Por Cristopher Morais, 13 de dezembro de 2021

Conheça as tendências de 2022 para a educação que sua gestão escolar deve ficar atenta!

Entenda quais são as tendências da educação para 2022 e por qual razão elas são tão importantes para que sua escola obtenha melhores resultados, tanto no ensino quanto na própria gestão escolar.

Tendências da educação para 2022 no ensino e na gestão | Sponte

As tendências da educação são assuntos fundamentais para a gestão escolar, principalmente quando se fala em criar um planejamento escolar eficiente para novos gestores ou para o próximo ano

Nesse sentido, a tecnologia é, há muito tempo, a principal tendência, já que por meio dela as instituições de ensino podem conquistar a atenção dos alunos, melhorar o processo de ensino-aprendizagem e ainda atrair mais estudantes.

Em 2022, segue a mesma lógica: as maiores tendências e novidades educacionais transitam pela tecnologia e prometem seguir a grande transformação educacional do ensino remoto ou híbrido, que iniciou em 2020 para permitir que o ensino continuasse, mesmo em tempos de pandemia.

Além disso, muitas novidades começam a dar seus primeiros passos este ano, como o Novo Ensino Médio, que começará a ser aplicado, obrigatoriamente em 2022, em todos os colégios de Educação Básica.

Foi pensando em tudo isso que separamos, ao longo deste texto, as principais tendências educacionais para 2022, tanto no campo pedagógico/docente quanto em outros campos que englobam a gestão escolar. Boa leitura! 

Tendências escolares: como a tecnologia se torna ainda mais presente no cenário pós-pandêmico?

A pandemia do coronavírus foi a principal motivadora para transformar muitos dos recursos tecnológicos educacionais em algo comum, como é o caso do ensino híbrido e de outros métodos de ensino diferenciados. 

Leia mais: Aplicativos para seus alunos organizarem os estudos

Isso só mostra que essas tecnologias educacionais vieram para ficar, especialmente quando falamos de ferramentas de ensino remoto como:

  • Videoconferência
  • Gerenciamento de sala de aula online 
  • Plataformas educacionais
  • Bibliotecas virtuais
CTA

Hoje, esse novo modelo de aprendizagem é, por si só, uma grande tendência escolar que vai permanecer e está transformando a educação em nível mundial. Com isso, surgiu o e-learning.

E-learning

Chamado também de “ensino eletrônico”, o e-learning é um modelo de ensino a distância que utiliza recursos computacionais e audiovisuais para o processo de ensino/aprendizagem. 

É possível, por meio dele, ensinar uma pessoa em específico, um grupo ou até mesmo uma comunidade: o número de alunos nessa modalidade não é limitado como os de sala de aula.

Sua ocorrência é por meio do gerenciamento de aprendizado. Ou seja, com o uso de plataformas que oferecem as habilidades de treinar, monitorar, gerenciar e ensinar os alunos, tal como o Moodle. Dito isso, o ensino e-learning encontra-se dentro da modalidade EAD.

Ele possui, normalmente, uma estrutura modular, que permite a flexibilidade e a adaptação da própria aprendizagem. Porém, os discentes também dependem do acesso às ferramentas de audiovisual, e de interatividade, para que tenham uma educação mais ativa com a participação síncrona e assíncrona dos docentes

A técnica apresenta muitos benefícios, como:

  • Flexibilidade na aprendizagem: os conteúdos ficam disponíveis de maneira permanente, o que faz com que o aluno decida o melhor momento para seus estudos.
  • Economia de tempo: o aluno também pode formular seu tempo de estudo, e, podendo pausar as aulas, consegue aproveitá-las em sua totalidade.
  • Aprendizagem personalizada: os objetivos e as necessidades do aluno é que vão ajudá-lo a decidir o quanto irá se aprofundar no estudo de certos conteúdos, e também a controlar o ritmo do curso, sendo assim, tornando-o responsável por ditar grande parte de seu processo de aprendizagem. 

Ensino híbrido

A grande aposta para 2022: o ensino híbrido vem ganhando força e revolucionando a maneira como muitas escolas oferecem seus serviços educacionais. 

Como o próprio nome já diz, o ensino híbrido, ou Blended Learning, consiste na junção entre ensino presencial e EAD, em que é ofertado uma parcela de aulas presenciais e o uso de tecnologias digitais para promover o ensino, seja por aulas remotas ou atividades de complementação de carga horária a distância. 

Tendências da educação para 2022 no ensino e na gestão | Sponte
O ensino híbrido vem como uma forte tendência em 2022, principalmente na aplicação do Novo Ensino Médio.

O ensino híbrido também pode ajudar muito as escolas na implementação do Novo Ensino Médio no ano de 2022, especialmente para a aplicação de itinerários formativos, na medida em que valoriza a participação ativa dos estudantes. 

O grande benefício desse modelo de ensino é a possibilidade de combinar metodologias, diferentes áreas de conhecimento e uma gama de atividades variadas. Isso tudo possibilita mais liberdade para que o aluno se adapte e aprenda no próprio ritmo.

Além disso, você pode aproveitar alguns sistemas tecnológicos criados especificamente para conseguir uma melhor produtividade e facilitar esse modelo de ensino, como é o caso da Sala de Aula Online da Sponte.

Outras tecnologias educacionais

As ferramentas utilizadas para facilitar o ensino remoto são outras tendências de 2020 e 2021 que não vão ser deixadas de lado, pois têm muito a oferecer para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.

Ferramentas como videoconferências, gerenciamento de sala de aula online, e outras oportunidades de aprendizado virtual, estão se tornando cada vez mais populares, principalmente na adoção do modelo de ensino híbrido.

Leia mais: Tecnologia aplicada na alfabetização em sua escola

Além delas, outras tecnologias de ensino ligadas a diferentes metodologias também têm virado tendência nesses novos modelos educacionais, entre eles:

  • Gamificação: nada mais é do que o uso de dinâmicas e jogos a fim de engajar o aluno e facilitar o aprendizado em situações reais de ensino, principalmente na Educação Básica. Por meio dessa metodologia, são utilizados elementos comuns dos jogos para tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis.
  • Aprendizagem imersiva: o termo imersivo refere-se à capacidade de colocar o aluno como centro de sua experiência de aprendizado. Nesse caso, a realidade virtual (RV) e a realidade aumentada (RA) são itens-chave na execução dessa metodologia, pois essas tecnologias permitem que você simule situações reais, como diferentes ambientes.
Tendências da educação para 2022 no ensino e na gestão | Sponte
  • Programas de ensino baseados em inteligência artificial: o uso da inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no mundo moderno. Principalmente na educação, a utilização de programas como sistemas de classificação automatizada, e de assistentes de ensino de inteligência artificial, vêm se tornando cada vez mais úteis e comuns.

A adequação das escolas com as ferramentas tecnológicas apresenta muitos benefícios no ensino, facilitando a aprendizagem e tornando a educação menos conteudista, tornando o aluno ativo em seu processo de aprendizado

Tudo isso também leva outros benefícios às escolas e demais instituições de ensino, como elevar os índices de retenção de alunos, ajudar a combater a evasão escolar, aumentar a satisfação no ensino e, é claro, apresentar melhores resultados nas salas de aula. 

Como ficam as tendências para a gestão escolar em 2022? 

Com a volta das aulas presenciais, seja pelo modelo híbrido ou tradicional, torna-se cada vez mais importante que as escolas e o restante da comunidade escolar estejam alinhados em uma gestão transparente e comunicativa. 

Leia mais: Os desafios do diretor pós-pandemia

Dito isso, existem algumas tendências da educação que vêm se tornando cada vez mais importantes para realizar uma gestão escolar eficiente. 

Utilize a comunicação para se aproximar da comunidade

Comunicar-se com alunos, pais e responsáveis sobre as mudanças que vêm acontecendo no ambiente educacional e também no mercado de trabalho são estratégias essenciais para uma gestão escolar eficiente e transparente. 

Leia mais: Comunicação escolar com alunos, pais e responsáveis

Alinhar com a comunidade escolar as estratégias propostas para superar as dificuldades também é importante na execução de uma gestão democrática.

O Sistema de Gestão Escolar Sponte conta com o Portal do Aluno e com o aplicativo Sponte Agenda, que possibilitam a comunicação de maneira mais facilitada com alunos, pais e responsáveis. 

Tendências da educação para 2022 no ensino e na gestão | Sponte

Por meio deles, a gestão escolar e a equipe pedagógica podem compartilhar notas, faltas, informações financeiras, comunicados e ainda trocar mensagens.

Adeque sua escola ao Novo Ensino Médio e promova a aprendizagem personalizada 

Como você já sabe, o ano de 2022 é o primeiro ano em que a obrigatoriedade da aplicação do Novo Ensino Médio entra em vigor. Com isso, também é necessário promover esse novo modelo de ensino para que alunos, pais e responsáveis entendam as modificações.

Outro ponto do Novo Ensino Médio é o ensino integral, no qual a escola também pode aproveitar para oferecer cursos sob medida para seus alunos, com foco em destacar seus pontos fortes e fortalecer as áreas em que encontram dificuldades. Muitas vezes, apenas incorporar uma hora em que os alunos possam desenvolver seus talentos e interesses já é um grande diferencial.

Otimize sua gestão escolar

Outro fator que se torna cada vez mais forte em nossa sociedade é a otimização de serviços, que, por meio da automatização de processos, leva mais produtividade ao mercado de trabalho, inclusive na educação.

O uso de tecnologias, como as oferecidas pelo Sistema de Gestão Escolar Sponte, apresenta grandes benefícios, como:

  • Combate à inadimplência escolar
  • Eliminação do trabalho manual 
  • Melhorias na gestão financeira 
  • Redução em até 45% dos gastos com papel e impressão
  • Aumento na captação e retenção de alunos
  • E muito mais!

Quer saber mais sobre as transformações no ensino e se manter atualizado para oferecer o melhor em sua escola? Então acesse nosso eBook gratuito sobre as principais mudanças na educação:

CTA

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *