Estratégias de captação de alunos para escolas de idiomas: conheça novas ideias!

Conheça 13 estratégias para ter muito mais matrículas no seu centro de ensino, melhorando sua captação e retenção de alunos.

Por Cristopher Morais em 10 de fevereiro de 2021.

A captação de alunos é um dos principais desafios em escolas de cursos livres, profissionalizantes ou de idiomas. Todo ano – e durante o ano inteiro – os gestores precisam se dedicar a estratégias e técnicas para garantir mais matrículas.

Afinal, o processo de conquistar novos alunos é muito mais difícil para esses centros de ensino, se compararmos com as instituições de educação básica, que são obrigatórias para crianças e adolescentes.

Nós sabemos que os cursos livres, de idiomas ou profissionalizantes também são fundamentais para o desenvolvimento das pessoas, mas, ainda assim, eles são opcionais. Por isso, você precisa dedicar muito mais esforço na atração e no convencimento dos alunos sobre a importância do seu curso.

Isso precisa fazer parte do seu planejamento anual! E é aí que entram as estratégias de captação de alunos para centros de ensino. Com organização e as melhores técnicas, você verá suas matrículas crescendo a cada ano:

Para isso, confira nossas 13 estratégias para mais matrículas em escolas de idiomas, cursos livres e profissionalizantes:

Defina seu público-alvo
Conheça sua concorrência
Marque presença nas redes sociais
Conte com um site para aparecer no Google
Invista em marketing digital e mídias pagas
Acompanhe o processo de matrículas com um funil de marketing
Ofereça materiais para download
Tenha um CRM para conquistar mais matrículas
Conte com novidades na sua escola
Participe da comunidade
Realize eventos
Facilite e processo de matrículas
Cuide da retenção de alunos

1. Defina seu público-alvo

Captação de alunos para escolas de idiomas | Sponte

Este primeiro passo é essencial para qualquer campanha de captação de alunos! Você precisa conhecer as características e o perfil dos estudantes que sua escola busca conquistar.

Em uma escola profissionalizante, esse perfil pode ser de jovens adultos, que estão buscando se posicionar no mercado de trabalho, por exemplo. Em uma escola de idiomas, seu foco podem ser crianças, ou mesmo adultos que estão buscando uma segunda língua para crescer profissionalmente.

Essa definição vai depender das especificidades da sua escola, por isso, faça uma análise do seu público atual e dos objetivos que você pretende alcançar. Levante o máximo possível de características para que você realmente conheça quem são essas pessoas. 

Com isso, cada uma de suas campanhas vai ter um direcionamento mais adequado e personalizado, com muito mais chances de conquistar matrículas.

2. Conheça sua concorrência

Também é imprescindível analisar quais outras escolas ou centros de ensino estão competindo pelos seus estudantes. Avalie tudo, desde as estratégias que eles aplicam para a captação de alunos até o tipo de ensino que eles oferecem.

Dessa forma, você saberá como sua escola pode se posicionar de forma mais estratégica no mercado, e como estruturar o marketing para destacar os seus diferenciais.

3. Marque presença nas redes sociais

Captação de alunos para escolas de idiomas | Sponte

Se você quer realmente entrar em contato com o seu público, sua escola precisa estar conectada às redes sociais. É lá que você pode mostrar suas características, seus diferenciais e os motivos para o aluno se matricular no seu centro de ensino.

Vale a pena ter, pelo menos, Instagram e Facebook. Aproveite esses espaços para postar fotos e vídeos de eventos legais e também um pouco do seu dia a dia. Isso é muito interessante para quem está procurando uma escola.

Além disso, se você tem uma escola de idiomas, poste dicas da língua. Se seu centro de ensino for profissionalizante, vale a pena dar orientações de carreiras, por exemplo. Esse tipo de postagem atrai muitas pessoas.

Por fim, não esqueça de interagir com o público! Esse é o maior poder das redes sociais, e você deve aproveitar.

4. Conte com um site para aparecer no Google

As redes sociais não são o suficiente para o seu sucesso na captação de alunos na internet! Afinal, a maior parte das pessoas vai buscar uma nova escola procurando no Google, não é?

Para aparecer nas buscas do Google e atrair essas pessoas, você precisa ter um site da sua escola.

Dica extra: para você ocupar os melhores espaços nas buscas do Google, é essencial ter boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Por isso, na hora de desenvolver o site, conte com uma empresa especializada.

5. Invista em marketing digital e mídias pagas

Site e redes sociais são ótimas estratégias de marketing digital para escolas. Mas a sua concorrência também sabe disso e vai disputar esses espaços! 

Por isso, apenas marcar presença não é o bastante. Se você quer aproveitar todo o potencial da internet para conquistar mais matrículas para o seu centro de ensino, vale a pena contar com o apoio profissional de uma empresa especialista em marketing.

Também é interessante investir em mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads, que potencializam muito o seu alcance na internet com um custo razoável.

6. Acompanhe o processo de matrículas com um funil de marketing

Para ter os melhores resultados em suas campanhas de captação de alunos, você precisa contar com uma das ferramentas mais poderosas do marketing de atração.

O funil de marketing para escolas é uma forma de você acompanhar cada passo dos seus novos clientes, desde o momento em que eles têm o primeiro contato com a sua escola. Assim, você tem um controle maior do processo e consegue melhores resultados com cada pessoa interessada.

Quer saber como usar isso no seu centro de ensino? Então confira nosso material especial sobre o assunto: Planilha estratégica para mais matrículas na sua escola.

7. Ofereça materiais para download

Captação de alunos para escolas de idiomas | Sponte

Uma excelente estratégia de marketing digital é a disponibilização de materiais gratuitos para o seu público. Em uma escola de idiomas, por exemplo, você pode divulgar um eBook repleto de dicas sobre a língua. 

Podem ser informações culturais, regrinhas de gramática ou até uma lista de falsos cognatos. Tudo isso vale dentro dessa estratégia: o importante é que o material provoque o interesse das pessoas.

Mas para essa estratégia dar certo, esses materiais gratuitos só podem ser acessados se a pessoa preencher um formulário com algumas informações, como: nome, telefone, cidade e e-mail.

A partir disso, você terá os dados necessários para colocar essa pessoa dentro do seu funil de marketing e poderá entrar em contato com ela, para tentar fechar a matrícula.

8. Tenha um CRM para conquistar mais matrículas

CRM é uma sigla que significa “Customer Relationship Management”. Ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. Isso envolve ações e suportes tecnológicos que podem transformar completamente o seu processo de captação de alunos.

Com os recursos de CRM que estão disponíveis no sistema de gestão escolar Sponte, por exemplo, você antecipa as necessidades do público, consegue organizar melhor seus resultados e ter muito mais inteligência na hora de atrair mais matrículas.

Quer entender melhor como aproveitar essa possibilidade?  Veja como os recursos de CRM do Sponte vão te ajudar na captação de alunos: Prepare sua gestão educacional para 3x mais matrículas.

9. Conte com novidades na sua escola

Uma escola sempre atualizada é muito mais interessante para os alunos e para seus familiares. Por isso, busque oferecer novidades constantes para seus alunos – e apresente isso nas suas redes sociais!

Esteja sempre por dentro do que há de mais novo no ensino de idiomas e cursos livres. Com isso você pode mostrar que tem uma escola do futuro, preparada para oferecer o melhor ensino para seus novos alunos.

Uma excelente opção para isso é implantar o ensino híbrido em sua escola. Ele é uma das maiores tendências na educação para os próximos anos.

Saiba mais: Ensino híbrido em escolas de idiomas e cursos livres: comece já!

10. Participe da sua comunidade 

Para seu centro de ensino ser lembrado pela comunidade, é essencial estar presente dentro dela! Ao patrocinar eventos, se envolver em ações de caridade e marcar presença em momentos importantes da cidade, você faz com que as pessoas conheçam sua escola.

Além disso, esse contato das pessoas com seu centro de ensino vai ser muito positivo, porque a participação na comunidade gera uma sensação de pertencimento e familiaridade.

11. Realize eventos

É interessante realizar eventos internos, como festas em datas comemorativas ou comemoração de fim de ano. Nesses momentos, permita que seus alunos convidem amigos que não fazem parte da escola.

Dessa forma, esses amigos vão ter um contato com o seu ambiente em um momento de descontração e diversão. Isso é muito positivo e pode fazer com que eles se tornem novos alunos.

12. Facilite o processo de matrículas

Ninguém gosta de burocracia e processos demorados. Se sua matrícula for assim, vai ser muito mais difícil conquistar novos alunos.

Por isso, invista em um processo de matrículas rápido, eficiente e simples para o seu público. Tenha uma equipe realmente preparada e simpática, além de ferramentas que deem agilidade para o processo.

13. Cuide da retenção de alunos

Captação de alunos para escolas de idiomas | Sponte

A captação de alunos sempre precisa estar de mãos dadas com a retenção. Afinal, é só fidelizando seus estudantes que você consegue garantir a segurança financeira e o sucesso da sua escola.

E tem mais: boas estratégias de retenção também ajudam muito na hora de captar alunos novos. Afinal, estudantes fidelizados vão recomendar sua escola para amigos e familiares, fazendo um marketing eficiente, poderoso e gratuito!

Para ter um processo de retenção de alunos muito mais efetivo, vale a pena contar com um sistema de gestão escolar. Leia mais: Como o Sponte ajuda na captação e retenção de alunos.
Mas se você quer ir ainda mais longe, combatendo a evasão de alunos e conquistando muito mais matrículas, você pode acessar nosso eBook completo sobre o assunto:

Cristopher Morais / Gerente de Produto

Atualmente é Gerente de Produto, com mais de 10 anos em experiência soluções inteligentes na área da educação, faz parte do time da Sponte há 13 anos.

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