Por Carla Helena Lange, 24 de maio de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Acompanhamento pedagógico online e presencial: como realizar e o que muda em cada formato?

Descubra como realizar um acompanhamento pedagógico online e presencial, compreendendo as ferramentas e técnicas necessárias em cada formato:

Acompanhamento pedagógico online e presencial | Sponte

A tecnologia traz vários benefícios para as escolas, que passam a contar com mais ferramentas para oferecer educação de qualidade. Vários desses instrumentos passaram a ser muito úteis para o processo de acompanhamento pedagógico.

Em linhas gerais, o acompanhamento pedagógico é o processo de monitorar  o desempenho dos alunos e auxiliá-los em sua jornada escolar, para verificar se eles estão enfrentando dificuldades no processo de aprendizagem, por exemplo.

O contexto da pandemia de covid-19 intensificou a utilização de ferramentas tecnológicas para esse acompanhamento, que mesmo com o retorno das atividades presenciais continuam sendo auxiliares ao monitoramento presencial.

Esta é uma prática fundamental para todas as escolas, considerando que cada instituição de ensino é única, possui seus contextos geográficos, sociais, econômicos, bem como o perfil de suas equipes e alunos. 

Dito isso, este texto vai auxiliar na realização do acompanhamento pedagógico, considerando os contextos presencial, online e híbrido. A seguir, você vai encontrar:

O que é acompanhamento pedagógico?

Acompanhamento pedagógico online e presencial | Sponte

Em resumo, o acompanhamento pedagógico são todas as práticas que orientam professores e alunos ao longo do processo de ensino aprendizagem. Ele considera fatores como:

O acompanhamento pedagógico formativo é um facilitador para todos os envolvidos no processo de aprendizagem, e é fundamental para que a gestão da escola tenha uma análise clara a respeito do trabalho que vem sendo feito pela equipe pedagógica.

Com isso, é possível analisar o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado, de acordo com a realidade de cada escola, turma e aluno, auxiliando a atuação do corpo docente e gestores da instituição.

Importante: o acompanhamento pedagógico não deve limitar a autonomia dos professores em sala de aula. Ele deve ser entendido como uma ferramenta de eficiência, por meio de uma parceria entre os docentes e gestores.

Como fazer um acompanhamento pedagógico eficiente?

É sempre importante destacar que cada instituição de ensino possui características distintas, de acordo com sua metodologia e proposta de ensino, realidade e o perfil de professores e alunos. 

Apesar disso, podemos destacar que, em linhas gerais, o processo de acompanhamento pedagógico precisa considerar alguns pontos:

Observação: cabe aos professores observar e analisar o desempenho e os comportamentos dos alunos ao longo do ano letivo, buscando entender quais suas principais dificuldades, inseguranças e potencialidades.

No processo de observação é fundamental procurar encontrar soluções que auxiliem os alunos a minimizar suas fragilidades, respeitando seu tempo de desenvolvimento. 

Por sua vez, cabe à coordenação e direção acompanhar o desempenho dos docentes e coordenar as ações necessárias.


Registro:
o acompanhamento pedagógico é um processo constante. Por isso é importante registar o que foi observado ao longo do ano letivo, bem como as alternativas tomadas para facilitar o desenvolvimento da turma e do aluno.

Ferramentas digitais como o Software Educacional Sponte são grandes aliadas nesse processo, trazendo agilidade para o processo de acompanhamento. 

 
Metodologia: com o auxílio da tecnologia, o processo de acompanhamento pedagógico se torna mais ágil e prático. Isso contribuiu para que a metodologia de acompanhamento seja mais eficiente.

Para criar a melhor forma de auxiliar os alunos em seu desenvolvimento, gestores e corpo docente precisam criar uma metodologia que considere fatores como o rendimento dos alunos, conforme cada nível de aprendizado.

O levantamento de índices, formato de feedbacks, de comunicação com pais ou responsáveis também devem ser considerados na criação dos processos de acompanhamento, de acordo com a realidade de cada escola.

Como fazer um acompanhamento pedagógico eficiente  | Sponte

Proposta de acompanhamento pedagógico

Como dito anteriormente, o acompanhamento pedagógico precisa se atentar à realidade de cada escola. Porém, algumas práticas podem ser consideradas no processo de criação de uma proposta de acompanhamento: 

Conselho de classe: por ser um encontro de troca de informações e vivências de professores, o conselho de classe segue sendo uma importante ferramenta de planejamento para garantir a eficiência de um acompanhamento pedagógico.

Comunicação com os alunos: ouvir os alunos é uma das etapas mais importantes do acompanhamento pedagógico formativo. É fundamental, portanto, criar um canal de comunicação efetivo e acolhedor para entender as necessidades dos estudantes.

Diálogo com pais e responsáveis: os pais ou responsáveis também são atores fundamentais nesse processo. As famílias possuem expectativas com relação ao desenvolvimento de seus filhos, e por isso também devem ser incluídas na avaliação.

É preciso criar formas de dialogar com os pais, para entender seus anseios, e também fornecer feedbacks a respeito do desenvolvimento de seus filhos, procurando formas de incluí-los no processo de educação.

Capacitação de professores: a educação é um processo dinâmico, que envolve vários fatores, desde o aprimoramento de práticas pedagógicas até a inclusão de novas ferramentas tecnológicas.

É fundamental manter professores e demais gestores atualizados nas mais diversas nuances do processo de ensino aprendizagem, o que consequentemente vai contribuir para melhores processos de acompanhamento.

Acompanhamento pedagógico online e presencial | Sponte

Contextos: online, presencial e híbrido

A pandemia de covid-19 trouxe vários desafios para a educação e demonstrou a necessidade de implementar ferramentas tecnológicas nos processos de gestão de instituições de ensino.

Softwares de gestão como o Sponte são fundamentais para as diversas etapas da administração, entre elas o acompanhamento pedagógico, que assim como as demais áreas do processo de ensino aprendizagem precisam considerar os seguintes contextos: 

  • Presencial
  • Online
  • Híbrido


Presencial

O diálogo e a convivência são priorizados no modelo presencial, que costuma ser entendido como a forma mais tradicional de ensino. Aqui, alunos, professores, coordenação e diretoria convivem no espaço físico da escola, onde o acompanhamento também se baseia em relatórios, avaliações e outras ferramentas.

O diferencial é a possibilidade de intercâmbio de experiências em um mesmo ambiente. Nesse contexto, reuniões pedagógicas e conselhos de classe ganham um destaque particular no processo de desenvolvimento e acompanhamento das turmas.


Online

Ainda que o ensino à distância não seja necessariamente uma novidade, foi a partir de 2020 que as aulas online foram verdadeiramente aplicadas nas escolas. 

As orientações dadas ao longo deste texto também são aplicáveis a este contexto, porém, a predominância fica por conta das ferramentas digitais.

Se usada corretamente, a tecnologia pode trazer ganhos significativos para a gestão escolar e para o planejamento pedagógico formativo. Reuniões, conselhos e diálogos com alunos e professores são facilitados, pois não precisam necessariamente do contato presencial.


Atenção: se por um lado a obtenção e registro de dados quantitativos são favorecidos, os elementos qualitativos podem ser prejudicados pela menor convivência presencial. Por isso, é importante saber dosar quais etapas e processos de fato ganham com a tecnologia.


Modelo híbrido

Em linhas gerais, é a mistura dos dois modelos anteriores. Há casos em que as aulas são predominantemente online, e em outros há uma mescla entre aulas remotas e presenciais. Também há escolas que promovem aulas presenciais e realizam atividades e avaliações pela internet. 

É muito provável que este modelo se torne predominante na gestão das escolas, pois alia de forma equilibrada as potencialidades dos formatos anteriores. A seguir, acrescentamos algumas orientações que podem contribuir para o acompanhamento pedagógico no ensino híbrido.

Como realizar o acompanhamento no ensino híbrido?

O acompanhamento pedagógico possui características comuns para os contextos presencial e online. Porém, algumas práticas podem ser adotadas para melhorar a experiência do acompanhamento no ensino híbrido.

Planejamento: momentos como o conselho de classe e outras reuniões ganham ainda mais importância no contexto híbrido, pois o planejamento é imprescindível. 

É fundamental colocar na ponta do lápis todas as expectativas, possíveis dificuldades e traçar um plano de ação para o processo de aulas, avaliações e atividades.

O plano deve ser revisitado periodicamente, para que seja feita uma avaliação do andamento e realizar ajustes, se forem necessários.

Metas: o planejamento deve definir de forma clara e objetiva as metas que a equipe pretende alcançar, a partir das expectativas de alunos, professores e pais, e também considerando a realidade da escola.

Além de orientar a prática do processo de ensino aprendizagem, a definição de metas contribui para a avaliação de resultados e para o comprometimento da equipe, que terá objetivos de trabalho mais estruturados.

Tecnologia: outra etapa importante é mapear as ferramentas tecnológicas disponíveis na escola e utilizá-las a favor do processo. 

O Software de Gestão Escolar Sponte possui ferramentas para as diversas rotinas de gestão, incluindo o acompanhamento pedagógico. 
O Sponte tem soluções que aumentam o número de horas mensais de produtividade pedagógica, melhoram a comunicação com a comunidade escolar, diminuem a evasão escolar e a inadimplência, como o Sponte Pay, meio de pagamento que foi desenvolvido exclusivamente para escolas.

Além disso, o Software Sponte contribui para a captação e retenção de alunos, permitindo uma gestão pedagógica personalizada. Além disso, a gestão da secretaria escolar oferece funcionalidades como Portal do Aluno e Agenda Digital

Agora que você conhece o cenário da educação e entende que a escola do futuro irá contar com muitas ferramentas digitais, aprenda a se adaptar ao ensino híbrido: 

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.