Como manter o engajamento dos alunos com as aulas online?

Quer descobrir como aumentar o engajamento de alunos durante as aulas online? Então confira este material gratuito da Sponte:

Por Marcelo Fossá em 23 de junho de 2020.

É difícil manter o engajamento de alunos em aulas presenciais. Esse cenário se torna ainda mais complicado quando se trata de aulas virtuais.

Uma sala de aula é pensada para manter a concentração de um aluno. Quando ele não se encontra nesse espaço, muitos fatores acabam roubando a atenção que deveria estar sendo focada na explicação do professor.

Esses fatores são distrações como barulhos na rua, música, atividades de pessoas, a televisão e, principalmente, o celular.

Um celular possui muitos aplicativos e redes sociais. Toda essa informação acaba fazendo com que o aluno se volte para ele durante a aula. É uma situação bastante difícil de lidar quando o professor está do outro lado da tela.

Como contornar essa situação? O que o professor e a escola podem fazer para garantir que o aluno mantenha-se focado e engajado na aula virtual?

Continue sua leitura e descubra:  

Conheça seus alunos

Como manter o engajamento dos alunos com as aulas on-line? | Sponte

Primeiramente, é preciso considerar a idade média da turma e pensar nos desejos e metas deles. Por isso, vale a pena fazer uma conversa com cada um, ou realizar uma pesquisa. Dessa maneira, as aulas podem ser pensadas de forma específica para o seu público.

Essa dica vale principalmente para turmas de cursos de inglês ou de cursos profissionalizantes. 

Faça questionamentos para a turma

Quando os estudantes são estimulados a responder perguntas, eles ficam mais atentos em sua explicação. Se isso se torna algo usual em sua aula, a situação fica ainda melhor.

Faça perguntas relevantes durante sua explicação. Pode ser para toda a turma, ou nominalmente para cada aluno. 

Uma maneira de fazer com que eles se empenhem em resolver é dando nota para aqueles que mais participarem ou que se empenharem em responder as perguntas feitas. 

Procure associar as atividades de sua aula com outras mídias

Não se trata apenas de trazer os assuntos da aula para a realidade do aluno, mas sim de contar com outras ferramentas para tornar o aprendizado mais dinâmico.

Procure utilizar filmes, séries e aplicativos voltados para a aprendizagem. Algumas das ferramentas que podem ser utilizadas são: Netflix, Youtube, Google e até mesmo o Portal do Aluno do sistema Sponte. 

Nele, o professor pode disponibilizar atividades e avaliações para que o aluno realize. Tudo de maneira centralizada e com um chat para que ambos tenham feedback. 

Proponha a interação entre alunos 

As aulas online podem parecer um pouco solitárias. Por isso, propor a interação entre os alunos que compõem sua turma pode ser uma ótima ideia. 

Isso pode acontecer através da cooperação em trabalhos em grupo, debates e outras situações.

A socialização pode ser tão eficiente virtualmente quanto é presencialmente. Além do mais, isso é muito importante para o aluno, pois o ajuda a aprender como se expressar, promovendo a troca de informações e de vivências. 

Procure reconhecer o esforço de seus alunos 

Outra maneira de obter a participação de seus alunos durante as aulas online é reconhecendo o esforço de cada um em participar e desenvolver trabalhos.

Já falamos sobre isso antes e uma das ideias é dar nota para quem participa mais. Contudo, você pode fazer isso apenas parabenizando o aluno e utilizando seu bom comportamento e evolução como exemplos perante a turma. 

Porém, vale destacar que mesmo que esse aluno não esteja indo tão bem em suas atividades, ele deve ser motivado. 

Em turmas com alunos que estão no período infantil, uma boa maneira de motivar todos a continuar realizando suas atividades e avaliações é dando estrelinhas. Essa metodologia é muito usada nas aulas presenciais e pode continuar durante as aulas online. 

Basta colar as estrelinhas no quadro e mostrar para os alunos, durante a aula, quem ganhou esse pequeno prêmio.

Contextualizar os assuntos de diferentes disciplinas com a realidade dos seus alunos

Como manter o engajamento dos alunos com as aulas on-line? | Sponte

Trazer os assuntos das aulas para a realidade dos seus alunos contribui muito para a participação de cada um nas aulas virtuais. Para que isso seja realmente efetivo, é preciso conhecer seus alunos.

Esse tipo de abordagem facilita o processo de ensino-aprendizagem, pois o aluno estará mais familiarizado com o conteúdo que está estudando, podendo associar as aulas ao seu cotidiano e suas vivências. 

Também vale destacar que, dessa maneira, a aprendizagem se torna mais tranquila e dinâmica, melhorando a experiência de toda a turma.

Faça desafios para seus alunos 

Desafios podem ser muito divertidos, além de estimular os estudantes a superarem seus próprios limites. 

Para promover esse tipo de exercício organize rodadas de perguntas dinâmicas, como um quiz. Também é possível promover outras atividades e trabalhos que podem ser feitos em rodadas. 

Esse tipo de atividade pode ser realizada individualmente ou em grupos, promovendo a interação entre os alunos que compõem sua turma!  

Aulas online durante a pandemia da COVID-19

Como vimos durante o texto, durante a pandemia do novo coronavírus, aulas que antes aconteciam presencialmente tiveram de ser feitas através de plataformas de videoconferência. Isso significou uma série de desafios para gestores, professores, alunos e até mesmo pais e responsáveis.

Sabendo que esta situação não é nada fácil, é preciso planejar e suas ações administrativas e pedagógicas. Pensando por onde começar? Descubra lendo nosso eBook gratuitamente: 

Marcelo Fossá / Gerente de Atendimento

Atualmente é Gerente do Atendimento da Sponte há quase 8 anos e possui experiência nas áreas de suporte e sucesso do cliente.