Por Cristopher Morais, 28 de outubro de 2021

Como o seu método de avaliação pode ajudar na retenção de alunos?

Saiba como um bom método de avaliação de aprendizagem potencializa a retenção de alunos e melhora o desenvolvimento em sala de aula.

Como a avaliação de aprendizagem ajuda na retenção de alunos | Sponte

A retenção de alunos é uma preocupação constante da gestão escolar, e não apenas nos momentos de rematrícula! Se a evasão está alta e a quantidade de estudantes está menor do que o desejado, retê-los é fundamental para manter a gestão financeira da escola equilibrada.

Para isso, é essencial buscar formas de manter a comunidade engajada com a escola. Há várias maneiras de fazer isso, como:

Além do mais, você sabia que é possível fortalecer a retenção de alunos com os seus métodos de avaliação de aprendizagem?

Todo gestor escolar sabe da importância da avaliação para o acompanhamento de estudantes e de seu desempenho. No entanto, muitos ainda desconhecem que ela também pode ser responsável por aumentar a fidelização de alunos, pais e responsáveis na instituição de ensino. 

Tudo depende da escolha do seu método de avaliação, da aplicação e da capacidade de transmitir um bom feedback na escola. Quer saber mais? Então, continue sua leitura:

Diferentes formas de avaliação e seus resultados no desempenho escolar
A importância do método de avaliação na gestão escolar e na retenção de alunos
Métodos eficientes de avaliação de aprendizagem 
Como as avaliações podem manter os alunos engajados?
Conte com um sistema que proporciona uma avaliação efetiva e segura 

Diferentes formas de avaliação e seus resultados no desempenho escolar

Contar com um bom método de avaliação de aprendizagem é um importante passo para gerar mais engajamento e retenção de alunos nas escolas. Mas, para aproveitar esse potencial, o gestor precisa entender muito bem a diferença entre avaliação de aprendizagem e avaliação de conteúdo.

A avaliação de conteúdo tem muito a ver com os assuntos, informações e conhecimentos adquiridos em sala de aula. São provas e exames, geralmente escritos, que têm como função principal medir o quanto foi assimilado pelos alunos durante um período específico. 

Como a avaliação de aprendizagem ajuda na retenção de alunos | Sponte

Esse é o método de avaliação mais tradicional que temos atualmente, e tem sua importância. Mas sozinho ele não consegue levar à gestão pedagógica a visão completa para acompanhar o aprendizado do estudante. 

De outro lado, temos a avaliação de aprendizagem: uma técnica que tem como objetivo reunir dados do progresso dos estudantes de forma mais ampla, para que a equipe possa acompanhar e analisar o desempenho e a evolução deles como um todo.

Uma avaliação de aprendizagem bem feita expõe os pontos fortes de cada estudante e também as fragilidades do processo pedagógico ao considerar suas dificuldades e necessidades individuais. Dessa forma, o corpo pedagógico consegue atuar assertivamente para aprimorar o ensino de forma individualizada, estimulando o aluno da melhor maneira.

A importância do método de avaliação na gestão escolar e na retenção de alunos

A avaliação de aprendizagem não beneficia apenas o corpo pedagógico da instituição, mas também leva muitas vantagens para toda a gestão escolar, especialmente do ponto de vista do relacionamento com alunos, pais e responsáveis.

Uma avaliação bem feita, que realmente se preocupa com o crescimento do estudante, além de mostrar o interesse de sua escola, melhora os resultados dos alunos e facilita a retenção.

Além disso, é importante destacar que, para o sucesso da avaliação, é interessante que toda a comunidade em torno do aluno esteja envolvida. Quando feito com consciência e eficiência, isso promove uma interação maior entre família e escola

Levar os pais e responsáveis para perto do processo pedagógico permite que eles compreendam como a instituição trabalha. Isso os mantém engajados e diminuem consideravelmente as chances de os estudantes saírem da escola. 

Ainda, métodos avaliativos mais criativos dificilmente vem separados de inovações na gestão. Então, é uma excelente oportunidade de aprimorar os processos internos da escola, adequando-os à realidade e às necessidades de alunos, pais e responsáveis — seja no ensino presencial ou no remoto.

Leia mais: Avaliação nas aulas online: como fazer isso?

Por fim, mas não menos importante, o uso de bons métodos de avaliação de aprendizagem atestam o potencial da escola e a seriedade da instituição. Isso impacta de maneira positiva na imagem que toda comunidade escolar tem dela.

Métodos eficientes de avaliação de aprendizagem

Existem diversas formas de promover uma avaliação de aprendizagem eficiente. Eis algumas:

Autoavaliação

Nesse método, o aluno tem a oportunidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem. É uma forma eficiente de ouvir do próprio estudante quais pontos ele acha que pode melhorar e em quais ele sente confiança. 

Leia mais: Avaliação Escolar: como implementar da melhor maneira

É importante que o professor reforce a importância da honestidade nesse processo. Para tanto, é interessante que a autoavaliação não influencie na nota. Assim, a desonestidade não dará vantagens para o estudante.

Além disso, o professor deve garantir que tudo que será dito ou escrito nesse momento não será repassado aos colegas de classe, a fim de evitar constrangimentos.

Definição de objetivos e estratégias conjuntas

Para tornar o ensino mais participativo e compreender melhor o desenvolvimento da turma, o professor pode colocar objetivos finais que precisam ser alcançados pelos alunos até o final do período.

Participar da criação de estratégias motivará os alunos, fazendo com que sintam escutados, além de oferecer ao professor a oportunidade de entender quais processos fazem ou não sentido para a turma.

Esse método também permite que o docente descubra quais são as dificuldades e, assim, consiga realizar uma avaliação para propor soluções, a fim de ajudar os alunos em suas trajetórias.

Relatórios

Pedir aos alunos que elaborem relatórios sobre as atividades realizadas em sala permite que o professor saiba o quanto foi aprendido e desenvolvido. Tudo isso a partir da maneira como os estudantes relatam e explicam o que foi visto e como administraram e assimilaram esse conhecimento. 

Muito pode se extrair desse tipo de atividade para aprimorar as metodologias utilizadas em sala de aula.

Os desafios da avaliação

Como as avaliações podem manter os alunos engajados?

A resposta para essa pergunta parte do pressuposto de que avaliações de aprendizado validam o resultado dos alunos ao longo da sua jornada de desenvolvimento. Ver e entender seu próprio progresso gera engajamento por meio da motivação.

Mas, para que a iniciativa seja bem sucedida, é interessante estar sempre atento a novos métodos para realizar as avaliações. Isso porque técnicas ultrapassadas podem agir como inibidoras dos alunos e mais atrapalhar do que realmente ajudar. 

Quando uma turma não está respondendo bem a uma metodologia, o professor e a coordenação pedagógica devem buscar formas de contornar a situação por meio de pesquisa e adaptação. Levar formas de avaliação contextualizadas para cada etapa de ensino é essencial.

Durante todo esse processo, a cooperação do aluno se faz fundamental. Por isso, é importante que a equipe pedagógica transmita e faça os estudantes compreenderem que não estão sendo julgados. 

A avaliação é uma forma de acompanhar o desempenho, não de causar constrangimentos ou qualquer outro tipo de depreciação. A instituição escolar é uma aliada e deve promover um ambiente educacional acolhedor e respeitoso. 

Leia mais: Como trabalhar a saúde mental dos alunos nas escolas

Além disso, quando o aluno se expressa, o corpo docente e gestor precisam saber escutar e compreender o que ele tem a dizer. Para promover esse ambiente de acolhimento, tão propício ao desenvolvimento dos estudantes, o diálogo e o respeito precisam ser a base das relações.

Conte com um sistema que proporcione uma avaliação efetiva e segura!

Ao utilizar uma metodologia de avaliação de aprendizado, é essencial ter como apoio boas ferramentas de gestão que permitam o acompanhamento dos alunos, a fim de facilitar processos e otimizar o trabalho da equipe escolar.

Sem esse suporte, dar início a determinadas técnicas avaliativas pode ser mais difícil do que o esperado, pois, com tantas turmas, é fácil perder o controle, especialmente se a prática é nova para alunos e professores.

Como a avaliação de aprendizagem ajuda na retenção de alunos | Sponte

Nesse quesito, o Portal do Aluno que consta no Sponte, software para gestão de escolas, é a ferramenta perfeita para promover a análise do progresso dos estudantes da Educação Básica

Dentro da plataforma, que funciona de forma totalmente integrada, é possível enviar atividades, resultados de provas e exames, além de comunicados direcionados aos pais e responsáveis.

Inclusive, o Portal do Aluno Sponte é ideal para manter um canal de comunicação aberta e saudável com os alunos e seus pais e responsáveis. Além de ter acesso aos comunicados em tempo real, eles poderão acompanhar o desempenho escolar e até mesmo a frequência do estudante.

O aplicativo Sponte Agenda, além de possuir a função de acompanhamento de frequência, mantém todos a par do calendário escolar. Ele ainda permite que pais e responsáveis acessem por ali informações financeiras e pedagógicas. E, para garantir que nenhuma novidade se perca, é possível habilitar o recebimento de notificações no smartphone.

Se o assunto é comunicação, o sistema também permite a troca rápida de dados e informações entre todos os setores da escola, facilitando o trabalho e otimizando o tempo da equipe, além de levar mais agilidade para todos os processos. Com o Sponte, sua secretaria, por exemplo, pode otimizar muitas horas de trabalho.

Sem falar que o software Sponte, de gestão escolar, garante a segurança de dados e informações de alunos, pais e responsáveis. Sendo assim, os resultados de avaliações de aprendizado, e demais arquivos importantes para o acompanhamento do progresso do aluno, podem ser armazenados com praticidade e sem preocupações por parte da gestão escolar.

Quer saber mais sobre a retenção de alunos em ambiente escolar? Então, acesse nosso eBook gratuito sobre todo o processo, da captação a retenção, a fim de combater a evasão escolar:

O Guia definitivo da capitação e retenção de alunos

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *