Tenha mais alunos com marketing digital em sua escola

Descubra como campanhas de marketing digital podem ajudar sua escola de educação básica ou infantil a ter mais alunos.

Por Suellen Bosse em 29 de setembro de 2020.

Conseguir realizar mais matrículas é um dos objetivos mais essenciais para escolas de educação básica e infantil. São elas que vão garantir salas cheias e uma boa movimentação do financeiro em sua gestão escolar.

Contudo, conseguir esse objetivo nem sempre é algo assim tão fácil. A concorrência é grande e, hoje em dia, pais e responsáveis pesquisam bastante antes de decidir pela escola de seus filhos.

Por isso, é essencial saber como se destacar, chamar a atenção para sua escola, mostrar seus diferenciais e, assim, atrair mais alunos.

O marketing digital para escolas é um excelente recurso para isso. Combinado com uma gestão escolar mais digital, ele fortalece o relacionamento com a comunidade escolar, aprimora seu posicionamento  de marca no mercado e, principalmente, ajuda na captação de alunos.

É por isso que o marketing digital está entre nossas melhores técnicas de captação de alunos. No entanto, para realmente obter suas vantagens, é preciso otimizar suas campanhas de marketing, conhecer as possibilidades dessas ferramentas e melhorar sua presença online.

Quer saber como fazer isso e conquistar mais alunos com seu marketing digital? Então continue a leitura e confira nossas dicas para a educação infantil e básica:

1. Saiba quem é seu público

Mais alunos com marketing digital em sua escola | Sponte

Uma das coisas mais básicas no marketing digital é saber com quem você está falando. Afinal, a internet está repleta de informações e você não quer que sua mensagem se perca nesse oceano, não é?

É por isso que a definição de um público-alvo é tão importante. Ela garante que suas campanhas de marketing sejam direcionadas para as pessoas certas, sem que você perca tempo e dinheiro com públicos que não terão interesse no que você tem a dizer.

Além disso, ter um público em mente te ajuda a produzir campanhas de marketing interessantes para essas pessoas, e que realmente chamem a atenção delas.

Para melhorar ainda mais esse processo, você pode definir suas personas! Enquanto o público-alvo é uma caracterização bastante geral das pessoas que você quer atrair, a persona é algo muito mais específico.

Para compor personas para sua escola, levante o máximo possível de informações sobre pais e alunos que sua escola atende. Depois disso, veja quais padrões mais se repetem e monte, a partir dos dados, um ou mais “personagens ficcionais” que representem o seu “cliente” ideal, dando-lhe um nome, uma idade, entre outros elementos.

Com isso, ao invés de produzir seus conteúdos de marketing voltados para um público abstrato, você poderá publicar pensando nesses personagens, o que deixa o conteúdo muito mais interessante e personalizado.

Outra recomendação importante do marketing digital é saber a “dor do cliente”. Ao conhecer o seu público, busque descobrir quais suas principais necessidades. 

Eles precisam de um ensino bilíngue? Estão procurando mensalidades mais baratas? Precisam de transporte para levar os filhos à escola? Seja qual for essa necessidade, produza suas campanhas de marketing oferecendo a solução.

2. Se posicione na jornada de compra dos pais

A partir do momento em que você conhece seu público, também é importante descobrir como funciona a jornada de compra que ele empreende até decidir matricular o filho em sua escola.

Essa jornada é composta por 4 etapas e você pode aproveitar esses momentos para interagir com o público através de seu marketing digital.

1- Aprendizagem e descoberta: 

Nesse ponto, o pai ou responsável está procurando uma escola para matricular uma ou mais crianças. Ele vai pedir indicações para amigos e conhecidos e pesquisar escolas na internet. É aí que seu marketing digital deve agir.

Produza conteúdos que sejam interessantes para esses pais, com dicas sobre o que é mais importante na hora de escolher uma escola.

Nesse momento, é possível mostrar os diferenciais da sua instituição, mas o mais importante é gerar interesse e fazer com que o pai ou responsável comece a ver sua escola com bons olhos e comece a interagir. 

Isso vai começar a transformar essa pessoa em um “lead”. Esse é um termo do marketing digital que significa que ele é um possível cliente, que está engajando-se e começando a interagir com a sua escola.

2- Reconhecimento do problema

Depois da primeira interação, o lead vai começar a buscar mais diferenciais na sua escola e entender qual a importância das metodologias de ensino na aprendizagem, da construção do sujeito social através da educação, dos cuidados essenciais que os educadores precisam ter, entre outros.

Seu marketing digital, então, deve mostrar quais são as principais necessidades na educação e apresentar como sua escola lida com elas.

3 – Consideração da solução

Depois de conhecer as principais necessidades da educação básica ou da educação infantil, o lead estará pronto para buscar a escola que atende a todas essas demandas.

Se a sua instituição já fez parte dos outros passos, o processo fica mais fácil. Ainda assim, é essencial agora apresentar sua linha pedagógica, sua missão e valores, seu quadro de professores e seus demais diferenciais.

Em resumo, esse é o momento de exibir o que sua escola tem a oferecer.

4 – Avaliação e compra

Mais alunos com marketing digital em sua escola | Sponte

Este é o último passo. Agora seu lead já vai saber quais as principais demandas da educação e como sua escola lida com elas. Por isso, ele vai avaliar as possibilidades, comparar as escolas que conheceu e tomar sua decisão.

É um momento central para garantir a matrícula! Mostre-se aberto para qualquer dúvida, convide a família para conhecer sua escola e até a turma da qual o aluno vai fazer parte, e ofereça facilidades para os pais ou responsáveis. 

Essas facilidades envolvem um pagamento mais simples, com opções como boleto ou cobrança recorrente no cartão de crédito. Outra excelente opção é disponibilizar as matrículas online.

3. Cuide de sua presença digital

Além de atuar ativamente na captação e retenção de alunos, o marketing digital também deve servir como uma frente para a sua escola no ambiente virtual.

Muitos pais, responsáveis e alunos vão conhecer sua escola primeiro pela sua presença digital, através de site, blog ou páginas nas redes sociais. Só depois disso que eles vão até sua escola presencialmente.

Por isso, você precisa ter uma excelente presença digital. Isso envolve fazer publicações interessantes com uma boa frequência, incentivar interações e ter uma comunicação aberta e rápida com seguidores e com a comunidade escolar.

No caso do site e do blog, é importante apresentar um design interessante e uma página rápida, que funcione bem no celular ou no computador e que seja realmente representativa da sua escola.

Nesse sentido, busque sempre manter um tom de voz na internet que esteja de acordo com a missão e os valores da escola. Além disso, leve em conta o poder do marketing de conteúdo, que orienta publicações online que sejam de interesse para seu público-alvo.

4. Faça investimentos no marketing digital

Para realmente se destacar na internet, às vezes é preciso realizar alguns investimentos. O primeiro ponto seria contar com pessoas especializadas para te ajudar com isso, que conheçam as especificidades do marketing digital, como a Search Engine Optimization (SEO), por exemplo. 

Além disso, para garantir maior atração de pais e responsáveis, vale a pena investir em mídias pagas no mundo digital. As principais delas são o Google Ads e o Facebook Ads, que vão potencializar o alcance das suas campanhas de marketing.

5. Use o marketing digital para incentivar a propaganda de indicação

Além das pesquisas na internet, outro elemento essencial que os pais e responsáveis levam em conta na hora de escolher uma escola são as indicações de amigos e conhecidos. 

Por isso, seu marketing digital também deve trabalhar a melhoria do seu relacionamento com pais e alunos. Através do seu marketing, você pode aumentar a satisfação da sua comunidade escolar atual, incentivar interações virtuais e, com isso, as indicações da sua escola para outras pessoas.

Para reforçar esse relacionamento, faça publicações interativas nas redes sociais, publique as conquistas de seus alunos, conte com estratégias de e-mail marketing em sua escola e tenha um canal de comunicação eficiente, como o Portal do Aluno Sponte.

Essa é só mais uma das formas como o Sponte a ajuda na captação e retenção de alunos.

Quer saber ainda mais? Então confira nosso eBook e descubra estratégias especiais e boas práticas para aumentar suas matrículas:

Suellen Bosse / Gerente de Marketing

Atualmente é Gerente de Marketing, com mais de 15 anos de experiência na área de comunicação e relacionamento, faz parte do time da Sponte há mais de 18 anos.