Mensalidades em escolas de idiomas: como diminuir a inadimplência?

Descubra como proceder em sua escola de idiomas em relação aos casos de inadimplência, e como diminuir essa taxa no seu centro de ensino.

Por Marcelo Fossá em 04 de maio de 2020.

Comecemos com um fato: as mensalidades são a principal renda de uma escola de idiomas. E o não pagamento destas mensalidades, gera inadimplência. Toda a empresa lida com a inadimplência de clientes. Nas escolas, se trata da inadimplência de alunos. 

O problema mora na quantidade de mensalidades não pagas. Afinal de contas, isso pode impactar de forma profunda o setor financeiro de sua escola de idiomas. Por isso mesmo, é preciso evitar isso ao máximo. 

Escolas de idiomas e cursos livres sentiram o impacto da inadimplência de forma ainda mais evidente durante a pandemia do coronavírus. Afinal de contas, muitas mensalidades acabaram atrasando devido à situação econômica que se instaurou não só no Brasil, mas no mundo todo.

Encontrar uma solução para sua escola e para os alunos inadimplentes é essencial. Caso contrário, a situação pode seguir para uma grande taxa de evasão de alunos, gerando um impacto grande no financeiro de sua escola de idiomas. 

Mas antes de se desesperar com isso, é preciso lembrar que toda esta situação terá fim, e as coisas voltarão ao normal. Para lidar com este problema agora, basta preparar sua instituição e contar com algumas ferramentas.

Para ajudar sua gestão escolar a passar por isso, preparamos este conteúdo. Fique por dentro de nossas dicas para gestão das mensalidades e garanta que sua escola permaneça na ativa! 

Boa leitura!

A importância das ferramentas digitais

Escolas de idiomas: como diminuir a inadimplência? | Sponte

Existem muitas ferramentas digitais que podem ser utilizadas tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na gestão da sua escola de idiomas. Elas oferecem mais agilidade, qualidade e produtividade em vários processos do dia a dia da gestão educacional. 

Questões relativas ao administrativo da sua escola podem ser resolvidas com um sistema de gestão completo. Nele, suas informações serão centralizadas de forma segura, principalmente se for um sistema com armazenamento em nuvem.

Existem também ferramentas online para tornar a aula mais dinâmica, além de oportunizar aulas virtuais, situação que se tornou bastante necessária tendo em vista o distanciamento social necessário para frear a transmissão em massa da COVID-19. 

A oferta de aulas online é capaz de impedir a evasão de alunos, pois durante a quarentena, as aulas podem ter continuidade. 

A automatização de cobranças é uma destas ferramentas que também pode ser bastante útil em sua escola. Ela não só fará sua equipe ganhar tempo para se dedicar a outras atividades, que não a cobrança por mensagens ou ligações, como também permite que as taxas de inadimplência diminuam. 

Entenda mais sobre estas ferramentas e como elas podem beneficiar a gestão de sua escola de idiomas: 

Automatize suas cobranças com o pagamento recorrente

A cobrança recorrente é uma ferramenta que funciona através do cartão de crédito automaticamente e diretamente de um sistema de gestão.  

Na prática, o sistema gera uma cobrança no cartão de crédito cadastrado, na data de vencimento prevista da mensalidade. Não se trata do parcelamento, pois a cobrança é feita sempre na data diretamente no cartão, como um serviço que é pago todo o mês. 

Vale destacar que tanto o valor da mensalidade quanto a data da cobrança devem ser especificados em um  contrato assinado por ambas as partes envolvidas. 

Uma vez que a cobrança das mensalidades acontecerá com débito automático, o recebimento do pagamento terá maior garantia para a escola. Por isso, a automação de cobranças é uma ferramenta que ajuda a manter a saúde financeira, evitando a inadimplência de alunos. 

A gestão das mensalidades, e de todo o setor financeiro, acaba se tornando muito mais fácil e rápida quando sua escola de idiomas conta com uma ferramenta como essa. Assim, o gestor ganha mais controle sobre as entradas e saídas do seu caixa, e sobre a saúde financeira do centro de ensino. 

Mantenha a escola ativa através de tecnologia para aulas online

Escolas de idiomas: como diminuir a inadimplência? | Sponte

Mesmo durante a pandemia, as escolas devem buscar uma maneira de continuar ensinando. Por isso mesmo, é preciso contar com ferramentas que promovam aulas virtuais. 

Existem plataformas, como o Google Meet, que podem promover essa aula em vídeo, no meio digital. Lembre-se de explicar para alunos e professores como a plataforma funciona, para que as aulas aconteçam da melhor maneira possível. 

Outra possibilidade é enviar atividades para que o aluno acesse em casa ou em qualquer outro lugar, para que o processo de aprendizagem tenha continuidade. Existem aplicativos e portais que podem ser utilizados pela sua escola de idiomas para isso. 

Vale destacar que seus alunos possuem o material para as aulas, já entregue pela sua instituição. Basta contar com ele e seguir com as aulas. Isso vai ajudar a diminuir a taxa de evasão de alunos e a inadimplência, já que as aulas não irão parar e alunos engajados possuem menos tendência a serem inadimplentes. 

Lembre-se de que aulas online não são fáceis de ministrar, e que seus alunos podem apresentar um pouco de dificuldade com este método. Tente ser criativo e oferecer um canal de auxílio aos alunos que necessitarem dessa atenção extra! 

Integrar a gestão da sua escola de idiomas às tecnologias significa garantir sua saúde financeira.

O desafio vivido durante a pandemia da COVID-19 e os desafios que ela trouxe, são apenas um momento. É preciso lembrar que a quarentena terá fim, e que tudo voltará ao normal. 

Além do mais, é possível diminuir os impactos causados pela pandemia em sua escola de idiomas. Basta reorganizar seus processos, e procurar evitar os gargalos da sua gestão. 

Contudo, para isso, é preciso contar com as tecnologias certas. Procure um sistema de gestão completo para sua escola de idiomas. Existem sistemas no mercado, como o Sponte, que oferecem a gestão completa do seu centro de ensino, centralizando processos administrativos e pedagógicos. 

Conclusão

Contar com a cobrança recorrente e com aulas online não é a única estratégia que pode ser colocada em prática pela sua escola, a fim de diminuir sua taxa de inadimplência. 

Existem outras ações que também podem ser muito efetivas, e acabar por promover ótimos resultados no setor financeiro de sua escola de idiomas. Quer saber quais são estas estratégias? Então confira nosso guia sobre inadimplência e saiba como combater esse problema em sua escola!

Marcelo Fossá / Gerente de Atendimento

Atualmente é Gerente do Atendimento da Sponte há quase 8 anos e possui experiência nas áreas de suporte e sucesso do cliente.