Por Suellen Bosse, 19 de fevereiro de 2021

Como motivar os alunos na volta às aulas

Descubra o que a gestão pedagógica da sua escola pode fazer para motivar alunos na volta às aulas gerando fidelização e diminuindo a evasão de alunos:

Como ensinar e praticar a cidadania com crianças | Sponte

O período de volta às aulas sempre gera muitas expectativas para escola, professores, pais e alunos. Ainda mais agora, já que um longo período de férias e um ano escolar bastante complicado antecederam o ano letivo de 2021. 

Frente a este cenário, motivar os estudantes a retornarem à rotina escolar pode ser um desafio para a instituição de ensino. Mas quando as estratégias certas são adotadas, o resultado aparece e reflete no sucesso da sua escola.  

Um dos principais fatores que mostram o quão essencial é motivar os estudantes está no interesse e concentração nas aulas que resultam disso. 

De maneira simples, alunos fidelizados significam menos evasão escolar e mais matrículas para seu ano letivo. Quer saber como você, gestor, pode ver esses resultados em sua escola? 

Continue lendo este artigo e saiba tudo o que sua gestão pedagógica pode fazer para manter os estudantes e seus familiares motivados pelo aprendizado e pela escola.

Aposte nos dispositivos móveis
Invista em arte e nos esportes
Envolva os alunos no planejamento das aulas
Apresente o calendário escolar
Motive os professores a aplicarem metodologias ativas
Use as redes sociais para promover a sua escola e falar dos diferenciais da instituição
Conclusão: empreendedorismo social dentro da escola

1. Aposte nos dispositivos móveis 

Desafios que os professores enfrentam em meio a uma pandemia | Sponte

Com dispositivos móveis é possível desenvolver projetos que sejam criativos e divertidos e que dão conta das demandas dessa geração de alunos conectados ao universo digital. 

É importante que sua escola explore a conexão com a internet e os milhares de programas e aplicativos que são voltados para a educação. Eles podem ser usados a partir de computadores, notebooks, tablets e smartphones. 

Isso também significa que seus alunos poderão estudar fora do ambiente da escola. Assim, esses programas também funcionam como incentivos para continuar aprendendo.   

Caso seja necessário, procure melhorar a infraestrutura da sua escola, levando essas tecnologias para dentro das salas de aula. 

Se quiser ir além dos dispositivos móveis e preparar sua escola para um universo ainda mais digital, confira um eBook cheio de ideias que podem ser aproveitadas em sua instituição: 36 FERRAMENTAS para potencializar suas aulas

2. Invista em arte e nos esportes

Dois fatores são bem importantes para motivar a educação de seus alunos: a arte, em suas diversas facetas, e os esportes, através de suas muitas modalidades. 

Além de todos os benefícios que levam para a educação dos alunos, eles também tornam o processo de ensino-aprendizagem muito mais dinâmico. 

Vamos aprofundar o assunto e entender melhor como isso pode ser implantado ao longo do ano letivo:

A arte dentro da escola

A arte pode ser incentivada e ensinada dentro das escolas através de aulas de música, cinema, teatro, pintura e muito mais. E essas metodologias podem ser exploradas em diversas matérias diferentes. 

As aulas de pintura podem acontecer durante as aulas de Artes. Teatro, cinema e até mesmo música, podem ser exploradas nas aulas de Português e Literatura. 

Além do mais, podem ser criados projetos na escola, como mostras de talento, para incentivar seus alunos a irem atrás desse tipo de informação mesmo fora da instituição.

Os esportes dentro da escola

a prática de esportes é muito importante para a saúde de seus alunos. Indo mais além, é um assunto que muitas pessoas se interessam e gostariam até mesmo de aprender mais.

As aulas de Educação Física podem tratar de voleibol, handebol, futebol, tênis de mesa, basquete, etc. 

Mas é possível ir ainda mais além e criar torneios entre alunos e suas turmas. Isso é ótimo para gerar interação humana e fazer com que todos se interessem mais nos esportes. 

Para mais dicas de projetos que podem ser incluídos em sua escola, confira o post: 10 projetos inspiradores de educação para o seu ano de gestão educacional

3. Envolva os alunos no planejamento das aulas

Retorno às aulas presenciais Os cuidados necessários Sponte

Os planejamentos das aulas podem envolver os alunos. Essa é uma ótima maneira de criar uma gestão mais democrática dentro da escola

É fundamental que a equipe pedagógica se reúna com as diferentes turmas e peça a opinião dos alunos em relação às aulas e assuntos que serão abordados ao longo do ano letivo. 

Esse é um ótimo momento para apresentar os projetos que serão desenvolvidos pela escola, mostrando o que os alunos irão vivenciar nas aulas. 

Também é importante que se peça aos alunos que já estudaram em sua escola no ano anterior quais atividades foram benéficas para que elas possam ser aplicadas novamente em 2021. 

4. Apresente o calendário escolar

É fundamental que no início do ano letivo os estudantes já tenham conhecimento do calendário escolar. Isso porque esse é um recurso essencial para que possam todos estar preparados para avaliações, eventos, atividades e outros acontecimentos de sua escola. 

Por essa razão, após estruturar o calendário escolar da instituição com sua equipe pedagógica, ele deve ser compartilhado com toda a comunidade escolar.

Isso pode ser feito através de uma live no Facebook, Instagram ou Youtube, com uma série de vídeos falando dos eventos que irão ocorrer ao longo do ano letivo. 

É importante também que este calendário seja disponibilizado para sua comunidade em um lugar de fácil acesso. Por isso, envie um PDF ou um link através do e-mail para os contatos salvos. Outra opção é deixar este calendário no site da sua escola. 

Para tornar esse processo de compartilhar mais fácil, conte com o Sponte! Dentro do Portal do Aluno é possível criar o calendário escolar e compartilhar com toda sua comunidade. Lá o material fica disponível para acesso livre de qualquer aluno, responsável, ou professor que tiver dúvidas quanto às atividades da escola. 

5. Motive os professores a aplicarem metodologias ativas

Para garantir que seus alunos estejam motivados no período de volta às aulas, é essencial incentivar os professores a estarem motivados também. E a aplicação das metodologias ativas é perfeita para isso.

Não é apenas o aluno que acaba cansando ao longo do ano letivo com as aulas sempre seguindo um mesmo padrão. Explorar novas metodologias e opções de aulas será bom para todos que estão em sala de aula. 

Por isso mesmo, sua gestão pedagógica deve estar focada em ajudar seus professores a montar planos de aulas levando em conta essas metodologias ativas. Os principais benefícios disso são:

  • Aumento da qualidade do aprendizado;
  • Autonomia e protagonismo do aluno na sua aprendizagem;
  • Aprofundamento do senso crítico de toda a turma;
  • Maior colaboração entre colegas;
  • Desenvolvimento do senso de responsabilidade;
  • Compreensão da importância da participação na sociedade;
  • Aulas mais dinâmicas, que tornam o momento em sala de aula mais divertido para o aluno e para o professor. 

Algumas das metodologias ativas que podem ser usadas em sua escola são: a sala de aula invertida, ludicidade nas atividades, pesquisas de campo, debates, trabalhos em grupo e a aplicação da tecnologia. 

Para saber como aplicar isso em sua instituição de ensino confira o artigo: Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que são e como incluí-las em sua escola

6. Use as redes sociais para promover a sua escola e falar dos diferenciais da instituição 

Saiba como trabalhar seu engajamento com comunidade escolar | Sponte

O processo de motivar seus alunos para a volta às aulas começa antes do início do ano letivo. Por isso, é importante que a sua escola utilize as redes sociais. 

Sua comunicação, no período que antecede a volta das aulas deve estar voltada para as novidades da sua escola em 2021. Destaque os projetos que estarão acontecendo ao longo do ano, assim como as metodologias que serão aplicadas em sala de aula. 

Todo o planejamento e todas as mudanças na infraestrutura da sua escola são assuntos que podem virar conteúdos ricos a serem explorados em suas redes sociais. 

As duas principais redes sociais a serem utilizadas nessa estratégia de marketing digital em sua escola são o Facebook e o Instagram. Procure explorar muito bem as ferramentas de ambos canais de comunicação. 

O Facebook possui o feed e o stories. O Instagram oferece ainda mais opções, além dessas duas, como o IGTV, os destaques e o reels. 

Tais conteúdos vão gerar perguntas para seu público. Por isso lembre-se de responder todas as mensagens enviadas para o seu chat e deixadas como comentários. Essas pessoas poderão estar interessadas em sua escola, e a atenção em resposta vai gerar matrículas. 

No fim das contas, esse tipo de conteúdo gera fidelização e captação de novos alunos. O que significa mais alunos matriculados para o ano letivo. 

Também é possível usar o funil de marketing em sua escola para captar mais alunos. Essa é uma ferramenta poderosa que ajuda tanto no processo de matrículas no início do ano letivo quanto na finalização durante as aulas.

Para ir mais além no assunto, leia também o eBook: Como o marketing pode ajudar na gestão escolar? 

Conclusão: empreendedorismo social dentro da escola

Para finalizar este material, separamos uma dica extra para aplicar em sua escola e motivar os alunos para a volta às aulas. Principalmente quando se fala no Ensino Médio, fica perceptível que muitos dos alunos começam a se preocupar com o futuro, pensando em quais faculdades vão frequentar e quais cursos farão. 

Sua escola pode ajudá-los a tomar essa decisão através da aplicação do empreendedorismo social. Você sabe do que se trata esse conceito?

O empreendedorismo social se popularizou na década de 80. Ele busca utilizar as experiências e técnicas do processo de empreender para ajudar a sociedade que envolve seus alunos e para resolver problemas. 

Muitos pais e alunos prezam por instituições que aplicam este tipo de aprendizado, pois ajuda o aluno a estar muito mais preparado para o futuro.

Quer saber mais sobre o empreendedorismo social e como utilizá-lo em sua escola? Então confira o eBook:

Baixar eBook: Empreendedorismo Social nas Escolas

compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on google
Gerente de Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *