Avaliação em aulas online: ideias para sua escola de idiomas

Realize avaliações efetivas e online em sua escola de idiomas e garanta que seus alunos estão tendo uma experiência positiva aprendendo uma nova língua!

Por Cristopher Morais em 27 de agosto de 2020.

Todos os estudantes que compõem suas turmas são diferentes e aprendem conteúdos no seu próprio tempo. Por isso, realizar as avaliações e saber o quanto cada um deles aprendeu é muito importante.

Uma das principais razões para não deixar de realizar as avaliações durante as aulas online é que essa é a única maneira de medir a qualidade do processo de ensino-aprendizagem da escola e perceber quais metodologias realmente estão funcionando. 

Ainda assim, muitos gestores e professores de escolas de idiomas se perguntam como realizar avaliações online. Você está a procura dessa resposta? Então continue sua leitura! 

A avaliação no contexto das aulas online

Avaliação em aulas online: ideias para sua escola de idiomas | Sponte

A avaliação de um aluno em relação ao seu aprendizado de algum conteúdo é feito a partir das evidências coletadas em provas, trabalhos e tudo o mais que for desenvolvido por ele.

Esse processo realizado pelo professor visa avaliar o progresso do aluno, verificando se ele realmente compreendeu o conteúdo passado. Situação que pode não ter ocorrido, uma vez que a adaptação do estudante às aulas online pode ser bem difícil. 

Avaliar um aluno através de plataformas online deve acontecer visando objetivos diferentes dos que costumam ser levados em conta nas avaliações presenciais. Já não se trata apenas de saber o quanto o aluno aprendeu, mas também se ele tem se adaptado às metodologias utilizadas. 

É importante lembrar que, se o aluno sentir que o processo não está funcionando para ele, o resultado pode ser o abandono do curso de idiomas. Por isso, mesmo que as aulas estejam acontecendo apenas no âmbito online, realize avaliações. Isso traz muitas vantagens: 

  • Gera oportunidades significativas para que os docentes e os estudantes possam avaliar sua efetividade nas aulas online.
  • Possibilita o acompanhamento dos padrões de crescimento do aluno ao longo de toda sua jornada em aprender um novo idioma.

Como realizar avaliações online? 

Agora que você entende o contexto e os benefícios desse processo para o professor e para o aluno, é hora de conhecer alguns métodos de avaliação online para serem aplicados em sua escola de idiomas. Confira: 

Organize projetos que possam ser desenvolvidos pela turma

O modelo convencional de provas, que costuma ser aplicado nas aulas presenciais, não é muito apropriado para realizar avaliações online. Ao invés de solicitar uma série de questões, que o aluno provavelmente responderá utilizando materiais de apoio, proponha projetos divertidos. 

Dessa maneira, cada aluno terá a chance de mostrar o que aprendeu durante as aulas online.  Além do mais, essas atividades propõem uma troca de conhecimento e compreensão entre toda a turma. Situação que não se faz possível através da aplicação de longas provas. 

Confira alguns exemplos de como propor isso de diferentes maneiras: 

A leitura de um livro ou texto era obrigatória? Requisite que o aluno indique músicas que traduzam o que ele sentiu, ou a história que leu. 

Um vídeo ou filme foi assistido? Peça para que os alunos falem sobre seus personagens preferidos, destacando momentos da história que fizeram com que simpatizasse com eles. 

A aula foi expositiva? Requisite que os alunos organizem em tópicos os assuntos que eles lembram e peça que apresentem esses pontos em aula. 

Promover debates também é interessante. Mas, independente da atividade, utilize diferentes metodologias para que a aula seja dinâmica, assim como os projetos propostos. 

Avaliações online durante a aula

Mesmo não estando em uma sala de aula, nas videochamadas é possível seguir observando seus alunos e sua participação. 

Por isso, avalie se todos estão realmente prestando atenção nos momentos em que você, professor, estiver falando.

Combine como e em que momento as dúvidas de seus alunos serão tiradas. Pode ser durante a aula, ou apenas no fim dela. Os alunos que tiverem perguntas com toda a certeza estavam prestando atenção, ou ao menos tentando. 

Mas o professor também pode fazer perguntas durante a aula, percebendo quem responde a cada pergunta, ou chamando o aluno pelo nome. 

Faça quizzes e games

Rodadas de perguntas, games e quizzes podem ser bem divertidas e motivar seus alunos a estudar e até mesmo prestar atenção nas aulas. Essa maneira de avaliar é extremamente eficaz e pode ser aplicada facilmente nas aulas online.

Para esse tipo de atividade é possível utilizar ferramentas como Kahoot! e Plickers. Nelas, o professor ainda recebe gráficos com as respostas, percebendo quais assuntos do conteúdo foram aprendidos e quais devem ser retomados. 

Uma alternativa bastante interessante e dinâmica é apostar na gamificação, que é aplicar estratégias de jogos, como pontuações, missões e rankings. Essa é uma excelente forma de engajar os alunos, torná-los mais ativos em seu aprendizado e  avaliar seu conhecimento. 

É válido deixar claro mais um benefício desse tipo de avaliação: o aluno não se sente pressionado ou nervoso durante o processo. No fim, fica mais fácil avaliar realmente o que o aluno sabe.  

Peça para que seus alunos façam uma autoavaliação

Avaliação em aulas online: ideias para sua escola de idiomas | Sponte

A autoavaliação é um método que já é utilizado em muitas escolas. E neste momento complicado, causado pela pandemia de COVID-19, é importante saber como o aluno se sente. 

Pergunte quais são as maiores dificuldades do estudante em relação às aulas online. Se ele sente que está dando seu melhor. Quais aulas foram melhores aproveitadas, mais divertidas ou que chamaram mais sua atenção. 

A escola também pode pedir uma avaliação para os pais e responsáveis. Pergunte se eles já conhecem a rotina dos estudantes em casa, se isso já foi estabelecido e também se eles percebem o que pode ser feito para facilitar o processo de aprendizagem remota do aluno.

Esses feedbacks irão ajudar sua escola a encontrar gargalos no processo de ensino-aprendizagem, melhorando a experiência do aluno e dando um norte para os professores que estão ensinando a nova língua.  

Conclusão

A troca de conhecimento e a busca por ajudar cada vez mais gestores e professores de escolas de idiomas fez com que a Sponte realizasse uma pesquisa. 

Nela, requisitamos a opinião de profissionais da educação que estão lidando com o cenário da pandemia e perguntamos quais desafios estão sendo vividos de verdade. 

Todas as respostas foram reunidas em um eBook, trazendo também soluções práticas para cada desafio, ajudando escolas a lidar com este cenário de pandemia e seus diversos impactos. 

Confira o material e garanta que sua escola passe por este momento de crise para continuar seu trabalho durante e após a pandemia:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.