Aumente as matrículas da sua escola com esses 5 passos

Conheça 5 passos para aumentar as matrículas em escolas particulares para garantir que sua instituição de ensino tenha captação de alunos novos.

Por Mateus Saldanha em 09 de fevereiro de 2021.

A maior fonte de renda de uma escola vem das mensalidades pagas ao longo do ano pelos seus alunos matriculados. É por isso mesmo que todo gestor, em algum momento, se preocupa com a captação de alunos

No fim do ano, turmas inteiras se formam e alunos vão embora da sua instituição de ensino. Escolas de ensino médio veem o fim desta importante etapa na vida dos adolescentes. Por isso, precisa existir uma nova leva de alunos. Para que este momento volte a acontecer muitas vezes no futuro, com turmas cada vez maiores. 

A taxa de evasão, mesmo que seja baixa em sua escola, também é uma realidade. As famílias de alunos podem apenas mudar de cidade, resultando na necessidade de procurar outra escola. 

A mudança de escola porque a família ou o aluno não estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido também pode ocorrer. É preciso entender qual o motivo dessa insatisfação. Por isso, sempre pergunte para o aluno ou para seus familiares, porque a transferência é necessária.

Quando essa transferência acontece, é importante que exista uma média alta de alunos matriculados, para que a evasão escolar não resulte em impactos financeiros grandes na sua instituição. 

A junção dos cenários citados acima resulta na necessidade de uma campanha de captação de alunos para cada novo ano letivo. E, como sua escola quer crescer ao longo do tempo, é importante que exista um aumento no número de matrículas em relação aos anos seguintes. 

A razão para isso é óbvia: ter bons resultados financeiros e continuar com as portas abertas. Mas afinal: como escolas particulares podem alcançar um aumento tão significativo no número de matrículas

É exatamente sobre isso que vamos falar ao longo deste texto! Continue sua leitura e conheça 5 passos para alcançar este objetivo em sua instituição de ensino: 

Conheça as escolas particulares que são sua concorrência local e regional
Implemente novidades em sua escola e melhore a qualidade de ensino
Invista em marketing digital para ganhar visibilidade – Campanha de matrículas
Facilite o processo de matrícula dos alunos em sua escola
Procure fidelizar os alunos e seus familiares

1. Conheça as escolas particulares que são sua concorrência local e regional 

Analisar o cenário em que sua escola está inserida é importantíssimo para que você saiba exatamente como agir e captar alunos. Por isso, conhecer as escolas particulares que são sua concorrência é o primeiro passo. 

Faça um mapeamento dessas instituições de ensino deixando claro informações como: nome da escola, localização, níveis de educação básica oferecidos (ex: Ensino Médio ou Ensino Fundamental). 

É importante que se perceba se estas escolas são suas concorrentes diretas e não se limite apenas às instituições de ensino locais. Pode ser que outras escolas estejam captando o seu público na região. 

Se uma escola na cidade vizinha, por exemplo, oferece uma educação mais completa que as escolas da sua cidade, os alunos podem acabar optando por se deslocar diariamente para estudar. 

Também é importante conhecer os valores das escolas, tanto no que diz respeito à mensalidade quanto à taxa da matrícula e valor dos materiais. Se os preços da sua escola estiverem muito acima da média do mercado local, pode ficar difícil captar novos alunos. 

Analise também quais técnicas de captação estão sendo utilizadas pelas outras escolas, como promoções e estratégias de marketing digital. 

Aprofunde sua pesquisa de mercado e não esqueça de registrar tudo. Apenas depois disso é hora de seguir para o próximo passo.

2. Implemente novidades em sua escola e melhore a qualidade do ensino 

Aumente as matrículas da sua escola | Sponte

Analisando a sua concorrência e conhecendo os diferenciais que as outras escolas oferecem aos seus alunos, sua escola estará preparada para tomar uma decisão importante: quais novidades serão implementadas para captar novos estudantes.    

Examine todos os pontos, desde metodologias que podem ser usadas em sala de aula, equipamentos que podem ser adquiridos para sua escola e até mesmo os seus valores. 

Vale a pena acompanhar as tendências para a educação, para saber quais são as novidades do mercado! Assim sua escola se manterá atualizada e sempre estará pronta para inovar. 

Algumas fortes tendências na educação para os próximos anos são:

Também é importante capacitar seus professores para que eles se mantenham sempre em sua melhor forma, garantindo um processo de ensino-aprendizagem efetivo em sua escola. 

Se você está se preparando agora para este novo ano letivo confira o post: O que veremos na gestão educacional em 2021?

3. Invista em marketing digital para ganhar visibilidade – Campanha de matrículas

Para ter mais alunos em sua escola, é importante contar com o marketing digital. A presença online nas redes sociais e um site para que sua escola seja encontrada em ferramentas de busca, como o Google, são os dois pilares das estratégias de marketing. 

Depois que isso for feito, é hora de criar os conteúdos que serão compartilhados. Utilize a expertise que sua escola possui no assunto da educação e fale sobre as técnicas usadas para tornar suas aulas mais eficientes e dinâmicas. 

Tire dúvidas comuns de alunos e seus familiares. Se antecipe e crie posts nas redes sociais ou no blog da sua escola e fale sobre essas questões. 

É importante que sua gestão escolar reserve um pouco do seu lucro mensal para investir em marketing digital. Isso vale tanto para o patrocínio dos posts em redes sociais, como o Facebook e Instagram, como para os anúncios no Google. 

Esse investimento vai garantir que sua escola tenha visibilidade perante seu público-alvo. 

Por fim, para que suas estratégias de captação de alunos sejam realmente efetivas, é importante conhecer o funil de marketing para escolas. Uma ferramenta que ajuda a gestão escolar a acompanhar e compreender a jornada de compra do aluno ou de seus familiares até o momento da matrícula. 

4. Facilite o processo de matrícula dos alunos em sua escola

Aumente as matrículas da sua escola | Sponte

Quando um aluno, ou seu familiar, decide realizar a matrícula em sua escola, ele inicia um processo que pode ser bastante burocrático. A verdade é que se deslocar até a escola e preencher uma série de documentos e formulários não é uma tarefa animadora para ninguém. 

Como o momento da matrícula é o primeiro contato mais direto que sua escola terá com o aluno ou sua família, é necessário que sua gestão escolar saiba como tornar esse momento o melhor possível. 

Para isso, aposte em um atendimento atencioso, seja por telefone, pela troca de mensagens ou presencialmente. Busque encontrar a melhor forma de pagamento para cada caso, seja por cartão de crédito/débito, ou via boleto.

Organize o processo das matrículas para que ele ocorra da melhor maneira e sem demoras. Caso sua escola faça isso presencialmente, deixe claro de antemão quais os documentos necessários, para evitar contratempos. 

Mas vale destacar que uma ótima opção para facilitar o processo de matrículas é contar com uma ferramenta de matrículas online. Assim seu aluno ou familiar ganha tempo e facilidade na hora de preencher os formulários, e ainda realiza a validação do contrato com a assinatura eletrônica.   

5. Procure fidelizar os alunos e seus familiares 

Por fim, é preciso falar de fidelização. Isso porque muitas famílias e alunos acabarão escolhendo uma escola para se matricular por indicação de alguém que já estuda ou estudou em sua instituição.

E a fidelização traz ainda mais uma vantagem: a retenção. Pois, um aluno fidelizado dá continuidade aos seus estudos na mesma escola.

É por isso que investir em uma educação de qualidade e em uma comunicação clara com sua comunidade escolar, é tão importante no processo de captação de alunos. Vale destacar que isso também será de grande ajuda na sua campanha de rematrículas. 

Vamos então falar um pouco mais sobre cada um destes pontos:

Experiência do aluno nas aulas 

É importante ver as aulas de sua escola como o principal produto que você tem a oferecer como empresa. Isso significa que a qualidade e a maneira como seu aluno aprende pode fazer com que ele seja ou não fidelizado pela sua instituição.

Para garantir que ele permaneça em sua escola, são importantes principalmente duas ações. Elas são:

  • Inclusão de metodologias ativas para tornar seu aluno protagonista do próprio aprendizado;
  • Utilização de tecnologias digitais, para se adequar com as demandas desta geração, que está tão ligada ao mundo online.

Para te ajudar com isso, confira o eBook: 36 FERRAMENTAS para potencializar suas aulas

Relacionamento e comunicação com sua comunidade escolar 

A sua comunidade escolar é composta por alunos, seus familiares e toda a equipe escolar. Ter um bom relacionamento com todos torna a escola um ambiente agradável, promovendo a fidelização de quem a frequenta. 

Para isso, conte com ferramentas de comunicação eficientes e procure sempre ajudar alunos e pais que procuram pela escola. O sistema Sponte pode ajudar sua escola com isso, pois ele conta com um chat inserido no Portal do Aluno. Assim, toda a comunicação necessária se torna rápida e centralizada. 

Partindo disso, é importante que sua gestão escolar seja participativa. Isso também ajudará sua instituição de ensino a ter um bom relacionamento com a comunidade escolar. 

Você pode saber mais sobre isso no eBook:

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Mateus Saldanha / Gerente de T.I

Atualmente é Gerente de T.I, especialista em banco de dados, com 14 anos de experiência em projetos de software para gestão de franquias, atua na Sponte há 16 anos.

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