mais sobre o que o Sponte pode fazer pela sua instituição:

CTA

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.