Acompanhamento pedagógico online e presencial: como realizar e o que muda em cada formato?

Descubra como realizar um acompanhamento pedagógico online e presencial, compreendendo as ferramentas e técnicas necessárias em cada formato:

Por Marcelo Fossá em 24 de novembro de 2020.

Oferecer educação de qualidade é o objetivo básico de toda escola. Nesse processo está incluso o dever de monitorar o desempenho dos alunos e auxiliá-los em sua jornada escolar, caso o estudante venha a enfrentar dificuldades relacionadas ao ensino. 

O nome disso é acompanhamento pedagógico e é uma prática recomendada para todas as escolas, mas por muitas nem sempre aplicada.

Cada instituição de ensino é única. Os contextos geográficos, sociais e econômicos mudam, assim como a sua equipe e o perfil dos alunos inscritos. 

Por isso, não há uma fórmula única para realizar o acompanhamento pedagógico das escolas e, consequentemente, muitas instituições de ensino apresentam um acompanhamento incompleto ou insuficiente para garantir que os objetivos educacionais sejam atingidos com sucesso.

Isso já era um desafio para a gestão pedagógica e, na realidade de 2020, com a pandemia de coronavírus, fazer o acompanhamento pedagógico se tornou um verdadeiro problema. Afinal, como acompanhar o desenvolvimento dos estudantes se eles não estão mais por perto e tendo a rotina escolar sofrido tantas alterações?

Durante o período de quarentena, os processos pedagógicos se adaptaram de diversas maneiras para seguir seu trabalho com os alunos e assim foi também com a gestão pedagógica. 

Com a eminente reabertura das escolas, seja ainda esse ano ou em 2021, novos processos irão surgir para suprir as novas demandas de uma educação que se modificou com a pandemia que a sociedade viveu neste último ano.

Sendo assim, neste post reunimos diversas informações sobre: 

  • O que é acompanhamento pedagógico
  • Por que o acompanhamento pedagógico é importante
  • Como funciona o acompanhamento pedagógico 
  • Como preparar e implementar o acompanhamento pedagógico na comunidade escolar?

Acompanhe!

O que é acompanhamento pedagógico?

Acompanhamento pedagógico online e presencial | Sponte

De forma resumida, o acompanhamento pedagógico é um conjunto de práticas que visa orientar professores e alunos ao longo do processo educacional. O objetivo é atingir as metas e os objetivos propostos no plano político-pedagógico da escola. 

Acompanhar o desenvolvimento de cada turma ao longo do ano letivo, como estão respondendo às disciplinas ensinadas e à metodologia utilizada, ter um feedback dos professores e de pais ou responsáveis pelos alunos são algumas dessas práticas. 

Portanto, o acompanhamento pedagógico age como um facilitador tanto para professores, quanto para os alunos, pais e até mesmo a própria gestão pedagógica e escolar. 

Isso porque é a partir dele que a gestão terá uma resposta clara a respeito dos esforços da equipe pedagógica em seu trabalho. Também poderá saber dos próprios pais e alunos o que está dando certo e o que não está funcionando dentro das metodologias utilizadas em sala.

Esta visão mais completa do cenário vai, como consequência, auxiliar o corpo docente a aprimorar seu trabalho, se necessário.

É importante deixar claro aos professores que o acompanhamento pedagógico não é uma forma de censura ou limitação de sua autonomia em sala de aula. Na verdade, é uma parceria entre os docentes e a gestão pedagógica justamente para garantir sua eficiência.

Por que o acompanhamento pedagógico é importante?

Primeiramente é necessário ter em mente que cada aluno possui um processo de aprendizagem diferente. Apesar do ensino em sala de aula ser feito de forma coletiva, cada aluno responderá ao estímulo pedagógico de forma diferente.

Com o acompanhamento pedagógico a escola consegue identificar se existem alunos que não estão conseguindo acompanhar o ritmo das aulas ou estão se perdendo em meio aos conteúdos. Assim é possível dar atenção a eles e suas particularidades de aprendizado. 

Afinal, a escola deve zelar pelo ensino de todos, trabalhando principalmente com os alunos que porventura venham a apresentar alguma dificuldade.

Por vezes, o aluno pode apresentar dificuldades em acompanhar o andamento das aulas por motivos externos, como contexto social e familiar no qual está inserido. 

Há também de se verificar se isso está ligado ao convívio do aluno com colegas. O acompanhamento pedagógico auxilia a escola na compreensão do contexto em que estão inseridos não só os alunos, mas também toda a comunidade escolar.

Acompanhar pedagogicamente significa, além de receber e analisar as informações de sala de aula, agir em prol dos alunos e professores, auxiliando-os na estruturação do conteúdo. 

Sendo assim, fica claro também como o acompanhamento pedagógico potencializa o aproveitamento escolar, uma vez que monitora o progresso das aulas e oferece suporte para melhorar seu rendimento.

Como dissemos anteriormente, o acompanhamento pedagógico é também uma parceria entre corpo docente e gestão pedagógica. Portanto, se feito corretamente, promove o engajamento dos professores e a essa gestão, tornando melhor seu ambiente de trabalho e sua produtividade.

Como funciona o acompanhamento pedagógico?

Acompanhamento pedagógico online e presencial | Sponte

Levando em consideração tudo o que foi levantado até aqui, podemos analisar o acompanhamento pedagógico em três contextos diferentes. 

  1. No modelo presencial, o qual já estávamos acostumados e trabalhávamos; 
  2. No modelo de ensino à distância, isto é, acompanhamento pedagógico online; 
  3. No ensino híbrido, misturando o ensino presencial com o ensino à distância.

No modelo presencial

O modelo presencial se refere à metodologia tradicional de ensino, com alunos e toda a equipe no espaço físico da escola. Nesse modelo o acompanhamento se baseia muito nos relatórios e diários de classe produzidos pelo corpo docente. A partir deles constrói-se uma visão de como está o rendimento das turmas.

Outras ferramentas que auxiliam o acompanhamento pedagógico são as avaliações (feitas presencialmente) e notas. Elas ajudam a medir quantitativamente o rendimento dos alunos.

As reuniões pedagógicas e conselhos de classe também são muito importantes para ouvir diretamente dos professores como está o andamento do ensino, bem como os envolve no processo de análise e tomada de decisões.

No modelo online

As aulas online foram verdadeiramente aplicadas nas escolas em 2020, com a necessidade de trabalhar com o ensino à distância. Nesse modelo há o predomínio do uso de ferramentas digitais para fazer o trabalho que antes era feito apenas presencialmente.

Essa metodologia trouxe para a sala de aula e para a gestão escolar e pedagógica novas ferramentas que, se usadas corretamente, auxiliam muito no aumento de produtividade e comunicação entre os membros da comunidade escolar.

Ainda assim, apesar de todos os benefícios, do ponto de vista pedagógico, o acompanhamento saiu perdendo. Isso porque há uma facilidade em se obter dados quantitativos, mas perde-se o qualitativo, aquilo que não se mede por números. 

Muitos gestores pedagógicos encontraram dificuldades de se manter igualmente conectados com os alunos e realizar o acompanhamento devido à distância. Isso pois os alunos e professores acabam não fazendo mais parte do seu cotidiano presencialmente e todos estavam mais acostumados ao modelo anterior.

No modelo híbrido

O modelo híbrido mistura as modalidades de ensino presencial e à distância, variando entre diferentes tipos. Em alguns casos há aulas ministradas majoritariamente online. Em outros há uma mescla mais uniforme de aulas remotas e presenciais, dividindo a carga horária meio-a-meio. Há também a metodologia em que as aulas são ministradas presencialmente, mas as atividades e avaliações são feitas no ambiente online.

Seja como for, o modelo híbrido promete vir para ficar e isso acontece por dois principais motivos: 

Primeiro porque, ainda em meio à pandemia e com a ausência de vacina, muitas escolas retornarão às atividades presenciais apenas parcialmente. Isso acabará reduzindo o número de dias de aulas presenciais e dividindo as turmas para reduzir o número de alunos em sala.

O segundo motivo se deve aos benefícios descobertos pelos educadores no uso de novas tecnologias em sala de aula. Elas propiciaram o desenvolvimento de novas dinâmicas pedagógicas e condizem muito mais com o cotidiano que os alunos estão inseridos atualmente, que é o mundo digital.

Portanto, o acompanhamento pedagógico dentro do modelo híbrido trará consigo as ferramentas do modelo online e todas as suas facilidades e possibilidades. Além disso, esse modelo sana a necessidade do presencial que o acompanhamento pede para se conectar com os alunos e a equipe pedagógica.

Como preparar e implementar o acompanhamento pedagógico na comunidade escolar?

1. Conselho de classe

O conselho de classe segue sendo uma das principais ferramentas para garantir a eficiência do acompanhamento pedagógico. Com ele é possível realizar uma troca de informações e vivências com os professores e incentivar sua participação na gestão pedagógica, possibilitando o afinamento de metas, objetivos e estratégias para atingi-los.

2. Abrir um canal de comunicação com os alunos

Para que o acompanhamento pedagógico seja realmente eficaz em sua proposta, é necessário também ouvir os alunos, suas percepções em sala de aula, vivências, anseios e preocupações. Somente assim a gestão poderá propor um plano coerente para sanar as necessidades pedagógicas dos estudantes.

3. Dialogar com os pais e responsáveis

Além de falar com os alunos, é preciso abrir espaço para falar também com suas famílias. Estas também possuem expectativas em cima do processo de educação e influenciam diretamente no rendimento e desenvolvimento dos alunos. Sendo assim, o ideal é incluí-los nesse processo de acompanhamento pedagógico.

4. Capacitar os professores

Como foi dito anteriormente, o acompanhamento pedagógico não é passivo. Ele deve interferir caso seja detectado algum problema. Sendo assim, promover a capacitação dos professores é parte do processo e é muito importante para manter a saúde do processo de ensino na instituição.

5. Investir em novas práticas tecnológicas

Parte do acompanhamento pedagógico é estar ciente do cotidiano em sala de aula, bem como do desempenho dos alunos nas atividades e avaliações propostas pelos professores. Nesse ponto as ferramentas tecnológicas implementadas no período de aulas online são muito úteis.

O software Sponte, por exemplo, dentre diversas funcionalidades, possui o Portal do Aluno. Esta é a ferramenta ideal para o acompanhamento das atividades, pois armazena todas as avaliações, tarefas, notas, bem como dados de frequência dos alunos. No Portal do Aluno Sponte é possível também enviar comunicados aos pais e responsáveis, melhorando a comunicação entre escola e família, auxiliando na gestão tanto pedagógica quanto escolar.

Conclusão

Agora que você conhece o cenário da educação e entende que a escola do futuro irá contar com muitas ferramentas digitais, aprenda a se adaptar ao ensino híbrido: 

Marcelo Fossá / Gerente de Atendimento

Atualmente é Gerente do Atendimento da Sponte há quase 8 anos e possui experiência nas áreas de suporte e sucesso do cliente.