Por Carla Helena Lange, 21 de janeiro de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Por que começar o ano letivo de 2022 com o Sistema de Gestão Escolar Sponte?

Comece o ano letivo com o Sistema de Gestão Escolar Sponte | Sponte

O início do ano letivo será desafiador para todos da comunidade escolar: secretaria, professores, alunos, pais e responsáveis e, principalmente, para a gestão educacional. 

Isso porque, por ocupar uma posição de liderança, é papel do gestor assistir todos que fazem parte dessa comunidade, para enfrentarem esses desafios juntos.

Normalmente, como você deve saber por experiência própria, a escola durante todo o início de ano já enfrenta desafios que são habituais. Contudo, desta vez, os desafios serão diferentes em relação a outros anos.

Por isso a importância de contar com um Sistema de Gestão Escolar como o Sponte, que contém as mais diversas funcionalidades pensadas especialmente para otimizar os processos de administração escolar e ajudar na sua gestão.

Continue a leitura para saber mais.

Como o Sponte ajuda a gestão escolar enfrentar os desafios educacionais de 2022

O ano de 2021 foi responsável por mudanças radicais em todos os setores da sociedade, principalmente no setor da educação. 

Por causa das diferentes novidades que causaram impacto na escola, como a reforma do Novo Ensino Médio, o reconhecimento da educação híbrida, entre outros fatores, é necessário que o diretor se atualize para enfrentar tantas mudanças e desafios.

Tendo isso em mente, separamos alguns exemplos de como o Sponte te ajuda com esse trabalho. Mas vamos por partes:

Comece o ano letivo com o Sistema de Gestão Escolar Sponte | Sponte

Ensino híbrido

O conceito de educação híbrida, ou ensino híbrido, mescla características da educação a distância e presencial, isto é, ela promove tanto atividades presenciais quanto remotas. 

Por exemplo, uma aula presencial pode englobar desde aulas expositivas até práticas em laboratório. Já no caso de aulas remotas, por sua vez, podem englobar:

  • eBooks
  • Podcasts
  • Atividades online
  • Aulas complementares gravadas
  • E muito mais!

Para otimizar essas atividades oferecidas pela escola, o Sistema de Gestão Escolar Sponte conta com a funcionalidade de Sala de Aula Online. Por meio dela, você tem acesso a um chat interativo, a possibilidade de disponibilizar atividades e avaliações online e, ainda, gerar links para acessar as aulas diretamente pelo sistema.

É claro que a interatividade online jamais será suficiente para ocupar o espaço do contato presencial entre aluno e professor, mas ela pode — e deve — ser usada como parte de atividades escolares, afinal, a geração atual cresceu com a internet, então, tecnologias fazem parte de tendências da educação que deixarão os alunos mais engajados.

Contudo, todo esse processo é um desafio que exige tanto do gestor escolar quanto do professor um grande esforço em termos de planejamento e qualificação no que se refere às tecnologias disponíveis.

Leia mais: Conheça as tendências de 2022 para a educação que sua gestão escolar deve ficar atenta!

Novo Ensino Médio

Estamos desde 2021 batendo na tecla sobre a necessidade das escolas de formação básica se planejarem para o Novo Ensino Médio. Isso porque, segundo o Portal do MEC, as redes de ensino terão autonomia para definir quais itinerários formativos irão ofertar.

Considerando que esse é um processo que requer muita atenção e que deve ser levado em conta toda a comunidade escolar para realizar as mudanças necessárias, é importante que o gestor conheça bem a sua escola.

Segundo Denis Drago, sócio-proprietário da LDrago Inteligência Educacional, durante a mesa-redonda Novo Ensino Médio: sua escola está preparada para esse novo modelo de ensino?, que aconteceu durante o I Sponte para a educação, “a escola precisa entender o seu próprio perfil”.

Leia mais: Metaverso e seu impacto na Transformação Digital na Educação

Não é à toa que existem inúmeras — e diversas — instituições de ensino, cada uma possui diferentes regras, professores, itinerários formativos e, de agora em diante, uma diferente gestão pedagógica. 

O Sistema de Gestão Escolar Sponte permite que você faça esse novo planejamento de sua Gestão Pedagógica com liberdade e autonomia, pois com ele é possível, de forma facilitada:

  • Organizar o quadro de horários de professores e disciplinas
  • Elaborar os diários de aulas digitais de cada curso ou disciplina
  • Fazer o ensalamento de acordo com as matrículas, entre outras atividades
  • Personalizar o modelo avaliativo do sistema para que atenda às necessidades do processo de ensino de sua escola, seja ele em formato numérico, conceitual ou por habilidades
  • Personalizar boletins escolares, fichas individuais e histórico escolar
  • E muito mais!
CTA

Campanhas de matrículas e rematrículas

As campanhas de matrículas e rematrículas da escola já fazem parte de um desafio habitual para a administração escolar. Mas, então, o que será diferente a partir deste ano?

Durante a pandemia, muitos pais e responsáveis desmatricularam seus filhos das escolas particulares que eles estudavam pelos mais diversos motivos. Neste início de 2022, é importante se atentar para esse “fenômeno de desmatrículas” e não se acomodar de forma alguma, a fim de que infortúnios como esse não se repitam.

Não se esqueça de que sua escola deve chamar a atenção de forma positiva e se destacar diante das outras, afinal, todas as instituições passarão por processos de transformações e usarão isso ao próprio favor. Mas por onde começar?

Durante as campanhas de matrículas e rematrículas foque no que sua escola tem a oferecer à comunidade escolar, demonstrando — e “provando por A mais B” — que sua instituição de ensino é a melhor escolha:

Para  isso, você pode usar estratégias de marketing. Um dos princípios básicos do marketing é saber com quem você está falando, por isso é necessário que o gestor escolar compreenda de fato o perfil de sua escola, para que, assim, entenda qual é seu público e consiga se posicionar e se organizar melhor. 

O Sponte dispõe de recursos de CRM exclusivos para realizar estratégias de marketing, como o Funil de Marketing, que te ajuda a acompanhar de perto todos os estágios do processo de matrículas.

Além disso, é possível ter em mãos os resultados do desempenho comercial e entender como você deve investir de fato no marketing de sua escola.

Leia mais: Como a gestão escolar pode manter a secretaria organizada em período de rematrículas?

Como usar o Sponte para otimizar a gestão educacional

Comece o ano letivo com o Sistema de Gestão Escolar Sponte | Sponte

Diante de tanto trabalho envolvido para lidar com os desafios mencionados ao longo do texto, pensar em formas de otimizar processos é uma tarefa importante do gestor educacional.

Principalmente no início do ano letivo, que é um período muito agitado para todos da comunidade escolar, afinal, são alunos e professores voltando das férias, pais e responsáveis fazendo perguntas, secretaria acumulada de serviço, além dos desafios particulares deste ano de 2022.

Em meio a tudo isso, é comum que haja confusões e falhas humanas durante um processo ou outro, por isso a importância de se organizar e trabalhar cuidadosamente com processos por meio de um sistema de gestão escolar como o Sponte. 

E trabalhar de forma cuidadosa e organizada não significa prolongar o trabalho de todos os envolvidos nesses processos, você deve saber usar e incentivar o uso da tecnologia a favor do seu tempo — e da sua saúde mental. 

Mas para tudo isso é necessário:

Analisar os dados e cenários

É de extrema importância que todos os setores da sua escola estejam integrados, a fim de a gestão educacional funcionar em sintonia e conectada com a comunidade escolar, ou seja, realizar uma análise de dados e cenários é de extrema importância. 

Por meio de um sistema de gestão educacional como o Sponte, você consegue ter rapidamente e detalhadamente em suas mãos desde os dados financeiros até as notas dos alunos. 

Com os recursos de cobranças e pagamento do sistema, como relatórios e indicadores de inadimplência, é possível eliminar processos manuais e ter o fluxo de caixa sempre ao alcance, consequentemente, conquistando o foco na Gestão Financeira.

O Sponte também é pensado especialmente para reduzir os ruídos de comunicação entre alunos, pais e escola, dessa forma, o diretor consegue entender melhor como está o grau de satisfação de todos. Lembre-se de sempre levar em conta o que a comunidade escolar tem a dizer, pois podem existir lados diferentes para uma mesma moeda.

Elaborar um cronograma 

É super importante ter, o quanto antes, o cronograma escolar para um novo ciclo letivo, dessa forma, é possível fazer a distribuição de eventos e datas importantes ao longo do ano, como o período de férias, avaliações, atividades culturais etc. 

Além de, claro, manter todos da comunidade escolar a par de tudo por meio de um calendário. Com o Portal do Aluno e o aplicativo Sponte Agenda é possível manter a comunidade escolar conectada e informada em tempo real. 

Por meio dessas funcionalidades do Sponte, além de você conseguir elaborar um cronograma, os alunos, pais e responsáveis conseguem ter acesso a essas datas rapidamente e ainda recebem notificações no celular a cada atualização, o que colabora também com o trabalho da gestão administrativa, ganhando várias horas semanais de produtividade.

Executar os processos

Depois de tanta organização e planejamento, finalmente chega o momento de colocar em prática e executar todos os planos.

Não se esqueça de que organização e planejamento requerem tempo e cuidado, mas podem ser otimizados. 

Para ter isso em sua instituição de ensino, conte com o Sistema de Gestão Escolar Sponte, que contém as mais diversas ferramentas pensadas para ajudar no seu trabalho de diretor.

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.