Por Cristopher Morais, 30 de junho de 2022
Tempo de leitura: 9 minutos

Como o sistema escolar Sponte pode transformar sua gestão pedagógica

O sistema de gestão escolar Sponte conta inúmeras funcionalidades focadas em atender a gestão educacional, entre elas, as ferramentas para gestão pedagógica.

O sucesso de uma escola depende muito de uma gestão pedagógica otimizada. Ela precisa ter eficiência para lidar com avaliações, documentos, planejamentos, organização de aulas e muito mais. 

Para isso tudo, sua instituição de ensino precisa do sistema de gestão escolar Sponte.

O software Sponte conta com uma gama de funcionalidades focadas em atender a gestão educacional de maneira integral. Entre elas, as ferramentas para gestão pedagógica se destacam, com tudo que você precisa para levar esse setor para o próximo nível, sem lidar com planilhas, controle manual ou vários sistemas desconexos.

Se você quer saber como é uma gestão pedagógica eficiente, temos um texto sobre isso que você pode conferir: Gestão pedagógica: o que é e como fazer.

No entanto, se você já entendeu sua importância para a gestão educacional, é hora de mergulhar nos benefícios que o Sponte pode oferecer para a gestão pedagógica da sua escola! Continue a leitura e confira:

Modelos personalizados para uma gestão pedagógica escolar com liberdade e autonomia

O sistema escolar Sponte está no mercado há mais de duas décadas, trabalhando com mais de cinco mil escolas no Brasil inteiro. Com toda essa experiência, percebemos que uma das principais demandas da gestão pedagógica é a liberdade para lidar com ela de maneira personalizada.

Afinal, parafraseando Raul Seixas, cada escola é um universo. Sua instituição tem necessidades e processos que podem ser infinitamente diferentes de uma escola no outro lado da cidade — ou na outra ponta do Brasil.

Equipe analisando os dados em seu sistema de gestão escolar | Sponte

Assim, de nada adianta contar com um sistema que padronize toda a gestão e faça sua escola seguir um processo que não tem compatibilidade com os modelos que você já trabalha. Isso gera perda de tempo, frustra a equipe e piora seus resultados.

Portanto, é essencial buscar um sistema de gestão pedagógica que ofereça uma base eficiente para o planejamento, mas que também permita à escola personalizar seus próprios processos.

O Sponte faz isso com a personalização de cada funcionalidade, desde a matriz curricular até as avaliações.

Planejamento pedagógico facilitado, eficiência e integração

Fazer o planejamento pedagógico é uma das principais demandas da gestão educacional. Ele envolve diferentes questões, começando com a elaboração do PPP (Projeto Político Pedagógico), que vai definir os objetivos da escola e servir como base para o restante do planejamento e da execução das atividades escolares.

Depois disso, o planejamento passa por outros importantes passos. Veja como o Sponte ajuda nos principais deles:

  • Definição dos horários de aula

É função do coordenador configurar a estrutura de horários e isso pode ser uma missão complicada quando a escola lida com os diferentes níveis da educação básica e ainda tem aulas extras, como balé,  judô, reforço escolar, entre outras.

Considerando isso, o Sponte permite personalizar o horário com flexibilidade para cada aula de forma inteligente e integrada. Ele disponibiliza a definição por disciplina, por professor ou por sala, para se adequar às necessidades de diferentes escolas. Veja no exemplo abaixo:

Quadro de horários do sistema de gestão escolar Sponte | Sponte
Quadro de horários do sistema de gestão escolar Sponte

O sistema ainda organiza os horários dos professores, apresentando ao coordenador quando o educador vai estar na unidade, lecionando ou em hora atividade.

Durante o planejamento, ele também avisa caso o coordenador registre horários que ultrapassem o limite das aulas programadas, ou se o professor está com duas aulas diferentes no mesmo momento. 

Ele possibilita, ainda, a divisão de turmas. Por exemplo, se metade da classe faz aula de inglês e a outra metade faz espanhol, isso pode ficar registrado no sistema para facilitar a gestão. O Sponte também está integrado ao Urânia, facilitando ainda mais a organização do quadro de horários.

  • Programação do calendário escolar

Além do quadro de horários, é fundamental ter a previsão dos dias letivos, com descriminaçaõ dos eventos, recessos, feriados e férias. O Sponte permite cadastrar tudo, deixando claro quando vai ter aula e calculando o total de dias letivos no ano.

Isso é fundamental para a impressão da ata de resultado final obrigatória. Com o Sponte, a descrição da quantidade de dias letivos vem direto do calendário, de forma integrada.

  • Planejamento da matriz curricular 

Com o Sponte, o coordenador cria uma matriz curricular de base, com as disciplinas comuns, e depois pode ir replicando-a, fazendo alterações para cada série de acordo com a necessidade da escola.

A linha programática do conteúdo também pode ficar pronta no sistema, descrevendo o que o professor tem que lecionar em cada dia. Isso inclui metodologias, plano de ensino e até equivalências (que são muito úteis para se adequar às exigências do novo Ensino Médio).

Outra grande vantagem que o Sponte apresenta é que o coordenador pode simplesmente replicar a matriz do ano anterior na hora de iniciar um novo período letivo. Aí é simplesmente atualizá-la com as novidades, sem precisar começar do zero. Veja no exemplo abaixo:

Matriz curricular do sistema de gestão escolar Sponte | Sponte
Matriz curricular do sistema de gestão escolar Sponte

É nesse momento que o gestor também pode considerar a implantação de metodologias ativas de aprendizagem.

  • Ensalamento

O sistema educacional Sponte permite fazer o ensalamento de acordo com as matrículas de forma digital e integrada com o quadro de horários. Assim, o processo é muito mais rápido e simples.

  • Definição dos planos de aulas

O coordenador tem muito mais controle na hora de definir os planos de aulas e pode até anexar materiais e conteúdos para auxiliar o trabalho do professor e potencializar o aprendizado do aluno.

Além disso, é possível replicar esses planos entre turmas diferentes, facilitando o processo.

Lançamento dos diários de aula com facilidade na gestão pedagógica

Lançar diários de aula pode ser um desafio na gestão pedagógica. Em muitas escolas, a tarefa é dos professores, mas sem um sistema eficiente, eles precisam dedicar muito tempo a essa parte burocrática do ensino. 

Algumas instituições optam por deixar o processo nas mãos do time da secretaria escolar, mas essa equipe tem suas próprias atribuições e não pode perder tempo!

Com o Sponte, a tarefa continua nas mãos dos docentes, mas de forma muito mais eficiente. Por ser um sistema online, eles podem lançar o diário de aulas e as notas em qualquer lugar com acesso à internet, de forma rápida e simples. Isso otimiza em até 166 horas mensais o tempo da equipe administrativa.

Dentro do diário do Sponte, os professores têm opções como: lançar faltas ou presenças para toda a turma de uma vez só ou, ainda, marcar somente quem faltou e atribuir presença automática aos demais alunos. 

Além disso, também é possível replicar informações de uma turma para outra, a fim de facilitar o trabalho.

O sistema ainda tem relatórios para mostrar a frequência dos estudantes — seja para identificar os que menos faltam, seja para acompanhar os que extrapolam o número de faltas previsto. 

Nesse mesmo quesito, ele permite enviar notificação de falta para o responsável do aluno por e-mail, SMS ou direto no aplicativo disponibilizado para a comunidade escolar.

Sistema de avaliação escolar integrado e personalizado para as demandas da escola

Um dos grandes destaques do sistema de gestão pedagógica do Sponte é o método personalizado de avaliações. 

Enquanto muitas escolas sofrem com sistemas engessados, que não permitem a personalização e o cadastro de avaliações parciais de diferentes origens, o Sponte oferece total liberdade para sua gestão pedagógica e para seus professores.

Você pode ter diferentes avaliações, com pesos diferentes, seja com provas, trabalhos ou mesmo notas não numéricas, por conceito, considerando habilidades e competências de seus estudantes. 

Nesse método de avaliação não numérica, o Sponte permite dar uma habilidade descritiva e o aluno pode ser avaliado tanto por notas normais quanto por avaliação das competências da disciplina — ou os dois, de forma integrada.

Leia mais: Tudo sobre avaliação escolar: melhores práticas no processo avaliativo, objetivos e análise de resultados.

É possível, aliás, ter diferentes métodos de avaliação na mesma matriz curricular e com separações por disciplinas — e até por subdisciplinas, como, por exemplo, Literatura, Redação e Gramática, que juntas vão formar a nota de Língua Portuguesa.

O sistema oferece a estrutura básica que você precisa — inclusive para avaliações online —, mas todo o resto pode ser alterado para os padrões da escola, até mesmo as nomenclaturas utilizadas.

O professor também pode cadastrar provas com questões de alternativas com múltipla escolha, com correção automática por meio de gabarito.  Confira:

O sistema de avaliações do Sponte já transformou a rotina de muitas escolas no Brasil. É o caso do Colégio Viva Vida, de São Bernardo do Campo-SP, que atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A coordenadora Fernanda Visconti conta que o colégio trabalha com três notas distintas: as provas tradicionais, a análise de produção (trabalhos de casa, atividades etc.) e a observação sistemática (participação do aluno em aula). 

O Sponte permite que isso seja feito de forma organizada e eficiente, dando todo o apoio necessário para esse excelente método de avaliação!

Editor de documentos feito para atender às especificidades de sua gestão educacional

O Sponte disponibiliza para seus clientes um poderoso editor de documentos escolares. A partir dele, sua gestão pedagógica pode ter total autonomia para criar a documentação escolar e deixá-la de acordo com o seu modelo pedagógico. 

Isso inclui: boletins escolares, fichas individuais, histórico escolar e muito mais. 

Emissão de certificados pelo Sponte

O editor de documentos do sistema permite, também, a emissão de certificados em cursos livres, profissionalizantes e técnicos. É possível, inclusive, colocar critérios para liberar a emissão para seu aluno. 

Entre esses critérios, você pode definir que ele precisa estar aprovado, ter uma nota mínima, estar adimplente, entre outros.

Apoio online para o ensino híbrido e digital

Com o crescimento do ensino híbrido na prática escolar, é preciso contar com ferramentas digitais que deem apoio a esse processo tão importante na gestão pedagógica! 

Sabendo disso, hoje contamos com apoio online integrado ao sistema de gestão escolar Sponte. A ferramenta otimiza o ensino a distância, permite a inclusão de vídeos, gera links para encontros em sala de aula online, disponibiliza atividades de forma digital e permite o acompanhamento pedagógico dos alunos.

Leia mais: Acompanhamento pedagógico online e presencial: como realizar e o que muda em cada formato?

Total integração do histórico escolar na gestão pedagógica

O histórico escolar é parte fundamental da vida de seus alunos. Por isso, o sistema de gestão pedagógica do Sponte permite personalização para as necessidades da escola, com um documento padrão que pode ser editado por sua equipe.

O sistema também integra todos os cursos realizados pelos alunos, além de incorporar documentos de outras escolas, no caso de transferência. 

Tudo isso para oferecer aos alunos toda sua vida escolar em só um documento.

Fechamento pedagógico facilitado e personalizado 

O sistema de gestão educacional Sponte também facilita o fechamento pedagógico, para otimizar o fim de semestre em sua escola.

A coordenação pode fazer esse processo por turmas, por período ou em massa, para todos os estudantes. 

É possível configurar o lançamento e até monitorar o percentual lançado e o que ainda falta cadastrar.

Acompanhamento de resultados

Com o Sponte, sua escola também pode acompanhar resultados pedagógicos. Quem é o aluno com maior ou menor número de faltas? Qual é o percentual de aproveitamento da escola, de cada turma e de cada disciplina? Quais são as disciplinas com maiores médias? Tudo isso está disponível no sistema, com visualização otimizada por meio de gráficos.

Comunicação com a comunidade escolar pelo Portal do Aluno

Com o Portal do Aluno do sistema Sponte a escola otimiza a comunicação com a comunidade escolar e dá muito mais autonomia para estudantes, pais e responsáveis.

Eles podem anexar documentos pendentes, acessar notas parciais de todas as disciplinas, conferir datas de avaliações e média prevista, imprimir boletins, ver percentual de frequência, horas assistidas, horas ausentes e mais.

O Portal também permite o envio de comunicados escolares e notificações, facilitando a comunicação entre escola e  alunos, pais e responsáveis — inclusive, com a disponibilização do Aplicativo Agenda Digital, que dá acesso às informações pedagógicas e financeiras.

Há, ainda, o drive do sistema, no qual professores e coordenadores podem deixar materiais — desde conteúdos de apoio até o cardápio. O professor também pode criar fóruns, com comunicados, anexos e áreas de discussão.

Tudo isso potencializa profundamente o engajamento com a comunidade escolar.

Esse é outro destaque apontado pela coordenadora do Colégio Viva Vida, Fernanda Visconti. “Os pais que acompanham realmente o Sponte, junto com o nosso trabalho, conseguem verificar o que está acontecendo na escola, o que antes era muito difícil”, relatou.

Fachada do colégio Viva a Vida, que faz uso do sistema de gestão escolar Sponte | Sponte
Colégio Viva Vida em São Bernardo do Campo (SP)

Sistema escolar com integração entre todos os setores da gestão educacional

Além de oferecer todas essas funções para sua gestão pedagógica, o Sponte conta com outras funcionalidades essenciais para o trabalho escolar.

Gestão financeira, organização da secretaria, captação de alunos, matrículas online e muito mais — o Sponte oferece tudo de maneira integrada. Todo o sistema está conectado, a fim de oferecer o máximo de comodidade e eficiência para sua gestão.

Para Fernanda Visconti, isso revolucionou o Colégio Viva a Vida. Antes, ele contava com vários sistemas diferentes para atender cada função da escola, mas agora o Sponte é capaz de concentrar todas as necessidades da gestão de forma integrada. “O que mais agradou no Sponte é que ele consegue fazer todo esse canal”, disse ela.

De fato, com a integração de setores combinada à eficiência de cada funcionalidade, o Sponte é uma ferramenta revolucionária para a gestão escolar. 

E não é só isso. Aqui no nosso blog, oferecemos conteúdos para sua escola ir ainda mais longe. Já que estamos falando sobre a gestão pedagógica, que tal baixar nosso kit com modelos prontos para um planejamento pedagógico completo? Confira:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.