Tanto a captação quanto a retenção de alunos são fatores essenciais para uma instituição de ensino, pois ambas são um reflexo do bom trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido na escola.
Estes dois fatores são verdadeiros desafios para uma gestão escolar. Chega um momento em que o gestor se pergunta: captação ou retenção de alunos, com qual destes fatores preciso me preocupar mais?
Cada escola possui uma situação, então, para ter a resposta desta pergunta, é necessário estudar todo o quadro da instituição de ensino.
Tanto a retenção como a captação de alunos devem ser consideradas. Mas visto que cada uma destas ações requer estratégias diferentes, é preciso descobrir para qual delas se deve dar maior atenção.
Quando se inicia o ano letivo, muitas escolas começam a desenvolver seu planejamento escolar e a captação e retenção escolar, devem estar previstas neste plano.
E a verdade é que muitas escolas enfrentam maiores problemas com uma das estratégias: ou com a retenção ou com a captação de alunos.
Você sabe qual desses é o maior desafio de sua escola? Sabe como atrair novos alunos para sua instituição?
Compreenda a diferença entre captação, retenção, evasão e fidelização, é o primeiro passo para depois escolher qual delas deverá receber maior atenção na sua instituição de ensino.
Continue sua leitura e descubra como garantir que sua escola tenha uma boa média de alunos sempre, somada a um bom fluxo de caixa para o sucesso financeiro da gestão.
O que é captação de alunos?
Essa essencial tarefa escolar visa o aumento da adesão de novos alunos através de diferentes estratégias adotadas.
Se sua instituição conta com um baixo número de alunos fidelizados e/ou necessite de um maior contingente de novos alunos, a captação de alunos é o verdadeiro desafio para o qual você e sua escola devem mover esforços.
Definir estratégias de marketing, projetar sua escola para o novo, conhecer seu público e tornar a imagem de sua instituição um atrativo para seus atuais e novos estudantes: estas são maneiras de captar alunos.
Procure estabelecer estratégias que possam impulsionar seus resultados na captação de estudantes. Para tanto, garanta que os anúncios e assuntos mencionados em sua campanha de marketing chamem a atenção do seu público.
Conhecendo bem seu público, você transformará este processo em uma ação mais efetiva, para que no fim seja possível captar mais alunos para sua instituição.
O que é retenção de alunos?
Não lembrada por muitas escolas, a retenção é uma tarefa de grande importância para sua gestão escolar.
Reter alunos significa fidelizá-los. Não só ter alunos novos, mas mantê-los na instituição de ensino. Ter como objetivo fidelizar os estudantes da instituição durante seu processo de formação educacional é algo importantíssimo, principalmente porque refletirá diretamente no sucesso de marca e financeiro.
Caso sua escola conte com um significativo número de evasão, ausência e inadimplência, a retenção é tarefa de grande importância para sua expansão.
Vale relembrar que a fidelização é uma excelente maneira de fazer o controle de evasão da sua instituição. E deixar de investir nela, é um erro que não deve ser cometido.
Contar com profissionais bem capacitados, ter o acompanhamento do desempenho escolar do aluno e um ambiente escolar saudável, que acolha o estudante, são exemplos de estratégias que irão lhe ajudar a reter os alunos já conquistados.
Pensar em maneiras de melhorar a experiência do aluno em relação a sua escola é sempre uma maneira efetiva de fidelização de alunos.
Avalie sua instituição
Avaliar a situação atual da sua instituição é essencial. O investimento maior deve ser feito diretamente para a maior necessidade da escola.
Para saber se será necessário investir mais em captação ou retenção de alunos, analise os resultados atuais de sua gestão.
A melhor maneira de descobrir isso é analisando o número de matrículas e rematrículas da sua escola. Sempre comparando e percebendo quantos alunos novos você terá no ano e quantos alunos seus voltarão para o próximo ano letivo.
Se atenha aos dois e obtenha sucesso
Equilíbrio é realmente a palavra-chave. É claro que entre captar e reter alunos, sua instituição terá uma prioridade, mas jamais deixe de investir no outro fator.
Caso sua maior necessidade seja a captação, mova seu empenho em prol das estratégias que irão lhe contemplar com bons resultados. Sem novos alunos sua escola não contará com um crescimento empresarial e financeiro significativo, nem permanecerá por muito tempo de portas abertas.
E se, por sua vez, a retenção for sua maior necessidade, se atenha à execução das estratégias necessárias para um bom contingente de alunos fidelizados.
Lembre-se de que a retenção ajuda muito a diminuir a evasão de alunos, e que deixar de procurar por maneiras de fidelizar seus alunos pode acarretar na perda de todo o seu investimento na captação. Afinal, seus alunos não serão mais pagantes mensais.
Procure organizar e fazer um planejamento das ações necessárias para captar e reter alunos. Junto ao seu time administrativo e pedagógico, desenvolva estratégias para resolver as demandas de sua escola para que todos os seus esforços acabem refletindo em um número de alunos realmente satisfatório.
Como o Sistema Sponte pode te ajudar com isso?
Contar com uma gestão efetiva ajuda a captar e reter alunos. E o sistema Sponte pode te ajudar com isso.
Captação de alunos com a Sponte
Com o Sponte, é possível conferir todas as estatísticas de captação dos últimos tempos. Quantos alunos entraram na escola? De que forma eles a conheceram? Isso ajuda a estipular as metas da sua gestão.
Afinal de contas, é necessário compreender quantos alunos precisarão ser captados para que sua escola permaneça rentável.
Retenção de alunos com a Sponte
O sistema Sponte oferece muitas funcionalidades que garantem uma experiência positiva tanto dos alunos quantos dos responsáveis por ele, em relação à escola.
Garantir que a comunicação entre toda a comunidade envolvida em sua instituição de ensino seja positiva é extremamente importante. Por isso, o sistema Sponte permite que a comunicação entre todos seja fácil e eficiente.
Ele também permite que as matrículas sejam feitas online, melhorando a experiência dos alunos em relação à escola, principalmente devido à economia de tempo. Uma experiência positiva é sempre uma excelente maneira de reter os alunos já captados pela sua instituição.
O Sponte pode ajudar sua escola a captar e reter alunos facilmente através de ótimas funcionalidades, mas não é só isso.
Através do sistema, é possível melhorar toda a gestão escolar em todos os setores. Administrativo, acadêmico, pedagógico: contar com o Sponte é ter integração e mais resultados na gestão escolar.
Quer continuar seu ano letivo com aprendizado de gestão? Preparamos um guia completo sobre a implantação do BNCC, confira: