Por Carla Helena Lange, 16 de maio de 2024
Tempo de leitura: 7 minutos

Como aproveitar a temporada de festa junina na escola?

Confira dicas para aproveitar ao máximo a festa junina com o marketing escolar, engajamento da comunidade e captação de alunos.

Festa junina | Sponte

A temporada de festa junina é uma grande oportunidade para as escolas se destacarem. Seja para fortalecer laços com a comunidade escolar, seja para atrair novos alunos, essa data comemorativa tem muito a oferecer.

Você já conhece o potencial da festa junina para o marketing escolar? Sabe como ela pode ajudar sua gestão pedagógica a se aproximar dos alunos, pais e responsáveis? Quer saber como ter os melhores resultados em sua festa junina na escola?

Então continue a leitura e veja:

Por que promover uma festa junina na escola?

Para uma instituição de ensino, a festa junina não pode ser uma simples comemoração. Ela deve ser tratada como uma oportunidade. 

Afinal, essa data tem muito a oferecer como uma experiência de aprendizado, um reforço para o relacionamento com a comunidade escolar e até uma chance de expandir seu marketing escolar.

Confira os principais benefícios de explorar a festa junina na escola:

Ensinar sobre a cultura brasileira

Para bons educadores, todas as datas comemorativas na escola podem ser oportunidades educativas. A festa junina, no entanto, tem uma vantagem extra: ela é profundamente conectada com a cultura nacional.

Apesar de ter raízes em tradições europeias antigas, vindas principalmente de países como Portugal, Espanha e França, a celebração de São João que conhecemos hoje é uma manifestação excepcional da identidade brasileira.

Isso porque ela chegou de além-mar nas caravelas dos colonizadores, mas, em terras brasileiras, absorveu elementos indígenas e africanos e se tornou uma das festividades mais tradicionais do país, celebrada do norte ao sul.

Assim, ela é uma excelente oportunidade para explorar na escola esses elementos tão importantes que compõem nossa identidade nacional.

Fortalecer o relacionamento com a comunidade escolar

Além de ser tradicional e bastante difundida por todo o país, a festa junina também é uma das celebrações mais queridas dos brasileiros. 

Por isso, celebrar a festa junina na escola é uma oportunidade para engajar a comunidade escolar, atraindo-a com as danças, comidas e diversão que são elementos importantíssimos da festividade.

Dessa forma, é possível melhorar o relacionamento com pais, alunos, responsáveis e outros membros da comunidade, além de fortalecer a imagem positiva da escola.

🔎 Leia mais: 6 formas de manter o relacionamento com pais e alunos.

Nova call to action

Reforçar o marketing escolar para atrair mais matrículas

Uma festa junina na escola ajuda a estimular o interesse das pessoas em sua instituição e atrair novas matrículas — principalmente se sua celebração for aberta para a comunidade.

Também é possível aproveitar as decorações da escola e outras atividades festivas nessa época para convidar a comunidade para conhecer seu ambiente, o que também fortalece a captação de alunos.

Sem falar que, com boas estratégias de marketing educacional, sua gestão pode usar a celebração em postagens nas redes sociais e outros canais de comunicação para alcançar um público ainda maior.

🔎 Leia mais: Marketing educacional e captação de alunos: tudo o que você precisa saber para ter sucesso.

Além disso, a temporada de festa junina também é uma oportunidade para capturar leads de potenciais pessoas interessadas. Isso porque você pode aproveitar os sorteios, inscrições para visitas à escola e outras estratégias para registrar informações de contato de alunos, pais e responsáveis.

Esse é o primeiro passo para aplicar estratégias como o funil de marketing escolar, que usa essas informações para manter o contato com o público e estimular o interesse pela escola.

🔎 Leia mais: Aumente sua captação de alunos com o funil de marketing para escolas.

Como organizar uma festa junina e aproveitar ao máximo esse evento?

Agora que sabemos os benefícios da festa junina, é hora de botar a mão na massa. Então, organizamos as principais dicas para fazer uma celebração de sucesso em sua escola.

Busque uma decoração que crie uma atmosfera acolhedora e festiva

Um dos principais elementos da festa junina é a decoração. Bandeirinhas coloridas, balões de papel, chapéus de palha e fogueira — ainda que seja falsa, por segurança — são indispensáveis.

E o melhor: sua equipe não precisa fazer toda essa decoração sozinha. Convide os alunos para participarem; eles vão adorar e sentir que a festa é verdadeiramente deles. 

Marketing escolar e festa junina na escola | Sponte

Mas lembre-se de sempre ter adultos coordenando, tanto para garantir a segurança dos estudantes quanto para guiar a decoração para realmente criar uma atmosfera festiva e acolhedora para todos.

Outro ponto interessante é que boa parte da decoração pode ser feita com material reciclado ou de baixo custo.

Afinal, entre os principais materiais estão papel colorido, barbante, cola e balões, além de chapéus de palha e tecido xadrez — com uma boa dose de criatividade, isso é suficiente para criar uma festa bem caipira.

  • Um bônus aqui é pedir para todo mundo ir vestido a caráter! Isso deixa o evento ainda mais bonito e com cara de festa junina.

Ofereça comidas típicas de festa junina

O coração de qualquer festa junina é a comida! A tradição varia de acordo com a região, mas pipoca, cachorro quente, pinhão, paçoca, bolo de fubá, quindim, maçã do amor e quentão sem álcool são alguns exemplos dos principais símbolos da festa.

Essa precisa ser uma das principais tarefas da sua equipe: garantir a comida típica. É isso que vai atrair seu público e deixar sua festa com um gostinho de quero mais.

Aqui também pode ser interessante envolver alunos, pais e responsáveis na produção. Assim fica mais fácil fazer as comidas e sua comunidade escolar se sente muito mais envolvida.

Festa junina na escola | Sponte

Promova atividades para alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar

Já falamos de dois dos três grandes pilares da festa junina. Junto com comida típica e decoração caipira, você também precisa ter brincadeiras juninas!

Assim como no caso da comida, as atividades também são numerosas — e variam de acordo com a região. Mas dança de quadrilha, pescaria e correio elegante são algumas das principais e estão presentes em quase toda festa junina.

Além deles, você pode fazer também o correio elegante, a cadeia, a corrida de saco, o casamento na roça e muitas, muitas outras opções.

Mas o principal para lembrar aqui é que seu evento não é só para a criançada. Pais e responsáveis também vão participar e devem ser integrados, com atividades em que eles possam se divertir junto com as crianças.

Nova call to action

Envolva a comunidade escolar na organização da festa

Nos tópicos anteriores, falamos sobre as possibilidades de integrar alunos, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar na organização da sua festa junina — mas aqui vamos reforçar.

Ter a colaboração da comunidade não é interessante apenas para facilitar a organização da festa e para reduzir custos. Claro, isso é importante, mas o principal é que a participação cria a oportunidade de aproximar família e escola e criar verdadeiros laços.

Sua comunidade escolar quer sentir que realmente faz parte da realidade educacional, então nada melhor do que chamá-la a participar da festa ativamente, e não apenas como convidados.

Vale a pena ter alunos, pais e responsáveis envolvidos até no comitê de organização, tomando decisões junto com sua gestão escolar. Isso faz parte do que se conhece como gestão escolar participativa, que pode se expandir para as próprias decisões do dia a dia da instituição de ensino.

Esse é o principal caminho para quem quer verdadeiramente engajar sua comunidade escolar.

🔎 Leia mais: Saiba como melhorar o engajamento com a comunidade escolar.

Famílias engajadas na escola | Sponte

Dedique-se à divulgação da festa com o marketing escolar

Agora é hora de falar sobre divulgação! Afinal, de pouco adianta fazer a melhor festa de todos os tempos, se você não tiver público, não é?

Para começar, foque em sua comunidade escolar interna. Busque enviar convites personalizados para alunos, pais, responsáveis — e até ex-alunos. Com uma boa ferramenta de comunicação escolar, você pode automatizar esse processo, usando o banco de dados da escola.

Com convites personalizados, usando o nome das pessoas, você cria um relacionamento de qualidade e aumenta as chances de engajá-las até na preparação da festa. 

E vale enviar esses convites por vários canais, como e-mail, WhatsApp, e bilhetes levados pelos alunos, por exemplo. Assim, você evita que algum pai, mãe ou responsável fique sem saber do evento.

Depois, parta para a divulgação geral da festa. Aqui também, há vários canais de comunicação que você pode usar. Anúncios na mídia local, como rádio, jornais e TV, são ótimos. Outdoors, cartazes e panfletos em locais estratégicos também podem dar bom resultado.

E não esqueça de dar bastante atenção às redes sociais. Postagens bem planejadas sobre a festa têm um potencial enorme para atrair mais pessoas. Assim, o impacto da sua festa junina na comunidade vai ser ainda maior.

No fim, os resultados de uma festa bem planejada vão ser um maior engajamento da comunidade escolar e um ótimo pontapé para atrair mais alunos na sua próxima campanha de matrículas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira estas estratégias e modelos prontos para captação de alunos e rematrículas:

Estratégias e modelos prontos para captação de alunos e rematrículas na educação básica | Sponte

compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.