Avaliação em aulas online: como fazer?

Conheça e entenda mais sobre os diversos métodos de realizar a avaliação dos alunos de sua escola durante as aulas remotas.

Por Mateus Saldanha em 24 de agosto de 2020.

 A rotina dos professores mudou completamente durante a quarentena. As horas antes trabalhadas na escola e em salas de aula foram substituídas por gravações de conteúdos, ou aulas online em tempo real.

As metodologias aplicadas anteriormente nas aulas tiveram de ser alteradas e muitos desafios surgiram. Um deles: como realizar avaliações online?

Assim como as aulas online acontecem diferentemente das aulas presenciais, as avaliações remotas também devem ser repensadas. Afinal de contas, isso é indispensável para testar a qualidade do aprendizado do aluno. 

Processo avaliativo

Avaliação nas aulas online como fazer isso | Sponte

O primeiro passo é compreender o processo avaliativo, suas vantagens e a razão de sua realização. 

As avaliações são realizadas para verificar se um aluno realmente aprendeu os conteúdos que foram apresentados para ele durante as aulas. 

É com os resultados e através das notas desses alunos que o professor saberá que assuntos devem ser retomados e quais metodologias funcionaram. Porém, não se pode esquecer de considerar a participação do aluno. 

Prestar atenção na sua maneira de interagir, na quantidade de vezes que ele respondeu perguntas e quão motivado ele está em prestar atenção nas aulas. Isso é muito importante de levar em conta, até porque pode ser que esse aluno precise de apoio psicológico para lidar com a situação. 

O cenário da pandemia e as avaliações online

Durante as aulas presenciais da educação básica antes da pandemia, as avaliações aconteciam dentro das salas de aula, por meio de provas ou trabalhos desenvolvidos pelos alunos, individualmente ou em grupos.

Os trabalhos puderam continuar sendo aplicados, mas as provas realizadas individualmente já não podem ser feitas sob o olhar do professor.  

A pergunta agora é: como realizar a avaliação do aprendizado sobre os conteúdos online e ainda garantir que os alunos realmente se dediquem a isso? Continue sua leitura e entenda:  

Métodos para realizar a avaliação remota 

Agora que você já conhece a importância da realização das avaliações, mesmo em tempos de pandemia, é hora de conhecer alguns métodos para avaliar os alunos de sua escola.  

Construa rubricas de aprendizagem que estejam de acordo com a situação de toda a turma

A rubrica é uma ferramenta que pode ser muito útil para acompanhar o desenvolvimento de habilidades dos seus alunos remotamente. 

Tipicamente, uma rubrica pode ser organizada em uma tabela. Ali devem ser reunidos diversos critérios de avaliação que estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem esperados para uma determinada atividade. 

Caso você, professor, ainda não tenha decidido quais são os objetivos para cada atividade proposta, isso pode ser discutido juntamente da equipe de apoio pedagógico da escola. 

Elabore alguns questionários para que os alunos respondam

Este tipo de avaliação costuma ser realizada nas aulas presenciais, mas pode ser adaptado para as aulas remotas. 

Elaborar formulários e quizzes é fácil no ambiente online. Existem plataformas gratuitas que podem ser utilizadas para tanto, como os Formulários Google. A verificação de cada atividade desenvolvida pode ser facilmente feita com essa ferramenta. 

O envio das perguntas pode ser feito de diversas maneiras. As perguntas podem ser de múltipla escolha ou até mesmo descritivas, para exercitar o desenvolvimento de textos por parte do aluno. 

O importante é que esse tipo de atividade seja realizada, pois traz uma série de benefícios. 

Monte portfólios com a sua turma

Muitos trabalhos serão realizados pelos seus alunos, então é preciso saber organizar e reunir tudo em um só lugar. Os portfólios são uma ótima opção, e isso pode ser feito ao longo de cada semestre ou ano letivo. 

O portfólio permite que o professor acompanhe facilmente a evolução da turma toda, além de possibilitar que ele verifique quais tarefas foram desenvolvidas pelo aluno. 

Eles podem ser feitos de forma física, mas essa não é a única possibilidade. 

Todos os textos, imagens, vídeos e outros materiais podem ser armazenados e organizados em plataformas online. Assim, mesmo durante as aulas remotas, o portfólio pode ser desenvolvido pelo aluno. 

Divida as entregas de trabalhos em etapas menores

Professores já estão acostumados a lidar com o fato de que muitos alunos deixam para fazer trabalhos no último minuto do prazo estipulado. Uma vez que os alunos estarão em casa mais tempo, isso pode acabar acontecendo com ainda mais frequencia. 

Para lidar com esse cenário complicado, uma prática que pode ser adotada pelos professores é a diminuição dos prazos para as entregas. 

Além de ajudar os alunos a administrarem melhor o seu tempo em casa, o professor poderá ainda guiar os alunos no caminho certo para que todos aprendam com mais calma em cada etapa. 

Peça para os alunos realizarem autoavaliações

O cenário da pandemia fez com que os alunos tivessem de se adaptar a situações adversas. Para garantir que todos estejam aprendendo com qualidade, é importante ouvir todos que compõem a turma.

Por isso mesmo, é importante requisitar que todos façam uma autoavaliação. Procure fazer isso de tempos em tempos, ao menos uma vez a cada semestre. E caso a autoavaliação do aluno indique que ele precisa de acompanhamento psicológico para lidar com a situação, tome as medidas necessárias, discutindo a situação com a equipe pedagógica da escola e pedindo para que eles entrem em contato com os pais. 

Conte com a ferramenta certa

Avaliação nas aulas online como fazer isso | Sponte

A Sponte possui uma ferramenta que possibilita que sejam realizadas as avaliações dos alunos. O acesso é super fácil para o aluno e para o professor.

A ferramenta fica centrada no Portal do Aluno, onde todas as atividades enviadas pelos professores podem ser facilmente realizadas. Esta é apenas uma das ferramentas do sistema que auxilia sua escola a dar continuidade às aulas de maneira remota. 

Mas a verdade é que queremos fazer ainda mais pela sua escola. Por isso, realizamos uma pesquisa para conhecer melhor a realidade vivida por muitas escolas neste momento.

Curioso? Não precisa ficar! Reunimos todas as respostas em um eBook em que  trazemos também soluções para os problemas apontados. Confira o material na íntegra gratuitamente: 

Mateus Saldanha / Gerente de T.I

Atualmente é Gerente de T.I, especialista em banco de dados, com 14 anos de experiência em projetos de software para gestão de franquias, atua na Sponte há 16 anos.