4 dicas para organizar a biblioteca escolar

Confira algumas dicas de como organizar a biblioteca em sua instituição de ensino para deixar o ambiente mais atrativo para seus alunos

Por Sponte em 26 de julho de 2018.

Em uma escola, a biblioteca é o principal ambiente no qual alunos irão buscar novos conhecimentos e se aprimorar como leitores e indivíduos em formação. É importante que a biblioteca escolar seja organizada para que todos tenham um fácil acesso ao seu acervo e para aumentar o interesse pela leitura dos alunos, professores e funcionários.

Confira a seguir as principais dicas para organizar esse importante ambiente instituição.

Como organizar a biblioteca de sua escola

A biblioteca escolar é reconhecida por ser o espaço que irá cooperar com o ensino e por complementar o que faz parte do currículo de cada aula, portanto, é preciso que seu acervo seja organizado de uma maneira que possa ser utilizado por todos. Além disso, é um ambiente que necessita de uma estrutura bem pensada para se tornar atrativa.

1.Organize por assunto e por ordem alfabética

Quando se refere a organização de uma biblioteca, o ideal é que o acervo seja separado por assunto e/ou por disciplinas. Dentro de cada seção, a organização deve ser feita em ordem alfabética para que o exemplar seja encontrado com facilidade por qualquer usuário.

A escola tem liberdade para escolher qual tipo de classificação de livros deseja utilizar, mas é essencial que seja muito bem sinalizado como funciona o sistema de organização escolhido e como a busca por um título deve ser feita. Além disso, o bibliotecário da escola deve estar preparado para auxiliar os alunos quando necessitarem.

2.Tenha o catálogo disponível virtualmente

Invista em um sistema que permita que a busca por um determinado exemplar seja feita online, a fim de simplificar o processo de localização de um livro na biblioteca de sua escola. Assim, os alunos são capazes de ganhar independência no momento em que precisarem pesquisar se há um determinado exemplar e onde se encontra.

O catálogo virtual deve estar presente no site da escola, de preferência, já que é uma maneira de aumentar e facilitar o acesso ao acervo da biblioteca.

3.Invista em um ambiente confortável

O ambiente no qual funciona ou funcionará a biblioteca deve ser estruturado para que receba luz natural e suporte o acervo que a escola tem – 1m² equivale a 50 volumes. Além disso, precisa ser um local arejado e os livros devem estar em estantes adequadas tanto ao tamanho dos alunos quanto à quantidade de volumes disponíveis no acervo.

A decoração da biblioteca deve ser planejada de forma atrativa para todas as idades. Desse modo, invista em mesas e cadeiras confortáveis para os mais velhos e separe um espaço para a educação infantil, mais lúdico e colorido, com os livros dispostos de acordo com a altura dos pequenos leitores e com almofadas para que possam se acomodar no chão.

É importante que as mesas acomodem grupos de alunos e que a biblioteca tenha um espaço para computadores, para que possam realizar suas pesquisas. Inclua também um mural onde possam ser colocados recados da escola e as regras da biblioteca.

4.Tenha um responsável pela organização

Com diversos empréstimos e devoluções sendo realizados pelos alunos, a biblioteca pode ficar desorganizada caso os livros não sejam devolvidos aos seus locais corretoa. Para evitar a desordem, tenha sempre um funcionário responsável por guardar os exemplares nas prateleiras correspondentes e manter a organização do espaço.

Uma iniciativa interessante para a escola colocar em prática é a de promover atividades com os alunos junto com a equipe de funcionários da biblioteca, para que as turmas de cada sala aprendam como é a forma correta de armazenar os livros, de modo que eles consigam ajudar na organização do acervo.

 

Como é feita a organização da biblioteca de sua escola? É utilizado um método de organização? Nos conte a sua experiência nos comentários!

Sponte /