Por Carla Helena Lange, 21 de março de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

8 dicas para organizar a biblioteca escolar

Descubra como ter uma biblioteca escolar organizada, aconchegante e que realmente incentive a leitura dos alunos e da comunidade escolar.

Biblioteca escolar: dicas para promover esse espaço | Sponte

A biblioteca escolar é um espaço fundamental dentro de uma escola. Ela é um importante apoio para o ensino e um complemento para o aprendizado. Portanto, é preciso que seu acervo seja organizado de maneira a dar facilidade para todos os membros da comunidade escolar. 

Assim, quem está dentro da escola é encorajado a encontrar não só o que procurava a princípio, mas também novos títulos, consequentemente, estimulando o interesse pela leitura dos alunos, professores e funcionários.

Sendo assim, uma biblioteca atrativa é essencial para incentivar a leitura tanto das crianças quanto dos adolescentes, e até mesmo nos adultos. E o primeiro passo para ter uma biblioteca atrativa é manter o espaço em ordem.

Além disso, esse é um ambiente que necessita de uma estrutura bem pensada para se tornar interessante para a comunidade. E a biblioteca só cumpre sua função se seu espaço for frequentado e utilizado.

Confira, então, as principais dicas para promover a biblioteca de sua escola:

  1. Entender a função da biblioteca escolar na sua instituição de ensino
  2. Ter um responsável pela organização da biblioteca
  3. Padronizar a classificação dos livros
  4. Disponibilizar um catálogo virtual do acervo
  5. Investir na infraestrutura da biblioteca escolar
  6. Planejar uma decoração coerente
  7. Promover atividades que envolvam os alunos
  8. Usar o sistema de gestão escolar como aliado

1. Entender a função da biblioteca escolar na sua instituição de ensino

A primeira coisa a se fazer, pensando em deixar a biblioteca organizada e atrativa, é entender quem frequenta (ou quem você gostaria que frequentasse) esse espaço. Isso porque todo o ambiente da biblioteca precisa conversar com seu público, apresentando a mesma “linguagem”.

Uma biblioteca desorganizada faz com que seu uso seja impraticável. Mas uma biblioteca sem vida, mesmo que organizada, não convida ninguém a conhecê-la. E tudo começa com saber qual é o seu público e a função que a biblioteca tem dentro da escola e da comunidade escolar.

Obviamente, a biblioteca escolar possui uma grande função educativa, sendo ela fonte de pesquisa e acervo de diversas obras com conteúdo significativo para o crescimento intelectual dos alunos.

Além disso, existe uma função técnica importantíssima por parte da biblioteca relacionada à gestão da informação. É do seu interesse não somente armazenar o conhecimento, mas também encontrar meios de difundi-lo.

Esse ambiente ainda possui uma importante função cultural. A biblioteca tem um potencial enorme para ser um espaço de troca de conhecimento e enriquecimento cultural. É o lugar ideal para promover saraus, brechós literários, reuniões, exposições, entre outros.

Portanto, sabendo de todo o potencial que a biblioteca tem a oferecer, planejar seu uso pensando nos membros da comunidade escolar é o primeiro passo para organizar esse espaço a fim de que ele seja produtivo para a instituição.

Como organizar uma biblioteca | Sponte

2. Ter um responsável pela organização da biblioteca

A segunda dica, mas não menos importante, é ter um profissional capacitado para exercer as funções de bibliotecário(a).

Com diversos empréstimos e devoluções, a biblioteca pode ficar desorganizada caso os livros não sejam devolvidos aos seus locais corretos. Para evitar a desordem, é sempre bom ter um profissional responsável por manter a organização do espaço.

Além disso, organizar uma biblioteca vai muito além de colocar livros no lugar. É preciso catalogar as obras que chegam, atualizar o sistema da biblioteca, organizar os empréstimos e filas de espera para os livros, cobrar as devoluções atrasadas e muito mais. 

Para que tudo isso seja feito da melhor forma possível, é necessário contar com ao menos um funcionário capacitado, que saberá administrar a rotina da biblioteca.

Segundo a Lei Nº 9.674 de 25 de junho de 1998, o exercício das funções na biblioteca escolar é designado aos profissionais formados em Biblioteconomia. Por isso, é importante seguir essas informações dispostas na lei para contratar um profissional capacitado para a biblioteca da sua escola.

3. Padronizar a classificação dos livros

Quando o responsável pela biblioteca organizar os livros, o ideal é que o acervo seja separado por assunto e/ou por disciplinas. Dentro de cada seção, a organização pode ser feita em ordem alfabética para que o exemplar seja encontrado com facilidade por qualquer usuário.

A escola tem liberdade para escolher qual tipo de classificação de livros deseja utilizar, mas é essencial que seja muito bem sinalizado como funciona o sistema de organização escolhido e como a busca por um título deve ser feita. 

Por isso, o(a) bibliotecário(a) da escola deve estar preparado para auxiliar os alunos quando necessitarem.

4. Disponibilizar um catálogo virtual do acervo

Invista em um sistema de gestão que permita que a busca por um determinado exemplar seja feita online, a fim de simplificar o processo de localização de um livro na biblioteca de sua escola.

🔎 Leia mais: Qual é a importância de um sistema de gestão para escolas?

Assim, os alunos são capazes de ganhar independência no momento em que precisarem encontrar um exemplar, ou mesmo pesquisar sobre determinado assunto.

O catálogo virtual deve estar presente no site da escola, de preferência, já que é uma maneira de aumentar e facilitar o acesso ao acervo da biblioteca. E lembre-se de disponibilizar ao menos um computador na biblioteca para que os alunos possam consultar o sistema de localização de livros.

Existem diversos softwares especializados disponíveis no mercado, mas o ideal é contar com um que esteja integrado ao seu sistema de gestão escolar.

Com um bom sistema, você pode:

  • Arquivar e catalogar exemplares para ajudar na organização da biblioteca.
  • Gerar códigos particulares para cada obra, otimizando muito o trabalho dos funcionários da biblioteca.

5. Investir na infraestrutura da biblioteca escolar

Proporcionar um ambiente confortável e adequado à biblioteca é essencial para a organização e bom uso do seu espaço. E isso tem tudo a ver com a infraestrutura de sua escola.

A biblioteca precisa comportar adequadamente todas as obras literárias e ainda ter espaços para que os alunos leiam, pesquisem e realizem trabalhos escolares. 

É necessário entender, também, que há diferentes tipos de espaços ideais para seus alunos. O ambiente dos estudantes do ensino médio não deve ser o mesmo do usado pelas crianças do ensino infantil, por exemplo.

O ambiente no qual funciona ou funcionará a biblioteca deve ser planejado para que receba luz natural. É necessário que o local seja arejado e os livros devem estar em estantes adequadas tanto ao tamanho dos alunos quanto à quantidade de volumes disponíveis no acervo.

Quanto ao acervo literário que a escola tem, o consenso é que 50 volumes ocupam 1 m². Tendo isso em mente, fica mais fácil planejar o espaço de acordo com o número de livros disponíveis e as possibilidades de novos investimentos.

Ao pensar na área de estudo e leitura, lembre-se de investir em mesas e cadeiras confortáveis para todos. Separe, também, um espaço mais lúdico e colorido para a educação infantil, com os livros dispostos de acordo com a altura dos pequenos leitores e com almofadas para que possam se acomodar no chão.

É importante que as mesas acomodem grupos de alunos e, se possível, que a biblioteca tenha um espaço para notebooks e tablets, a fim de que os usuários possam realizar pesquisas além do acervo da biblioteca. 

Inclua, também, um mural onde possam ser colocados os recados da escola e as regras de uso do espaço.

🔎 Leia também: Prevenção de acidentes na escola: 9 dicas práticas para ter um ambiente seguro.

6. Planejar uma decoração coerente

A decoração da biblioteca deve ser planejada de forma atrativa para todas as idades. Como dissemos anteriormente, ela precisa conversar com seu público para que ele se sinta interessado em frequentar o ambiente.

O ambiente infantil deve ser mais lúdico e colorido. Se possível, fica interessante até ter desenhos de personagens conhecidos dos livros que a biblioteca possui. Isso despertará nas crianças o desejo de ler os livros daquele personagem que ela viu na parede da biblioteca.

A mesma questão também se aplica e pode ser adaptada para pré-adolescentes e adolescentes. Colocar trechos famosos de livros em cartazes nas paredes, ou ainda figuras emblemáticas das histórias conhecidas por eles, irá criar identificação, despertar interesse e se relacionar diretamente com os jovens.

Contudo, sabemos que, dentro do orçamento de uma escola, nem toda biblioteca tem a verba necessária para uma decoração dos sonhos. Ainda assim, é possível improvisar e criar tudo isso com materiais disponíveis na própria escola e de baixo custo, como cartolinas, canetas coloridas, revistas em quadrinhos, entre outros. 

Mais importante do que ter recursos financeiros é ter criatividade na hora de propor uma decoração para a biblioteca escolar.

Vale lembrar ainda que os objetos funcionais de organização, como prateleiras e mesas, também servem como decoração e podem ajudar a criar um espaço atrativo para os alunos.

7. Promover atividades que envolvam os alunos

Uma iniciativa interessante para a escola colocar em prática é a de promover atividades com os alunos junto com a equipe de funcionários da biblioteca. É possível ensinar às turmas de cada sala como é a forma correta de armazenar os livros, de modo que eles se sintam responsáveis e consigam ajudar a manter a organização do acervo.

Participar de atividades como essa cria um senso de pertencimento entre aluno e biblioteca, além de estimular a noção de propriedade coletiva, em que é preciso manter a integridade dos livros e sua organização, uma vez que eles são utilizados por todos.

Além disso, no primeiro tópico falamos sobre a função cultural da biblioteca e citamos, inclusive, algumas atividades culturais que podem ser promovidas no espaço.

Uma boa dica é fomentar eventos desse tipo e convidar os pais e responsáveis a participarem, incentivando o uso desse espaço. Esse tipo de ação os leva para dentro da escola e da biblioteca, estimulando a participação de todos nesse ambiente.

🔎 Leia mais: 10 dicas para a comunicação escolar: como ter mais engajamento com alunos, pais e responsáveis?

Famílias engajadas na escola | Sponte

8. Usar o sistema de gestão escolar como aliado

Atrasos na devolução de livros são sempre um problema, pois atrapalham a fila de empréstimos, afetando indiretamente a organização da biblioteca. Em casos mais graves, quando não há a devolução, pode ocorrer, inclusive, um desfalque no acervo.

Portanto, cobrar os leitores inadimplentes é fundamental para manter a ordem da biblioteca. Para isso, é importante ter meios de comunicação para informar pais e alunos, o que pode ser feito utilizando as ferramentas de um sistema de gestão escolar como o Sponte, por exemplo.

Com o Sponte, você pode contar com o Portal do Aluno, que permite esse contato com agilidade e eficiência. É uma forma rápida e prática de entrar em contato com os alunos e responsáveis e de manter a organização e a integridade do acervo da biblioteca escolar.

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18 respostas

  1. Bom dia!
    Trabalho em biblioteca escolar e gostaria de aprender a catalogar livros para manter organizada e fácil a localização de obras do acervo.
    Muito obrigada pelas orientações que disponibilizaram!
    Zilmar Meneses

  2. boa noite , comecei a trabalhar em uma biblioteca escolar , gostaria de entender um pouco mais , pois tenho desejo de modernizar minha biblioteca , mais mantendo suas raizes de aprendizado …

  3. Bom dia, trabalho na biblioteca de uma escola estadual, com pouco espaço e poucas estantes, gostaria de idéias de como organizar os livros de forma a facilitar o encontro dos mesmos e mais idéias sobre a decoração. A nossa escola funciona com alunos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º) e Ensino Médio. Não tenho formação em Letras ou Biblioteconomia o que torna a organização mais difícil, sendo necessário buscar orientações sobre o trabalho.
    ATT//: Jucemara Ramos

  4. Estou iniciando trabalho na biblioteca de uma escola pública,não tenho nenhuma experiência!
    Como devo proceder!
    Me ajudem
    Por favor!

  5. Olá e boa tarde Carla Lange , sou Professora da Rede Pública do Estado de São Paulo e preciso com uma certa urgência pra poder reestruturar toda a infraestrutura da Biblioteca da escola onde trabalho , pois onde se têm outros envolvidos e que nada respeitam sobre o meu trabalho e que também eles mais “bagunçam” tudo o que eu organizo peço ajuda okay

  6. Para tudo isso e mais um pouco, tenha um bibliotecário formado. É ele o responsável por esse trabalho. E mais, cada biblioteca, de acordo com as necessidades dos usuários, identificará a melhor forma de classificar cada item, não existe certo ou errado, mas o melhor para cada necessidade.
    A biblioteca escolar é um local de cultura, de imaginação e de descoberta, se as pessoas deixam o acervo mexido é pq a biblioteca é viva. O problema é ela não ser utilizada.
    Bom conteúdo!

    1. É LEI FEDERAL E DEIXA CLARO QUE TODA BIBLIOTECA TEM OBRIGATORIEDADE DE TER BIBLIOTECÁRIO FORMADO, COM CURSO REGULAMENTADO E RECONHECIDO PELO MEC . PARA ISSO EXISTE A FORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA NAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADE, CURSO QUE LEVA ENTRE 3 ANOS E MEIO A 4 ANOS COM ABORDAGEM DE DIVERSAS ÁREAS COMO; GESTÃO DE BIBLIOTECAS, CATALOGAÇÃO. DESCRITIVA, FORMAÇÃO DE LEITORES, ETC..ALÉM DE CONHECERMOS ÁREAS QUE PODEREMOS TRABALHAR COMO MUSEUS, TEATROS, CINEMAS, BIBLIOTECAS, CEDOCS.MIDIAS.ETC

  7. Carla, boa tarde! Sou Deborah Lousano Lange, seríamos parentes? rs
    Então, comecei a trabalhar na Biblioteca da minha escola Estadual, ainda não sei como fazer a Classificação dos livros, estou meio perdida, amo os livros e estou no lugar certo agora, mas quero deixar a Biblioteca um ambiente assim como você descreveu, você tem alguma dica de Classificação para me informar, por favor?
    Ah, comecei Pós graduação em Biblioteconomia…😄🤝obrigada

    1. Oi, Deborah. Tudo bem?
      Que coincidência os sobrenomes hehe

      Sobre você tornar a biblioteca um ambiente mais organizado, eu te indico colocar em prática as dicas deste artigo. Elas vão ser bastante úteis para você. 😀

      Ahh… parabéns pela graduação, com certeza esse curso será muito útil para você. Sucesso em sua carreira!!

      Abraço.

      1. Boa tarde Carla,

        Obrigada pelas dicas, a Biblioteca de minha escola é bem espaçosa, e tem um bom acervo, só que ainda não sei como conseguir classificar, são livros infantis de 1º ao 5º ano, são livros finos, de histórias, parlendas, versos, poesia, contos, etc. Tenho estantes separadas para cada Ano, e deixo todos juntos, sem ordem alfabética. Estou digitando o acervo no excel…mais de 4 mil títulos, mas vou continuar buscando informações sobre o tema, e agradeço o muito que já ajudou a desenvolver as idéias da organização.
        Abraço
        Deborah Lousano Lange

  8. Olá.

    Não atuo em escola nem sou bibliotecária, mas gosto de livros. Além de ter meu próprio acervo, estarei, em breve, envolvida em um projeto de biblioteca congregacional. Não há, até o momento, nenhum membro em nossa igreja que seja bibliotecário por formação, então, estou pesquisando sobre bibliotecas, material de controle e tentando aprender algo sobre gestão de biblioteca e como trabalhar a motivação para leitura, com os membros da minha igreja. Assim, nesse propósito, encontrei o site. Tudo o que sei sobre biblioteca é como usuária.
    Como/onde posso obter modelos de fichas de catalogação de livros, empréstimos e consulta (Título, Autor e Assunto)? Qual seria o melhor software para listar e administrar entradas e saídas de itens do acervo, Cadastro de usuários, quantas vezes um determinado item é emprestado, etc?
    Peguei as dicas do artigo para me ajudar, bem como aos membros que estiverem interessados em participar “trabalhando” no projeto

    Obrigada desde já
    .
    Gabriela A.

  9. E acho muito bacana o fato de tantas pessoas aqui, pedirem dicas/orientação de como organizar a biblioteca em que trabalham, demonstra interesse e compromisso com o que faz. O que me assusta é o fato de perceber que nenhuma delas é formada em Biblioteconomia. Como assim, gente? Toda biblioteca, seja ela escolar, universitária, especializada, pública, enfim, TODAS elas devem ter um profissional qualificado, um BIBLIOTECÁRIO gerindo esse espaço. Eu sou bibliotecária, passei 4 anos em uma Universidade Federal e até hoje sigo buscando aprender ainda mais sobre a minha profissão, inclusive, para exercê-la, preciso estar com pagamento do meu registro em dia, no Conselho Federal de Biblioteconomia – CRB.

  10. Boa noite! Estou trabalhando em uma biblioteca e não tenho nenhuma experiência como montar uma biblioteca ,e catalogar livros etc… Gostaria de receber instruções!
    Me ajudem por favor! obrigada
    Maria .🥰

  11. Comecei a trabalha na biblioteca, tá uma bagunça e eu não sei e nem tenho a mínima ideia de como organizar, podem me ajudar?

  12. Prezados, esse artigo desconsidera a existência do profissional bibliotecário. Desconsidera que existem práticas técnicas para a catalogação e classificação, não é simples como pintam nesse artigo. Há varias inconsistência e desrespeito com o bibliotecário, profissional com formação e habilitação para atuar em biblioteca, profissão regulamentada por lei e com conselho de classe atuante. Solicito a gentileza de retratarem esse artigo e se for o caso, convidem um bibliotecário para escrever sobre o que é uma biblioteca escolar, sobre quais serviços informacionais podem ser desenvolvidos nesse espaço e, por último, falar da formação do bibliotecário e suas competências neste espaço.
    Espero que o referido canal, reveja e considere respeitar a classe de colegas que luta a tantos por seu espaço e respeito!

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