O crescimento do marketing escolar nas redes sociais revolucionou as estratégias de captação de alunos em muitas escolas no mundo inteiro. Graças às mídias digitais, ficou muito mais fácil atrair matrículas.
No entanto, só marcar presença online não é o suficiente. Sua escola precisa realmente saber usar essas ferramentas com uma boa estratégia de marketing digital para manter-se competitiva.
Você já utiliza as redes sociais para atrair alunos em sua gestão escolar? Conhece todas as possibilidades que pode aproveitar com elas?
Esse tipo de marketing online está cada vez mais indispensável para as escolas. Por isso, continue sua leitura e entenda o potencial das mídias digitais na atração de alunos:
- Por que usar o marketing nas redes sociais para captação de alunos?
- Como criar conteúdo para as mídias digitais de sua escola e melhorar a atração de alunos?
- Quais são as principais redes sociais para sua gestão escolar e qual a abordagem e o posicionamento ideais para cada uma delas?
- Além das redes sociais: como a tecnologia pode ajudar na captação de alunos?
Por que usar o marketing nas redes sociais para captação de alunos?
Toda instituição de ensino particular precisa trabalhar a captação de alunos para conquistar novas matrículas e garantir as mensalidades, que são tão importantes para a manutenção da gestão escolar.
O marketing nas redes sociais pode ajudar muito nesse sentido. Afinal, essas plataformas permitem apresentar tudo que sua escola tem a oferecer na experiência dos alunos, na qualidade do ensino e nas condições e formas de pagamento para pais e responsáveis — e o melhor: com investimentos bem mais acessíveis do que nas mídias tradicionais (como TV, rádio e jornal).
Para completar, essas plataformas podem ajudar sua escola a alcançar um público enorme. Segundo o estudo Digital 2022: Brazil, do instituto internacional DataReportal, 171,5 milhões de brasileiros estão conectados às mídias digitais. Isso representa 79,9% da população do país — ou 96,8%, se considerarmos apenas pessoas com mais de 13 anos.
A informação é de fevereiro de 2022 e representa um crescimento de 14,3%, se comparada com o começo de 2021, quando 150 milhões de brasileiros usavam as redes sociais. Em média, a população brasileira passa 3 horas e 41 minutos por dia conectados a esses canais de comunicação e entretenimento.
Já em novos estudos do instituto DataReportal em 2024, o uso das redes sociais reduziu para 144 milhões de pessoas, o que ainda é um número muito expressivo se comparado à população total do país – cerca de 217 milhões de pessoas – e ao contexto de pós-pandemia.
Além disso, é importante lembrar que as mídias digitais são parte essencial da socialização dos adolescentes atualmente. Então, se esse é parte do público de sua escola, o caminho certo para atingi-lo é o marketing nas redes sociais.
Com a produção de conteúdos interessantes para esse público, feitos com o tom de voz certo e com uma estratégia precisa, sua gestão escolar pode ir ainda mais longe, reforçando também a retenção de estudantes.
Afinal, você estará falando a língua deles, com assuntos interessantes para eles e nas plataformas que eles passam boa parte de seus dias. É uma forma de, inclusive, potencializar seu engajamento na realidade escolar por meio do marketing digital.
Para completar, esses alunos interessados e fidelizados vão falar bem da escola para amigos e familiares, aumentando ainda mais as novas matrículas com estudantes que já chegarão com altas expectativas.
Ao cumprir essas expectativas, com a transformação digital na escola, é possível criar um círculo virtuoso de alunos que atraem novos alunos e ajudam a manter um número constante de matrículas e rematrículas.
Como criar conteúdo para as mídias digitais de sua escola e melhorar a atração de alunos?
Apesar de tantas vantagens, as mídias digitais também têm seus desafios. Um deles é a fluidez da comunicação e o risco de desperdiçar seus esforços sem ser capaz de atingir o interesse do público-alvo. Ou, pior, comunicar-se de forma a afastar esse público
Buscar um bom posicionamento da escola no marketing nas redes sociais é fundamental para evitar esse risco e colher bons frutos no engajamento, captação e retenção de alunos.
🔎 Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre captação de alunos e retenção de matrículas.
Esse posicionamento aparece na criação de conteúdo para as mídias digitais. Por isso, preparamos dicas essenciais para esse momento.
Então, antes de começar a criar conteúdos, responda às seguintes perguntas que devem guiar toda a estratégia de marketing nas redes sociais:
- Com quem a escola quer falar?
Um dos maiores erros que você pode cometer na hora de produzir um conteúdo para as mídias digitais é tentar falar com “todo mundo”.
As redes sociais são canais personalistas, que favorecem um diálogo mais intimista, que a pessoa sinta que é direcionado especialmente para ela.
Por isso, é fundamental saber exatamente quem é o público-alvo da escola em cada publicação. Assim, sua equipe poderá criar textos, vídeos e imagens pensando especificamente nas pessoas que vão recebê-los.
Mas lembre-se de que a escola não precisa ter apenas um público. Em algumas postagens, você deve falar com os pais e responsáveis, que são os principais decisores na hora da matrícula. Em outras publicações, seu “alvo” pode ser os próprios estudantes. Tudo depende da resposta da próxima pergunta:
- O que a escola quer falar?
É preciso ter muita clareza do assunto que a escola quer tratar em cada postagem e também do posicionamento que deve ser seguido.
Esse cuidado dá mais agilidade para a produção e melhora o resultado do conteúdo. Afinal, se a equipe não tem o assunto bem delineado, a mensagem tende a ficar confusa para o público.
Além disso, é possível planejar assuntos diversos, que vão além de simplesmente divulgar as matrículas. A escola pode falar sobre sua infraestrutura, os diferenciais do processo pedagógico, os eventos realizados e até as experiências dos alunos.
Com um texto claro e bem planejado, é possível divulgar a escola de forma menos direta e ter resultados muito melhores no marketing nas redes sociais.
- Como a escola quer falar?
Um dos principais aspectos a serem levados em conta ao construir a sua mensagem é a linguagem utilizada. A partir do conhecimento do público, que já mencionamos, ela deve buscar uma comunicação que lhe seja agradável.
Afinal, suas publicações nas redes sociais precisam gerar engajamento, compartilhamentos e interações. Se a linguagem estiver de acordo com a utilizada por sua comunidade escolar, isso fica muito mais fácil.
Em conteúdos para a captação de alunos que falam sobre a segurança do ambiente escolar, por exemplo, o público ideal são os pais e responsáveis, então use uma linguagem adequada para eles.
Já em uma postagem sobre um cursinho preparatório para o vestibular, a escola pode optar por um tom de voz mais próximo aos alunos, que se interessam muito pelo assunto.
Mas essa variação nunca pode ser extrema. É preciso manter uma identidade nas comunicações, para não gerar estranheza no público.
- Por quais canais a escola quer falar?
Atualmente, existem diversas redes sociais disponíveis e isso gera uma dúvida na hora de se posicionar nesse espaço.
No entanto, é fundamental escolher canais que sejam interessantes ao seu público e estejam de acordo com o posicionamento da escola.
Para ter mais tranquilidade nesse passo tão importante, conheça as principais mídias digitais disponíveis para seu marketing nas redes sociais:
Quais são as principais redes sociais para sua gestão escolar e qual a abordagem e o posicionamento ideais para cada uma delas?
Para definir as redes sociais em que sua escola vai investir, pesquise entre seu público e descubra quais são as mais utilizadas por alunos, pais e responsáveis. Para te ajudar a dar o primeiro passo, separamos aqui as mais usadas no Brasil inteiro:
Hoje, essa rede social de troca de mensagens dominou o público brasileiro e é um excelente caminho para potencializar sua captação de alunos.
Diferente das outras redes sociais, os conteúdos compartilhados pelo WhatsApp não são distribuídos para o público em geral, e sim enviados para pessoas cujo contato a escola já tenha.
Por isso, a abordagem via WhatsApp envolve conseguir esses contatos por meio de eventos, inscrições, promoções, entre outros.
A partir disso, é possível criar grupos ou ter listas de contatos para enviar mensagens sobre a escola, conteúdos publicados nas outras redes, imagens, promoções, datas de matrículas e muito mais.
Lembre-se de que o posicionamento não pode ser invasivo e o volume de mensagens não deve ser muito grande.
- O WhatsApp é uma ótima ferramenta para usar o funil de marketing para escolas. Leia mais sobre o assunto: Funil de marketing para escolas: mais captação de alunos e matrículas!
Em segundo lugar nas redes sociais mais utilizadas está o Instagram, uma ferramenta que domina o compartilhamento de imagens e vídeos nas mídias digitais.
Além das imagens no feed, que podem ser usadas para apresentar momentos e destaques de sua escola, você também pode aproveitar outras ferramentas que permitem a produção de um conteúdo interativo, interessante e com um grande potencial para conquistar seus alunos.
Confira algumas ideias:
IGTV
Um espaço voltado para vídeos mais longos. É perfeito para divulgar o vídeo institucional de sua escola, além de outras informações relevantes, como comunicados importantes para o público geral e até vídeos com dicas.
Stories
Os vídeos curtos e temporários dessa ferramenta são ótimos para manter o fluxo de conteúdo das redes sociais da escola, além de serem perfeitos para mostrar o cotidiano da instituição. Afinal, as pessoas querem saber como é a rotina.
A ferramenta é temporária, mas tudo que você considerar mais importante e relevante pode ser armazenado nos “Destaques”.
Reels
Estes também são vídeos curtos, mas que geralmente contam com efeitos de edição mais elaborados. Eles são editados na própria plataforma do Instagram de forma intuitiva.
Diferente dos Stories, os Reels são interessantes para a criação de conteúdos que divulguem de forma mais direta os serviços e diferenciais que sua instituição oferece. Tudo de forma leve e irreverente.
Por muito tempo, o Facebook foi o campeão entre as mídias digitais mais usadas no Brasil. Apesar de ter caído de posição, ele continua muito relevante e com grande potencial para captação de alunos.
Pensando nisso, trouxemos algumas ideias de conteúdo para esse espaço:
Vídeo institucional
Produzir um vídeo é uma excelente forma de apresentar sua escola e construir uma boa imagem institucional — e o marketing nas redes sociais é a melhor maneira de divulgá-lo.
Por mais que o vídeo esteja hospedado no YouTube, por exemplo, a distribuição por curtidas e compartilhamentos no Facebook ajudará o post a alcançar muito mais pessoas.
Vídeos com professores
Para que os pais e alunos conheçam o corpo docente e se sintam ainda mais próximos da instituição, faça vídeos curtos com os professores se apresentando ou discutindo os assuntos de suas aulas.
Nesses momentos, também é interessante diversificar a linguagem. Por exemplo: professores do ensino infantil podem se apresentar de forma lúdica, convidando os pequenos para as aulas, o que dará aos pais uma pequena prévia de como esse professor se comunica com seus alunos.
Já no caso do ensino médio, os professores podem exibir suas formações e mostrar como são especialistas nos assuntos que lecionam, passando credibilidade.
Posts frequentes com as atividades realizadas na escola
Pais e alunos também querem conhecer como é a rotina da instituição. Por isso, é preciso exibir esse lado da sua escola nas postagens do Facebook.
Publicações com fotos das atividades que sua escola realiza são excelentes para mostrar o dia a dia dos alunos.
E isso tem uma vantagem adicional: mostrar o cotidiano de seus alunos atuais, o que motiva-os a interagir e participar mais das redes sociais e das atividades da instituição.
🔎 Hoje a Meta, empresa responsável por Facebook e Instagram, conta com uma inovação: o Metaverso. Acesse nosso texto sobre o assunto e saiba mais: Metaverso e seu impacto na Transformação Digital na Educação.
- TikTok
Esta é a grande novidade dos últimos anos nas redes sociais. O TikTok se tornou, rapidamente, um verdadeiro fenômeno entre jovens e adolescentes — e sua escola pode aproveitar essa realidade na captação e retenção de alunos.
Ele é, essencialmente, uma ferramenta de vídeos curtos, com uma linguagem jovem e irreverente, mas tem um excelente potencial para o marketing digital escolar.
Veja algumas ideias de conteúdo:
Vídeos com professores
Esta é uma excelente forma de apresentar sua equipe docente e mostrar sua capacitação por meio de conteúdos interessantes. Os vídeos são curtos, então eles podem falar sobre curiosidades de sua disciplina, dar dicas de estudo e abordar temas que estão em destaque na mídia.
Conteúdos produzidos por alunos
A irreverência do TikTok faz dele o canal ideal para vídeos de alunos abordando os mais diferentes temas, mas sempre com alguma conexão com a escola.
Busque promover momentos divertidos para a gravação desses vídeos, sem pressionar os alunos ou transformar o processo em uma tarefa obrigatória.
Tour da escola
Com os vídeos curtos, você pode levar o seguidor para “visitar” a instituição, mostrando salas, ginásio de esportes e outras áreas interessantes.
🔎 Leia também: Tour pela escola: como preparar o processo de visitação no período de matrículas.
A tecnologia no marketing digital para escolas
O marketing nas redes sociais é uma estratégia fundamental, que mostra o quanto a tecnologia já transformou a captação dos alunos.
Mas é possível ir ainda mais longe, com e-mails, estratégias de SEO para aparecer no Google, investimentos em mídias pagas e até sistemas com ferramentas de CRM para escolas.
Além disso, preparamos um eBook repleto de modelos que você pode usar nas diferentes estratégias em seu marketing. Confira: