Por Carla Helena Lange, 09 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Transformação digital na educação: como implementar nas escolas?

Entenda o que é a transformação digital na educação, qual sua importância, como levar até sua escola para atingir seus objetivos e como ela ajudará na retenção e captação de alunos.

Transformação digital na educação: como levar às escolas? | Sponte

A transformação digital na educação se torna cada vez mais evidente e presente a cada ano em que se passa. Além disso, com o surgimento da pandemia e da extrema urgência de um isolamento social, toda ou grande parte da educação teve de se apoiar no digital.

Cada vez mais, escolas investem em recursos tecnológicos para melhorar as condições de ensino e aprendizagem e se aproximarem mais da realidade dos alunos. Afinal, o mercado de trabalho também é atingido pela transformação digital e os estudantes precisam estar preparados.

Dessa maneira, é importante compreender o significado da educação digital e como ela impacta o ensino otimizando e facilitando muitos processos educacionais. Portanto, separamos ao longo deste texto o que é a transformação digital na educação, qual seu impacto, como ela muda o ensino e como levá-la até sua escola. 

O que é e qual o impacto da transformação digital na educação?

Automatizar processos manuais e oferecer internet nas escolas não define a transformação digital na educação. Para que esse processo se torne real e transformador, como é proposto, é necessário analisar como a tecnologia pode melhorar a educação abraçando toda a escola. 

Transformação digital na educação: como levar às escolas? | Sponte

É preciso também que essa tecnologia não seja apenas utilizada para substituir processos que já são feitos, mas que também leve coisas novas para a sala de aula. Portanto, se tornando algo mais elevado e mais presente no cotidiano da escola, uma completa mudança cultural.

Leia mais: Como investir em Transformação Digital na educação sem sair no prejuízo?

Dessa maneira, a tecnologia e o mundo digital não somente compõem as ações, mas estruturam até mesmo a própria base delas. Isso representa um amadurecimento tecnológico. 

Anteriormente, a Transformação Digital nas escolas era inserida aos poucos, como catracas para os alunos entrarem, salas de informática mais elaboradas, vários sistemas para automatizar tarefas e ajudar nos setores, entre outros. 

Sendo assim, era uma “Transformação Digital” fragmentada, sem conexão entre as tecnologias e sem um planejamento estratégico para melhor estruturá-las. Porém, agora, a escola vira um organismo interconectado, com um sistema de gestão escolar que integra vários setores, otimiza os processos escolares e melhora a educação.

Leia mais: Metaverso e seu impacto na Transformação Digital na Educação

Compreender quais mudanças fazem parte da transformação digital nas escolas

Com o início da pandemia, a necessidade de uma escola digital foi tanta que professores, alunos e todo o resto da comunidade escolar teve de se adaptar de maneira rápida aos novos métodos de ensino para não serem prejudicados. 

Com isso, surgiram novas mudanças que se adaptaram tão bem e que se tornaram grandes oportunidades para serem exploradas pelas educação, vejamos algumas delas:

Sala de Aula Online

As plataformas utilizadas no ensino remoto para que as aulas pudessem acontecer foram verdadeiras salva-vidas da educação. Por meio da Sala de Aula Online, os alunos continuaram a aprender e os professores a ensinarem, o que possibilitou uma maior segurança durante a pandemia e a possibilidade de dar continuidade nos estudos.

Transformação digital na educação: como levar às escolas? | Sponte

Esses tipos de plataformas permitem que professores e alunos tenham aulas ao vivo com o uso da internet, ou que postem aulas gravadas para que os estudantes acessem quando quiserem. Além disso, atividades e avaliações também podem acontecer.

Ambiente digital de aprendizagem

Outra ferramenta importante ao longo da pandemia e que se torna ainda mais importante para as escolas nos dias de hoje são os ambientes digitais ou virtuais de aprendizagem. 

Diferente das Salas de Aula Online, que são focadas na ocorrência das aulas, os ambientes virtuais de aprendizagem permitem     que o aluno acompanhe melhor seu processo de aprendizagem vendo notas, seu progresso e ainda realize as tarefas de casa.

Além disso, esse tipo de plataforma também possibilita uma melhor comunicação com pais e responsáveis bem como um acompanhamento por parte deles, sem contar que também é uma ferramenta essencial para o ensino híbrido.

CTA

Otimização da Gestão Escolar

Além das transformações no ensino, a gestão escolar também é afetada, visto também que seu desempenho afeta diretamente na educação. Muitos processos e setores são interligados e automatizados, permitindo um progresso imenso no setor administrativo, financeiro e pedagógico das escolas. 

Leia mais: Gestão escolar do futuro: saiba como preparar sua escola!

Dessa maneira, muitas escolas passam a contar com um Sistemas de Gestão Escolar que abraça vários processos e setores, como:

  • Matrículas: a captação e retenção de alunos nas escolas é facilitada na Transformação Digital nas escolas por meio de sistemas que permitem captar possíveis alunos interessados e acompanhá-los em cada etapa do funil de vendas até o momento da matrícula.  
  • Financeiro: este é um dos setores que mais afeta diretamente e indiretamente todos os outros, inclusive é por meio dele que a escola define quais investimentos irão realizar para a transformação digital na escola.

Porém, de nada adianta não ter controle financeiro em sua escola, pois, como consequência, você provavelmente não terá dinheiro para realizar esse investimento se tiver uma alta taxa de inadimplência. 

Por conta disso, sistemas de gestão escolar que possuem gestão financeira integrada permitem uma melhora na saúde monetária da instituição, abrindo mais espaço para investimentos transformadores.

Leia mais: Famílias engajadas na gestão escolar: um guia para equipes pedagógicas

Também faz parte da escola digital integrar pais, alunos e responsáveis sobre os acontecimentos em ambiente escolar e também em parte das decisões. Diante disso, não há nada melhor do que contar com um canal de comunicação eficiente. 

O Sponte, por exemplo, conta com o Portal do Aluno e com um aplicativo que facilita o acesso a informações como: faltas, notas, situação financeira e outros comunicados e notificações escolares. 

Diante de tudo isso, é possível compreender como a transformação digital na educação precisa integrar desde o ensino até os demais setores, tornando a escola totalmente conectada e otimizada para oferecer o melhor aos alunos e alcançar todos os objetivos. 

Leia mais: Comece o ano letivo com o Sistema de Gestão Escolar Sponte

Como levar a transformação digital até as escolas? 

Para levar a transformação digital até sua escola, existem alguns pontos que devem ser observados a fim de que essas mudanças e novidades façam sentido.

Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de mudança

A grande maioria das mudanças que ocorrem dentro das escolas, principalmente em relação ao ensino, devem ser comunicadas à comunidade escolar. 

É possível também que a própria comunidade proponha outras mudanças na transformação digital que sejam necessárias na escola. Isso mostra ainda mais a importância de manter essa troca de diálogo aberta entre a gestão escolar, professores, equipe pedagógica, pais, responsáveis e alunos. 

Transformação digital na educação: como levar às escolas? | Sponte

Portanto, é preciso manter em mente que a transformação digital na educação só ocorrerá de forma efetiva se toda a comunidade escolar estiver envolvida no processo e entender as necessidades dessas mudanças.

Analisar o cenário atual da escola

É necessário analisar o cenário atual em que toda a escola se encontra, seja no setor financeiro, na infraestrutura, ou no ensino, a fim de encontrar alternativas para consolidar a transformação digital.

Com esse tipo de análise também se pode observar quais mudanças são mais urgentes e quais podem ocorrer de maneira gradual em um futuro próximo. Além disso, observar as demandas e dicas que a comunidade escolar deu durante a etapa anterior também é um passo importante.

Realizar um planejamento e definir os objetivos da transformação digital

Definir os objetivos e metas para verificar como a transformação digital na educação pode ser útil para a instituição, facilita a visualização do processo inteiramente e evita muitos problemas ao longo do caminho.

Transformação digital na educação: como levar às escolas? | Sponte

Com seus objetivos estabelecidos, fica mais fácil estabelecer o caminho que será tomado até chegar neles, ou seja, um planejamento. Dessa maneira, é simples alinhar suas equipes e o restante da comunidade escolar para que todos entendam o processo e trabalhem para alcançar esse resultado. 

Leia mais: Como elaborar um planejamento estratégico escolar em 2022?

Investir em recursos tecnológicos que estejam alinhados com seus objetivos

É chegada a hora de escolher os melhores recursos tecnológicos para começar a aprofundar a transformação digital em sua escola. 

Esses recursos devem estar alinhados às necessidades e objetivos da instituição. Dessa maneira, é possível contribuir para a escola alcançar bons resultados e evoluir cada vez mais. 

Se você, gestor escolar, conta com metas e objetivos bem definidos e um planejamento claro de como chegar neles, fica muito mais fácil definir quais recursos são indispensáveis para isso. 

Incluir a transformação digital na educação na formação continuada de professores

A formação continuada de professores e auxiliares também devem contar com a cultura digital, incluindo as tecnologias e metodologias que farão parte da transformação digital.

Leia mais: Valorização de professores: o futuro para uma educação melhor 

A qualificação do corpo docente deve ser vista como prioridade, principalmente para prepará-los para lidar com essas mudanças na prática e para que o ensino não seja afetado de forma negativa pelos professores receberem essas mudanças sem aviso prévio ou treinamento.

Por fim, a transformação digital na educação faz parte de um processo que busca levar a educação do futuro para as escolas, capaz de preparar os discentes para a realidade atual e do amanhã que os espera.

Se você quer saber como se preparar ainda mais para esse futuro educacional, acesse nosso eBook gratuito e inclua a inovação em sua instituição de ensino:

cta

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.