Captação ou retenção: você sabe qual é o verdadeiro desafio da sua escola?

Por Marketing em 04 de março de 2020.

Tanto a captação quanto a retenção de alunos são fatores essenciais para uma instituição de ensino, pois ambas são um reflexo do bom trabalho pedagógico e administrativo desenvolvido na escola. 

Estes dois fatores são verdadeiros desafios para uma gestão escolar. Chega um momento em que o gestor se pergunta: captação ou retenção de alunos, com qual destes fatores preciso me preocupar mais? 

Cada escola possui uma situação, então, para ter a resposta desta pergunta, é necessário estudar todo o quadro da instituição de ensino.

Tanto a retenção como a captação de alunos devem ser consideradas. Mas visto que cada uma destas ações requer estratégias diferentes, é preciso descobrir para qual delas se deve dar maior atenção.

Quando se inicia o ano letivo, muitas escolas começam a desenvolver seu planejamento escolar e a captação e retenção escolar, devem estar previstas neste plano. 

E a verdade é que muitas escolas enfrentam maiores problemas com uma das estratégias: ou com a retenção ou com a captação de alunos. 

Você sabe qual desses é o maior desafio de sua escola? Sabe como atrair novos alunos para sua instituição? 

Compreenda a diferença entre captação, retenção, evasão e fidelização, é o primeiro passo para depois escolher qual delas deverá receber maior atenção na sua instituição de ensino. 

Continue sua leitura e descubra como garantir que sua escola tenha uma boa média de alunos sempre, somada a um bom fluxo de caixa para o sucesso financeiro da gestão.

O que é captação de alunos?

Captação ou retenção: qual é o verdadeiro desafio da sua escola? | Sponte

Essa essencial tarefa escolar visa o aumento da adesão de novos alunos através de diferentes estratégias adotadas.

Se sua instituição conta com um baixo número de alunos fidelizados e/ou necessite de um maior contingente de novos alunos, a captação de alunos é o verdadeiro desafio para o qual você e sua escola devem mover esforços.

Definir estratégias de marketing, projetar sua escola para o novo, conhecer seu público e tornar a imagem de sua instituição um atrativo para seus atuais e novos estudantes: estas são maneiras de captar alunos.

Procure estabelecer estratégias que possam impulsionar seus resultados na captação de estudantes. Para tanto, garanta que os anúncios e assuntos mencionados em sua campanha de marketing chamem a atenção do seu público.

Conhecendo bem seu público, você transformará este processo em uma ação mais efetiva, para que no fim seja possível captar mais alunos para sua instituição. 

O que é retenção de alunos?

Não lembrada por muitas escolas, a retenção é uma tarefa de grande importância para sua gestão escolar. 

Reter alunos significa fidelizá-los. Não só ter alunos novos, mas mantê-los na instituição de ensino. Ter como objetivo fidelizar os estudantes da instituição durante seu processo de formação educacional é algo importantíssimo, principalmente porque refletirá diretamente no sucesso de marca e financeiro. 

Caso sua escola conte com um significativo número de evasão, ausência e inadimplência, a retenção é tarefa de grande importância para sua expansão.

Vale relembrar que a fidelização é uma excelente maneira de fazer o controle de evasão da sua instituição. E deixar de investir nela, é um erro que não deve ser cometido.

Contar com profissionais bem capacitados, ter o acompanhamento do desempenho escolar do aluno e um ambiente escolar saudável, que acolha o estudante, são exemplos de estratégias que irão lhe ajudar a reter os alunos já conquistados.

Pensar em maneiras de melhorar a experiência do aluno em relação a sua escola é sempre uma maneira efetiva de fidelização de alunos. 

Avalie sua instituição

Captação ou retenção: qual é o verdadeiro desafio da sua escola? | Sponte

Avaliar a situação atual da sua instituição é essencial. O investimento maior deve ser feito diretamente para a maior necessidade da escola. 

Para saber se será necessário investir mais em captação ou retenção de alunos, analise os resultados atuais de sua gestão. 

A melhor maneira de descobrir isso é analisando o número de matrículas e rematrículas da sua escola. Sempre comparando e percebendo quantos alunos novos você terá no ano e quantos alunos seus voltarão para o próximo ano letivo.

Se atenha aos dois e obtenha sucesso

Equilíbrio é realmente a palavra-chave. É claro que entre captar e reter alunos, sua instituição terá uma prioridade, mas jamais deixe de investir no outro fator. 

Caso sua maior necessidade seja a captação, mova seu empenho em prol das estratégias que irão lhe contemplar com bons resultados. Sem novos alunos sua escola não contará com um crescimento empresarial e financeiro significativo, nem permanecerá por muito tempo de portas abertas. 

E se, por sua vez, a retenção for sua maior necessidade, se atenha à execução das estratégias necessárias para um bom contingente de alunos fidelizados. 

Lembre-se de que a retenção ajuda muito a diminuir a evasão de alunos, e que deixar de procurar por maneiras de fidelizar seus alunos pode acarretar na perda de todo o seu investimento na captação. Afinal, seus alunos não serão mais pagantes mensais.

Procure organizar e fazer um planejamento das ações necessárias para captar e reter alunos. Junto ao seu time administrativo e pedagógico, desenvolva estratégias para resolver as demandas de sua escola para que todos os seus esforços acabem refletindo em um número de alunos realmente satisfatório.

Como o Sistema Sponte pode te ajudar com isso? 

Captação ou retenção: qual é o verdadeiro desafio da sua escola? | Sponte

Contar com uma gestão efetiva ajuda a captar e reter alunos. E o sistema Sponte pode te ajudar com isso. 

Captação de alunos com a Sponte

Com o Sponte, é possível conferir todas as estatísticas de captação dos últimos tempos. Quantos alunos entraram na escola? De que forma eles a conheceram? Isso ajuda a estipular as metas da sua gestão.

Afinal de contas, é necessário compreender quantos alunos precisarão ser captados para que sua escola permaneça rentável. 

Retenção de alunos com a Sponte

O sistema Sponte oferece muitas funcionalidades que garantem uma experiência positiva tanto dos alunos quantos dos responsáveis por ele, em relação à escola. 

Garantir que a comunicação entre toda a comunidade envolvida em sua instituição de ensino seja positiva é extremamente importante. Por isso, o sistema Sponte permite que a comunicação entre todos seja fácil e eficiente.

Ele também permite que as matrículas sejam feitas online, melhorando a experiência dos alunos em relação à escola, principalmente devido à economia de tempo. Uma experiência positiva é sempre uma excelente maneira de reter os alunos já captados pela sua instituição. 

O  Sponte pode ajudar sua escola a captar e reter alunos facilmente através de ótimas funcionalidades, mas não é só isso. 

Através do sistema, é possível melhorar toda a gestão escolar em todos os setores. Administrativo, acadêmico, pedagógico: contar com o Sponte é ter integração e mais resultados na gestão escolar. 

Quer continuar seu ano letivo com aprendizado de gestão? Preparamos um guia completo sobre a implantação do BNCC, confira: 

Vantagens do Sistema Sponte para produtividade na gestão escolar

Marketing / Analista de Marketing

Atualmente é Analista de Marketing, com mais de 04 anos de experiência na área da comunicação, faz parte do time da Sponte há 1 ano.