Como ensinar conceitos de sustentabilidade em sua escola

Aprenda como falar de forma simples e fácil sobre sustentabilidade em sua escola com todos os seus alunos e como faze-los praticar sempre.

Por Sponte em 12 de outubro de 2018.

Vivemos em um planeta cujos recursos naturais estão ficando esgotados antes do prazo, fazendo com que o nosso futuro seja incerto em relação meio ambiente. Por isso, é extremamente importante ensinar conceitos de sustentabilidade nas escolas desde a educação infantil.

O conceito de sustentabilidade pode ser resumido em boas práticas e ações que têm como objetivo priorizar o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, é preciso trabalhar a consciência de todos os indivíduos para que cada um saiba a sua responsabilidade para ser ecologicamente correto.

As crianças que estudam atualmente são as responsáveis por fazer com que a situação preocupante que nosso planeta enfrenta seja revertida, de forma que elas consigam trabalhar para garantir um futuro melhor e mais ecológico para as próximas gerações. Nesse sentido, a escola tem o papel fundamental de educá-las, em conjunto com a família, para se tornarem pessoas conscientes em relação às práticas ligadas à sustentabilidade.

Como ensinar conceitos de sustentabilidade?

Existem maneiras práticas de ensinar conceitos de sustentabilidade através de atividades na escola, isto é, de maneira prática no dia a dia das crianças. Além disso, a inclusão desse assunto no currículo de ensino também é fundamental. Confira a seguir alguns dos principais jeitos de trabalhar esse importante conceito em sua escola.

Ensine os alunos a plantar vegetais

Trabalhar o cuidado para com as plantas é uma forma de fazer com que os alunos entendam o que acontece nos ciclos biológicos. Para isso, construa uma horta em sua escola e permita que as crianças plantem as suas próprias mudas. Em seguida, possibilite que elas visitem com frequência esse espaço para acompanharem o crescimento delas.

Pratique a reciclagem em sua escola

Instituir um sistema de reciclagem em uma escola é uma prática comum por conta de sua simplicidade. Ao aprenderem como separar os lixos recicláveis dos lixos orgânicos, as crianças têm a possibilidade de aprender as diferenças entre os tipos de materiais – vidro, plástico, metal e papel – e o que é visto como não reciclável, isto é, os alimentos e outros materiais não descartáveis.

Praticar a reciclagem também é algo importante para a escola em si, já que a auxilia na coleta do lixo e na limpeza dos ambientes.

Ensine todos a economizarem luz e água

Uma importante forma de praticar os conceitos de sustentabilidade é ao economizar luz e água por serem recursos vindos da natureza. Por isso, coloque em prática uma campanha de conscientização de economia com todos os membros de sua escola: alunos, professores, funcionários e as famílias. Fechar a torneira quando não estiver precisando de água e apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados são as maneiras mais simples de economizar esses recursos.

Trabalhe os conceitos de ecologia em sala de aula

Trabalhar os conceitos de sustentabilidade e de ecologia na prática é essencial, assim como ensinar tais conceitos na teoria. Em sala de aula, os professores podem conversar com os alunos sobre outras maneiras de cuidar do meio ambiente, a importância desse cuidado, o futuro do planeta e outros temas relacionados. Também é possível desenvolver atividades para os alunos fazerem em casa, como pesquisas sobre os tipos de plantas e a prática de reciclagem junto com suas famílias.

Em sua escola é trabalhado o conceito de sustentabilidade? Conte para nós como isso é feito no espaço de comentários abaixo.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Sponte /