Por Suellen Bosse, 07 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Como ajudar os adolescentes a construir um projeto de vida?

Entenda como a gestão escolar pode ajudar os adolescentes do Novo Ensino Médio a construírem o novo eixo obrigatório de projeto de vida de maneira correta.

Projeto de vida: como a gestão escolar ajuda os adolescentes? | Sponte

Começar desde cedo a realizar um projeto de vida é algo que pode ser muito útil no futuro. Isso apresenta uma perspectiva do que os alunos esperam para a vida, além de ser uma forma eficaz de mostrar aos jovens que vale a pena investir nos estudos.

A obrigatoriedade da criação de um projeto de vida no Novo Ensino Médio só nos mostra a real importância desse eixo em que o aluno, por meio do autoconhecimento, procura saber quem ele quer ser. 

Nesse sentido, o papel da escola é muito importante para despertar, em seus alunos, essa visão. Afinal, é nos anos escolares que começamos a planejar a vida adulta.

Construir um projeto de vida, em que o jovem tem uma ideia do profissional que quer ser no futuro e do estilo de vida que quer adotar, é o começo de tudo isso. Dessa maneira, os adolescentes possuem uma perspectiva maior das possibilidades em sua vida, se tornando protagonistas no próprio destino.

Estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo é uma excelente estratégia para tanto. O melhor, então, é ampliar o pensamento dos adolescentes, ajudando-os a enxergar além dos benefícios diretos de se construir uma carreira e ser um bom profissional.

Portanto, separamos ao longo deste texto dicas essenciais para que sua escola ajude seus alunos a construir seu futuro como protagonistas por meio do projeto de vida. Continue sua leitura e saiba mais sobre isso:

Projeto de vida: o que diz a BNCC?
A obrigatoriedade do projeto de vida no Novo Ensino Médio e sua relevância nas escolas
A importância da motivação para alunos adolescentes
Mudanças: a necessidade de uma mente aberta para o projeto de vida
Um mundo de possibilidades para os adolescentes
Dicas de como implementar o projeto de vida na sala de aula

Projeto de vida: o que diz a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao priorizar as habilidades socioemocionais e as competências do mundo moderno, coloca o projeto de vida como a modalidade capaz de preparar os discentes para o século XXI.

De tal forma, a BNCC propõe que as escolas desenvolvam alunos produtivos, autônomos e solidários

Dessa forma, o projeto de vida precisa trabalhar teoria e prática simultaneamente, de modo que os jovens consigam identificar suas habilidades, anseios e desejos para o futuro e, também, traçar planos estratégicos para conseguirem atingir suas metas.

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É uma jornada constante de autoconhecimento. O aluno deve se perguntar, “onde eu estou?” e “onde eu quero chegar?”, a fim de obter uma resposta concreta para ambos os questionamentos.

A BNCC é enfática no que diz respeito à necessidade de colocar o aluno em um papel ativo e de protagonista do próprio aprendizado. O documento defende que ele deve “fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida”.

Isso deve ser feito sempre com autonomia, liberdade, reflexão crítica e consciência. Assim, o aluno se desenvolverá nos planos pessoal, social e profissional.

Por fim, a BNCC ressalta a importância de desenvolver as habilidades de resolução de problemas, comunicação, noções de como empreender e de planejamento financeiro, gestão de tempo e organização.

A obrigatoriedade do projeto de vida no Novo Ensino Médio e sua relevância nas escolas 

Com o surgimento do Novo Ensino Médio, também torna-se obrigatória a presença do projeto de vida enquanto eixo nessa nova etapa de formação da Educação Básica. 

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Sendo assim, agora, os adolescentes possuem a oportunidade de desenvolver a habilidade de projetar sua vida como protagonistas, dando valor a experiência e as vontades de cada estudante enquanto indivíduo.

O sonho do seu estudante é conhecer o mundo, por exemplo? Planeje junto com ele a possibilidade de isso acontecer. Liste as opções de carreiras que podem levar a esse objetivo e quais habilidades elas exigem.

Por outro lado, se ele tem o desejo de ser dono do próprio negócio, passar noções básicas de administração, empreendedorismo e investimentos pode ser algo que irá alavancar esse potencial

Para isso, cabe à gestão escolar ampliar o espaço de escuta e de orientação aos adolescentes, ou ainda, organizar as práticas e metodologias educacionais da escola por meio do projeto de vida.

Sendo assim, a gestão escolar pode disponibilizar orientações profissionais e vocacionais qualificadas, atividades para a contribuição do desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a adoção de práticas como a iniciação científica, empreendedorismo e liderança estudantil

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A importância da motivação para alunos adolescentes

Oriente seus professores a não “quebrarem” os sonhos dos seus alunos, por mais que a visão que eles tenham do futuro seja fantasiosa. Ao invés de desmotivar, o educador pode impulsionar ideias, mostrando que nada será perfeito, mas que algumas coisas podem ser previstas e trabalhadas.

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Desse modo, a gestão escolar deve fornecer na formação continuada dos professores como incentivar a autoavaliação em atividades que são desenvolvidas no ambiente escolar. Assim, o aluno estará em constante reflexão e ponderando sobre o seu próprio papel na sociedade.

Isso é essencial para identificar como está o desempenho do estudante em relação ao seu objetivo e ele próprio será incentivado a fazer as adaptações necessárias para o seu plano de vida.

A gestão escolar pode propor que os educadores analisem junto com seus alunos as possibilidades que eles possuem para o futuro, ajudando-os a identificar e superar obstáculos. Além disso, se as ideias dos alunos puderem ser colocadas em prática já na fase escolar, é importante dar suporte para que eles concretizem os primeiros empreendimentos.

A gestão escolar, por sua vez, deve incentivar os professores a cumprirem esse papel tão importante e também disponibilizar estrutura para que isso seja possível. 

Contar com oficinas e laboratórios, e ter um currículo escolar que explore conceitos de empreendedorismo e potencialize as ideias de seus alunos, são excelentes maneiras de manter os adolescentes motivados,

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Mudanças: a necessidade de uma mente aberta para o projeto de vida

Deixe seus alunos abertos para as possíveis mudanças de rumo. Os adolescentes estão em uma fase complicada para tomar grandes decisões e é normal desejarem tudo e nada ao mesmo tempo.

Disponibilize as opções para que eles escolham. Eles provavelmente irão reorganizar o próprio projeto de vida algumas vezes, ajustando oportunidades e adversidades.

É importante trabalhar esse conceito de mudança, especialmente na realidade do ensino híbrido, que está sendo adotado por muitas escolas na implementação do Novo Ensino Médio.

Você pode começar implementando tecnologias como a Sala de Aula Online em sua escola, uma funcionalidade do software Sponte para a Educação Básica que facilita a rotina de professores e alunos no ensino remoto e híbrido e ainda pode ser utilizado para mostrar a atual realidade do mundo no meio digital.

Projeto de vida: como a gestão escolar ajuda os adolescentes? | Sponte

Fazer os alunos entenderem que as relações humanas estão cada vez mais digitais e ver os encontros a distância como uma possibilidade é essencial para apresentar essa realidade. Lembrando, claro, que o mundo digital já faz parte do dia a dia deles, mas que será ainda mais importante em seus futuros.

Oriente seus professores a levarem para a sala de aula o exemplo de grandes companhias, cujos funcionários estão espalhados pelo mundo e só podem realizar encontros remotamente.

Nesses casos, a distância não é vista como uma barreira, e sim como uma maneira de ter uma equipe diversificada culturalmente. Grandes empresas têm adotado o sistema remoto de trabalho permanentemente, como o Google, a Apple e o Twitter, por exemplo.

A realidade global é essa, e manter a mente aberta a mudanças é um dos pilares da construção de um projeto de vida. 

Viver em um mundo dinâmico e multicultural exigirá a rápida adequação dos alunos e é importante que eles desenvolvam essa habilidade no ambiente escolar.

Um mundo de possibilidades para os adolescentes

A geração atual nasceu em meio a democracia, estabilidade econômica e muitas outras conquistas. 

Isso pode gerar a falsa sensação de que não há nada a ser feito pelo mundo. Mostre as inúmeras mudanças que ainda precisam ocorrer. É relevante ressaltar as desigualdades, os conflitos e a falta de recursos naturais, como:

  • Instruir seus professores a promoverem debates em sala de aula para que os alunos reflitam sobre os grandes dilemas do mundo moderno.
  • Despertar nos alunos uma simpatia pelo social para que eles queiram se mobilizar por alguma causa.
  • Ter conhecimento de outras realidades pode ajudar os alunos a se identificarem com algum movimento social.
  • Levar os alunos às instituições sem fins lucrativos da própria cidade para eles terem contato com o trabalho voluntário que é desenvolvido nesses lugares.
  • Mostrar documentários ou realizar pesquisas online, de forma que os alunos consigam aprender genuinamente que o mundo é formado por diversidade.
  • Estimular os jovens a conhecerem outras realidades faz com que eles pensem maior, fora da caixa.

Um bom projeto de vida pode e deve começar dentro da escola. Além de estimular os estudos para alcançar um objetivo futuro, isso leva os adolescentes a conhecerem realidades e ideais que não estão nas matérias escolares, agregando conteúdo para suas vidas. 

Dicas de como implementar o projeto de vida na sala de aula

Os alunos precisarão se adaptar a esse novo modelo de ensino e sair de uma posição passiva para protagonistas em sua educação.

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Porém, primeiro, a mudança deve acontecer dentro da escola. Há algumas dicas para que a implementação ocorra da melhor forma possível:

  • Incentivar a participação dos pais e responsáveis na elaboração de atividades e conteúdos a serem trabalhados em sala de aula. 
  • Estimular a troca de ideias e boas práticas entre os professores e motivá-los a realizar atividades conjuntas com os alunos, aumentando a interdisciplinaridade na sala de aula.
  • Recorrer à tecnologia e instrumentos digitais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Promover palestras, cursos rápidos e oficinas entre alunos, pais, responsáveis, professores e comunidade.
  • Relacionar as habilidades cognitivas das matérias curriculares com as competências socioemocionais.

Essas práticas podem ajudar a equipe pedagógica na implementação do projeto de vida em sala de aula no Novo Ensino Médio.

Quer saber mais sobre como implementar o Novo Ensino Médio em sua escola de maneira coesa e sem sofrer prejuízos? Então acesse nosso passo a passo gratuito e aproveite:

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