Por Cristopher Morais, 04 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 8 minutos

Case de sucesso do Colégio Viva Vida: das planilhas à automatização da gestão pedagógica com o Sponte

Veja como o Sponte ajudou o colégio a sair das planilhas e do trabalho manual com a automatização da gestão pedagógica.

Dados da escol -todos automatizados com o Sponte | Sponte

Para muitas escolas, a utilização de planilhas para gestão educacional é a única opção para organizar seu pedagógico. O Colégio Viva Vida também era assim, mas depois que descobriu o Sponte a situação mudou profundamente!

Hoje, a equipe do Viva Vida passa longe das planilhas para escolas. Com uma gestão pedagógica simplificada e otimizada, conquistada graças ao sistema, ela abriu portas para um futuro de muito mais produtividade.

E não parou por aí! Com menos perda de tempo na gestão escolar, a equipe pode finalmente focar no que realmente importa, que é oferecer um ensino de qualidade e formar alunos preparados para construir o amanhã.

Quer saber mais sobre como o Sponte transformou o sonho do Colégio Viva Vida em realidade? Continue a leitura:

O Colégio Viva Vida: um sonho dedicado à educação

“O Colégio Viva Vida nasceu de um sonho”, conta a coordenadora Fernanda Visconti, filha de Meire Visconti — diretora e uma das fundadoras da escola. Era o sonho de oferecer uma educação de qualidade para as crianças de São Bernardo do Campo/SP.

Esse sonho nasceu bem pequenino. Em setembro de 1981 a escola foi fundada, com a proposta de atender Educação Infantil e Berçário, e em 1982 as portas se abriram para receber cabecinhas prontas para aprender. “Em 2022 completa 40 anos que a gente começou com 6 aluninhos só. Só de berçário”, conta Fernanda.

Gestoras do Colégio Viva Vida

Mas esse foi apenas o primeiro passo. Com verdadeira dedicação a esse sonho, a escola cresceu, mudou para um prédio maior, mais adequado à educação, e hoje atende alunos em toda a fase escolar, dos 3 anos de idade até o 3º ano do Ensino Médio.

Esse crescimento foi possível graças à ideia que guiou a equipe do Viva Vida desde o início: “a ideia aqui na escola é que a gente seja uma grande família. Um outro laço”, conta Fernanda.

Ela comenta que, como as crianças passam boa parte dos seus dias no espaço da escola, o foco do colégio é proporcionar um ambiente familiar para todos os alunos. “Criamos uma comunidade muito acolhedora e receptiva e a gente percebe que eles também já entram com essa visão.” Hoje, com a escola cheia, Fernanda vê que o objetivo deu certo. 

“A gente começa pequeno criando esses laços fortes, esses laços super importantes para uma comunidade escolar, porque é o primeiro momento de comunidade que as crianças vivenciam, e a gente passa a ver isso em todo o processo da escola — desde pequeninhos até o ensino médio”.

Esse é o coração do Colégio Viva Vida: acolher e formar pessoas íntegras, críticas, empáticas e solidárias. Para tudo isso, a escola conta com professores capacitados, um grande número de projetos, aplicação de metodologias ativas de aprendizagem e muito mais!

No entanto, simplesmente ter um sonho não é o bastante. Muitas escolas, Brasil afora, possuem grandes planos de como instituir uma educação de qualidade e crescer no mercado de ensino, mas nem sempre conseguem. 

Muitas acabam barradas por dificuldades na gestão escolar. Foi isso que a equipe do Viva Vida percebeu e o que os levou a optar pelo Sponte. 

Sua escola se identifica com essa realidade? Você também tem um excelente plano para oferecer educação de qualidade e formar excelentes alunos, mas tem dificuldade para superar os desafios da gestão?

Então continue sua leitura e veja como o sistema transformou a gestão e permitiu que o colégio Viva Vida alcançasse, com excelência, o sonho que sempre buscou.

Como o sistema de gestão escolar Sponte ajudou a escola a crescer 

O Colégio Viva Vida tinha um sonho, uma equipe totalmente capacitada e uma comunidade escolar acolhedora e receptiva. Com tudo isso, ele cresceu e se desenvolveu, mas chegou em um ponto em que precisava de um pouco mais.

O ano era 2017. O colégio tinha bons resultados, mas faltava eficiência na gestão. A  coordenadora, Fernanda Visconti, conta que eles faziam muitas operações manuais e dependiam de planilhas para gestão educacional — tudo feito manualmente. 

A escola até contava com alguns sistemas de gestão escolar. No entanto, eram vários softwares diferentes, sem integração entre si — cada um para lidar com uma demanda diferente do colégio.

Dá para imaginar que, mesmo com uma equipe tão eficiente quanto a do Colégio Viva Vida, a gestão acabava um pouco bagunçada, não é!?

Foi aí que as gestoras descobriram o Sponte em um evento de educação e logo perceberam como um sistema que integrasse todas as funcionalidades poderia transformar seu trabalho. 

“Fomos mantendo o contato até o momento em que a gente sentiu a necessidade de entrar em um sistema que desse esse respaldo todo pra gente”, conta Fernanda.

Leia mais: Sponte: o software que integra todas as áreas da sua escola.

Finalmente, em 2017, esse interesse se transformou em uma parceria. “A gente escolheu o Sponte porque ele abrange diversos setores de administração”, diz a coordenadora. E os resultados superaram as expectativas.

Fernanda avalia que “fora o setor pedagógico e de histórico, registro de aulas, registro de faltas, de notas, e tudo o mais, a gente tem também todo o respaldo administrativo”. 

O Sponte ofereceu ferramentas de gestão pedagógica que facilitaram o registro de notas, faltas e até o acompanhamento dos muitos projetos que a escola possui.

O sistema ainda otimizou o trabalho da secretaria, aumentando drasticamente a produtividade da gestão escolar e automatizando processos que antes eram manuais.

Além disso, o colégio passou a ter o suporte necessário para uma comunicação efetiva com a comunidade escolar, graças ao Portal do Aluno do Sponte

E esses são apenas alguns exemplos de como o sistema de gestão escolar Sponte transformou o dia a dia do colégio Viva a Vida. Veja, em detalhes, essa evolução:

Gestão pedagógica otimizada com o Sponte: o fim do trabalho manual e das planilhas para gestão educacional

Segundo Fernanda, a principal dificuldade na gestão educacional do Viva Vida era a falta de um sistema que integrasse todas as funcionalidades. Antes do Sponte, a escola sofria com um imenso trabalho manual, desconexão entre sistemas e o desgaste de lidar com várias planilhas diferentes.

“Eles (os professores) tinham que entregar os planos de aulas para a gente no começo do ano e era tudo manual. Então a gente entregava um protótipo, uma base e eles tinham que preencher aquela base, abastecer aquele conteúdo. Aí a gente imprimia tudo e ia verificando manualmente”, conta Fernanda.

E esse é apenas um exemplo de como o trabalho manual atrasava o dia a dia da escola. “O mesmo era com processo de faltas, de notas. Toda essa parte era manual. Mas aí, quando entrou 2017, a gente partiu para o digital.”

Isso transformou tanto a gestão pedagógica quanto o trabalho da secretaria. Os professores começaram a lançar planos de aula, notas, faltas e avaliações no sistema, enquanto a coordenação consegue conferir tudo isso com total tranquilidade. 

Leia mais: Como o sistema escolar Sponte pode transformar sua gestão pedagógica.

Com o Sponte, o time pedagógico pode lançar o diário de aulas, os conteúdos e as notas de qualquer lugar com acesso à internet, sem perda de tempo e de forma personalizada, de acordo com as necessidades da escola

E a própria secretaria sai ganhando. Graças à automatização de processos, é possível economizar até 166 horas mensais para a equipe administrativa, além de facilitar processos de matrículas e rematrículas, reduzir a burocracia nas solicitações de documentação escolar e muito mais. 

Leia mais: Gestão da secretaria escolar: o que é e como fazer.

Métodos de avaliação personalizados na gestão escolar

O Colégio Viva Vida acompanha as melhores tendências para oferecer uma avaliação mais completa, que realmente analise o aluno como um todo e o ajude a evoluir.

Para isso, o sistema avaliativo é dividido em três notas distintas: as provas tradicionais, a análise de produção (trabalhos de casa, atividades etc.) e a observação sistemática (participação do aluno em sala de aula). Além disso, também há projetos extra, com notas adicionais.

Leia mais: Tudo sobre avaliação escolar: melhores práticas no processo avaliativo, objetivos e análise de resultados.

Dá para imaginar a bagunça que isso poderia gerar se não houvesse um sistema para organizar todas essas informações!?

Mas com o Sponte, todo esse processo é simplificado. Todas as notas podem ser lançadas com facilidade, mesmo se tiverem valores distintos, e o próprio sistema calcula tudo, oferecendo notas parciais e finais de acordo com a necessidade da escola.

E, o melhor, é possível personalizar todo o sistema avaliativo, de acordo com a necessidade da escola, com total liberdade para sua gestão pedagógica.

Comunicação com a comunidade escolar otimizada com o web mailing Sponte

Os pais e responsáveis pelos alunos em sua escola conseguem acompanhar a rotina educacional? Eles têm acesso a tudo que acontece, incluindo notas, faltas, ocorrência e tudo o mais?

No Viva Vida, esse acompanhamento era desafiador. “Antes era muito difícil. Os pais não tinham esse acesso tão fácil ao que estava acontecendo dentro da escola. Era mais distanciado, só nas reuniões”, conta Fernanda, explicando que “agora eles conseguem acompanhar isso diariamente”.

Já sabe o que mudou? A escola conta hoje com o sistema de gestão escolar Sponte.

“A gente dá um caminho que o pai consegue acompanhar diariamente. Ele pode entrar no Sponte e verificar o que o filho fez hoje, o que aconteceu na aula, se teve alguma ocorrência”, relata a coordenadora do Viva Vida.

Isso realmente faz a diferença para manter o engajamento com a comunidade escolar, e só acontece graças ao Portal do Aluno do Sponte, que pode ser acessado por alunos, pais e responsáveis para ficarem por dentro de tudo que está acontecendo na escola.

O sistema oferece comunicação facilitada, interação da comunidade escolar com a escola, acompanhamento do desempenho escolar em tempo real e muito mais. 

Além disso, o Sponte oferece a função de web mailing, o que permite à escola enviar comunicados periódicos para fortalecer ainda mais essa relação.

Essa foi uma das estratégias do Colégio Viva Vida para manter o contato com a comunidade escolar durante a pandemia da covid-19. “Desde o começo da pandemia, a gente passa um informativo mensal para os pais”, conta Fernanda — e isso continua até hoje.

Com esses comunicados, somados às facilidades do portal, o relacionamento se tornou muito mais próximo. A coordenadora deixa claro que o Sponte ajuda a criar um “laço de proximidade” entre escola e comunidade escolar. E todo mundo sai ganhando.

O sistema de gestão escolar Sponte permite que você tenha sua escola dos sonhos

Hoje, o Colégio Viva Vida oferece uma educação de primeira, e não apenas nas disciplinas básicas. Há educação socioemocional, iniciação científica, cursos extras e até apoio na construção de um projeto de vida para os alunos mais velhos. Tudo isso com uma avaliação diferenciada e uma excelente comunidade escolar.

“E a gente tem muitos alunos que voltam para visitar, ou voltam com filhos, com primos, com amigos. Voltam para a escola porque acham esse ambiente bem agradável e de crescimento mesmo”, conta Fernanda.

De fato, é a realização do sonho que nasceu com a escola, 40 anos atrás. 

Mas para cuidar disso tudo com qualidade e sem enlouquecer com o excesso de trabalho, é preciso de eficiência na gestão. Foi aí que entrou o Sponte.

Nós conhecemos o potencial da equipe do Colégio Viva Vida, assim como reconhecemos esse mesmo potencial em tantas outras escolas por todo o Brasil. Nosso papel é só dar o apoio tão necessário para realizar esse sonho incrível que é oferecer um ensino de qualidade para nossas crianças.

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.