Por Carla Helena Lange, 03 de maio de 2022
Tempo de leitura: 7 minutos

Como um sistema de gestão escolar vai transformar o trabalho de seus professores

Entenda como um software de gestão escolar pode melhorar a rotina e a performance dos professores em sua escola.

Como toda equipe pedagógica deve saber, o trabalho docente não é só lecionar. Além de oferecer excelentes aulas, o professor também precisa preparar lições e avaliações, corrigir atividades, atualizar seus conhecimentos, registrar faltas, controlar o diário de classe e muito mais.

Nessa intensa rotina, é difícil para o professor manter a qualidade, a produtividade e a motivação em todas as tarefas. Tanto que, se sua equipe pedagógica não tomar cuidado, até o ensino pode acabar prejudicado. 

Por isso, no intuito de manter a eficiência e os bons resultados em sua escola, é essencial prestar atenção nas necessidades de seus docentes e buscar soluções para descomplicar o dia a dia na gestão pedagógica.

Continue sua leitura e entenda como a gestão e a equipe pedagógica de uma escola podem ajudar o trabalho docente com um sistema de gestão educacional que ofereça recursos para professores. Confira:

A importância de um sistema de gestão escolar com recursos para professores

Como vimos, o professor é um profissional que está constantemente sobrecarregado — tanto que, muitas vezes, não sobra tempo para ele se dedicar totalmente à missão de oferecer o melhor aprendizado para seus estudantes.

A situação geralmente termina em frustração, estresse e cansaço para o docente, além de uma queda na qualidade do ensino na escola. E o pior: isso ainda pode se desdobrar em um aumento na evasão de alunos, que ficarão insatisfeitos com o aprendizado e com o educador.

Por outro lado, professores realmente engajados e que têm tempo para preparar suas aulas trabalham com mais motivação, apresentam um ensino mais interessante e contribuem para a retenção e captação de alunos.

Contudo, para chegar nesse ponto, o professor precisa ter a tranquilidade que só um sistema de gestão educacional pode oferecer. Saiba mais sobre esses benefícios:

Principais vantagens de um software educacional para o trabalho docente

Nós poderíamos ficar horas falando sobre as vantagens que um sistema educacional oferece para a produtividade da gestão escolar, mas você sabia que um software também pode transformar a rotina de sua equipe docente?

Com a tecnologia certa, seus professores vão reduzir a perda de tempo, melhorar a qualidade do ensino e lecionar com muito mais tranquilidade. Entenda melhor esses benefícios:

Otimização da gestão pedagógica

A gestão pedagógica envolve tarefas importantíssimas para o professor, como a organização dos planos de aulas, o registro de presenças, as avaliações e notas e o acompanhamento dos resultados apresentados.

No entanto, todo esse processo costuma ser burocrático e depende de uma excelente organização de dados dos estudantes e das aulas ministradas. Assim, ele pode ser um dos principais responsáveis por “sequestrar” o tempo que deveria ser usado na melhoria do ensino.

Com um sistema de gestão escolar, o professor pode fazer todo esse processo com muito mais agilidade e organização. 

Assim, além de reduzir drasticamente a perda de tempo, os recursos tecnológicos centralizam os dados de maneira mais clara, permitindo aos professores uma visão clara do desempenho de seus estudantes.

Clareza no planejamento

Um bom planejamento é um dos primeiros passos para um ensino de qualidade. Ao contar com um recursos tecnológicos para isso, o professor consegue planejar com eficiência, visão de resultados e muito mais clareza.

Foco no aluno e no ensino durante a aula

Com a gestão pedagógica otimizada, o professor não precisa se preocupar com registrar frequência ou notas de forma manual durante a aula. Além disso, com um sistema de gestão, ele pode ter acesso ao diário de aulas digital, que o ajuda a se organizar na hora de lecionar.

A organização e a economia de tempo, combinadas, permitem que o docente dê total atenção a seus estudantes, o que leva ao aumento da qualidade de ensino e da satisfação de alunos, pais e responsáveis.

Organização da rotina e do quadro de horários

A rotina é uma parte importante do trabalho docente, principalmente para organizar o quadro de horários e ter uma linearidade favorável ao aprendizado. Para ajudar com isso, um sistema de gestão escolar registra e acompanha as horas-aula de cada turma e de cada profissional. 

Assim, é muito mais fácil organizar a carga horária, reduzir a sobrecarga de trabalho e evitar que o professor tenha muitas horas vagas entre suas aulas.

Valorização do professor

Já sabemos que a valorização dos professores é indispensável para uma educação de qualidade. Ao oferecer um sistema que reduz a burocracia, facilita a organização das aulas e dá mais eficiência ao dia a dia de seus docentes, você estará mostrando para eles toda essa valorização.
Isso potencializa a motivação do corpo docente e o engajamento dos professores com a escola.

Otimização da comunicação entre escola, professores, alunos e responsáveis

Além de lecionar, organizar aulas, preparar provas, registrar presenças e acompanhar todos os resultados, o professor ainda tem outra função importante: ser uma ponte de comunicação entre a escola e os alunos, pais e responsáveis. Afinal, ele é a figura mais próxima ao estudante. 

No entanto, sem o apoio da tecnologia, essa comunicação pode acabar tomando tempo de trabalho ou mesmo prejudicando o período de descanso do docente. 

Com a tecnologia, por outro lado, essa comunicação escolar pode ser muito mais organizada e eficiente — inclusive com a possibilidade de automatizar o envio de avisos e comunicados, ou delimitar horários para o atendimento.

Facilidade no ensalamento

O momento do ensalamento pode ser estressante para professores. Afinal, é o processo que vai organizar todo o semestre (ou mesmo o ano letivo) para esses profissionais — e muitas vezes, esse processo é enrolado, complicado e difícil de acompanhar.

Esses problemas, contudo, não ocorrem se a escola contar com um bom sistema de gestão educacional. Ele permite um ensalamento inteligente e eficiente, levando em conta os melhores cenários para cada profissional.

Recursos fundamentais em um sistema de gestão para escolas

Para que seus professores tenham acesso a todos esses benefícios, a escola precisa contar com um sistema de gestão educacional completo. Por isso, preparamos aqui alguns recursos indispensáveis para educadores. Confira:

Registro de faltas, notas e trabalhos 

Já passou da hora de eliminar os processos manuais no trabalho de seus docentes. Busque um sistema que otimize toda a gestão pedagógica para eles, com registros digitais, feitos rapidamente e organizados de forma clara e eficiente.

Lembre-se: não basta ser digital. O sistema para registrar faltas, notas e trabalhos deve ser fácil de usar e bem organizado para ajudar no acompanhamento dessas informações.

Diários de aula digitais

O diário de aula envolve todo o planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas do professor. Por isso, ele merece uma atenção especial. Com  um software de gestão escolar, essa parte tão importante da gestão pedagógica pode ser feita digitalmente, de forma personalizada e muito mais simples.

Quadro de horários

Já falamos sobre a importância da rotina para os professores, então aqui vamos só reforçar: seus docentes merecem um sistema que registre o quadro de horários de forma completa e fácil de usar. Isso melhora a pontualidade, a organização das aulas e até os resultados no aprendizado.

Saiba como o Sponte pode facilitar isso para você: Conheça os benefícios da parceria entre Urânia e Sponte no planejamento do quadro de horários. 

Controle do ensalamento

Esta é outra ferramenta fundamental. Um bom sistema de gestão escolar, como o Sponte, realiza o ensalamento digital a partir das matrículas, organizando todo o processo com eficiência e tranquilidade para o professor.

Sistema de avaliação escolar personalizado

Sem avaliações escolares, é praticamente impossível acompanhar o crescimento de seus estudantes e a qualidade do ensino em sua escola. Mas nós sabemos que cada instituição tem diferentes práticas no processo avaliativo e na análise de resultados.

Por isso, conte com um sistema que otimize suas avaliações de forma online e também respeite suas particularidades, com opções de personalização para a escola. Isso vai padronizar o trabalho de seus professores e melhorar todo o processo.

Avaliações online

Depois da chegada do ensino remoto, durante a pandemia de coronavírus, muitas escolas acabaram incorporando algumas das novidades do mundo online para o ensino tradicional. 

As avaliações online fizeram parte dessa transformação. Hoje, vários professores aproveitam essa possibilidade para avaliar seus alunos no ensino híbrido, ou mesmo no presencial, expandindo as opções para acompanhar os resultados dos estudantes.

Comunicação facilitada para envio de notificações e comunicados

É muito comum que o professor enfrente dificuldades com pais e alunos que não conseguem acompanhar de perto a realidade da escola. Mas é inviável chamar cada um deles no celular para dar avisos, entrar em contato ou tirar dúvidas.

Para resolver esse problema, a escola pode contar com tecnologias especiais, como o Portal do Aluno e o aplicativo de Agenda Digital Sponte — ambos presentes no sistema de gestão escolar Sponte.

Com essas ferramentas, a comunidade escolar tem acesso a informações como faltas, notas e até sua situação financeira de forma rápida, sem complicações e totalmente digital.

Como escolher o software certo para otimizar o trabalho dos professores?

Agora que você já sabe tudo que um sistema precisa ter para facilitar a vida de seus professores, é hora de escolher o software certo.

Pesquise bastante, avalie as ofertas e decida por um sistema que ofereça tudo o que trouxemos neste texto, para que ele te ajude a manter a relevância de sua escola nesse mercado tão competitivo.

Mas lembre-se sempre de que o professor deve ser um de seus principais focos. Eles são os pilares que sustentam a escola e estão, ao lado dos gestores, trabalhando para levá-la para o futuro.

Pensando nisso, convidamos Juliano Costa, professor e vice-presidente da Pearson na América Latina, para uma palestra que fala justamente sobre a importância de valorizar os professores e contar com eles na construção do futuro da Educação. Assista:

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Analista de Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.