Por Cristopher Morais, 11 de abril de 2022
Tempo de leitura: 6 minutos

Meios de pagamento para escolas de idiomas: qual a melhor opção?

Menos inadimplência, mais eficiência na gestão financeira e mais fidelização de alunos. Tenha isso com boas formas de pagamento em escolas de idiomas.

Meios de pagamento para escolas de idiomas | Sponte

Escolher a melhor opção de meios de pagamento em sua escola de idiomas é essencial. Essa decisão vai ajudar na sua gestão financeira, na redução da inadimplência e, até mesmo, na captação de novos alunos.

Mas, para fazer essa escolha com precisão, é necessário conhecer os diferentes meios de pagamento em escolas e descobrir quais se adaptam melhor ao seu centro de ensino e ao cenário que estamos vivendo hoje.

Preparamos este artigo para discorrer mais sobre esse assunto e como essa decisão exerce influência na sua gestão escolar:

Formas de pagamento para disponibilizar no centro de ensino

Quando se fala em métodos de pagamentos, é possível separá-los em dois grupos: os tradicionais e os modernos.

Métodos tradicionais: nesse segmento, temos o cheque, o boleto bancário impresso e o dinheiro em espécie.

Métodos modernos: nessa categoria, temos os pagamentos com cartão de crédito e débito, o boleto digital, o pagamento recorrente e o PIX.

Apesar do crescimento dos métodos modernos, muitas pessoas ainda utilizam formas tradicionais para pagarem suas contas. 

O cheque e o pagamento com dinheiro em espécie, por exemplo, são cada vez menos comuns, mas ainda pode ser interessante tê-los como opções para alunos e pais, pois muitos ainda preferem essas formas mais tradicionais.

O boleto bancário também marca presença em muitas escolas como uma forma popular de realizar pagamentos. Porém, é uma forma tradicional que, por mais que tenha passado por uma modernização no mundo digital, continua com algumas limitações.

Contudo, a sua escola, como um centro de idiomas, já é um símbolo de modernidade por si só. Então, é extremamente coerente que a presença de tecnologia, inclusive nos meios de pagamento, faça parte do seu dia a dia.

Isso vale especialmente para o público que está conectado à transformação digital. Ele tende a preferir um pagamento via cartão de crédito ou débito. Ou, melhor ainda, a simplicidade e a eficiência do pagamento recorrente e do PIX. 

A importância das formas de pagamento para captar mais alunos

Meios de pagamento para escolas de idiomas | Sponte

A captação de alunos é um dos maiores desafios para um centro de idiomas. Oferecer um serviço de excelência pode não ser mais o suficiente em um mercado tão competitivo. 

É preciso ir além e oferecer simplicidade e praticidade aos alunos desde o primeiro momento. Por isso, vale a pena contar com estratégias de captação de alunos para escolas de idiomas.

Entre essas estratégias, está também a disponibilização de meios de pagamento. Ter várias opções se mostra como um diferencial para sua escola, e isso fica ainda melhor se você contar com pagamentos digitais, como a cobrança recorrente e o PIX, que falamos anteriormente.

Quando há maneiras digitais e inteligentes para receber o pagamento em uma escola de idiomas, é possível atrair um público maior e, consequentemente, aumentar o número de matrículas ativas. 

Além disso, essa digitalização ajuda a reduzir níveis de inadimplência e otimizar a organização interna. Continue a leitura e saiba ainda mais sobre esse assunto. 

A digitalização dos meios de pagamento com a cobrança recorrente

Para modernizar sua escola de idiomas e oferecer meios de pagamentos eficientes, simples e satisfatórios para pais e alunos, vale a pena contar com ferramentas mais modernas. 

O crédito recorrente, em especial, é uma excelente alternativa para:

  • Reduzir a inadimplência
  • Otimizar o trabalho da sua equipe de administração
  • Melhorar a fidelização de alunos

Essa forma de pagamento pode ser feita de diferentes maneiras. Você pode contar com uma cobrança via cartão de crédito, que acontece automaticamente, sem que o aluno precise realizar qualquer ação mensal. Ele só precisa registrar essa opção na hora da matrícula, ou em qualquer outro momento.

A mesma lógica pode ser aplicada na opção do débito automático. Ambas evitam a inadimplência por esquecimento, já que a cobrança acontece de maneira programada.

Se você pensa em adotar a cobrança recorrente em sua escola de idiomas, o Sponte Pay é a melhor escolha para isso, já que ele envia, automaticamente, um link de pagamento, via SMS, e-mail e WhatsApp, para o aluno ou responsável financeiro, reduzindo o trabalho da sua equipe de finanças.

Além da recorrência, que oferece praticidade no pagamento, você já deve saber que o Sponte também possui outras maneiras para ajudar sua escola na fidelização e retenção de alunos. Veja mais sobre isso no artigo: Como o Sponte ajuda sua escola de idiomas e cursos profissionalizantes na retenção de alunos?

O PIX como forma de pagamento

O PIX é um sistema criado pelo Banco Central, que passou a ficar disponível no Brasil em novembro de 2020 e, desde então, transformou todos os processos financeiros.

O PIX surgiu como meio de pagamento instantâneo, com a ideia principal de aumentar a velocidade de transação financeira e sem que haja necessidade de o pagador arcar com qualquer taxa.

Além disso, esse sistema tem como benefício a possibilidade de realizar pagamentos a qualquer hora do dia, apesar de, atualmente, ter sido colocado um limite de transferência máxima a partir de certos horário como medida de segurança.

A questão é: tanto sua escola de idiomas quanto os alunos, pais e responsáveis podem se beneficiar do PIX, já que ele:

  • Reduz a burocracia
  • Reduz os custos
  • É disponibilizado instantaneamente
  • Oferece praticidade

Sem falar que estamos todos muito familiarizados com esse sistema, por isso, o PIX em escolas é uma ótima alternativa para melhorar o relacionamento entre a própria instituição com seus alunos e pais e responsáveis.

Entenda as vantagens de pagamentos modernos

As possibilidades de pagamentos modernos para a gestão de um centro de ensino são numerosas. Elas vão desde combater a inadimplência até facilitar o trabalho da sua gestão financeira.

Para te ajudar a escolher a melhor forma de pagamento para uma escola de idiomas e cursos livres, preparei duas listas com os benefícios para a gestão escolar e para seus alunos:

Benefícios do pagamento recorrente em escolas de idiomas

  • Melhoria na captação de alunos: a cobrança recorrente é um excelente argumento de vendas, já que o aluno (ou seu responsável) não precisará se deslocar até a escola para fazer o pagamento. 
  • Alto índice de redução da inadimplência: um dos principais motivos da inadimplência em cursos de idiomas é o esquecimento, ou o simples hábito de não dar prioridade para o pagamento em dia. 

Devido à correria da rotina, o responsável financeiro acaba deixando isso para depois. Com o pagamento recorrente, isso não acontece, pois a cobrança é automática.

  • Agilidade para a equipe financeira: como a recorrência é automática, ela acaba com as solicitações de boletos na secretaria ou nos meios digitais. Isso dá muito mais eficiência e produtividade para sua equipe.
  • Segurança para a escola: com a cobrança recorrente, você não precisa se preocupar com o armazenamento de dinheiro em espécie ou cheques no seu centro de ensino. 
  • Otimiza o dia do responsável financeiro: a cobrança recorrente evita que o responsável financeiro precise se deslocar até a escola, ou que você tenha de enviar a cobrança manualmente.
  • Não utiliza todo o limite do cartão de crédito: o pagamento recorrente é quase como se o aluno comprasse o curso ofertado pela escola todo mês, mas de maneira programada, por isso ele não compromete o limite do seu cartão.

Principais vantagens do PIX em escolas de idiomas

  • Mais matrículas e rematrículas: o PIX também é um excelente argumento de vendas, já que a maioria das pessoas já estão bastante familiarizados com esse sistema. 

Dessa forma, você consegue ter mais matrículas e até melhorar a retenção de alunos (o período de matrículas e rematrículas são ótimos para apresentar essa forma de pagamento).

  • Agilidade para a equipe financeira: o PIX surgiu justamente com a ideia de ser um sistema de pagamento instantâneo, por isso, é a forma mais rápida que seu centro de idiomas tem para receber a mensalidade, causando muito menos trabalho para a sua equipe financeira.
  • Redução de gastos: com essa forma de pagamento, não é necessário imprimir carnês, boletos ou mesmo comprovantes de pagamento. Tudo acontece em um ambiente digital e totalmente paperless
  • Otimiza o dia do responsável financeiro: o PIX evita que o responsável financeiro precise se deslocar até a escola. Por meio da chave de transferência ou QR Codes de pagamento, o uso de cartões e maquininhas pode ser totalmente dispensado.

Meios de pagamento e gestão escolar

Uma gestão escolar nunca é bem-sucedida sem organização. E isso envolve os meios de pagamento. Afinal, eles definem a maneira como a gestão financeira da sua escola se organiza. 

Um exemplo disso: se a sua escola de idiomas ainda trabalha com boletos impressos, é provável que você precise monitorar a impressão e distribuição desses documentos todos os meses.

Sem falar que erros são muito comuns nesse processo, por exemplo, problemas de digitação, impressão errada dos boletos, extravio do carnê de pagamento por parte dos alunos etc. Todas essas são situações que você pode ter que enfrentar. 

Mas tudo isso pode ser evitado com a digitalização e modernização dos processos com a ajuda de um recurso do sistema Sponte: o Sponte Pay.

A digitalização das formas de pagamento do seu centro de idiomas otimiza a organização da escola e melhora as ações administrativas, reduzindo a perda de tempo e o risco de erros para sua equipe.

Então, a oferta de um método de pagamento digital, inteligente e eficiente, como a cobrança recorrente e o PIX, é uma das melhores estratégias para sua escola de idiomas. E isso fica ainda melhor se o pagamento estiver integrado ao seu sistema de gestão! 

Conheça mais vantagens de ter um sistema como o Sponte. Acesse nosso eBook gratuito:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Gerente de Produto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.