Por Carla Helena Lange, 17 de agosto de 2023
Tempo de leitura: 7 minutos

Metodologias ativas no EAD: como aplicar?

Melhore os resultados de sua escola! Aprenda como usar metodologias ativas no ensino híbrido, nas aulas remotas e no EAD.

Metodologias ativas no EAD | Linx Sponte

As metodologias ativas já são parte fundamental do ensino contemporâneo, com sua educação que ultrapassa os limites das aulas tradicionais, expande a autonomia do aluno e foca em uma formação plena. E essa realidade também deve estar presente na educação a distância.

Se você conta com aulas remotas, EAD ou ensino híbrido em seu processo de aprendizagem na educação básica, é indispensável abranger essas metodologias. 

Assim, fica mais fácil garantir que seus alunos não saiam perdendo pelo fato de não estarem dentro de uma sala de aula física.

Continue sua leitura e entenda mais sobre as metodologias ativas no EAD.

Ensino híbrido, aulas remotas e EAD: como funcionam as metodologias ativas nessas modalidades de ensino?

Basicamente, as estratégias de aprendizagem ativa — ou metodologias ativas — são práticas educacionais focadas na autonomia e no protagonismo do aluno. 

Em vez de absorver o conhecimento de forma passiva, os estudantes passam a agir, levando para a sala de aula sua própria abordagem ao conhecimento, compartilhando-a com os colegas e recebendo a mentoria e as orientações do professor.

Essas práticas também são possíveis nas aulas fora da escola, com pequenas variações dentro das modalidades de ensino.

No ensino híbrido, que já está muito presente nas escolas, as metodologias ativas podem fazer uma excelente ponte entre as aulas presenciais e as lições online, aumentando a efetividade das aulas.

É possível, por exemplo, estimular jogos e pesquisas autônomas quando o aluno está online, mas levando o conhecimento obtido nessa exploração para debates e trocas de experiência nas aulas presenciais.

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Por outro lado, quando sua instituição foca em aulas remotas e EAD, as estratégias de aprendizagem ativas precisam se completar no ambiente online, de forma plena e estratégica.

Para isso, os debates e a troca de experiências também devem ocorrer na sala de aula virtual e é função de sua gestão pedagógica garantir que essa etapa funcione positivamente.

Quais são os benefícios das metodologias ativas no ensino a distância?

As metodologias ativas são repletas de vantagens em qualquer forma de ensino — desde as aulas presenciais até quando seus alunos aprendem 100% no EAD. 

Essas práticas têm a capacidade de potencializar a educação básica e podem até aumentar a produtividade em sua gestão escolar.

No ambiente das aulas remotas, elas ainda oferecem benefícios extras, como estimular a criação de laços e as trocas de experiências entre alunos — coisas que são praticamente impossíveis em lições expositivas online.

Organizamos aqui uma lista com as principais vantagens que a gestão pedagógica pode aproveitar:

Ou seja: as metodologias ativas online fazem parte da educação do futuro. 

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Quais são as principais metodologias ativas no EAD e como aplicá-las?

Muitas das metodologias ativas no EAD se baseiam nas práticas já estimuladas em aulas presenciais. No entanto, trazem consigo variações e estratégias focadas em aulas online. Conheça as principais delas:

Sala de aula invertida no ambiente virtual

A sala de aula invertida é uma das metodologias ativas mais reconhecidas no ensino brasileiro. 

Ela começa com a disponibilização prévia de materiais de estudo e consulta para o aluno. Assim, eles têm acesso antecipado ao conteúdo e chegam na aula mais preparados, e é aí que a magia acontece!

Em vez de o professor expor a lição, os estudantes deverão apresentar suas percepções, fazer perguntas e trocar experiências com os colegas. O professor toma uma posição de mediador do conhecimento.

Isso também funciona de maneira excelente no mundo virtual. Nesse ambiente, é possível disponibilizar conteúdos e temas de forma fácil, rápida e acessível, e os alunos têm — no próprio mundo digital — um ambiente ideal para trocar experiências, tirar dúvidas com o professor e apresentar aos colegas seu aprendizado.

Para isso, é importante ter uma sala de aula virtual que ofereça um espaço para troca de experiências educacionais.

Melhor ainda se a sala virtual estiver integrada ao seu sistema de gestão escolar — essa integração otimiza todo o processo, do registro das aulas ao compartilhamento de atividades e avaliações.

Aplicação de jogos na aprendizagem e gamificação do ensino remoto

Uma das maiores tendências da educação moderna é a gamificação do processo de ensino e aprendizagem.

Isso envolve, claro, o uso de jogos no ensino. Atualmente há numerosos jogos educativos disponíveis que você pode aplicar em uma aula remota, para deixar as lições mais variadas e atrativas.

Mas a gamificação não se resume a dar jogos para os alunos. 

Ela envolve também a aplicação das estratégias e mecânicas de jogos nas aulas como um todo. Isso significa criar sistemas de pontuação, estipular metas, montar rankings, dar recompensas e até desenvolver “missões” para os alunos superarem.

Isso porque a humanidade é naturalmente movida a desafios. Nos sentimos estimulados a alcançar metas e objetivos, e a superar nossos próprios resultados. Com uma estratégia de gamificação no ensino a distância, você otimiza o engajamento da turma e melhora seus resultados.

Leia mais: O que é gamificação e como ela contribui para o processo de ensino-aprendizagem?

Debate online

O debate é uma excelente ferramenta educacional, que desenvolve a dialética, o poder argumentativo, o pensamento criativo, o conhecimento dos temas e até a aceitação da diversidade e das opiniões contrárias.

E o ambiente das aulas remotas é excepcionalmente adequado para isso, por proporcionar diferentes espaços para a troca de ideias.

O educador pode, é claro, promover um debate tradicional, em tempo real, com os diferentes lados discutindo na sala de aula virtual.

Da mesma forma, ele tem a possibilidade de explorar fóruns online ou outros espaços onde os alunos possam postar perguntas, respostas e argumentos de forma assíncrona.

Essa flexibilidade permite o desenvolvimento de debates ainda mais complexos e interessantes para o aprendizado de seus estudantes.

Estudo de caso 

Nesta metodologia ativa, o educador apresenta situações reais ou fictícias, que tenham a ver com a disciplina, e propõe aos alunos que busquem soluções para ela, aplicando seu conhecimento.

Isso estimula o pensamento criativo e o trabalho em grupo, além de engajar muito os estudantes, principalmente quando o caso apresentado tem a ver com seu dia a dia ou seus interesses.

Uma boa opção para potencializar ainda mais esse processo é dar aos alunos a possibilidade de apresentarem seus próprios casos para estudo. 

Isso aumenta o engajamento — mas o professor deve ser responsável por avaliar as propostas e adaptá-las para que sejam realmente adequadas ao conteúdo estudado.

  • A metodologia ativa de estudo de caso é uma ótima prática para melhorar o engajamento, estimular o pensamento criativo e levar a realidade do aluno para a sala de aula virtual. Saiba mais sobre engajamento estudantil assistindo à palestra de Lana Paula Crivelaro:
Como manter alunos engajados? | Sponte

Brainstorming nas aulas remotas

Você já conhece o conceito de brainstorming, ou tempestade de ideias? Essa é uma dinâmica de grupo que consiste em reunir um grupo e pedir a eles sugestões sobre um determinado assunto.

O assunto pode ser um problema a ser superado, um objetivo a ser alcançado, uma atividade a ser realizada ou várias outras opções — o importante é que você precisa de ideias para desenvolvê-lo.

Então você reúne pessoas, apresenta o assunto e todo mundo pode sugerir ideias novas, lançar propostas ou mesmo elaborar novos conceitos em cima das ideias dos outros.

Tradicionalmente, um brainstorming acontece de forma presencial, com várias pessoas lançando ideias diferentes e alguém anotando o que pode ser aproveitado nessa “tempestade cerebral”.

No ensino a distância, você pode expandir a proposta, com um brainstorming ao vivo na sala de aula virtual ou no WhatsApp, ou uma opção com maior tempo de duração, em que cada pessoa pode lançar ideias em um documento no Google Drive, por exemplo.

Esse deve ser um espaço para acolher as ideias de seus alunos, deixá-los ser criativos e construir uma proposta democrática, em conjunto com eles.

Metodologias ativas no ensino remoto | Linx Sponte

Como potencializar as aulas remotas, o EAD e o ensino híbrido em sua escola?

Usar as metodologias ativas no EAD, nas aulas remotas ou no ensino híbrido vai certamente engajar os alunos e melhorar os resultados de sua escola. Mas para ter todas essas vantagens é preciso ter eficiência.

Então invista em capacitar os professores para as aulas online e o ensino híbrido, para que eles saibam como realmente implantar essas metodologias em um ambiente virtual.

Busque também engajar as famílias. A importância dos pais é ainda maior no ensino a distância do que nas aulas tradicionais, então realmente trabalhe para ter uma comunicação de qualidade e um engajamento adequado.

Por fim, use o que a tecnologia tem a oferecer para aulas online. Hoje, temos salas de aula virtuais e integradas que podem transformar seu dia a dia, facilitar a rotina de alunos e professores, otimizar a gestão pedagógica e muito mais.

Para saber mais, acesse nosso guia do ensino a distância! É só clicar aqui:

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