Por Marcelo Fossá, 18 de maio de 2020

Mais matrículas e menos inadimplência em escolas de cursos livres e idiomas

Descubra como o Sponte pode ajudar sua escola de idiomas ou cursos livres a aumentar o número de matrículas e diminuir a taxa de inadimplência!

Mais matrículas e menos inadimplência em escolas | Sponte

Uma escola é formada por uma série de setores e procedimentos burocráticos. Junto a isso, existem as atividades pedagógicas e toda uma equipe para coordenar. Para que tudo funcione de maneira adequada e em conjunto, é necessário uma gestão focada e dinâmica. Caso contrário, suas finanças acabam sendo prejudicadas. 

Portanto, para que o financeiro de uma escola tenha bons resultados, é imprescindível gerenciar muito bem todas as situações ligadas às finanças, desde o fluxo de caixa até o relacionamento com seus alunos.  

Entre tantas situações ligadas a esse setor, duas delas precisam de muita atenção e de estratégias muito bem pensadas. Estamos falando do número de matrículas e da taxa de inadimplência nas mensalidades.

Muitas ações podem ser colocadas em prática para promover o aumento do número de matrículas e a diminuição da inadimplência em escolas de idiomas ou cursos livres. Porém, a principal estratégia — e a mais efetiva — é contar com a tecnologia. 

Durante o ano escolar, uma série de situações podem gerar a baixa nas matrículas ou a inadimplência de pagamentos, principalmente quando se atravessa uma crise financeira, ou uma pandemia, como no caso do coronavírus. 

O impacto da covid-19 

Mais matrículas e menos inadimplência em escolas | Sponte

A pandemia do novo coronavírus acabou resultando no aumento da inadimplência em muitas escolas. Afinal de contas, ela desencadeou uma crise financeira em negócios e, por consequência, na vida de muitas pessoas.

No caso de cursos de idiomas, livres ou até profissionalizantes, muitas pessoas acabaram cancelando suas matrículas. Isso porque, uma vez que o distanciamento social se faz necessário, muitos pensaram que esses cursos poderiam ser postergados para quando a situação voltasse a se normalizar. 

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, tudo indica que estamos caminhando para um retorno próximo à realidade do cenário pré-pandêmico. Contudo, como resultado desta pandemia, muitas escolas tiveram diminuição no número de alunos matriculados e aumento da inadimplência

Diante desse cenário, é preciso encontrar maneiras de garantir que o setor financeiro de sua escola não sofra com a baixa nas entradas do caixa.  Continue a leitura e conheça ferramentas que podem ajudar sua instituição de ensino a lidar com a situação: 

Ferramentas para aumentar o número de matrículas

Para aumentar o número de matrículas em sua escola de idiomas, cursos livres ou profissionalizantes, é preciso colocar em prática ações para captar alunos. 

A melhor maneira de captar novos alunos é por meio de campanhas de marketing, para que sua escola ganhe visibilidade perante o mercado. 

Com o sistema Sponte, sua escola conta com 3x mais conversões de matrículas em ações de marketing. Isso porque ele possui um CRM para organizar e impulsionar estratégias de captação de alunos.

Assim, o gestor aumenta e acompanha os resultados de todas as campanhas de captação de alunos de sua escola.

Vale destacar que, depois de captar esses alunos, é preciso promover uma experiência positiva entre eles, para que sejam fidelizados e permaneçam estudando em sua escola. 

Muitos gestores não sabem como a tecnologia pode ajudar a promover um relacionamento e, por consequência, uma comunicação clara e positiva entre a instituição e sua comunidade. 

Quer saber mais sobre isso? Então confira o post: comunicação entre pais e escola: o que a tecnologia tem a nos ensinar?

Matrículas online

Permitir que as matrículas de sua escola também sejam feitas online, é uma ótima estratégia para promover o aumento das matrículas. 

Isso é verdade, pois essa possibilidade facilita o processo para os alunos, pais ou responsáveis. Afinal, eles não precisam ir até a escola para realizar a matrícula, basta acessar o site da escola e resolver a questão da matrícula em poucos cliques!

Vale lembrar que, assim como para os alunos e responsáveis, isso é benéfico para a escola, pois sua equipe de atendimento e secretaria ganha tempo para desenvolver outras tarefas que também são importantes, como o acolhimento de novos alunos, o atendimento personalizado aos alunos que já estão na escola, entre outras.

Com o Sponte, sua escola pode contar com essa funcionalidade integrada a todas as outras ferramentas do sistema! 

Conheça mais vantagens da matrícula online Sponte e descubra como ela funciona! 

Ferramentas para diminuir a taxa de inadimplência

Mais matrículas e menos inadimplência em escolas | Sponte

Tendo o sistema Sponte como aliado em sua gestão escolar, é possível diminuir a inadimplência de sua escola em 30%. Isso porque o software conta com uma série de funcionalidades digitais que podem te ajudar.

A partir de uma régua de cobrança inteligente, com notificações via e-mail e SMS, o gestor ou responsável pelo setor financeiro pode acompanhar os pagamentos de mensalidades que já foram feitos ou aqueles que estão pendentes. 

Além do mais, o Sponte conta com meios de recebimentos automatizados com cartão de crédito e cobrança recorrente. Assim, existe maior garantia no recebimento dos valores referentes às mensalidades dos alunos matriculados. 

Dica Bônus!

Lembre-se de que em momentos de crise, como a situação causada pela covid-19, alguns alunos farão contato para cancelar contratos ou negociar valores. É importante que sua escola esteja preparada para lidar com isso.

Portanto, reúna a equipe responsável pelo setor financeiro e decida, em grupo, quais descontos ou negociações são passíveis oferecer aos pais, alunos ou responsáveis, a fim de manter esse cliente sem prejudicar suas finanças! 

Para conhecer outras práticas que podem promover a diminuição da taxa de inadimplência, confira o Webinar do Cristopher Moraes, gerente de produto aqui da Sponte:  Como boas práticas de cobrança podem diminuir em mais de 30% seu índice de inadimplência

Conclusão

A tecnologia tem o poder de melhorar a qualidade de uma série de processos da gestão escolar, além de promover muito mais agilidade nas tarefas de toda a sua equipe.

Conte com um sistema que apresente múltiplas funcionalidades e que auxilie não apenas na gestão administrativa, mas também pedagógica de sua escola. 

O Sponte pode auxiliar sua gestão financeira, promover maior organização de todos os seus documentos e garantir um armazenamento seguro em nuvem.

Sem falar que ele possui integração com apps e portais educacionais para facilitar o acesso dos alunos às suas informações, além de um chat interno. Assim, sua escola oferece um canal para que a comunicação seja clara e rápida entre seu centro de ensino e a comunidade envolvida. 

Tanto em momentos de crise, quanto em momentos em que sua escola vai bem, uma gestão escolar eficiente se faz mais do que necessária. 

Sua escola sofreu os impactos da covid-19? Está procurando por dicas sobre como lidar com essa situação e manter uma gestão eficaz? Então continue aprendendo e confira este material gratuito: 

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *