Por Carla Helena Lange, 29 de setembro de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

SEO para instituições de ensino: como fazer sua escola aparecer no Google?

Entenda o SEO e conheça práticas de marketing para escolas que vão fazer sua instituição aparecer no Google e melhorar a captação de alunos.

Professores lendo sobre como aplicar SEO nas suas estratégias | Sponte

Ter destaque no Google é uma excelente forma de aperfeiçoar a captação de alunos de sua escola. Afinal, é lá que a maioria dos alunos, pais e responsáveis procuram por uma instituição de confiança para fechar a matrícula em um novo período letivo. Mas, para ter esse destaque, você precisa de SEO!

Essa estratégia de marketing para escolas tem um imenso potencial para aumentar a atração de alunos e melhorar a reputação de sua instituição. 

Quer entender essas vantagens e descobrir como aproveitá-las ao máximo? Então continue sua leitura:

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca. 

Na prática, ela envolve um grupo de técnicas e estratégias que são usadas para mudar detalhes de uma página na internet para que ela apareça melhor posicionada em sites de busca, como o Google.

Para isso, ela reúne estratégias de organização do conteúdo, uso de palavras-chave, aplicação de links para aumentar a autoridade da página e tecnologia na programação do site. 

O objetivo disso tudo é gerar tráfego orgânico, ou, em outras palavras, fazer com que pessoas acessem a página a partir de buscas na internet, sem que sua escola precise pagar por anúncios ou lugares de destaque.

Como funciona o algoritmo do Google e como o SEO melhora seus resultados?

Ao fazer uma pesquisa, você já parou para pensar em como o Google define quais sites aparecem primeiro? O “segredo” dessa organização dos conteúdos está no algoritmo do Google e no Googlebot.

O algoritmo é o responsável por dividir a imensidão de páginas disponíveis na internet e definir quais se encaixam nos critérios considerados ideais para serem consideradas relevantes e ganharem destaque em determinada pesquisa.

Essa tecnologia é ativada quando alguém realiza uma pesquisa no buscador do Google e então segue alguns passos para encontrar as melhores “respostas” para o que quer que a pessoa esteja buscando.

A partir das palavras digitadas, o algoritmo rastreia páginas disponíveis que poderiam atender à pesquisa realizada pelo usuário. 

Para isso, ele conta com crawlers: os robôs do Google (ou Googlebots)  que estão constantemente buscando o conteúdo de todos os sites e armazenando suas informações básicas em um banco de dados.

Esse banco de dados funciona como um índice das páginas, organizando-as a partir das palavras que elas possuem. 

Então, no momento em que alguém pesquisa o termo “escolas em São Paulo”, por exemplo, o Google “vai” até esse índice e encontra páginas que tenham essas palavras-chave — preferencialmente repetidas mais de uma vez e em posições de destaque, como títulos, subtítulos etc.

Dicas de SEO para escolas | Sponte

A presença das palavras-chave é um dos principais fatores que o algoritmo avalia para decidir que as páginas são relevantes e apresentá-las à pessoa que realizou a pesquisa. A partir delas, ele ainda observa outras questões, como:

  • Velocidade de carregamento da página
  • Presença de links
  • Boa experiência do usuário
  • Número de usuários que já acessou o site
  • Hierarquização das informações na página
  • Entre outros

É aí que está o trabalho de SEO para instituições de ensino. O objetivo desse conjunto de estratégias é melhorar uma página para que ela atenda aos critérios do algoritmo a fim de ganhar destaque no Google.

Algoritmo complexo

Os critérios usados pelo algoritmo do Google não são totalmente claros. Supõe-se que ele avalia mais de 200 fatores, mas o Google nunca confirmou essa informação.

Por isso, é impossível saber com precisão o que é preciso fazer para ter uma estratégia de SEO extremamente bem-sucedida.

Então, as melhores estratégias são marcadas por tentativas a partir dos parâmetros já conhecidos, como a presença de palavras-chave e a experiência do usuário. Mas, quando o resultado não é satisfatório, é preciso adaptar a página, fazer alterações e buscar, constantemente, melhorar o ranqueamento.

Como o SEO para instituições de ensino ajuda na captação de alunos?

Resumindo, o que vimos até aqui: o SEO para instituições de ensino tem a missão de fazer o site de sua escola aparecer com destaque nas pesquisas do Google. Mas você sabe por que isso é importante para melhorar a captação de alunos?

Então pense conosco: o que você faz quando precisa comprar algo, contratar um serviço ou encontrar alguma informação? Na maioria das vezes, você pesquisa no Google, não é!?

Isso acontece também entre alunos, pais e responsáveis. Na hora de encontrar uma escola, eles realizam uma busca no Google para descobrir qual é a instituição ideal para realizar a matrícula.

Assim, ao investir em marketing para escolas e trabalhar com SEO para instituições de ensino você melhora suas chances de aparecer nessas pesquisas.

Com isso, sua escola cria a oportunidade para o público conhecer o que você tem a oferecer em qualidade de ensino, infraestrutura e muito mais.

Marketing para escolas: mostre o que você tem de melhor

Lembre-se de que apenas ser encontrado não é o suficiente. Para garantir a captação de alunos, também é preciso ter um bom marketing de conteúdo, que exiba para seu público tudo que a escola tem de melhor de forma estratégica e com a linguagem certa para atrair sua atenção.

Essa estratégia favorece, também, a reputação de sua instituição. Afinal, uma escola que está nas primeiras páginas do Google, com um conteúdo realmente interessante e uma estrutura de primeira, certamente tem muito mais potencial de se tornar referência em sua região.

Leia mais: Marketing digital para escolas: tudo que você precisa saber

Ao atrair uma pessoa interessada para o site, você pode começar a trabalhar com a estratégia do funil de vendas. Ela se resume em atrair um possível cliente (o que você já fez), nutrir seu interesse com mais informações, criar um relacionamento positivo, qualificá-lo (ver se ele realmente é o público-alvo da escola) e vender a matrícula!

Esse processo envolve vários passos. Por isso, temos alguns conteúdos para te ajudar:

Como melhorar o SEO no marketing para escolas?

Agora que você já sabe como ele funciona e qual é sua importância, é hora de botar a mão na massa no SEO para instituições de ensino. Veja o passo a passo que preparamos para te ajudar:

  1. Utilize o Google Meu Negócio

Essa ferramenta gratuita, oferecida pelo próprio Google, permite que você preencha informações sobre a escola, como endereço, telefone e horário de funcionamento. Além disso, ela apresenta também avaliações que outras pessoas fizeram sobre a instituição.

Tudo isso é ótimo para o SEO e ainda facilita a vida de alunos, pais e responsáveis que encontrarem sua escola na busca.

  1. Use as palavras-chave adequadas em posições de destaque

Como vimos, um dos principais fatores avaliados pelo algoritmo do Google são as palavras-chave. Por isso, você precisa se perguntar: “o que o meu público pesquisa no Google quando está buscando uma escola?”

Existem várias opções de planejadores de palavras-chave que podem ajudar nesse objetivo. Mas o principal é conhecer seu público e entender o que sua escola pode oferecer para ele.

A partir disso, use as palavras-chave em pontos estratégicos, como títulos, trechos negritados, primeiro parágrafo quando o texto é longo etc.

Também é importante destacá-las na metadescription do site, que é o texto que vai aparecer no buscador quando a pessoa realizar a pesquisa.

Mas lembre-se: mais do que palavras-chave, seu texto precisa ser interessante! Então dê prioridade por ter um texto agradável de ler e use essas palavras específicas apenas onde elas encaixem naturalmente.

  1. Capriche no conteúdo

O Google valoriza muito a experiência do usuário e o tempo em que ele passa em sua página. Por isso, produza um conteúdo rico, bem feito e realmente interessante para seu público.

Algumas dicas extra que melhoram a experiência do usuário na internet e ganham pontos positivos com o SEO são:

  • Fazer parágrafos curtos e evitar frases muito longas
  • Cuidar da gramática, coesão e coerência nos textos
  • Apresentar imagens, gráficos e outros elementos visuais para deixar a leitura mais dinâmica

Com tudo isso, além de melhorar o SEO, você ainda aumenta as chances de que a pessoa atraída para esse conteúdo realmente se interesse pela escola e realize uma nova matrícula.

Leia mais: Tenha mais alunos com marketing digital em sua escola.

Importância dos link building no seo | Sponte
  1. Tenha um bom link building

O algoritmo do Google preconiza páginas que estejam linkadas em outros lugares da internet. Então, se você quer fortalecer o SEO de uma página específica de seu site, garanta que o link para ela apareça também em outras páginas.

Contar com um blog é uma ótima alternativa para isso. Afinal, um texto longo permite realizar muitas dessas linkagens.

  1. Ter um boa estrutura do site

Aqui falaremos um pouco mais da parte técnica e tecnológica de suas páginas, que o algoritmo também leva muito em conta.

Busque, então, ter um código bem escrito para suas páginas, sem erros e com um carregamento rápido.

Além disso, ele deve ter HTTPS, para garantir sua segurança, e estar em um servidor confiável, rápido e estável.

Para completar, ele também deve ser mobile friendly, adaptando-se corretamente às telas verticais dos smartphones.

É muito importante levar tudo isso em conta já na criação do site.

Google Ads: tráfego pago para otimizar suas páginas

O SEO para instituições de ensino é fundamental para atrair tráfego orgânico e melhorar a visitação em seu site.

Mas, às vezes, isso pode não ser suficiente para você realmente se destacar no marketing para escolas.

O próximo passo, então, é investir em Google Ads: os anúncios do Google. Essa plataforma dá destaque a conteúdos de acordo com o investimento realizado e pode ser uma excelente estratégia para otimizar seus acessos.

É claro, essas dicas envolvem passos básicos, baseados em um pouco do que já conhecemos acerca dos critérios do algoritmo do Google. Para ir ainda mais longe, pode ser interessante contratar especialistas em SEO que otimizem seus resultados em questões mais avançadas.

Além disso, como já vimos, o SEO para instituições de ensino precisa ser complementado com conteúdos de qualidade e boas estratégias de marketing para escolas.

Então, para te ajudar ainda mais, preparamos este guia definitivo da captação e retenção de alunos. Confira:

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Analista de Conteúdo

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