Por Carla Helena Lange, 28 de junho de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Educação 5.0: a importância da educação socioemocional para o futuro das escolas

Nessa proposta, alunos melhoram o relacionamento interpessoal, aprendem a lidar com conflitos e entendem o que é diversidade.

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Hoje estamos entrando na era da Educação 5.0, uma nova tendência que busca revolucionar o ensino, combinando a evolução da tecnologia com o desenvolvimento das competências socioemocionais. Você conhece essa transformação?

Ela começou quando a revolução da tecnologia e das formas de ensino lançou às escolas um desafio importante: integrar o mundo digital e tornar o aluno protagonista de seu próprio aprendizado

Isso marcou a chegada da Educação 4.0, uma nova estratégia escolar que é essencial para formar alunos preparados para a sociedade do futuro. No entanto, o ensino não parou de evoluir. 

Mesmo com as novidades da Educação 4.0, ainda há novos passos a dar, com humanização do ensino, inclusão da diversidade, abordagem das competências socioemocionais, integração com a sociedade, entre outras importantes tendências. 

Muitas escolas já abordam essas aprendizagens humanizadas, mas ainda falta uma integração de todo o processo, que abra o caminho para um ensino completo, digital, integral e humano. É aí que entra a Educação 5.0.

Sua escola já está preparada para essa nova revolução? Continue sua leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre Educação 5.0:

O que significa sociedade 5.0?

Crianças levantando as mãos em uma aula planejada de acordo com a educação 5.0 | Sponte

Antes de falarmos sobre a Educação 5.0, precisamos entender o desenvolvimento social que abriu caminho para revolução no ensino. É preciso conhecer a ideia de sociedade 5.0.

Esse conceito diz respeito à possibilidade de uma nova organização social, que utilize o desenvolvimento tecnológico de maneira focada menos na lógica de consumo e dos ganhos econômicos e mais no bem da humanidade como um todo. Ela parte de três pilares que também são fundamentais  na Educação 5.0:

  • Qualidade de vida: a sociedade 5.0 entende que a tecnologia tem um potencial enorme para facilitar a vida de todos. Para isso, ela deve automatizar o trabalho pesado e perigoso, aumentar a produção de alimentos, melhorar a segurança, tornar as cidades mais agradáveis, entre outras importantes transformações.
  • Inclusão: essa nova proposta de sociedade deseja reduzir o abismo social usando a tecnologia para criar um mundo que não separe as pessoas por poder aquisitivo, deficiências, identidade de gênero, orientação sexual ou qualquer outra segmentação social.
  • Sustentabilidade:  esse conceito tem a clareza de que um futuro bom para todos exige a preservação do meio ambiente e o combate à crise climática. 

Assim, a sociedade 5.0 foca em mudar a lógica do lucro e da exploração que trouxeram o planeta à situação atual e propõe usar a tecnologia para reduzir os danos, promover fontes de energia renováveis e produzir de alimentos e bens com um impacto ambiental menor.

Para muitos, essa ideia pode parecer uma utopia inalcançável. No entanto, hoje já temos a tecnologia necessária para isso — principalmente graças às transformações da indústria 4.0. 

O que está faltando é uma mudança da mentalidade que desvie o foco do consumo e da concentração de riquezas em direção à empatia, à solidariedade e à construção de um futuro sustentável para todos. É na construção dessa nova mentalidade que a escola se torna tão importante.

Mesmo que esse futuro seja realmente inalcançável, cada passo dado em sua direção já tem o potencial de ser uma grande evolução, ajudando a criar um mundo um pouquinho mais humano. 

Afinal, como disse o cineasta argentino Fernando Birri (relatado pelo escritor uruguaio Eduardo Galeano, no livro Las palabras andantes) é para isso que servem as utopias: para caminhar.

Do extrativismo à revolução digital: as diferentes etapas da sociedade

O conceito de sociedade 5.0 nasce de uma concepção de história que separa o desenvolvimento da humanidade a partir das bases de sua civilização.

Sociedade 1.0: caça e extrativismo

Sociedade 2.0: agricultura e criação de animais

Sociedade 3.0: desenvolvimento da indústria a partir da Primeira Revolução Industrial

Sociedade 4.0: era da informação, com internet, globalização e revolução digital

Sociedade 5.0: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade a partir da tecnologia

Como usar os pilares da sociedade 5.0 para desenvolver uma educação socioemocional?

Para trabalhar a sociedade 5.0 em sua escola, é preciso desenvolver uma educação socioemocional com os estudantes, indo além dos conteúdos programáticos das disciplinas e explorando o vasto oceano da experiência humana, desde a consciência social até a estabilidade emocional.

Além disso, é fundamental integrar esse ensino humanizado às tecnologias da Educação 4.0, que fazem parte da rotina e da aprendizagem das novas gerações. Essa combinação de inovação e educação socioemocional é o cerne da Educação 5.0

Com essa forma de ensino na escola, os ideais de qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade da sociedade 5.0 não devem ser vistos apenas como objetivos de futuro. Eles também precisam fazer parte do dia a dia de seus alunos. 

Entenda como desenvolver a Educação 5.0 em sua escola:

  • Desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos

Uma das principais tendências da nova educação é ir além dos conteúdos tradicionais, abordando também habilidades socioemocionais importantes para o desenvolvimento de cidadãos responsáveis, com pensamento crítico e preparados para viver em sociedade.

Professores, diretores e toda a gestão pedagógica da escola devem levar em conta essas competências socioemocionais, que envolvem a consciência social, as relações interpessoais, a estabilidade emocional, entre outras.

  • Estimular o protagonismo dos estudantes em seu próprio aprendizado

A tradição de lecionar de forma expositiva é amplamente questionada na nova educação. Afinal, quando os alunos têm contato com o conhecimento apenas de forma passiva — ouvindo o professor explicar — o aprendizado se torna muito raso.

Por outro lado, quando o próprio aluno busca o conhecimento de forma ativa, acompanhado pelo professor — que atua mais como mentor do que como expositor —, ele absorve o conteúdo com mais facilidade e muito mais satisfação. 

Dessa forma, tanto a aprendizagem quanto o comportamento tendem a melhorar.

Leia mais: 4 passos para tornar seu aluno o protagonista do próprio aprendizado.

  • Aplicar metodologias ativas

As metodologias ativas de aprendizagem são as principais estratégias para levar o aluno ao protagonismo nas escolas e para auxiliar no desenvolvimento de suas competências socioemocionais.  Assim, elas são fundamentais para a implantação da Educação 5.0.

Conheça as principais metodologias: 10 estratégias de aprendizagem ativa para usar em aulas presenciais e remotas

  • Incentivar a inclusão e o respeito à diversidade

A diversidade está no coração da Educação 5.0, então explore a questão com seus alunos, e discuta temas como inclusão, respeito e representatividade. 

Também é interessante possibilitar a formação de coletivos de alunos que possam trabalhar a representatividade entre si, colocando o aprendizado de sala de aula em prática.

Leia mais: Como sua escola pode ser mais diversa e inclusiva?

Crianças felizes na escola participando de uma atividade proposta pela educação 5.0 | Sponte
  • Aproximar a escola da comunidade

A mudança de mentalidade necessária para promovermos os ideais da sociedade 5.0 também precisa envolver a responsabilidade social. 

Por isso, ajude seus alunos a desenvolverem um senso de comunidade e perceberem que trabalhar em conjunto pode ser muito mais gratificante do que a competição constante com que estamos mais acostumados.

Trabalhar o empreendedorismo social dentro das escolas é um ótimo caminho para isso, mas lembre-se também de discutir o assunto em sala de aula e permitir que os alunos compartilhem suas próprias experiências.

  • Motivar a formação continuada dos docentes

Entre todos os membros da comunidade escolar, a equipe docente é quem passa mais tempo junto dos alunos. Por isso, os professores precisam estar realmente prontos para trabalhar as competências socioemocionais e a Educação 5.0.

O caminho para isso passa pela formação continuada de docentes. Estimule seus professores a buscarem atualizações constantemente.

  • Engajar alunos e familiares  no dia a dia escolar

Aplicar a Educação 5.0 não é um trabalho apenas para professores e gestores. Pelo contrário: essa transformação depende também da participação de alunos, pais e responsáveis.

Por isso, trabalhe a comunicação com a comunidade escolar, apresente esse novo conceito de educação e tente agregar estudantes e familiares em um trabalho conjunto.

Leia mais: Comunicação escolar: como manter o engajamento com alunos, pais e responsáveis?

  • Contar com a tecnologia na educação

A tecnologia está em constante evolução e suas inovações certamente marcam presença no ensino e até na rotina da gestão escolar

E-learning, ensino híbrido, gamificação, realidade virtual, aumentada e mista, são só alguns exemplos das tendências poderosas que podem transformar a educação.

Elas são essenciais para sua escola se preparar para o futuro e para atender às novas gerações — e já fazem parte da Educação 4.0. Entenda como essas duas etapas podem se integrar em sua escola:

As diferenças entre Educação 4.0 e 5.0

Já falamos bastante sobre a Educação 4.0 aqui no blog da Sponte. Ela é uma forma de ensino profundamente integrada à tecnologia e à revolução digital que marca nosso mundo, cada vez mais conectado. 

Assim, ela mostrou-se uma importante revolução na aprendizagem dos últimos anos — escolas que adotaram suas transformações possuem um ensino de excelente qualidade, adequado às demandas das novas gerações e às tendências deste século.

É por isso que a Educação 5.0 não veio para substituir sua antecessora. Pelo contrário: ela é um passo a mais, que integra todas as inovações da Educação 4.0 e vai um pouco mais longe, trazendo em seu bojo uma educação sociomocional que permite a exploração da tecnologia de forma muito mais humana.

Por isso, aproveite para relembrar os principais preceitos da Educação 4.0:

Por que desenvolver a Educação 5.0 nas escolas?

Nós entendemos que uma transformação assim tão grande não é uma missão fácil para a gestão escolar. Mas é uma missão fundamental!

O mundo está mudando. A internet tomou conta da sociedade. Estamos mais conectados do que nunca, com um oceano de informações na ponta dos dedos. 

Mesmo assim, parece que muitos estudantes estão cada vez mais distantes do conhecimento e até uns dos outros.

É normal termos alunos com déficit de atenção (TDAH) ou simplesmente desinteressados no próprio aprendizado, em um cenário que transforma a tecnologia em uma inimiga das escolas.

Mas isso não deveria ser assim. Há um potencial enorme na revolução digital e a Educação 5.0 vem para que possamos explorar esse potencial de forma humana, para o desenvolvimento de cada aluno e da sociedade como um todo.

Com a Educação 5.0, seus alunos aprenderão a trabalhar de forma colaborativa, melhorarão sua comunicação e seu relacionamento interpessoal, saberão como lidar com conflitos e frustrações e entenderão a diversidade como uma riqueza da sociedade, e não como um problema.

Além disso, poderão exercitar mais sua criatividade, passarão a sentir-se integrados de verdade no aprendizado e certamente absorverão muito melhor os conhecimentos.

Ou seja, esse é o caminho para preparar seus alunos para viverem no mundo instável e imprevisível que deve se desenvolver no futuro. Ofereça a elas as ferramentas necessárias para se tornarem verdadeiras lideranças na construção de um futuro mais justo e solidário.

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Analista de Conteúdo

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